• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre Tom Bombadil

Fala moçada...
Quem pode me responder esta?
Na edição econômica do Sda, Pág 190 quando Tom Bombadil volta à colina dos túmulos e pega açgumas jóias...
"Escolheu para si um pequeno broche, adornado com pedras azuis que tinham muitas nuances como flores de seda ou como as asas de borboletas azuis. Olhou longamente para a jóia, como se tocado por alguma lembrança, balançando a cabeça, e finalmente dizendo:
- Aqui está um brinquedo bonito para Tom e sua bela senhora. Bela era aquela que usou isto há muito tempo sobre o ombro. Agora Fruta d'ouro vai usá-lo e não esqueceremos."
Quem seria esta bela senhora de que nos fala Tom?
Abraços!!
 
Bom, não me lembro se é dito de quem é o broche. Mas podemos imaginar de quem seja.
Lá estão enterrados Edains descendeentes de Númenor.
Frodo e os outros Hobbits foram aprisionados no túmulo do último principe de Cardolan. Portanto, suponho, o broche deve ser de alguém da "família real" de Cardolan.
 
Só achei estranho que ele fala "bela aquela senhora..." como estivesse especificando uma personagem em particular sacou?
 
eu entendi vc lipetavares.(felipe??)
mas acho que Tom falou sem saber à quem pertencia o broche...talvez ele simplesmente relacionou o broche a uma mulher,e como ali estavam antigos membros da realeza de Númenor...certamente seria uma bela rainha..intende?
e o broche seria tão lindo que bela seria quakquer senhora que o ussasse...
 
Muito provavelmeento o Tom sabia de quem era o broche.
Ele vivia ali desde sempre.
Só não nos é dito de quem é. =]
 
Só para constar:

Não é "Edains", e sim Edain, que já é plural (o singular é Adan).
 
E la vem o velho Tom Bombadil...Só espero nao começar aquela discussao toda de novo...
 
Eu acho que o Tom Bombadil conhecia mesmo quem usou aquele broche, e disse "Bela era aquela..." E deveria conhecer as outras pessoas que moravam pela redondeza, afinal de contas ele morava ali desde muito tempo atras.
E pelo que eu acho antes dos tumulos nao haviam ainda as criaturas tumulares, e o broche, e provavelmente de antes dos tumulos.
 
Provalmente Tom nem sabe o que está falando, e só mencionou a "senhora" para confundir os leitores. Maldito seja!
 
Lendo s abençoados Apêndices do SdA achei isto:
"Conta-se que os túmulos de Tyrn Gorthad, como eram antigamente chamadas as Colinas dos Túmulos, são muito antigos e muitos foram construídos nos dias do mundo antigo da Primeira Era pelos antepassados dos edain, antes que atravessassem as Montanhas Azuis chegando à região de Beleriand, da qual apenas sobrevive Lindon atualmente. Portanto essas colinas foram reverenciadas pelos dúnedain após seu retorno, e ali muitos de seus senhores e reis foram enterrados.
[Dizem alguns que o túmulo no qual o Portador do Anel foi aprisionado fora o túmulo do último príncipe de Cardolan, que pereceu na guerra de 1409.]"

Se o túmulo era do último príncipe de Cardolan, então o broche pode ter sido de algum parente dele. Infelizmente pouco, ou nada, é dito sobre ele, só podemos afirmar que o broche tinha relação com Cardolan.
Talvez seja de uma mulher dele, ou de uma filha, ou talvez de sua mãe.
 
Última edição:
Olha, pelo modo que ele falou, ele sabia de quem foi o broche.
Só seria legal saber quem era, mas acho que isso, como muitas outras coisas, não pode ser respondido.
E provavelmente era, como disse o Istimo (que nome enorme, meu Deus! E eu achando grande Naraqueisse) é de alguma mulher envolvida com o último príncipe de Cardolan. Ou poderia ser dele, nunca se sabe... Uhuhuh
Falando serio agora, é tão chato essas coisas irrespondíveis :tsc:
 
Se você tivesse lido O SDA por inteiro, teria reparado que Tom Bombadil é citado/lembrado também no Conselho de Elrond, na volta de Gandalf com os hobbits após a guerra do anel, e também antes da chegada dos portadores dos anéis a Eressea. :obiggraz:
 
Não a como separar o Tom de inúmeros fatos ocorridos na Terra-Média... Ele é uma das figuras chave, mas que é referída menos vezes, (talvez para manter o tom de mistério que tal criatura esconde, pora trás de suas "palhaçadas", e seu ar burlesco...) Uma forma de Tolkien conservar alguns misterios de Arda sem serem decifrados, (como ele mesmo alegou), éra justo atrvés de alguns personagens como este... Portanto a meu ver, a resposta para a pergunta inicial varía parcialmente conforme o gosto do leitor, mas eu suspeito que, sim, éra o tal artefato relacionado a alguma nobre ligada a Cardolan...
 
será q era só tom bombadil q podia ver Frodo invisivil?? os nazgul sentiam sua presença qnd invisivil! ..se existisse outra pessoa keria saber qm eh..eh uma grande dúvida!
 
será q era só tom bombadil q podia ver Frodo invisivil?? os nazgul sentiam sua presença qnd invisivil! ..se existisse outra pessoa keria saber qm eh..eh uma grande dúvida!

Tanto é assim que existe até uma teoria ridícula de que Tom Bombadil seria o Rei Bruxo de Angmar, em um momento de rebeldia à força do Anel... :blah:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo