• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Temas que influenciaram Tolkien

Kryshnack

I am more I
Estou criando este tópico para debater sobre qualque fato que tenha influenciado o Professor ( a não ser que o assunto que você quer postar já tenha um tópico especializado). Podem postar desde de livrod e obra que influenciaram Tolkien até eventos históricos. Bom, como criador do tópico, vou começar.
Vou começar por uma fato histórico que (na minha opinião) influenciou Tolkien.

Este seria a Primeira Guerra Mundial. Tolkien serviu nela como soldado, nela percebeu como o mundo inteiro está atraz de poder. Eu acho que um dos objetivos de Tolkien seria retratar uma realidade em SdA. Onde quase todo mundo é influenciado pelo poder (ou seja, O Anel) e farão qualquer coisa para tê-lo (exemplo, Sméagol que até matou seu amigo para tê-lo) Mas ao colocar Frodo no meio da história, Tolkien ensinou que é possível vencer essa ânsia de poder. Tolkien também mostrou que não precisa ter importância social e nem tamanho para mudar o mundo, basta ter força de vontade.
Todos nós sabemos que Tolkien começou escrevendo para seus filhos. Portanto, acho que queria ensiná-los como mundo é, e que, além disso, é possível vencê-la.

Bom, acho que este tópico pode gerar excelentes discussões sobre temas que o influenciaram...agora é com vocês!:uhum:
 
Estou criando este tópico para debater sobre qualque fato que tenha influenciado o Professor ( a não ser que o assunto que você quer postar já tenha um tópico especializado). Podem postar desde de livrod e obra que influenciaram Tolkien até eventos históricos. Bom, como criador do tópico, vou começar.
Vou começar por uma fato histórico que (na minha opinião) influenciou Tolkien.

Este seria a Primeira Guerra Mundial. Tolkien serviu nela como soldado, nela percebeu como o mundo inteiro está atraz de poder. Eu acho que um dos objetivos de Tolkien seria retratar uma realidade em SdA. Onde quase todo mundo é influenciado pelo poder (ou seja, O Anel) e farão qualquer coisa para tê-lo (exemplo, Sméagol que até matou seu amigo para tê-lo) Mas ao colocar Frodo no meio da história, Tolkien ensinou que é possível vencer essa ânsia de poder. Tolkien também mostrou que não precisa ter importância social e nem tamanho para mudar o mundo, basta ter força de vontade.
Todos nós sabemos que Tolkien começou escrevendo para seus filhos. Portanto, acho que queria ensiná-los como mundo é, e que, além disso, é possível vencê-la.

Bom, acho que este tópico pode gerar excelentes discussões sobre temas que o influenciaram...agora é com vocês!:uhum:


Você citou a Primeira Guerra Mundial, eu citaria a Segunda, viajando geral mas você não nota uma semelhança entre Mordor e a Alemanha nazista?
 
Você citou a Primeira Guerra Mundial, eu citaria a Segunda, viajando geral mas você não nota uma semelhança entre Mordor e a Alemanha nazista?

Noto sim uma leve semelhança (até escrevi sobre isso no tópico "Lugares da terra média e suas projeções no mundo atual". Mas citei a primeira Guerra Mundial porque Tolkien serviu nela como soldado (assim, teria acompanhado a guerra "mais de perto"), mesmo porquê Tolkien começou a escrever SdA antes da segunda guerra (creio eu). Portanto, acho que Tolkien foi mais influenciado pela primeira guerra do que pela segunda.:joy:
 
As duas guerras influenciaram Tolkien, ele passou por duas experiências bem diferentes em cada um delas e acho que estas experiencias contribuiram muito para o que esta relatado no Senhor dos Anéis.

Não vejo semelhança entre Mordor e os nazistas.
 
As duas guerras influenciaram Tolkien, ele passou por duas experiências bem diferentes em cada um delas e acho que estas experiencias contribuiram muito para o que esta relatado no Senhor dos Anéis.

Não vejo semelhança entre Mordor e os nazistas.

Mas a publicação de SdA aconteceu a 52 anos (se não me angano) isso mostra que Tolkien deve ter começado a obra antes da Segunda Guerra. Tá certo que, no meio do caminho, Tolkien pode ter acrecentado algumas coisas (devido a Segunda Guerra). Quando a Mordor, eu acho que ele se assemelha mais ao governo dos Eua. Boa colocação!:lily:
 
Sim , ele começou a esboçar a estória antes do começo da guerra, mas boa parte foi escrita durante. A segunda guerra terminou em 45 e o SdA foi publicado em 54. Vários capítulo foram enviados para o Christopher enquanto ele estava no front de batalha. A vida do Tolkien foi duramente transformada por causa da guerra.

Uma das razões para o Senhor dos Anéis ser em três volumes é porque a guerra tinha deixado o papel muito caro e ficaria inviável o livro sair em um volume único.
 
Sim , ele começou a esboçar a estória antes do começo da guerra, mas boa parte foi escrita durante. A segunda guerra terminou em 45 e o SdA foi publicado em 54. Vários capítulo foram enviados para o Christopher enquanto ele estava no front de batalha. A vida do Tolkien foi duramente transformada por causa da guerra.

Uma das razões para o Senhor dos Anéis ser em três volumes é porque a guerra tinha deixado o papel muito caro e ficaria inviável o livro sair em um volume único.

Curioso..:cool:
 
Eu acho muito parecido as histórias das guerras com os fatos de O Senhor do Anéis vejam:

Sauron é derrotado pela última aliança x Império Alemão derrotado pela aliança de vários países(Inglaterra, França, EUA)

Sauron retoma seu poder com o passar dos milênios na terceira era e declara guerra aos povos livres x Alemanha retoma seu poder bélico e declara guerra a Europa, aliados derrotam Hitler(Sauron?).
 
Não acho que foi nesse ponto que as guerras influenciaram o Senhor dos Anéis. Guerras são sempre parecidas.

Acho que foi algo mais pessoal, foi o que Tolkien sentiu passando pela experiência.
 
Também acho. As guerras de SdA são realmente parecidas com as Grandes Guerras:joinha: Mas acho que o que mais influenciou Tolkien foi a experiência (por isso acho que ele foi mais influenciado pela primeira, pois nela, ele participou como soldado). Provavelmente (já que ele escreveu a história para seus filhos), ele queria "ensiná-los"a não fazer guerras.:cool:
 
Eu acho que o que influenciou Tolkien foram aspectos que podem ser encarados como ameaça a humanidade de uma forma geral: as guerras, sim, naturalmente, mas muito mais o desmatamento, (a raiva dos orcs pelas árvores), e a decadência da produção industrial, (as armas e armaduras dos orcs e uruks,todas semelhantes,como um padrão, mas horrendas), e a cega ambição pelo poder, as ideologias perniciosas como o nazismo, comunismo, e ditaduras afins, foram, à meu ver, apenas mais um tempero a engrossar o caldeirão...
 
Muito bem:joinha: Não tinha pensado nisso.. isso mostra ainda mais a genialidade do Professor. Com certeza, na época dele, o desmatamente não era um GRANDE problema. Mas Tolkien sabia que seria décadas pra frente. Usou isso de forma genial em sua obra-prima "O Senhor dos Anéis". Tolkien realmente tinha uma mente muito avançada.:joy:
 
Como Gondor se encaixaria nisso, eu quero disser, em q Tolkien deve ter se inspirado para criar o magnífico Reino de Gondor?

Bem, isto é realmente uma pergunta complexa, mas eu acho que se os elfos seríam um "paraíso" (ou quase), e Mordor um "inferno", Gondor e os outros homens seríam os ideais mais nobres e justos que a humanidade conseguiu desenvolver até hoje, (e a esperança de fazer triunfar o "certo", em um mundo hostil e caótico), ou seja, representando o que a humanidade ainda tería de bom, mostrando que o bem pode triunfar nas pessoas, se persistírem na justiça. Neste ponto Gondor sería como uma guardiã dos bons valores, enquanto outras nações já teríam cedido as ambições, ou estaríam em dúvida, lentamente se distanciando de tais valores. Gondor são os nossos melhores ideais, e esperanças, na visão tolkeniana... A própia idéia de civilização contra o caos/barbárie...
 
Concordo plenamente. Gondor, no caso, "carregaria nas costas" a maioria dos outros povos da TM. Representa a valentia e honra que existem nos homens, e que, resistem a muitos ataques, representa, como Lobo Nobre disse, como os homens deveriam ser (e, a maioria, não é).:roll:
 
Quem sabe se existisse no mundo um Reino como Gondor se nós n viveríamos num lugar melhor, pois em Gondor n existe males como miséria e fome e como se diz: ''em Gondor as crianças bricam com pedras preciosas como se fossem pedregulhos''.
 
Sim, como você disse, infelizmente esta é uma realidade... Mas mudando um pouco (se me permitirem), o direcionamento do nosso debate, uma outra fonte muito considerável de inspiração para Tolkien, agora com relação aos personagens principais, veio de diversos personagens reais da história, desde a antiguidade até o século XX... Quais figuras famosas, (e reais), o genial Tolkien tería se inspirado para o desenvolvimento de tais figuras... ? Muitos reis guerreiros, (como a morte de Théoden, por exemplo, tem uma semelhança assaz curiosa com a morte real do heróico rei Theodoric, dos visigodos, na batalha dos Campos Cataláunicos, (também chamados de Campi catalaunici em latim, ou Chalons-sur-Marne, em francês), na qual este rei morre no comando da sua cavalaria, vencendo a batalha contra as hordas de Átila, junto com seus aliados Aécio, (Aecius), um romano, e Meroveu, outro lendárioa rei, só que dos francos, (criador da Dinastia dos Merovíngios). Eu suspeito que Carlos Magno, e tantos outros também devem tê-lo motivado na confecção dos protagonistas de seu "legendarium"...
 
Acho q ele se inspirou em Frederico Barba-ruiva imperador do primeiro império alemão na idade-média ele retomou a glória de um Império q estava decaindo lentamente, no caso Aragorn reclamando o trono de Gondor e devolvendo a sua glória!
 
Concordo. Muito bem lembrado... Um dos maiores imperadores do Sacro Império Romano Germânico, que englobava a Alemanha e mais alguns países & regiões, (na verdade ele também foi um dos últimos grandes imperadores da Alemanha medieval, sendo o último seu neto Frederico II da Sicília & Germânia, que conseguíu igualá-lo, ainda que brevemente). Após estes dois, só com o fim da idade média que surgiríam outros a altura na Europa Central, para reconduzír o império a uma liderança eficaz...
 
Não consigo ver esta relação de grande imperadores com a mitologia de Tolkien. Nunca li alguma vez Tolkien comentar sobre este assunto. Suas maiores influencias foram a Igreja, a Linguistica, os Contos de Fada e sua experiência de vida (aqui entraria a guerra). Mas acho que ele nunca estudou a fundo grandes imperadores ou a História fora do âmbito linguistico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo