• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Do AD&D para o D20

TT1

Dilbert
Well, well, well...

D20 pode ser o "melhor" sistema e ter o conjunto de regras mais consistentes mas nunca conseguiu ter, aos meus olhos, cenários com a inteligencia e a poesia de cenários criados para o AD&D. Greyhawk e Forgotten são bons cenários, mas não conseguem ter a beleza de cenários como Al Qadim, Spelljammer, Red Steel, Dark Sun e Planescape.

Bom, não conseguiam. Tenho descoberto bons sites que adaptam alguns dos cenários do antigo AD&D para D20. Então, aí vão alguns do que eu já descobri:

- Al Qadim: http://www.arabianadventures.org/

muito pode ser encontrado aqui: http://www.al-qadim.com/

- Spelljammer: http://www.spelljammer.org/

- Dark Sun: http://www.athas.org/releases/ds3/

- Birthright: http://www.birthright.net/ (tem que registrar pra baixar)

- Planescape: http://www.planewalker.com/downloads/products/released.php


Ainda estou procurando por outros, então, de repente eu dou uma atualizada aqui conforme for saindo. :cerva:
 
eu já tive o prazer de jogar DarkSun, apesar do mestre ter exagerado um pouco na fatalidade do cenário, fazendo parecer o inferno um parque de diversões. MadMax medieval na veia. Birthright é algo que eu sempre quis jogar, mas nunca vi incentivo pra mestrar, mas não deixa de ser uma abordagem diferente, que deu certo.

Spelljammer eu me recuso a comentar, definitivamente não me agrada. Mas a variedade de cenários foi a maior glória mas a ruína da TSR. Com tantos cenários ficou dificil achar um publico que se mantesse, pois o negocio já estava fragmentado demais. Mas mesmo assim, isso não tira o crédito da originalidade dos cenários e da sua abordagem, completamente diferente das de hoje em dia.
 
bom, eu joguei, mas acjo que até encaro mestrar. Tenho que pegar o material dos caras e ver como eles fizeram a conversão, se for pra jogar com D&D3E
 
mas nunca conseguiu ter, aos meus olhos, cenários com a inteligencia e a poesia de cenários criados para o AD&D. Greyhawk e Forgotten são bons cenários, mas não conseguem ter a beleza de cenários como Al Qadim, Spelljammer, Red Steel, Dark Sun e Planescape.

Amem, brother!


Spelljammer eu me recuso a comentar, definitivamente não me agrada

Pelo pouco que li a respeito, achei TRASH demais. Alguem poderia defendê-lo de forma a mudar minha (pré-conceituosa) opinião ?
 
Eu acho Al-Qadim um dos cenários mais legais, é muito legal que esteja sendo adaptado para o D20. (Ei, ninguém me enforque, por favor...)
 
Pelo pouco que li a respeito, achei TRASH demais. Alguem poderia defendê-lo de forma a mudar minha (pré-conceituosa) opinião ?
Não XD Vai por mim, se sua primeira impressão foi essa, espere pra ver como os caras fizeram as regras de combate entre naves. Argh!

Eu acho Al-Qadim um dos cenários mais legais, é muito legal que esteja sendo adaptado para o D20. (Ei, ninguém me enforque, por favor...)
Eu acho ótimo que adaptem pro D&D, assim o pessoal fica conhencendo clássicos como Al-Qadim. A minha única objeção é que não façam o que fizeram com o livro básico de Dragonlance.
 
Se eu disser que "é porque não está ambientado na era da Guerra da lança" eu estaria sendo injusto: primeiro pq nenhum cenário deve ser escravo de grandes acontecimentos só pq vendem bem. Segundo pq tem o suplemento especifico pra isso.

Mas acho que o que pesou mesmo foi que a alternativa que eles deram pra essa era não me soou muito atrativo pra mim, aliás muitos criticaram esse novo rumo, não tem aquele "gosto" de dragonlance... sei lá, não "rolou um clima".

E não tem nada a ver com o sistema em si, antes que comecem a achar que eu teimo muito com d20.
 
Mas o livro básico do Dragonlance fala de todas as eras... :think:

Tanto que tem um livro pra cada uma delas... inclusive a quinta.
 
Mas o livro básico do Dragonlance fala de todas as eras...
Sim e não. Ele dá enfoque na saga atual e o material de eras anteriores é bem resumido para aqueles que quiserem jogar em outras épocas, mas nada muito detalhado, afinal é o livro básico.
 
Você tem ele?
Sim e não, er... melhor não propagar a pirataria. Mas na época que eu joguei tinha um mestre fodonico que comprava tudo, então jogamos naquela época. Pensando bem agora, vou ver na moonshadows eles estão com queima de estoque da terceira edição do GURPS, quem sabe eles não tem.

Mas é fácil criar algo semelhante: humanos x robos em um mundo devastado, governado por supercomputadores e guardados por robôs armados até os dentes. Vou criar algo assim pro meu sistema...
 
Última edição:
Mas é fácil criar algo semelhante: humanos x robos em um mundo devastado, governado por supercomputadores e guardados por robôs armados até os dentes. Vou criar algo assim pro meu sistema...

Mas apesar dessa temática "Terminator/Matrix" ser clichê, a forma como ele (Pulver) a abordou foi muito interessante - o mundo (tanto a Terra, como o espaço colonizado) dividido em 18 zonas, cada uma controlada por uma IA com personalidade diferente, com costumes e governos diferentes (em umas humanos são exterminados on sight, noutras são escravizados, noutras são estudados como ratos de laboratórios, noutras vivem livremente, etc. ), cada uma com um tipo de resistência rebelde diferente, etc. e todas prestam contas ao "Overmind" - a IA suprema. Ainda há espaço pra política inter-IAs.

Me lembrou muito o Half-Life 2.


- - -

E ninguém vai tentar defender o Spelljammer? ...tadinho...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo