• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que a imagem feminina é quase sempre demonizada?

Arwen_Tinuviel

Usuário
Pandora, o mal em forma de beleza:
o nascimento do Mal no mundo grego antigo
(Tradução: Eva P. Bueno)



“Há duas urnas na soleira da porta de Zeus. Elas são diferentes, tais como os presentes que elas contêm: uma urna do mal, e uma das bênçãos.

Se Zeus, que se delicia com o relâmpago misturar as duas urnas e esparramar seu conteúdo sobre o homem,

Sua vida passará por fluxos, uma vez envolta no mal, e outra na boa sorte.

Mas quando Zeus distribui da urna das tristezas,

Ele faz do homem uma derrota, e a fome do mal o levará sobre a terra brilhante,

E ele vagará, sem obter respeito nem dos deuses, nem dos mortais”

(Homero, A Ilíada, 24.527.33. Tradução de R. Lattimore)

e então [Prometeu] feriu profundamente o coração de Zeus, o alto senhor do trovão, que ficou furioso quando ele viu ao longe a luz do fogo entre os homens, e imediatamente ele lhes deu um problema para que pagassem pelo fogo.

O famoso Deus Pacífico misturou argila e lhe deu a forma de uma virgem tímida, exatamente como Zeus queria,

E Athena, a deusa de olhos de coruja,

A vestiu em roupas prateadas

E com suas próprias mãos lhe colocou um véu na cabeça,

Uma coisa complexa, bonita de se olhar.



Ele [Zeus] fez este lindo mal para equilibrar o bem,

Então ele a levou aos outros deuses e aos homens

...eles ficaram boquiabertos,

deuses imortais e homens mortais, quando eles viram

A arte de seduzir, irresistível aos homens.

Da sua raça vem a raça das mulheres fêmeas,

Esta raça mortífica e população de mulheres,
 
No Talmude, século 6 a. C., mesmo pouco havendo sobre ela, aparece como a primeira mulher de Adão.

Conta-se que, feita do mesmo barro que moldou Adão, não se deixou subjugar por ele durante o primeiro intercurso sexual, levando-o a se sentir repelido e desejoso de outro tipo de companheira. Lilith queria fazer valer seus direitos de ser também uma criatura de Deus. E apresentava sua opinião e sua palavra como tão importantes quanto as de Adão.

Ficando a situação insustentável, dizem que fugiu para o Mar Vermelho, o lar dos espíritos malignos. Teve muitos filhos, chamados lilin. Deus enviou três de seus anjos - Senoy, Sansenoy e Semangelof - mas Lilith se recusou a voltar se fosse para continuar a situação anterior. A fuga, então, converteu-se em expulsão.

Passou a ser considerada um vampiro, pois tinha poderes sobre os bebês e os homens que dormem sozinhos. Para escapar de sua maldição, as mulheres grávidas protegem suas crianças mesmo antes do parto com uma medalha gravada com os nomes dos três anjos do Senhor.
 
Eu odeio o machismo, aproveitando o tema do topico, normalmente é o homem o heroi e de vez em quando tem uma mulher sedutora no lado do mal. Sem contar que as mocinhas são as loiras de olhos azuis doces e angelicais.:blah:
Sei lá deveriam apagar da memoria que ou a mulher é fraca ou uma fofoqueira.
Acho que deveriam olhar para mulher como um ser humano. Porque as vezes francamente...
 
Eu odeio o machismo, aproveitando o tema do topico, normalmente é o homem o heroi e de vez em quando tem uma mulher sedutora no lado do mal. Sem contar que as mocinhas são as loiras de olhos azuis doces e angelicais.:blah:
Sei lá deveriam apagar da memoria que ou a mulher é fraca ou uma fofoqueira.
Acho que deveriam olhar para mulher como um ser humano. Porque as vezes francamente...

Bem, vc deve reparar que essa idéia vem sendo aos poucos modificada e cada vez mais a mulher tem ocupado seu espaço.... só que é um processo demorado, afinal de contas essa idéia a respeito das mulheres vem de muito tempo atrás........:think:
 
O que eu mais tenho visto ultimamente são romances onde as mulheres são heroínas. Na verdade em muitas obras atuais, mesmo que o personagem principal seja um homem o que se vê é que o motor desse herói, quem verdadeiramente aguenta as pontas é uma mulher.
Acho que esse negócio de machismo na literatura é coisa do século retrasado.
 
ateh pq... se a gente for olhar por outro lado, algumas religiões pagãs antigas tinham a mulher como referencia do sagrado...
o unico caminho ateh "Deus"... quem detém o poder de dar vida...
a religião da Deusa... e Tb no antigo Egito... Isis...

mas como estas foram culturas massacradas posteriormente...
a mulher seguiu subjulgada e apontada como a parte pecaminosa da humanidade
o que, felizmente, está diminuindo...
axo q isso ocorreu por que era mais socialmente aceito nakela época que o pecado venha
atravez da mulher, e n do homem, jah que na epoca a sociedade era patriarcal e essencialmente masculina, ateh msm pelo fato de ser mais "primitiva"... talvez...
:think:
 
Última edição:
Dica de leitura " As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. Mulheres fazendo a história acontecer!!! E quem gostar da autora e do tema, ainda tem a série "Darkover" (13 volumes) da mesma autora, e tb "A Queda de Atlântida" (02 volumes).
Depois desses romances, o universo feminino não foi mais o mesmo na literatura.
 
O que eu mais tenho visto ultimamente são romances onde as mulheres são heroínas. Na verdade em muitas obras atuais, mesmo que o personagem principal seja um homem o que se vê é que o motor desse herói, quem verdadeiramente aguenta as pontas é uma mulher.
Acho que esse negócio de machismo na literatura é coisa do século retrasado.

Estamos vendo os mesmos livros.
Eu também vejo o machismo na literatura como algo do século retrasado. Mas, ainda assim, há obras não tão atuais em que a mulher não é posta de maneira insensata.
 
eh... realmente se tratando de literatra jah n eh mais assim....
mas eu axo que o argumento aki eh quase que uma coisa histórica msm...
mitológica....
o q influenciou bastante a literatura... Por isso tantos livros mais antigos colocando a mulher como condenada e tals... pq era como ela era realmente vista religiosa e socialmente...
Com o passar do tempo, com cada vez mais conquistas femininas a literatura foi se adequando e também teve seu papel de revolucionária, foi uma via de mão dupla...
 
Eu acho que o difícil é encontrar, na literatura que narra passado, a personagem da mulher sendo heróica.
Mas em questão da literatura moderna, a visão da mulher já é expansiva, não há mais essa espaço de pecado em forma de mulher.
A mulher já não é posta como tentação usada pelo demônio.
 
Dica de leitura " As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. Mulheres fazendo a história acontecer!!! E quem gostar da autora e do tema, ainda tem a série "Darkover" (13 volumes) da mesma autora, e tb "A Queda de Atlântida" (02 volumes).
Depois desses romances, o universo feminino não foi mais o mesmo na literatura.

Eu já li o livro "As brumas de Avalon", e acho que mesmo sendo um livro de mulheres desbravadoras, a idéia que a autora passa é que apesar dos feitos de tais mulheres, em vista da sociedade, elas ainda são consideradas bruxas, detentoras das artes demonícas. Principalmente porque esse livro descreve a transição, forçada, do paganismo em cristianismo. Onde os cultos pagãos eram abobnados pela igreja cristã... aí vem aquela velha história das bruxas queimadas em fogueiras.
Hoje em dia somos muitos modernos para saber o que aconteceu de errado no passado, o que "embaçou" os olhos dos homens em relação a certas mulheres. Mas no livro a autora retrata o pensamento da sociedade da época... sociedade que julgava, errado,as mulheres.
Só vale do leitor interpretar e levar a lição pra sua vida, sua época.
 
Eu acho que o difícil é encontrar, na literatura que narra passado, a personagem da mulher sendo heróica.

Nos livros épicos(tanto fictícios ou não) não há mulheres sendo heroínas porque na época não era comum uma mulher de armadura, em cima de um cavalo lutando na guerra.

Eu já li o livro "As brumas de Avalon", e acho que mesmo sendo um livro de mulheres desbravadoras, a idéia que a autora passa é que apesar dos feitos de tais mulheres, em vista da sociedade, elas ainda são consideradas bruxas, detentoras das artes demonícas.

A exceção fica Joana D'Arc que virou heróina depois de séculos, mas conseguiu salvar a França porque muitos acreditaram que ela tinha visões de Deus. No final ela acabou sendo acusada de bruxaria.
 
Se eu muito não me engano existe um exemplo de mulher heróica no antigo testamento. Creio que era Ester que graças a sua astúcia salva o povo judeu de perseguições e infortúnios. Um registro importante, visto que a religião judaica é patriarcal.
 
Num passado a mulher era vista como instrumento do demo para desvirtuar o nobre servo de Deus. Demorou séculos até isso começar a mudar. Contudo, o problema agora é outro: heroínas de corpos curvelíneos que sempre tem uma queda pelo "coadjuvante". São poucas as estórias que fujam deste novo padrão de mulher moderna.
 
Dica de leitura " As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. Mulheres fazendo a história acontecer!!! E quem gostar da autora e do tema, ainda tem a série "Darkover" (13 volumes) da mesma autora, e tb "A Queda de Atlântida" (02 volumes).
Depois desses romances, o universo feminino não foi mais o mesmo na literatura.
Estou terminando a leitura do quarto livro das Brumas de Avalon. É a primeira vez que leio um texto onde a mulher é colada em primeiro plano. Mesmo com os problemas de serem acusadas de bruxaria, ou serem queimadas em figueiras na Idade Média, as mulheres estão em alta nas Brumas. Morgana, Viviane e Morgause (apesar da maldade dessa última) são fantásticas.

Quanto à imagem feminina estar sempre ligada ao demônio, acho que depende muito da cultura que se tem como referência. Há muitos povos que tratam a mulher-mãe com muito mais importância que os homens.
 
Às mulheres, a dica:

Leiam Doris Lessing. Leiam tudo que encontrarem sobre ela, dizem que ela é a escritora britânica mais importante do século passado (e continua viva e publicando) e, além disso, ela é feminista e isso se traduz em seus livros.

To lendo o segundo livro da série mais importante da carreira dela, que fala do comportamento humano na vida conjugal, e é muito bom. Vocês mulheres iam adorar, de verdade.

Sobre o machismo; todos odiamos, mas todos somos machistas. Inclusive as mulheres, é claro que isso em muuuuuuuito menor escala do que certos homens que adoram cultivar isso. Acontece que o machismo hoje em dia tá impregnado no inconsciente coletivo, se você vive em sociedade ocidental, é machista.

Espero que não se sintam ofendidas as garotas, o que geralmente ocorre. Mas é justamente reconhecendo que somos machistas é que podemos mudar isso.

Entendam que o machismo que eu me refiro e que afirmo que as mulheres tem é algo sutil, mas que se revela em algumas pequenas ações e comentários e comportamentos, é algo quase inconsciente.

Enfim, espero que não me expulsem ou queimem meu corpo haha... É minha opinião.
 
Última edição:
É um erro a partir de uma pequena amostra e apontar algo como fato. Toda sociedade é complexa o suficiente para ter várias "cores", e essas "cores" aparecerão no livro de forma implícita ou explícita, dependendo da intenção do autor. Exemplo: se a Inglaterra vitoriana era machista o suficiente para lançar edições especiais para moças - com várias partes editadas e tudo o mais - foi nesse período que surgiram escritoras como George Eliot, que não retrava as mulheres como fracas ou fortes, boas ou ruins: retratava como elas eram, com todas as nuances de suas personalidades.

Aliás, antes da Bradley com As Brumas de Avalon, já tinham aparecido mulheres "fortes" e "heroínas" na literatura. Temos as mulheres de Jane Austen, por exemplo: todas inteligentes e cativantes. Retrocedento um pouco mais, temos exemplos assim também em Shakespeare: Julieta e Lady Beatrice, protagonistas, para não falar de Desdêmona e Cordélia, personagens "secundárias", digamos assim. Temos na comédia clássica as mulheres de Lisístrata do Aristófanes (que fazem greve de sexo querendo o fim da guerra), e já que Homero foi citado, não vamos esquecer de Penélope, a mulher de Ulisses.

O que eu quero dizer é que sim, existem obras que pintam mulheres como "malvadas", mas o termo quase sempre não está correto, nem a associação do romance moderno com uma "melhoria" na imagem feminina nas obras. Existem casos em que as mulheres são retratadas como são, com todas as qualidades e defeitos - e isso já há muitos e muitos séculos.
 
Se eu muito não me engano existe um exemplo de mulher heróica no antigo testamento. Creio que era Ester que graças a sua astúcia salva o povo judeu de perseguições e infortúnios. Um registro importante, visto que a religião judaica é patriarcal.

Então posso dizer que a maioria das mulheres da Bíblia são heroínas. Maria é um bom exemplo. Viu Jesus ser judiado, castigado e morto com o coração sangrando, mas teve força para acompalha-lo durante todo o sofrimento. Isso também é ser heróica.
 
quem tem um pouco de conhecimento em história ou já leu o código da vinci sabe que a culpa é da IgreJa.
 
quem tem um pouco de conhecimento em história ou já leu o código da vinci sabe que a culpa é da IgreJa.

Código da Vinci é ficção cara, não confunda isso...

E como defendia Karl Marx, a Igreja é apenas um dos Aparelhos Ideológicos do Estado, portanto contribui apenas em parte para esse pensamento machista.O resto é feito pelo todo, desde o início dos tempos, quando os homems iam para a batalha(essa era considerada um ato de honrra) enquanto as mulheres ficavam em casa, vistas únicamente como criatura reprodutora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo