• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Patriotismo

"Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à http://pt.wikipedia.org/wiki/Pátriapátria.
Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, podemos identificar um patriota.
Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo, porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas."



Enfim, o que acham a respeito do patríotismo? Essêncial ou fanátismo?
 
Eu nao acho que o Patriotismo seja fanatismo, o patriota apenas manifesta amor pela Bandeira, Hino, seus representantes essas coisas assim.
O nacionalismo eu acho que está mais para esse lado de fanatismo, já que defende os interesses da naçao e essas coisas. Sei lá essas coisas sempre me confundem:obiggraz:
E eu tambem nem sou patriota:blah:
 
É complicado eu expor minha opiniao sobre o assunto, pois um blogueiro de nome Alex Castro já escreveu tudo o que eu penso sobre o assunto.
Enfim, eu abomino o patriotismo e não amo nenhum país mais do que o outro.
 
Eu sou Patriota, por mais q a situação do Brasil esteja ruim eu amo esse lugar.

Sempre me emocionei com o Hino, sei lá, não tem como explicar...
 
Putz... sou patriota!! Mas com um grande senso crítico!!

Não tenho aquele patriotismo cego de quem diz que o seu país é o melhor e que os outros se explodam... não é assim que funciona!

Acho que ser patriota é ter um profundo amor pelo seu país apesar de todos os problemas que ele possa ter!!

E tipo... eu posso falar mal.. e vcs podem falar mal!! Mas se vem um americano ou alguém de qualquer outro país falar mal do MEU país... aí vai ter!! Pode esperar uma bela briga!! :mrgreen:

Enfim... amo o Brasil!! Tenho orgulho de ser brasileira apesar de todos os problemas que esse país tem... me emociono com o hino nacional, com o hino da bandeira, e com o hino da independência... acho o português falado no Brasil o mais lindo de todos e acho a língua portuguesa a mais linda de todas... amo a nossa cultura mas detesto a nossa história... e acredito que esse país ainda tem jeito... :grinlove:

Enfim... :obiggraz:
 
De história eu ainda acho a nossa muito tranquila se comparada com mtos países de primeiro mundo.

Vana disse:
E tipo... eu posso falar mal.. e vcs podem falar mal!! Mas se vem um americano ou alguém de qualquer outro país falar mal do MEU país... aí vai ter!! Pode esperar uma bela briga!!

Um dia fiquei oras a fio discutindo com o meu tio q mora nos Euas a 6 anos sobre os problemas daqui e de lá. Teve uma hora q me enfureci e falei " vc diz isso pq aqui vc não conseguia emprego pq era vagabundo, agora ta todo cheio de si". Até hoje agente ri com essa história :lol:
 
Eu acho que tanto um como o outro têm relação com o fanatismo. E naõ deixam de ser sinônimos, mudando apenas o prefixo (um ligando-se à Pátria, o outro à Nação).
Patriostismo é amor à Pátria e Nacionalismo é a preferência pelo que é próprio da nação, tendo associação até mesmo ao racismo, sentimento de pertencer ao grupo por ligações culturais, lingüísticas, etc.
Eu torço pelo Brasil, afinal é o país em que eu nasci, é onde acompanho esportes, tragédias, etc., mas isso não interfere na minha visão da realidade.
 
Putz... sou patriota!! Mas com um grande senso crítico!!

Não tenho aquele patriotismo cego de quem diz que o seu país é o melhor e que os outros se explodam... não é assim que funciona!

Acho que ser patriota é ter um profundo amor pelo seu país apesar de todos os problemas que ele possa ter!!

E tipo... eu posso falar mal.. e vcs podem falar mal!! Mas se vem um americano ou alguém de qualquer outro país falar mal do MEU país... aí vai ter!! Pode esperar uma bela briga!! :mrgreen:

Enfim... amo o Brasil!! Tenho orgulho de ser brasileira apesar de todos os problemas que esse país tem... me emociono com o hino nacional, com o hino da bandeira, e com o hino da independência... acho o português falado no Brasil o mais lindo de todos e acho a língua portuguesa a mais linda de todas... amo a nossa cultura mas detesto a nossa história... e acredito que esse país ainda tem jeito... :grinlove:

Enfim... :obiggraz:

IDEM. Em tudo que vc escreveu.

E eu tbm me emociono com o hino em certas situações.:oops:
 
Eu sou patriota sim.

Já li o que o tal Alex Castro escreveu, e concordo em partes. Em partes, por que ele caracteriza um patriotismo burro, o que, sem dúvida, existe aos montes por aí. Engano é achar que o patriotismo só configura-se no estereótipo que ele apresenta.

Possuir um mínimo de patriotismo é essencial para se ter a pretensão de melhorar o país onde você vive. Não acho que seja possível tentar tornar sua nação melhor sem amá-la em algum nível. E acho que não tentar tornar sua nação melhor é um erro.

No mais, idem ao que a Vana escreveu acima.
 
Eu sou patriota sim.

Já li o que o tal Alex Castro escreveu, e concordo em partes. Em partes, por que ele caracteriza um patriotismo burro, o que, sem dúvida, existe aos montes por aí. Engano é achar que o patriotismo só configura-se no estereótipo que ele apresenta.

Possuir um mínimo de patriotismo é essencial para se ter a pretensão de melhorar o país onde você vive. Não acho que seja possível tentar tornar sua nação melhor sem amá-la em algum nível. E acho que não tentar tornar sua nação melhor é um erro.

No mais, idem ao que a Vana escreveu acima.

Você prefere apenas melhorar o país onde você nasceu? Quer dizer que se você estiver em outro país estará pouco se fudendo?
Eu penso em melhorar o local onde estou, independente se nasci nele ou não. E isso já é o suficiente não apenas para melhorar a minha nação, mas o mundo. A minha parte estarei fazendo.
 
Eu acho que o Jedan tá falando num contexto mais macro. Não adianta você pensar só no seu país e esquecer dos problemas do mundo, não só por questões morais mas porque a coisa acaba chegando no seu país de qualquer forma (EUA).
 
Sei lá, meu patriotismo não é muito forte. Acho que as pessoas se dividirem em países, raças, etnias ou grupos é algo estúpido, porquê afinal de contas a gente é tudo a mesma coisa. Embora cada país tenha sua cultura e tudo o mais, acho que as pessoas fazerem questão de criar limites entre si é algo burro, que só prejudica o desenvolvimento da sociedade como um todo. Embora eu creia que os limites territoriais e governos próprios, de cada território, deva existir, e não tenha nada contra uma estrutura política para cada país, acho que a questão que as pessoas fazem hoje em dia de não "se misturarem" é que é o problema.

Mas é meio difícil pra mim criticar os patriotas, porquê da mesma maneira que eu acho que as pessoas deveriam viver como uma "comunidade global", simplificando a coisa toda, também creio que, como a Terra pertence a todos que vivem nela, se alguém quiser poderia pegar para si um pedaço de terra e fundar um Estado para abrigar pessoas culturalmente ou etnicamente parecida com ela, como aconteceu antigamente, quando os homens primitivos formaram suas tribos e dessas tribos originaram-se as cidades, países e tal e coisa.
 
Eu acho que o patriotismo excessivo é fanatismo. Não sou patriota, mas isso não quer dizer que não me importo com o Brasil, quer dizer que eu não acho o Brasil muito melhor que outros países.
Sinto-me ofendida se algum estrangeiro falar mal do Brasil (parecido com Vanagristiel), porque, de certa forma, está falando mal de mim também, embora indiretamente.
O Brasil tem o lado negativo e o positivo, procuro olhar mais o positivo, mas é inevitável e impensável esquecer o negativo.
 
Concordo que Patriotismo excessivo é fanaticismo. Eu pessoalmente não sou Patriota de nenhum país, acho que todos tem seus fortes e seus fracos. Mas eu acho inevitável se sentir ofendido quando alguém fala mal do país onde você nasceu, ou mora.
 
Eu me emociono com o hino, não por ser patriota. Mas porque é uma música bonita, e é um dos mais bonits hinos. Sinto orgulho nesse ponto, mas em poucos outros.
Não vejo muita razão no patriotismo. Esquisito idolatrar a pátria, e é até relativo. Idolatrar o que? Os recursos naturais, o povo, os representantes, a cultura? Por qual motivo exatamente? Meio estranho pra mim.
 
Patriotismo é amor à pátria, definido por dicionário inclusive. Qualquer variação disso não é patriotismo, é algo além - ou aquém. Ou seja, patriotismo NÃO é fanatismo, patriotismo NÃO é desgostar de outros países ou culturas. É ter amor pelas suas origens, povo, cultura.

Eu sou mestiço, descendente de brasileiro e japonês. Não posso ser considerado um grande patriota, mas claro que um mínimo de patriotismo eu tenho. Tbm me interesso, gosto e tenho laços com o Japão e sua cultura, por isso sou um pouco patriota em relação ao Japão tbm.

Agora, como eu disse, qualquer variação disso não é patriotismo, é outra coisa. Aliás, minha relação com o Japão mal pode ser classificada como "patriotismo", ela é mais uma variação dessas que eu estou dizendo, já que "Pátria" é seu país de origem, onde nasceu.
 
Última edição:
Eu amo este país.

E odeio a maioria dos nossos governantes.

Odeio apatia e bitolação da maioria das pessoas deste país.

Odeio nossa maior rede de televisão.

Odeio a hipocrisia que permeia as pessoas deste país.

Odeio as circunstâncias que levaram à criação deste país.

Não gosto do passado deste país.

Temo pelo futuro deste país.

Etc.


Mas sim, eu amo este país. É sério.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo