• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Muitos britânicos mentem ao dizer que leram "O Senhor dos Anéis"

Pandatur

Usuário
livros.jpg

Segundo uma pesquisa realizada pelo "Museums, Libraries and Archives Council" com 4.000 pessoas, um terço dos adultos britânicos mentiram ao dizer que já leram determinado livro, para parecerem mais inteligentes. 40% das pessoas mentem dizendo que já leram um livro, para poderem "entrar na conversa". Um a cada dez homens mentem para impressionar o sexo oposto. Mais de 50% dos jovens entre 19 e 21 anos mentem sobre os livros que já leram. E O Senhor dos Anéis é o livro que mais entra na onda de mentiras.
Leia mais...
 
E como será que eles constatam se a pessoa está mentindo ou não? Provavelmente perguntando fatos importantes do livro, não?
Mas no caso de Senhor do Anéis, ou ainda Harry Potter, vendo os filmes as pessoas são capazes de falar a maioria das coisas que acontecem(principalmente com Harry Potter e a Pedra Filosofal, que é praticamente inteiro fiel ao livro).

De qualquer forma, bem interessante. Por ser um país desenvolvido e tal, as pessoas devem se sentir pressionadas a terem esse tipo de cultura, principalmente com os autores nacionais.
Aqui se fizessem a mesma coisa, será que o resultado seria o mesmo?
 
Ao que eu entendi, a pesquisa foi feita de forma a fazer com que as pessoas contassem mesmo se mentem ou não. Além disso, um "quiz" sobre algum livro foi feito, pra saber se a pessoa realmente leu ou não (esqueci de colocar isso na notícia :dente: ).
 
Interessante. E acho que isso não é comum só com britânicos e livros. Muitas pessoas durante uma conversa em que alguém pergunta 'Mas então aquela banda X lançou um novo álbum. Você conhece, né??', mentem para não parecer que são incultas. Besteira, na minha opinião.
Já que acham que não ler O Senhor dos Anéis ou conhecer qualquer outro livro/coisa é passar por vergonha, por que não aproveitam esse pensamento para aprofundar seus conhecimentos de fato? Muito melhor, não? :D
 
Isto se chama Natureza Humana, sempre querendo aparecer.
Se esta pesquisa fosse feita no Brasil, somente relacionado ao Senhor dos Anéis, infelizmente a esmagadora maioria iria virar para o pesquisador e perguntar: "Tolkien, quem?".

Poucos Brasileiros tem esse desejo de leitura, e os que não tem geralmente olham para nós, que temos, com olhar de censura. Duvida? Pergunta só para a Ireth, ela vai confirmar.
 
Os brasileiros podem até não saber quem é Tolkien, mas a grande maioria hoje em dia sabe o que é SdA.
 
Os brasileiros podem até não saber quem é Tolkien, mas a grande maioria hoje em dia sabe o que é SdA.

Só que eles não conhecem O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, a maioria conhece O Senhor dos Anéis de Peter Jackson e New Line Cinema, o que é uma perda para estas pessoas.

Se Tolkien pode ser O Escritor da Inglaterra, o mesmo deveria ser perguntado para nós. Quem é o nosso Escritor? Poucos brasileiros sabem quem foram Brás Cubas, Helena, Sertões, Macunaíma, e tantos outros brasileiros. É uma pena que tão poucos os conhecem.
 
Ah, eu nunca gostei de Macunaíma. :lol:

No começo tem que insistir um pouco no livro, mas depois que você entende mais a história você percebe o quanto Macunaíma é divertido.

E com certeza se fizessem uma pesquisa dessas aqui no Brasil mostraria que muita gente mente dizendo que leu algum livro, não só SDA mas livros em geral. As pessoas tem essa tendência de mentir pra não ficar por fora.
 
Ah, eu nunca gostei de Macunaíma. :lol:

idem, e digo com verdade que não li esse livro inteiro e não acho vergonhoso assumir que não li determinadas obras consideradas clássicas(até pq algumas são chatas e difíceis de entender).
 
Última edição:
Macunaíma é um bom exemplo de um filme péssimo inspirado em um livro tido como bom (não vou mentir:nunca li...XD)
Pelo menos nesse caso, mais pessoas conhecem o livro do que o filme,o que é uma dádiva...hehehe
 
idem, e digo com verdade que não li esse livro inteiro e não acho vergonhoso assumir que não li determinadas obras consideradas clássicas(até pq algumas são chatas e difíceis de entender).

Com certeza alguns clássicos são bem chatos mesmo, nunca se pode agradar todo mundo, mas Macunaíma eu achei bem divertido, com alguma sacadas bacanas e bem engraçado.Talvez não passe disso, um livro divertido...
 
idem, e digo com verdade que não li esse livro inteiro e não acho vergonhoso assumir que não li determinadas obras consideradas clássicas(até pq algumas são chatas e difíceis de entender).

Concordo, até porque, além de algumas serem chatas (embora também não seja fácil concordar sobre o que é chato e o que não é), duvido que seja possível encontrar alguém que já leu tudo o que é considerado clássico. Alguma coisa sempre fica de fora.

Sobre essa lista, o que mais me chamou a atenção foi o sexto lugar do Harry Potter. Concordo que seja uma obra legal (que eu, pessoalmente, adoro!:D), mas nunca achei que fosse um livro que trouxesse qualquer tipo de status. Parece que eu estava enganada.
 
Essa pesquisa mostra o valor que os livros de Tolkien têm por lá.

Vai fazer algo assim aqui no Brasil pra ver: é bem capaz que alguns que já leram SdA mintam por aí que nunca leram, só porque a maioria acha que fantasia é besteirinha de criança.
 
é um resultado de que não me admiro. tenho a certeza que em outros paises, para alem do reino unido, o resultado é igual. apenas os livros seriam diferentes
 
Essa pesquisa mostra o valor que os livros de Tolkien têm por lá.

Vai fazer algo assim aqui no Brasil pra ver: é bem capaz que alguns que já leram SdA mintam por aí que nunca leram, só porque a maioria acha que fantasia é besteirinha de criança.

Pode ser mesmo. Mas eu acho que quem mais sofreria com esse tipo de preconceito seria Harry Potter, que também está nessa lista. (Não é à toa, por exemplo, que os originais são lançados com duas capas: uma mais adulta e outra mais infantil.) Senhor dos Anéis, por sua vez, tem a vantagem de ser um livro mais denso, e a temática não é adolescente como a de HP.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo