• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[REDE RPG] O retrato da indústria em 2006 - Parte 1

Skywalker

Great Old One
RedeRPG disse:
Agora que o ano já acabou e as rabanadas terminaram, é possível fazer um balanço do mundo dos games. Como foi 2006 para o mercado de RPG? Bem, ele foi impiedoso. As empresas de RPG que nunca concordam em nada, agora estão juntas, algo está acontecendo. As diversas associações e companhias de distribuidores apresentam números diferentes, mas todos para o mesmo lado, para baixo.

As vendas de livros de RPG caíram entre 10% e 30%, fazendo com que o RPG, que tinha 7% do mercado geral de games (CCG, Boardgames...) ficasse com apenas 3%. Para entender o que realmente acontece, não adianta ver os números ou ler entrevistas, é preciso pesquisar o que os números representam e o que não se diz nas entrevistas. Mas, qual a situação das grandes empresas?


Alderac Entertainment
www.alderac.com
Considerado uma das cinco maiores empresas de RPG do mercado, o ano de 2006 foi bom para a empresa, se esquecermos o RPG. A Alderac sempre foi conhecida por seus CCG, mas conseguiu emplacar grandes sucessos no mundo de RPG: 7th Sea, Legend of the Five Rings, Spycraft; mas em 2006 as coisas já não eram as mesmas. 7th já estava cancelado, e a grande novidade foi o lançamento dos livros em versão e-book. Os livros D20 da editora pararam em 2004 e não tem porque voltar.

Já o grande xodó da empresa, Legend of the Five Rings está devendo. A nova edição, 3°, foi lançada em 2005, mas em 2 anos a AEG só publicou um suplemento para o sistema, com um segundo para 2007. 2 livros em 2 anos, é muito pouco. Entre 2000 e 2004, durante a segunda edição a empresa publicou mais de 20 livros para L5R.

E a situação não tende a melhorar. Olhando os press-releases da empresa só duas coisas aparecem. Primeiro, o novo CCG lançado em 2006 de City of Heroes, MMORPG de super-heróis e a parceria para criar um RPG Online de Warlords. Isso é, o foco da empresa continuará com os Cards e MMORPGs. Não ficaria surpreso, se antes de uma nova versão de 7th Sea ou suplemento para L5R, tivéssemos o anúncio de jogos onlines para eles.


Mongoose Publishing
http://www.mongoosepublishing.com/
A Mongoose foi a empresa que mais cresceu com o D20. Ela surgiu do nada para em pouco tempo participar do seleto grupo de grandes do RPG mundial. Nos últimos anos, quando todas reclamavam do mercado de RPG, os diretores da Mongoose eram os únicos a proclamar o sucesso de vendas. Mas, no balanço feito por eles de 2006 o discurso mudou.

A marca da empresa nunca foi a qualidade, mas a quantidade absurda de livros lançados. Qualquer cenário, idéia era abraçada pela empresa. Hoje ela conta com mais de 5 linhas de RPG, mas o ano de 2006 não foi como esperado. A Mongoose começou a explorar o mundo das miniaturas e boardgames, e gostou. Basta olhar a lista de lançamentos e confirmar o crescimento no número de miniaturas e produtos para seus games. Nesse caso, a notícia não é ruim, já que a empresa sempre publicou livros demais com qualidade de menos (apesar de grandes sucessos). Talvez isso seja um reflexo da mudança de foco da empresa, que viu uma queda nas vendas dentro dos EUA e tenta se voltar para o mercado europeu. Segunda a própria Mongoose, eles perderam cerca de 30% das vendas no país em 2006.


Palladium Publishing
http://www.palladiumbooks.com
Responsável por Rifts, um dos mais populares RPGs dos USA, a Palladium sempre teve uma base sólida e sustentável (não precisava de novos jogadores os antigo mantinha a empresa) de fãs. Além de Rifts, a empresa lançou vários RPGs baseados em séries de sucesso como: Robotech, Tartarugas Ninjas... e sempre conseguiu se manter afastada das crises, até 2006.

Em 2006 o presidente da empresa, Kevin Siembieda, veio a público dizer que a Palladium estava em grave crise financeira. Segundo ele, a Palladium foi alvo de traição de um dos seus funcionários, que roubou diversos itens, causando um prejuízo enorme, U$ 1 milhão de dólares. A única salvação eram os fãs. Só eles podiam recuperar a empresa e salvá-la da falência. Começou assim, uma campanha para levantar novamente a gigante, com fãs comprando de tudo da loja online da Palladium, de camisas a livros antigos.

Mas, tudo tem dois lados. Kevin sempre foi uma figura polêmica e suas declarações já são contestadas. O processo contra o empregado que roubou a empresa foi julgado. Ele foi condenado à prisão e uma multa de U$ 47 mil dólares. Muito distante do valor roubado da empresa. Por que? Porque, segundo o processo, o valor total roubado da Palladium seria de U$20 mil dólares, U$ 980 mil dólares a menos que o divulgado pela empresa. Não existe confirmação sobre os valores, mas não parece que os problemas da Palladium não vem apenas do caso acima. Os últimos livros de Rifts não foram tão elogiados pelos fãs e uma queda de vendas não seria surpresa. O futuro é incerto, se as doações vão salvar a Palladium, só saberemos em alguns anos.


White-Wolf
www.white-wolf.com
O mundo das trevas está cada vez mais claro. 2006 foi o ano de afirmações para a White-Wolf: World of Darkness não é mais o mesmo. Exalted assumiu definitivamente o posto de grande sucesso da empresa. Entre os vinte produtos mais vendidos da empresa, uma surpresa em segundo lugar: Ptolus, o mega livro de Monte Cook com mais de 1000 paginas, custando U$120; em seguida dois livros de Exalted e os boosters de EVE CCG. Tirando os livros Live-Action, o primeiro produto do novo WoD é Mage The Awkening em 13 lugar.

O sucesso de Ptolus talvez explique o anúncio do novo WoD, Monte Cook'a World of Darkness. Ainda não existe nenhuma confirmação sobre o título, mas a tendência é que não seja uma versão D20, mas uma visão de Monte Cook sobre o cenário. Mas, a verdadeira bomba foi à fusão da WW com a CCP, nanica empresa de MMORPGs. Com a fusão podemos esperar Vampire Online e livros de RPG para EVE, o RPG Online da CCP. Mas, apesar da negação, fica bem claro qual o foco das empresas: o mercado online de games.

O ano de 2007 promete ser melhor para a WW, já que 2006 foi terrível. Segundo estimativas, a empresa viu uma queda superior a 50% nas vendas de seus livros de WoD. Com as novas diretrizes, a empresa deve focar nos produtos mais rentáveis, como Exalted, CCG e alguns RPGs com boas vendas. Não esperem uma enxurrada de títulos para Vampire.


Steve Jackson Games
www.sjgames.com
A SJG não ficou no final à toa. SJ acaba de divulgar o balanço da empresa para os acionistas. A situação é a que todos no mercado já sabiam, mas alguns fãs não conseguem acreditar, mesmo quando o SJ fala. O que começou como uma piada, Munchkin, é hoje o principal produto da empresa. Em 2005 ele representava 30% das vendas da SJG. Em 2006 foram 55%.

As palavras de SJG são claras: os Cards e Boardgames dominaram o mercado em 2006. Para crescer, o plano da empresa e investir em Munchkin (canecas, canetas, etc), Card Games e outros jogos. Para RPGs, o plano e continuar a incentivar a produção de livros onlines. A divisão online da empresa vem mostrando bons resultados e deve continuar assim.

E GURPS? Bem, GURPS terá menos livros que nunca. Segundo SJ, apenas dois de capa dura. Livros antigos só em versão digital. Não é o fim de GURPS, nem algo similar, mas os jogadores devem esperar uma diminuição no número de títulos e um aumento em produtos digitais.


Wizards of the Coast
www.wizards.com
Bem e a Wizards? Tentar fazer uma análise da Wizards é o mais difícil de todos. Como parte da Hasbro, a Wizards só é citada nos relatórios da empresa para falar de Cards, Pokemon e, mais recentemente, miniaturas. Se 2006 foi o ano de Exalted na WW, para a Wizards foi o ano das minis. As miniaturas dominaram as vendas da empresa. Hoje a WoC mantém quatro linhas de miniaturas: D&D, Star Wars, Axis & Allies e Dreamblade; além de Starship Battles, série limitada sobre batalhas espaciais de Star Wars. Não é segredo que foram as vendas de minis que salvaram o resultado contábil da WoC.

E o RPG está vendo essa mudança. Em 2005 a empresa lançou 7 suplementos para Forgotten Realms e 30 romances (com re-edições). Para 2006 foram 5 suplementos e 23 romances. Para 2007 são 4 suplementos confirmados e 15 romances. Já Eberron recebeu 7 livros em 2005, 6 em 2006 e 3 para 2007. Não há uma diminuição drástica no número de produtos, mas também não há um crescimento. Do outro lado, a WoC lança um ou dois novos jogos por ano.

O que esperar do futuro? A Wizards já percebeu a mudança no mercado, seu foco fica cada vez mais voltado para games, com o RPG em segundo plano. Ela tenta de todas as maneiras juntar esses jogos com o RPG, através de D&D Boardgame, novo Kit do Jogador; mostrando sua preocupação com o futuro. Ela é a única das grandes que não fala com entusiasmo sobre o novo mercado online de livros, por isso ainda podemos esperar muitos livros de papel.


O que isso quer dizer?
A situação é tão desesperadora como parece? Não. O mercado está mudando. Crise não significa acabar com o RPG, mas em mudanças drásticas. Lançar 20 livros por ano, esperando que seus antigos fãs paguem pelos custos da empresa não funciona mais. Vender apenas RPG está cada vez mais impraticável em um mercado altamente competitivo.

O jovem de hoje tem CCG, boardgames, RPGs Onlines; todos competindo por sua atenção. Os antigos jogadores não conseguem mais sustentar as grandes empresas, elas precisam de novas idéias, novas iniciativas, como e-books, miniaturas, parcerias... Quem está se adaptando continua. Quem segue a mesma estratégia de 10 anos atrás... O tempo dirá.

Fabiano

PS: Uma boa leitura para quem estuda o mercado. E depois eu que sou pessimista:
http://web.mac.com/rsdancey/iWeb/RS...6A7-4C05-89B8-15803410A740.html#comment_layer

Não me responsabilizo pelo suicídio daqueles que clicarem no link sugerido pelo Fabiano (que não sou eu :obiggraz:).
 
é engraçado como o fabiano muda seus argumentos de forma conflitante mesmo defendendo um mesmo ponto de vista mas nunca admite. Até ano passado ele argumentava que devia se gastar algo em torno de 20 reais por mês em RPG. Quando foi questionado "doq fazer com 20 reais por mês sendo que livros custam mais que isso" ele ficou todo nervoso e desrespeitou meio mundo para impor seu argumento.

Ae ele vem e fala:
Lançar 20 livros por ano, esperando que seus antigos fãs paguem pelos custos da empresa não funciona mais. Vender apenas RPG está cada vez mais impraticável em um mercado altamente competitivo.

Eu sei que o mercado está ruim e de longe a situação está otimista, mas discutir com o pessoal da rede é impraticavel. Todo mundo chora, mas ngm procura soluções. Ae ficam chorando e correndo em circulos. Por mim, se os profissionais do RPG são assim, pode enterrar o mercado que eu não to ligando...

Aquela notinha no final "Depois eu que sou pessimista" me faz pensar se ele entendeu algunma coisa que foi discutida ou se ele se fechou e, desde o começo não prestou a atenção em nada do que foi dito.

Me conselho: dane-se e continuem jogando...
 
Mas que a indústria de RPG não vai bem isso é fato... pode chegar um dia não tão distante assim que publicar livros de rpg convencionais vai dar mais prejuizo que lucro. Um grande numero de jogadores parecem estar migrando para jogos de RPG eletrônicos, principalmente os On-Line. Parece que nós somos a ultima resistência dos RPGs de mesa XD

O mercado não anda bem, tendo que adaptar e mudar de acordo com as necessidades. A não ser que nós lancemos algo revolucionário, é até bem possivel que o RPG que nós conhecemos hj em dia deixe de existir.

:(

Oq nos aguarda no futuro do RPG?
 
O mercado não anda bem, tendo que adaptar e mudar de acordo com as necessidades. A não ser que nós lancemos algo revolucionário, é até bem possivel que o RPG que nós conhecemos hj em dia deixe de existir.

Oq nos aguarda no futuro do RPG?
Deixar de existir não vai. Apenas deixará de ser um empreendimento mercadológico de livros. Como eu disse, o que vai prevalecer no pior dos casos são jogos como Fudge, FATE e outros independentes. Mas acho que no fim as editoras como Wizards, White-Wolf e até a SJGames vão conseguir conciliar o mercado, adequando a uma nova realidade. Mas RPG tradicional deixar de exisitir? acho muito dificil, pelo menos algo nos próximos 50 anos.
 
Eu acho que a Open Game License vai permitir a existência do RPG por muitos e muitos anos. Só o fato de poderem se basear no conjunto de regras de um best seller já é o suficiente pra manter uma editora pelo menos sobrevivendo.
 
Skywalker disse:
Eu acho que a Open Game License vai permitir a existência do RPG por muitos e muitos anos. Só o fato de poderem se basear no conjunto de regras de um best seller já é o suficiente pra manter uma editora pelo menos sobrevivendo.
Os ultimos anos provaram que a OGL não é um porto seguro tão seguro assim. Muitas empresas picaretas tentaram enfiar goela abaixo produtos mediocres em pouquissimo tempo. Só as melhores sobreviveram. Por isso, não basta ter um sistema best seller ao alcance... tem q ter conteúdo.

Ainda, não acrdito que d20 seja o "ultimo e definitivo" sistema. Tem coisas que não funcionam pro d20 e que nem por isso deixaram de ser exploradas (em menor quantidade, mas exploradas) pelo mercado.

Deriel disse:
RPG de mesa como produto comercialmente viável na verdade já morreu, estamos vivendo isso.
No fim, acho que todo esse profissionalismo da nova safra de RPGs não significa nada pra mim. Talvez faça diferença pra um novato, ou para verdadeiros fãs do d20. Particularmente não vejo grandes perspectivas, nenhum produto oficial me agrada ultimamente. Por isso mergulhei fundo nos RPGs independentes, bem mais proveitoso para mim.

Que eles façam algo realmente atraente para novatos, do contrário não haverá interesse muito menos renovação no hobby, pelo menos no meio profissional. No Brasil a coisa piora, acho que todo mundo foi no embalo d20, mas lançaram mediocridades épicas, como tormenta e todo aquele material da DragonSlayer, totalmente descartavel. Por isso eu digo que a queda em vendas é bem mais que uma invasão de Xbox e Playstation.

A culpa é de quem faz os jogos, não de jogadores que não compram nada, como muitos do pessoal da redeRPG prega.
 
Última edição:
Os ultimos anos provaram que a OGL não é um porto seguro tão seguro assim. Muitas empresas picaretas tentaram enfiar goela abaixo produtos mediocres em pouquissimo tempo. Só as melhores sobreviveram. Por isso, não basta ter um sistema best seller ao alcance... tem q ter conteúdo.

No fim, acho que todo esse profissionalismo da nova safra de RPGs não significa nada pra mim. Talvez faça diferença pra um novato, ou para verdadeiros fãs do d20. Particularmente não vejo grandes perspectivas, nenhum produto oficial me agrada ultimamente. Por isso mergulhei fundo nos RPGs independentes, bem mais proveitoso para mim.

Que eles façam algo realmente atraente para novatos, do contrário não haverá interesse muito menos renovação no hobby, pelo menos no meio profissional. No Brasil a coisa piora, acho que todo mundo foi no embalo d20, mas lançaram mediocridades épicas, como tormenta e todo aquele material da DragonSlayer, totalmente descartavel. Por isso eu digo que a queda em vendas é bem mais que uma invasão de Xbox e Playstation.

A culpa é de quem faz os jogos, não de jogadores que não compram nada, como muitos do pessoal da redeRPG prega.


Não concordo muito. Graças ao OGL, diversas pequenas empresas surgiram e com produtos até bons. Tem mto lixo? Tem, mas o numero de coisas "boas" até é grande sim, mesmo fora do D20.
O fato é que mesmo com produtos bons as pessoas não estão comprando. É como se as pessoas tivessem gastando cada vez menos com RPG e cada vez mais com PC, video-games etc. Tanto que de uns anos pra cá a industrias de Games cresceu assustadoramente, e é hj uma das coisas que mais gera lucros, ultrapassando já o cinema.


O negócio que hj não tem novidades. Eu tenho acompanhado +- os livros que saem d20 e não chegam a ser ruins. Eles trazem até material interessante, mas mas não há nenhum grande novidade, nada que possa se dizer inovador.

Existe uma tendencia cada vez maior das pessoas ficarem em casa na frente do PC/Videogame doq sairem para rua. Hj em dia vc pode comprar quase tudo sem sair casa, pode falar com todos seus amigos via internet, com câmera etc. As pessoas estão mais "caseiras".Vc vê em roda de coversa de colégio, adolescentes conversando com amigos e dizendo "to doido pra chegar em casa pra falar com, X no MSN", sendo que X tá do lado dele. A internet diminuiu as distancias entre as pessoas por um lado, mas pelo outro deixou as pessoas cadas vez mais presas a ela em casa, em seu ambiente "seguro". Pode parecer bobagem, mas parece que as pessoas preferem converas com outros via MSN doq encontrar pessoalmente. E oq isso tem a ver com RPG? Ah, veja bem, se as pessoas mal querem sair de casa, vc não terá mtos amigos se encontrando para jogar.

Além do mais, olhe para os novatos: geralmente é mais atrativo jogar algo 3d, bonitinho, na frente do PC, seguro em casa, doq sair pra rua pra jogar esse "jogo estranho" com livros etc.... é só ver uma coisa: hj em dia as pessoas preferem muito mais ver um filme que ler um livro. É a mesma coisa com RPG, as pessoas preferem jogar no PC Neverwinter Nights 2 ou World of Warcraft doq ter que ficar "querbando a cuca" com livros, contas e imagição. É trixte mas é verdade.
 
Última edição:
Os ultimos anos provaram que a OGL não é um porto seguro tão seguro assim. Muitas empresas picaretas tentaram enfiar goela abaixo produtos mediocres em pouquissimo tempo. Só as melhores sobreviveram. Por isso, não basta ter um sistema best seller ao alcance... tem q ter conteúdo.

A OGL permitiu que muitas editoras que nem sonhavam em existir pudessem ter seu lugar ao sol. É natural que, eventualmente, o mercado viesse a selecionar as melhores, que lançassem os melhores produtos. Ter o apoio de um best seller é importante, mas com certeza não é tudo.

Ainda, não acrdito que d20 seja o "ultimo e definitivo" sistema. Tem coisas que não funcionam pro d20 e que nem por isso deixaram de ser exploradas (em menor quantidade, mas exploradas) pelo mercado.

Pois é, só que esses outros sistemas estão, aos poucos, desaparecendo.
 
Veja bem, não quis generalizar nem afirmar que todos os produtos d20 que sairam por diversas editoras menores são mediocres. Existem bons produtos? sim, mas o negócio ficou tão saturado que ninguém percebe, é isso que eu quis dizer.
Skywalker disse:
A OGL permitiu que muitas editoras que nem sonhavam em existir pudessem ter seu lugar ao sol. É natural que, eventualmente, o mercado viesse a selecionar as melhores, que lançassem os melhores produtos. Ter o apoio de um best seller é importante, mas com certeza não é tudo.
Ué? Não foi isso que eu disse?

Quanto ao lance de internet e videogame, é obvio que é um dos motivos da diminuição de jogadores ativos no nosso hobby. Mas também não é o único motivo: muito do que se perdeu no RPG se deve a abordagens que sempre seguem a mesma receita. É tudo igual e, pior, saturado o que acaba desanimando o consumidor.

Acredito que ainda é possível apresentar o RPG de maneira atraente aos mais fanáticos por video-games. Não tenho a pretensão de afirmar que o RPG teria chances de ser mais popular que o videogame (aliás coisa que nunca ocorreu, desde que eles coexistiram).

É preciso acreditar que o RPG sempre será um mercado pequeno. Mas também sempre haverá uma pequena parcela de novos jogadores que irá se interessar. Dizer que "todo jovem não quer ler livros pra jogar e ir direto ao videogame" é o tipo de coisa que muitos andam fazendo para justificar a qualidade de seus próprios produtos. Não acredito que o RPG cresça, mas acredito que ele possa se manter, mesmo pequeno. Mas com esses produtos que quando são de qualidade são apenas "mais um", fica difícil. É preciso diferencial, e isso não está acontecendo. Além da já supracitada "acessibilidade".

Já dizia o Príncipe de Gales do Castelo Falkenstein a respeito dos RPGs (sim, eles existem dentro do cenário): "Que ótima idéia! Temos de garantir que isso não se torne desmedidamente popular, senão toda ralé vai querer jogar também!"
 
Última edição:
Existe uma tendencia cada vez maior das pessoas ficarem em casa na frente do PC/Videogame doq sairem para rua. Hj em dia vc pode comprar quase tudo sem sair casa, pode falar com todos seus amigos via internet, com câmera etc. As pessoas estão mais "caseiras".Vc vê em roda de coversa de colégio, adolescentes conversando com amigos e dizendo "to doido pra chegar em casa pra falar com, X no MSN", sendo que X tá do lado dele. A internet diminuiu as distancias entre as pessoas por um lado, mas pelo outro deixou as pessoas cadas vez mais presas a ela em casa, em seu ambiente "seguro". Pode parecer bobagem, mas parece que as pessoas preferem converas com outros via MSN doq encontrar pessoalmente. E oq isso tem a ver com RPG? Ah, veja bem, se as pessoas mal querem sair de casa, vc não terá mtos amigos se encontrando para jogar.

Além do mais, olhe para os novatos: geralmente é mais atrativo jogar algo 3d, bonitinho, na frente do PC, seguro em casa, doq sair pra rua pra jogar esse "jogo estranho" com livros etc.... é só ver uma coisa: hj em dia as pessoas preferem muito mais ver um filme que ler um livro. É a mesma coisa com RPG, as pessoas preferem jogar no PC Neverwinter Nights 2 ou World of Warcraft doq ter que ficar "querbando a cuca" com livros, contas e imagição. É trixte mas é verdade.


Interessante o que você disse Arcanjo, pois isso reflete em futuros novatos, você pode entender que será cada vez mais difícil o D&D abocanhar novatos por causa dos mmorpgs, video games, etc. mas não estou dizendo que vai desaparecer.

Aqui onde eu moro nenhum do meu grupo de amigos joga rpg online, nenhum deles têm video game, atualmente estamos jogando vampire, ás vezes saimos para caminhar á noite pela cidade (Será que isso ainda existe nas cidades grandes??? improvável!) e conversar sobre diversas coisas, nós só usamos msn de madrugada e apenas para por zuações em dia XD, enfim acho que estes e mais outros fatores levaram meu comportamento até aqui.

Quanto á crise do setor rpgístico, bom quero apenas acompanhar e ver no que vai dar, eu nem me preocupo se dizerem que FR terá cada vez menos tiragens pois isso era de se esperar um dia, só espero que o valoroso espírito de D&D dos "anos dourados" não morra um dia, o que tem enormes chances de acontecer.
 
Eu gosto muito de comparar o RPG com os quadrinhos, porque eles tiveram trajetórias bem parecidas.

Acredito que seja possível o RPG voltar a crescer no futuro, do mesmo jeito que os quadrinhos tem crescido recentemente, porque essas coisas são muito cíclicas.

E eu não vejo o fato de muitas empresas de RPG estarem ganhando mais dinheiro com cards e miniaturas que com RPG como uma coisa ruim. Primeiro porque isso mantém essas empresas vivas e no mercado. Segundo porque acredito que esses jogos possam atrair novos jogadores para o RPG. Conheço gente que joga D&D miniaturas e não joga RPG, mas que hoje tem muita vontade de começar a jogar.

E o fato de Munchkin dar mais dinheiro que GURPS, isso é óbvio, já que Munchkin é muito bom e GURPS é muito ruim.:loser:
 
Elminster disse:
Quanto á crise do setor rpgístico, bom quero apenas acompanhar e ver no que vai dar, eu nem me preocupo se dizerem que FR terá cada vez menos tiragens pois isso era de se esperar um dia, só espero que o valoroso espírito de D&D dos "anos dourados" não morra um dia, o que tem enormes chances de acontecer.
Chances enormes: acho que não, os caras da wizards vão arrumar um jeito de manter o D&D de alguma forma. Mas aí você está visando apenas o D&D e não o RPG como um todo. Embora D&D seja quase sinonimo de RPG, ele não está contribuindo muito para renovação, nos ultimos dois anos. Apesar da febre d20, o próprio dono da green ronin afirma que o D&D em si não anda trazendo novatos. Tanto que a wizards tomou a postura desesperada (genial, mas desesperada) de patrocinar lojas e clubes de jogos nos EUA para que eles ensinem o D&D para novatos.

Assim eu acredito que tudo depende das empresas que conseguirem atrair publico e mante-los. Confiram uma análise mais ponderada e menos desesperada em: http://www.chrispramas.com/2007/01/rpgs-in-2007.html

A verdade é que d20 enganou todo mundo, é uma bomba e ngm tem saco pra ler três livros pra jogar um joguinho de miniaturas :loser:
 
Última edição:
Não é isso taverneiro XD, eu estou preocupado com o espírito dos veteranos da época em que D&D reinava, já imaginou vocês parando de jogar D&D
 
A verdade é que d20 enganou todo mundo, é uma bomba e ngm tem saco pra ler três livros pra jogar um joguinho de miniaturas :loser:


Na verdade, jogador "básico" iniciante só precisa saber do jogador. O mestre é q tem q saber os tres. Alias, meu primeiro grupo se virou durante muito tempo só com o livro do jogador 3.0. E aqui no Brasil ainda não está tão firmado as miniaturas, pelo menos não as "oficiais". Ta aumentando sim, mas ainda tah longe de ser mania.

E D&D não é necessariamente só miniatura, apesar dos livros 3.5 incentivarem isso (vcs repararam né?).

Mas concordo que em geral as pessoas não tem mais tanta paciência para longos livros. Se o Gurps tinha o Gurps Lite e o Gurps Mini, ´pq não algo parecido com D&D? Um mini-livro contendo apenas coisas bem básicas?? Tá certo que eu acho bem mais facil ter acesso ao SRD, mas para chamar jogadores iniciantes um Pocket D&D seria legal. Aliás, um Pocket qualquer RPG seria bom, não apenas D&D.
 
Calma Arcanjo, tava só provocando, essa ultima referencia foi uma brincadeira parecida com a que o Barlach fez no post acima do meu. Não leve a sério minha ultima frase... apenas tomei a liberdade de zoar o d20 da mesma forma que zoaram GURPS. Só isso.

Não é isso taverneiro , eu estou preocupado com o espírito dos veteranos da época em que D&D reinava, já imaginou vocês parando de jogar D&D
Espirito dos veteranos? Acho que os veteranos são os ultimos que sairão perdendo, afinal eles já conhecem o jogo. Pena é de quem não conhecer um livro impresso (RPG na net sempre vai ter).
Mas vamos lá... Deixar de jogar D&D? não é o fim do mundo... qdo voce estiver disposto a tentar outras coisas verá que RPG em geral tem muitas coisas interessantes. Não que D&D seja ruim (aliás sou fã dos cenários e de AD&D), apenas não é TUDO.
 
Última edição:
A minha preocupação é a seguinte: eu tenho certeza que a Wizards vai querer manter o D&D. Mas será que a Hasbro pensa o mesmo?

E, nossa, só de pensar em deixar de jogar o D&D chega a me dar calafrios... que bom que eu tenho material pra jogar pro resto da vida praticamente, heheehe...
 
A minha preocupação é a seguinte: eu tenho certeza que a Wizards vai querer manter o D&D. Mas será que a Hasbro pensa o mesmo?

E, nossa, só de pensar em deixar de jogar o D&D chega a me dar calafrios... que bom que eu tenho material pra jogar pro resto da vida praticamente, heheehe...
C não tem o Livro do Jogador? então, pra q se preocupar... o resto é firula, não essencal para jogar. Vc soh para de jogar D&D se quiser...
 
O problema maior que vejo não é o lançamento de suplementos, mas a falta de incentivo (isso vai desde a estratégia de lançamento de produtos à este fim até a falta de qualquer tipo de propaganda) a novos "clientes". A Dragão Brasil era uma bosta, mas era o RPG todo mês ali na banca do lado de revistas de quadrinhos, justamente onde a mulecada bate o olho primeiro. O famigerado 3d&t cumpria com sua função de introduzir curiosos ao RPG, com um sistema extremamente simples e ambientações conhecidas por todos (street fighter e cya).

Obviamente que isso não influencia no meu hobbie, eu continuarei jogando de qualquer forma. Mas eu gostaria sim de ver o RPG crescer um pouco, de deixar de ser algo tão "tribalizado", temido e vítima de preconteitos por quem não conhece. Eu gostaria de ver as editoras que investiram e investem no RPG aqui no Brasil crescerem e ter capacidade de lançar mais e mais livros interessantes e de ótima qualidade aos quais muitos aqui nunca terão acesso. Não só livros, card games, miniaturas, jogos online, etc. A situação atual ta melancólica, eu sei que se alguém do meu grupo de jogo sair, vai ser difícil arrumar um substituto.
 
eu sei que se alguém do meu grupo de jogo sair, vai ser difícil arrumar um substituto.

É mesmo? Putz, eu tenho 2 grupos de RPG regulares e mais um bom punhado de gente que é só bater um fio pra armar um joguinho despretensioso.....:think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo