• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eras modernas e atuais

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal,

Ouvi falar que Tolkien diz que estamos na sétima ou oitava era. Isso é verdade? Alguém poderia postar o escrito onde ele diz isso?

Gostaria de discutir também o que marcou a transição da quarta para quinta era, da quinta para a sexta e etc. E saber quantos anos se passaram desde o início da quarta era até os nossos tempos atuais.

É isso.
 
Poxa, eu NUNCA ouvi falar disso tudo. Mas bem, tudo é possível. Estou curiosa. Vamos, povo da Valinor, enlighten me :grinlove:
 
Mas Haran, esse livro é algo mais "oficial" ou são aquelas análises esdrúxulas que um monte de gente lança? Ah, e que inclusive contrariam muito do que é dito por Tolkien...
 
Sempre pensei que estivéssemos na Quarta Era ainda.
Talvez haja alguma citação nas Cartas.
 
Em sua carta 211, Tolkien escreveu sobre quanto tempo atrás Barad-Dur caiu: "Eu imagino este lapso entre 6000 anos: quer dizer que nós estaríamos no fim da Quinta Era, se as Eras tivesse a mesma duração da Segunda e Terceira. Mas elas foram, eu imagino, mais rápidas; e eu imagino que atualmente nós estaríamos no fim da Sexta Era, ou na Sétima".

Por pura convenção acredita-se que estamos na Sétima, e que o grande evento que nos fez mudar da Sexta para a Sétima foi o Nascimento de Cristo.

Tem tudo isso explicadinho naquele Calendário que eu coloquei alguns dias atrás.
 
Em sua carta 211, Tolkien escreveu sobre quanto tempo atrás Barad-Dur caiu: "Eu imagino este lapso entre 6000 anos: quer dizer que nós estaríamos no fim da Quinta Era, se as Eras tivesse a mesma duração da Segunda e Terceira. Mas elas foram, eu imagino, mais rápidas; e eu imagino que atualmente nós estaríamos no fim da Sexta Era, ou na Sétima".

Por pura convenção acredita-se que estamos na Sétima, e que o grande evento que nos fez mudar da Sexta para a Sétima foi o Nascimento de Cristo.

Então...mas para precisar isso não teriamos que achar no minimo mas dois grande eventos (da quinta para sexta era)???
 
Obrigado, Istimo!

Eu acho que da Quarta para Quinta Era ocorreu algum evento desconhecido que fez desaparecer todo o povo de Gondor, Rohan, os anões e etc. Foi a queda do mundo tolkienriano para o mundo comum, quando os elfos e ainur foram esquecidos ou viraram apenas uma lenda. Claro, o desaparecimento de tudo isso foi gradual e tal, mas pode ter acontecido algum evento importante: alguma batalha, pestilência, fenômeno natural, etc.

Eu colocaria como eventos importantes o nascimento de Cristo e a Revolução Industrial, marcando os eventos da Quinta para a Sexta Era e da Sexta para Sétima Era. Conjecturas, claro. Gostaria de colocar algo a respeito do Império Romano (Júlio César, queda, etc) e da Segunda Guerra, mas creio Cristo e a Revolução Industrial são mais importantes.

6 mil anos. Hum, isso dá uns 4000 a.C. Vou procurar a respeito dessa época.
 
Obrigado, Istimo!

Eu acho que da Quarta para Quinta Era ocorreu algum evento desconhecido que fez desaparecer todo o povo de Gondor, Rohan, os anões e etc. Foi a queda do mundo tolkienriano para o mundo comum, quando os elfos e ainur foram esquecidos ou viraram apenas uma lenda. Claro, o desaparecimento de tudo isso foi gradual e tal, mas pode ter acontecido algum evento importante: alguma batalha, pestilência, fenômeno natural, etc.

Eu colocaria como eventos importantes o nascimento de Cristo e a Revolução Industrial, marcando os eventos da Quinta para a Sexta Era e da Sexta para Sétima Era. Conjecturas, claro. Gostaria de colocar algo a respeito do Império Romano (Júlio César, queda, etc) e da Segunda Guerra, mas creio Cristo e a Revolução Industrial são mais importantes.

6 mil anos. Hum, isso dá uns 4000 a.C. Vou procurar a respeito dessa época.
Acho que o povo de Gondor e Rohan não desapareceram. Foram evoluindo. Se esquecendo do passado a medida que o tempo foi passando.
 
Acho que o povo de Gondor e Rohan não desapareceram. Foram evoluindo. Se esquecendo do passado a medida que o tempo foi passando.

Precisamente... na realidade, eu estaca fazendo umas pesquisas históricas sobre a minha árvore genealógica e descobrir que eu sou tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
neta da Éowyn e do Faramir!!
 
Precisamente... na realidade, eu estaca fazendo umas pesquisas históricas sobre a minha árvore genealógica e descobrir que eu sou tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-tátara-
neta da Éowyn e do Faramir!!
:blah:
 
Acho que o povo de Gondor e Rohan não desapareceram. Foram evoluindo. Se esquecendo do passado a medida que o tempo foi passando.

Não sei onde li, mas os caras de Gondor seriam antecedentes dos hebreus. Mas gosto de pensar que houve sim uma tragédia, é impossível não termos nenhum registro (seja escrito ou arqueológico) de uma cidade como Minas Tirith.
 
será q depois de tai guerras mundiais q sofremos nós mudamos de era?? e athe vamos mudar..depois q o mundo vira um a baderna! aseuaseas
acredito q estamos! ...
 
será q depois de tai guerras mundiais q sofremos nós mudamos de era?? e athe vamos mudar..depois q o mundo vira um a baderna! aseuaseas
acredito q estamos! ...

Então estamos vivendo o final de uma Era.
Além da revolução industrial, será que a primeira guerra mundial poderia ter marcado o inicio de outra Era? :think:
De fato deve ser algo que represente uma grande mudança.
 
Em sua carta 211, Tolkien escreveu sobre quanto tempo atrás Barad-Dur caiu: "Eu imagino este lapso entre 6000 anos: quer dizer que nós estaríamos no fim da Quinta Era, se as Eras tivesse a mesma duração da Segunda e Terceira. Mas elas foram, eu imagino, mais rápidas; e eu imagino que atualmente nós estaríamos no fim da Sexta Era, ou na Sétima".

Mas, afinal, há uma especificidade de tempo na transição das Eras? Sei que se realizam através de séculos, que é como está escrito no Senhor dos Anéis.
 
Não, as eras são mudadas quando ocorre algo realmente importante.

Concordo. Por mim, mudamos de era com a Revolução Industrial. Tudo mudou, logo depois vieram as grandes guerras e a explosão de Comunicações. Por mim estamos em uma Era nova.

Não sei onde li, mas os caras de Gondor seriam antecedentes dos hebreus. Mas gosto de pensar que houve sim uma tragédia, é impossível não termos nenhum registro (seja escrito ou arqueológico) de uma cidade como Minas Tirith.
Eu acho que da Quarta para Quinta Era ocorreu algum evento desconhecido que fez desaparecer todo o povo de Gondor, Rohan, os anões e etc.

Acho mais provável que teve uma Guerra cataclísmica entre os Homens do Oeste e os Anões. A razão pela esta guerra possivelmente nem é importante, Humanos são capazes de ir pra guerra por qualquer razão. Após várias batalhas, os Homens ganham, destroem a civilização dos Anões, e qualquer registro deles é destruído. Mas é claro, eles continuam como lendas passadas pelas gerações.

Os Homens continuaram evoluindo e expandindo suas regiões, até um fenômeno natural devastador lançou eles de volta a pequenas concentrações de pessoas, como tribos. Alguns desses foram crescendo e evoluindo, como os Egípcios (os antigos Haradrim).

Agora os Elfos não tenho a mínima idéia. Talvez eles ofenderam Eru do mesmo jeito do que os Numenoreanos, quando foram enganados por Sauron. Como sabem, Eru foi lá e afundou a ilha de Númenor. Talvez algo similar aconteceu com os Elfos.

Os Hobbits, por mim, foram se assimilando às civilizações dos Homens, lentamente ficando mais altos e parecidos aos homens, até sua antiga raça desaparecer, e virar Lenda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo