• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mudança de Regras

Deriel

Administrador
Eu estava pensando aqui com meus botões. Já jogamos de tudo um pouco: d20, storyteller, coda e outros menos prováveis. Em geral o sistema em si funciona muito bem até...

... que decidimos que não funciona e importamos regras de um ou outro sistema. Vira uma mixórdia, uma bagunça e nada mais dá certo. Sem críticas ao meu mestre fizemos uma expriência jogando SdA com d20 bem modificado nas regras incluindo entre outras, redução de dano. Resultado: meu clérigo ficou um inútil mas que não era acertado.

Por isso que eu acho que essa história de mudar as regras ou se faz com muita, muita parcimônia ou simplesmente não se faz. Eu pessoalmente não uso no D&D nada que não seja da Wizards por medo de quebrar o equilíbrio delicado que ele possui.

Minha opinião é: quer jogar, opte por um sistema (qualquer um) e siga nele sob a pena de torná-lo totalmente desequilibrado e sem graça.
 
A mudança de regras existe no meu grupo só quando acontece alguma coisa realmente absurda em uma cena e para não atrapalhar o andamento ou algum acontecimento muito foda. Maaaaasss... essa mudança nunca é permanente. São só excessões que eu faço ao longo do jogo, para incentivar o pessoal a fazer coisas legais. =]
 
Eu acho extremamente importante usar House Rules, contanto que se fundamentem no sistema em questão, sem arriscar misturebas envolvendo outros sistemas.

No meu grupo, realizamos algumas alterações em algumas regras, mas tudo dentro da lógica D20, e sempre consultando o máximo de material disponível.
Até hoje, nunca tivemos muitos problemas em relação a isso, principalmente por que sempe buscamos informações nas montoeiras de suplementos e fazemos testes em algumas sessões.

Por exemplo, o Complete Divine possui alternativas legais para a expulsão do Clérigo, como o lance de você dar d6 no dano, ao invés de expulsar DVs. Resolvemos testar a coisa, e ficou legal, então o grupo aderiu.

Usamos também regras diferenciadas para called shots e massive damage que o grupo aprovou, e assim a coisa anda. Inclusive, eu até preferia jogar com o sistema de PVs do Star Wars D20, mas o restanto do grupo não gostou muito, então deixamos de lado.
 
Pra falar a verdade eu nao jogo D&D a uns 3 anos devido a minha opção pelo LOR Coda, mas principalmente depois das mudanças q fiz no sistema.

Básicamente o jogo ainda mantem o sistema atual pra quase tudo, menos pra combate que tornei a coisa mais séria. Os motivos foram simplesmente 2.

Incentivar o uso abusivo de interpretação e a quebra sucessiva de Xp devido a combates, o que mtos sistemas de Rpg utilizavam

O segundo é pra mostrar que se entrar num combate está realmente botando a vida do personagem em risco, independente do adversário, pois msmo assim vc tem uma chance de morrer.
 
Tudo bem, depois de certo tempo vc pode até cansar de jogar a mesma coisa, a mesma mecânica. Variar é bom. Mas para mudar as regras do sistema, por experiência própria (minha e de meu grupo), mudar regras dá mto trabalho. Tem que tudo ser feito com calma, cuidado e paciência para não desequilibrar e bagunçar tudo.

Uma idéia é vc pegar outros jogos D20, por exemplo e tentar importar uma ou mais regra ou outros elementos, mas tomando cuidado com as adaptações. Não basta dizer é a mesma regra do YXZ d20, se essa regra é voltada apenas para esse livro.

Atualmente estou tentando importar regras de outros d20 sim, mas vai demorar mto tempo e alguns playtests para "oficializar" na mesa. No meu caso, estou tentando dar a opção dos personagens pegarem poderes especiais, tipo super poderes, como no Mutants & Masterminds. Mas não quero que seja apenas um jogo de Supers (como é o caso de M&M), quero que os jogadores tenham opção de escolher livremente, podendo ter um grupo com um guerreiro, um mago e um Super-Alguma-Coisa, sem que fique desequilibrado, oq nesse caso é bem difícil. Mas não custa nada tentar (e torturar jogadores no processo "teste", Huahuahuahuahua).


:P
 
Eu sempre tive dificuldade em mudar regras de D20, o sistema é mto fechado e mto complicado de se modificar.

Já o CODA nao, ele é bem mais solto e facil de modificar...
 
Eu já acho o contrario. Em comparação há vários outros sistemas, acho o d20 bem maleável, principalmente com tanto livro d20 diferente que tem. o CODA tb é simples de modificador. É um sistema até interessante, mas é uma pena que não tenha ido bem de publico. Um de seus problemas é a vitalidade... um simples Orc demora a ser derrubado, a não ser que vc um personagem realmente para dar mto ataque e dano. Uma das coisas que mais gostei nele foi o sistema de magia. Essa regra eu ainda vou tentar importar para o D20, embora obviamente é necessario modificações/adaptações.
 
O d20 é o sistema mais maleável do universo. Eu tô desenvolvendo um projeto pra quem prefere uma abordagem mais realista nos jogos, pra que não precise se sujeitar a sistemas mancos e capengas que tem por aí...
 
Eu já acho o contrario. Em comparação há vários outros sistemas, acho o d20 bem maleável, principalmente com tanto livro d20 diferente que tem. o CODA tb é simples de modificador. É um sistema até interessante, mas é uma pena que não tenha ido bem de publico. Um de seus problemas é a vitalidade... um simples Orc demora a ser derrubado, a não ser que vc um personagem realmente para dar mto ataque e dano. Uma das coisas que mais gostei nele foi o sistema de magia. Essa regra eu ainda vou tentar importar para o D20, embora obviamente é necessario modificações/adaptações.

por isso q uso o sistema de mira, evita isso tudo.

E o CODA da um dano relativamente alto comparado com a vitalidade. Com um guerreiro eu dou 26 de dano com espada obra prima.

2d6+ 3(força) +1(forte) +6(obra prima) +4 (duas mãos)= 26

Quase 3 niveis de vitalidade do orc...
 
O d20 é o sistema mais maleável do universo. Eu tô desenvolvendo um projeto pra quem prefere uma abordagem mais realista nos jogos, pra que não precise se sujeitar a sistemas mancos e capengas que tem por aí...

XD
:D

Pow Tio Sky (XDbinkadeiraXD), quando puder, libera um preview ae!!
 
Basicamente eu vou abolir os conceitos de alinhamento, progressão de nível e AC e vou inserir grupos de skills, called shots, defesa e redução de dano...
 
Não querendo puxar o saco do sistema, mas já puxando, eu gostei mto do sistema do Mutants & Masterminds, principalmente o 2ª Edição. Um jogo D20 sem o sistema de nível que conhecemos (tem um diferente) e sem XP de combate! Só axei mto estranho a falta de PV... ainda que há regras opcionais para botar PV normal...

E com isso uma boa notícia: Com a recém adquirida licensa para publicar livros da Green Ronin, a Jambô vai publicar o Mutants & Masterminds no segundo sementre desse ano, caso nada dê errado!!!!!!
Viva jambô!!!!!!

XDXDXDXDXDXDXDXD
 
É da Green Ronin.. a Jambô pode lançar, etc.

É legalzim, mas sou 10000 vezes o D&D e o Arcana Unearthed/Evolved antes... a evolução de personagem é ridículamente ridícula.
 
Eu sempre confundo, o Arcana Unearthed é do Cook, né??
Se é esse, sim e ele mto bom. A devir IA lançar esse, mas acho com toda essa confusão, nem sei mais quem vai lançar... desde que lançem, po mim, á bom. Segundo que eu me lembro a regra de Magias do AU é mto boa. Mais uma das regras adicionadas a minha "lista de regras a serem addicionadas ao sistema variante d20" XD

Quanto mais produtos d20 melhor!
 
O Arcana Unearthed é do Monte Cook sim. Mas já saiu de linha. O negócio agora é o Arcana Evolved.

O sistema de magias do AU/AE não é muito bom não. Ele é simplesmente o sistema de magia mais perfeito possível (leia-se simples, divertido, equilibrado e muito foda) pra um ambiente de fantasia.
 
Na minha pequena opinião...

Já jogamos de tudo um pouco: d20, storyteller, coda...

?

Tem noção que seria melhor falar: Já jogamos de nada um pouco ?

Think again...

Fate, Fudge, Pendragon, Riddle of Steel, Cthulhu, Runequest, Heroquest, Hero, Over the Edge, Unknown Armies, Warhammer, In Nomine Satanis Magna Veritas, Kult, My Life with Master, Universalis, Shadowrun, Victoriana, Wraith, Everway, Amber, etc, etc, etc...

Engraçado como nós aqui no Brasil achamos que conhecemos tudo a respeito de RPG. Quando na verdade só conhecemos a ponta do iceberg - o vídeo-game de papél (D&D/d20), o jogo dos adolescentes emo (Vampire ), e o faz-tudo-e-não-faz-nada (Gurps). :mrgreen:

Minha opinião é: quer jogar, opte por um sistema (qualquer um) e siga nele sob a pena de torná-lo totalmente desequilibrado e sem graça.

( Correndo o risco de iniciar uma discussão retórica aqui)

Você demonstra uma preocupação demasiada com equilíbrio em sua declaração, o que é típico de agendas gamísticas, e dos sistemas que promovem esse tipo de coisa (d20, por ex.). Alguem acostumado com sistemas que não se importam muito com esse tipo de coisa, não enxergariam a coisa dessa forma, e consequentemente não se importaria em modificar as regras, contanto que outros aspectos (que não equilíbrio) não fossem estragados.

Já EU acho isso um tanto delicado. Depende muito do grupo e, principalmente, do jogo que se joga - quando em jogos como Shadowrun ou d20 (que têm no equilíbrio algo fundamental para o jogo), concordo contigo Deriel, a coisa pode feder. Já em jogos como Castle Falkenstein ou Everway, não veria muito problema.


eu gostei mto do sistema do Mutants & Masterminds

Taí o único produto do d20 que tenho curiosidade pra jogar. Pelos reviews parece ser muito interessante. Talvez o único que permite um afastamento das características exacerbadamente gamísticas que caracterizam o d20 (e que me cortam o tesão [e a imersão] completamente). Ainda porei as mãos nesse Mutants & Masterminds. :cool:
 
Última edição:
Sou meio paranóico, por tanto:

POR FAVOR, CHEGA DE GUERRA, VAMOS COMEÇAR 2007 DE BEM, TODO MUNDO NUMA BOA, ANDANDO DE MÃOS DADAS NUM CAMPO FLORIDO



É meio (tá, tá, exagerei, é completamente) gay, mas melhor (será?) que volttar as regras de antes.

Largar esses sistemas velhos e atinquados os sistemas fodas são:

Pedra-Papel-Tesoura
Cara-ou-Coroa

É meu amigo, altas horas da madrugada e sem dados na mão cria "altos" sistemas! Huahuahuahua
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo