• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

História Antiga & Medieval

Bom, finalmente conforme prometido e muitíssimo aguardado, aqui está o mais novo recanto para os apaixonados por história, (antiga e medieval, desde Egito Antigo, Oriente, Grécia, etc). A todos os interessados, sintam-se a vontade para postar aqui vossas opiniões, dúvidas históricas, e tal, e aos curiosos, visitem este tópico, e também digam suas opiniões e dúvidas, porque aqui, mesmo quem não gosta de história sempre aprende algo novo e interessante... Bem, aguardo vocês. :D
 
Tenho o prazer de postar aki. Por que n começamos discutindo sobre o Sacro império romano-germânico? Por se assemelhar com Gondor e tb por que é pouco falado em livros de história mas sua história em si é muito interessante.
 
Quando eu me lembro de Sacro império romano Germânico me vem á cabeça o grande Frederico Barbarossa (como costumo chamá-lo). Um homem que por um momento conseguiu unir todos os estados germânicos e inclusive unir alguns estados italianos, mas que infelizmente no início de sua saga rumo á terra santa morreu no caminho, já pensou se ele chegasse na terra santa com todo o seu poderoso exército... talvez Saladino não entrasse para os livros de história.
 
Excelente idéia esta sobre o Sacro Império, sempre foi um tema que eu considero dos mais intrigantes. Quanto ao Frederico Barbarossa, sim, de fato sua suposta morte por afogamento em algum rio da Cilícia nos dá muito o que pensar, juntamente com todos seus grandes feitos, que realizou durante o longo período de seu reinado. É uma das figuras históricas mais notáveis, e muitas coisas a seu respeito ainda estão para serem melhor esclarecidas, penso eu... E lembrando novamente, fico muito grato com a participação de todos vocês, obrigado.
 
Sim, Nobres Senhores...

O Sacro Império Romano-Germânico é merecedor de algumas páginas a mais nos livros da História da Humanidade...
E um dos pontos que mais impressiona-me em relação à esta potência, é o período de poder de Henrique VI...
Destacar o fato de o próprio Rei Ricardo (Sim, Senhores: Ricardo "Coração de Leão"!...) ter consentido a subordinação de sua amada Inglaterra ante o poder assustadoramente esmagador do Sacro Império, ilustra por si a minha afirmação...
 
Imaginem, se Frederico Barbarossa n tivesse morrido num rio da Sicília, ele concerteza teria tomado Jerusalém, ''pois seu exército era tão grande q n podia ir por mar, mas teve de ir por terra'', bem se ele tomasse Jerusalém, teria muito dinheiro e prestígio e poderia vencer o papa e anexar de vez a Itália ao império, bem se ele conseguisse a Itália, dominaria suas rotas de comércio e receberia grandes tributos devido aos impostos imperiais, ok, como as cidades italianas dominavam o mediterrânio ele teria todo esse mar e com todo esse poder(nota:os alemães já estavam faz muito tempo colonizando a Europa do leste) ele coquistaria todo o leste Europeu e iria atacar a França, Inglaterra contestaria Flandres, guerra com a Inglaterra, venceria com certeza, pois dominaria os mares e depois conquistaria a penísula Ibérica, ou seja teria toda a Europa, a Igreja e o Oriênte Médio sobre domínio do império(podem achar isso exagero, mas ele msm, tinha a ambição de fazer o Sacro-Império dominar o mundo!!!), ok, continuando, seus descendentes colonizariam as américas e concerteza n deixariam ninguém se tornar independente pois com esse poder viu, e partiriam para a dominação mundial, resumindo: se ele n tivesse se afogado, o mundo estaria sobre domíno do I reich e nós provavelmente estaríamos falando alemão,XDhe he...
 
Sem dúvida foi um momento muitíssimo importante para o Império, este Henrique VI, filho de Frederico Barbarossa, e pai de Frederico II, foi o primeiro também a estender a influência imperial até o Sul da península italiana feudal, tendo seu filho, por meio de casamentos políticos, herdado o importante trono da Sicília. É verdadeiramente uma observação super importante a sua, Senhor de Gondor, de fato o Frederico I ambicionava restaurar todas as glórias do antigo Império Romano.

Obs: e fico contente com vossa participação no debate, Sir Alagos. Ótima sua afirmação.
 
Última edição:
Fui intimado pelo Lobo Nobre a vir aqui! E a um imperador chinês, um não não é uma opção...

Fazia tempo que ansiava por um tópico da minha ciência amada, Clio goza em júbilo! Mas essa não é a área ideal, então ou rumemos nõs por conta própria até uma seção adequada ou algum ser abençoado e colorido move esse tópico...vou pedir pro meu tio fazer isso e já volto...
 
Última edição:
Desculpe interromper a discussão, mas este tópico vai ser movido (como o 10 membro falou) ? Se for (sei que é uma dúvida idiota, mas estou aqui para isso) como farei para postar nele?


Obs: Quer dizer Lobo Nobre que aceito meu concelho :obiggraz::obiggraz:(o de virar Nolyon):obiggraz::obiggraz:. Prometo que não vai se arrepender (aliás, você escolheu um bom Saitor:yep::yep:)
 
Fui intimado pelo Lobo Nobre a vir aqui! E a um imperador chinês, um não não é uma opção...

Fazia tempo que ansiava por um tópico da minha ciência amada, Talia goza em júbilo! Mas essa não é a área ideal, então ou rumemos nõs por conta própria até uma seção adequada ou algum ser abençoado e colorido move esse tópico...vou pedir pro meu tio fazer isso e já volto...

huahuahuahuahua...

Obrigado por comparecer também, Kainof, sua presença é muito bem vinda.

Krishnack, bem vindo também, sim eu vou pedir a algum moderador bonzinho para nos auxiliar, movendo o tópico para o local adequado...
 
Última edição:
Então tá bom. só me desculpe por não poder postar hoje, pois li a intimação do Lobo Nobre agora pouco e quero ir dormir. Mas assim que eu tiver alguma dúvida ou opinião vou emiti-la. Obrigado a todos:abraco:
 
Alagos suilon le, Hîr Draug Arphen... *Saúda*

Seja movido este Tópico para onde for, meu bom Senhor...
Irei com ele, tenha a plena certeza.
Onde houver a História e o Conhecimento à partilhar, lá estará Alagos...
Vós não deveríeis disturbardes a Vossa vontade em agradecer a minha humilde presença...
Porém eu agradeço-vos pela oportunidade de estar entre os Vossos nobres convidados...

Que a Paz envolva o Vosso sono nesta noite...
 
Bom, tópico no lugar correto, vamos a comentários mais úteis. O bom é que aqui no Atualidades e Generalidades, o assunto é loberado, não precisa ter relação com Tolkien.

Sugiro que escolhamos um assunto mais restrito para debatermos, História Antiga E Medieval é muita coisa, pode render muita coisa e se desviar muito facilmente.

Já sugeriram o Sacro Império Romano-Germânico, pode ser?
 
Sim, por mim tudo bem, a não ser que alguém deseje mudar o assunto, poderiamos continuar debatendo este tema, como você sugeriu. Eu estou receptivo a conversar sobre qualquer tema histórico, então a escolha fica a cargo de vocês. Nós poderíamos até fazer uma votação sobre qual assunto, mas a meu ver seria desnecessário, poderiamos continuar este assunto, e quando surgisse outro tema, passavamos para tal, e assim por diante, é o que eu sugiro.

Obs: Eu também tería muitas informações para compartilhar sobre história oriental (sinologia é o núcleo de meus estudos), dos Impérios Chinês e Japonês em especial, (também negligenciada dos livros didáticos, assim como o Sacro-império), se alguém tivesse interesse, podería ser o próximo tema, mas a escolha é de vocês.
 
Última edição:
De fato o império Romano-Germanico é algo notavel de se falar, mas na minha opnião ainda não está nos pés do Imperio Franco de Carlos Magno. O interessante é que ele foi um simples Mordomo( ideia de mordomo na época era o adminstrador da casa) e se tornou um dos grandes lideres, unificando quase o império romano ocidental que já tinha cedido para os "barbaros".

Por isso acho q a abordagem desse tema seria mais interessantes, visto que foi atraves do império franco que podemos ver o surgimento do modelo feudal ( apos a queda claro)...
 
Obs: Eu também tería muitas informações para compartilhar sobre história oriental (sinologia é o núcleo de meus estudos), dos Impérios Chinês e Japonês em especial, (também negligenciada dos livros didáticos, assim como o Sacro-império), se alguém tivesse interesse, podería ser o próximo tema, mas a escolha é de vocês.

Interessantíssimo Lobo! Realmente é uma parte do mundo negligenciada pela historiografia ocidental. Mas admito que meus conhecimentos nessa área são praticamente nulos :oops: . Seria muito bom que compartilhasse seus estudos conosco, porém creio que o debate estaria comprometido pela falta de conhecimento dos freqüentadores...

Por isso acho q a abordagem desse tema seria mais interessantes, visto que foi atraves do império franco que podemos ver o surgimento do modelo feudal ( apos a queda claro)...

Temos de entrar num consenso. Talvez a idéia de uma votação não seja tão má assim...

Edit: todos temos um assunto de preferência, precisamos acolher apenas um por enquanto.
 
Última edição:
Sobre Sacro-Império não vou ter como debater, porque apesar de estar me concentrando em H. Medieval eu estudo mesmo P. Ibérica - especialmente Portugal. Meus professores das cadeiras obrigatórias de Medieval não foram muito eficazes em explicar a complexidade toda do período, então acabei só sabendo mesmo o básico irrisório e depois, já com a minha orientadora, é que fui estudar melhor medieval, com ênfase na área de pesquisas dela: P. Ibérica, e me rumei pra estudar Portugal :grinlove:

Ah, MBF, o C. Magno não foi mordomo. Foi o pai ou o avô dele, que de mordomo passou a ser rei - a dinastia merovíngia estava mal das pernas e Pepino se aproveitou disso.

Quanto aos rumos das conversas, realmente não sei, acho que cada um poderia falar um pouco do que sabe mais explicando o porque de ter se encantado por aquela temática e os outros comentam. Eu, por exemplo, falaria da formação de Portugal, quando os portugueses estavam expulsando os muçulmanos da região que seria a ser o reino português. É o que pretendo desenvolver no mestrado: relações entre muçulmanos e cristãos no P. medieval. Ou falo também dos estudos que estou fazendo pra monografia, as representações do diabo e do pecado num texto medieval português. E aí vcs comentariam se acham o assunto interessante, o pq, se estudaram algo que se relacione com isso...
 
Quanto aos rumos das conversas, realmente não sei, acho que cada um poderia falar um pouco do que sabe mais explicando o porque de ter se encantado por aquela temática e os outros comentam. Eu, por exemplo, falaria da formação de Portugal, quando os portugueses estavam expulsando os muçulmanos da região que seria a ser o reino português. É o que pretendo desenvolver no mestrado: relações entre muçulmanos e cristãos no P. medieval. Ou falo também dos estudos que estou fazendo pra monografia, as representações do diabo e do pecado num texto medieval português. E aí vcs comentariam se acham o assunto interessante, o pq, se estudaram algo que se relacione com isso...

Muito interessante esta idéia, eu acho também que cada um poderia sim falar do que mais lhe agrada, e os outros comentarem. Ou se preferirem fazer votação, tudo bem também, aí depois de comentado um assunto, passa-se ao segundo mais votado, e depois ao terceiro, e sucessivamente. Obrigado a todos pelo interesse, fico muito feliz.

Obs: e Kainof, que bom que você também tem interesse em história oriental, e sinologia, qualquer informação que eu puder fornecer-lhe, para mim será uma honra. Eu gostaria muito de compartilhar os dados que descobri sobre história sino-oriental. Grato estou.

Editando: - Me ocorreu uma nova idéia, em relação a história oriental, talvez seja melhor criar um tópico separado, para evitar de tornar confuso, pois este tópico aqui já abrange uma área muito vasta, mesmo sem que fosse incluído a história oriental. Por isto vou criar um tópico sobre História Oriental, e assim fica um como complemento do outro em relação a Idade Média Ocidental & Oriental.
 
Última edição:
*Ceinwyn* disse:
Ah, MBF, o C. Magno não foi mordomo. Foi o pai ou o avô dele, que de mordomo passou a ser rei - a dinastia merovíngia estava mal das pernas e Pepino se aproveitou disso.

Erro meu msmo, mas podemos ver que apos a morte de Carlos Magno a dinastia entrou em deterioração e somente foi sustentada por Pepino que no fim não deu outra a não ser a fragmentalização do império...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo