• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a mitologia que Tolkien criou?

Kryshnack

I am more I
Saudações. Li num livro do Tolkien que ele criou uma nova mitologia. Como não conheço muito sobre mitologias, gostaria de informações sobre a que Tolkien criou.
 
Ué, toda a história de Arda eu acho que é uma mitologia, certo?
Costumo falar que amo a Mitologia Tolkieniana, por que parece mais abrangente do que só falar que amo O Senhor dos Anéis.
Mas desde a criação do mundo por Eru e pelo Valar, até o SdA pode ser considerado Mitologia Tolkieniana, mesmo que muitos dos assuntos não tenham sido criados por Tolkien, ele redefiniu a história de muitos, e até mesmo nos deu a informação que foi uma tradução do que Aelfwine (eu sei que está errado) trouxe de seu "passeio" por Aman.
Tendo criado tantas coisas, acho que podemos considerar o trabalho de Tolkien semelhante ao de Homero com sua Ilíada e Odisséia, só me pergunto se daqui a alguns milhões de anos, acharão que nós adoravamos os Valar e existiam elfos e tudo mais.
 
Isso, toda a obra de Tolkien relacionada a Terra Média compõe uma mitologia.
Ele inventou um mito de criação para o mundo.
 
Calma, não vamos fazer confusão!
As obras de Tolkien de fato criaram uma mitologia, mas Homero não.
Homero criou personagens, e estórias de acordo com a mitologia já existente em sua época.
Mas o trabalho de Tolkien parte do zero, construindo um novo universo completamente novo.
E não precisaria de uma teoria sobre a criação para ser uma mitologia.
(Eu acho, não sou o dono da Verdade)
 
Calma, não vamos fazer confusão!
As obras de Tolkien de fato criaram uma mitologia, mas Homero não.
Homero criou personagens, e estórias de acordo com a mitologia já existente em sua época.
Mas o trabalho de Tolkien parte do zero, construindo um novo universo completamente novo.
E não precisaria de uma teoria sobre a criação para ser uma mitologia.
(Eu acho, não sou o dono da Verdade)

Sim, Homero, não criou uma mitologia, mas suas obras (que nem se sabe se realmente são suas, aliás nem sabemos se ele realmente existiu) são as maiores representantes de seu tempo, também não podemos ter certeza 100% de que Tolkien não possa ter traduzido o texto do Livro Vermelho, mas sem dúvida as maiores representantes de Arda, são as obras de Tolkien.

Até mesmo as fontes antigas sobre o poeta (Homero) contêm numerosas contradições, e a única coisa que se sabe com certeza é que os gregos atribuíam a ele a autoria dos dois poemas (Ilíada e Odisséia). A tradição lhe atribuiu também a coleção dos 34 Hinos homéricos, entre eles o que atribui Homero como sendo o poeta cego, mas muitos acreditam que estes (ou não todos destes) são de sua autoria.
O principal problema deve-se ao fato que as obras eram passadas verbalmente e só depois é que foram escritas (que teria sido feito em Atenas durante o século VI a.C.)

Tanto a Ilíada como a Odisséia apresentam diversas inconsistências internas, como técnicas e equipamentos de combate que existiram em épocas diferentes. Mas isso pode ser explicados pelo fato de o poeta, se é que realmente existiu, teria utilizado materiais anteriores e por terem sido provavelmente incorporados alguns outros.

Assim como Tolkien que inseriu em seus trabalhos (ainda que não de forma consciente) muito do Beowulf, Homero parece ter inserido em suas obras muito da tradição da época.

E muito do que sabemos sobre a Mitologia Grega vem dele, então foi só uma comparação entre dos grandes escritores para elucidar a Mitologia de Tolkien.
 
Última edição:
O interessante é que se pegarmos as obras de Tolkien e inseri-las uma data antiga (uns 2000 anos a.c esta de bom tamanho), tenham certeza que seria considerada como um dos maiores contos miticos da época e (apesar de não mencionar nem um reino existente) os arquelogos (os documentarios também hehe) estariam procurando por vestigios destes países (Gondor; Rohan; etc).
E tudo isto por qual motivo? pq estat obras são extremamentes realistas e parecem mesmo algo escrito em tempos antigos sobre fatos reais, porém alteradas, como a Iliada ou os diálogo escritos por Platão entre os gregos e egipcios sobre o subcontinenete da Atlântida (que apesar de eu acreditar em sua existencia) é considerada, por muitos, um mito.
 
Pena que os locais e povos criados por Tolkien sejam só imaginados e comparadas com os reais. Ao contrário da maioria das mitologias criadas.
 
só me pergunto se daqui a alguns milhões de anos, acharão que nós adoravamos os Valar e existiam elfos e tudo mais.

Não, não vão. Por um motivo simples: existem muitas informações escritas a respeito de Tolkien e suas obras.

Além do mais, os tempos são outros: internet, tecnologia, etc.

Mas o trabalho de Tolkien parte do zero, construindo um novo universo completamente novo.

Tolkien não partiu do zero. Partiu de muitas histórias que ouviu e leu durante sua vida.

O principal problema deve-se ao fato que as obras eram passadas verbalmente e só depois é que foram escritas (que teria sido feito em Atenas durante o século VI a.C.)

Homero (ou seja quem for o autor das epopéias) ficou famoso extamente por escrever (ou mandar escrever) os mitos, antes orais. Homero não era ateniense e não vivia lá.

A comparação entre Homero e Tolkien não parece cabível, exceto que ambos foram geniais escritores.
 
Homero (ou seja quem for o autor das epopéias) ficou famoso extamente por escrever (ou mandar escrever) os mitos, antes orais. Homero não era ateniense e não vivia lá.

A comparação entre Homero e Tolkien não parece cabível, exceto que ambos foram geniais escritores.

A Comparação foi apenas uma maneira (infeliz, reconheço) de mostrar que as histórias de Tolkien seriam uma Mitologia, e o trabalho de Tolkien comparado com o de Homero é apenas para demostrar que assim como o maior representante da Mitologia Grega foi Homero e suas obras, o maior representante da Mitologia de Arda é Tolkien e suas obras.

Quanto a Homero ser ateniense, não falei isso, falei apenas que as histórias teriam, veja "teriam" sido feitas em Atenas, ao menos em sua forma escrita.
Não se sabe quase nada sobre Homero, três cidades atualmente reivindicam ser seu berço, Anatólia, Esmirna e Quio, mas alguns estudiosos, inclusive o Departamento para Estudos de Mitologia Grega da Universidade de Massachusetts, acreditam que ele possa ter ao menos nascido em uma pequena área da Turquia, que naquela época estava sobre domínio grego. Agora sua morte, acredita-se que tenha sido em uma das Cíclades

Desculpe se me fiz entender mal.
 
Última edição:
Tolkien criou um novo universo Arda.
As criaturas como os anões, elfos, dragões já existiam, mas tinham "configurações" diferentes, e ele as retratou de forma unica e coerente.
Teve também criaturas de sua ivenção (se não estou enganada): Balrogs, hobbits, Valar...
 
Eu acho que dizer que ele criou uma mitologia e so um jeito de falar que ele criou uma historia detalhada,que criou um universo paralelo ao nosso e que continua popular ate os dias de hoje.
 
Última edição:
Ué, toda a história de Arda eu acho que é uma mitologia, certo?
Costumo falar que amo a Mitologia Tolkieniana, por que parece mais abrangente do que só falar que amo O Senhor dos Anéis.
Mas desde a criação do mundo por Eru e pelo Valar, até o SdA pode ser considerado Mitologia Tolkieniana, mesmo que muitos dos assuntos não tenham sido criados por Tolkien, ele redefiniu a história de muitos, e até mesmo nos deu a informação que foi uma tradução do que Aelfwine (eu sei que está errado) trouxe de seu "passeio" por Aman.
Tendo criado tantas coisas, acho que podemos considerar o trabalho de Tolkien semelhante ao de Homero com sua Ilíada e Odisséia, só me pergunto se daqui a alguns milhões de anos, acharão que nós adoravamos os Valar e existiam elfos e tudo mais.

Hhahaha, putz, é um pensamento interessante esse.

Se houver uma Terceira Guerra Mundial, por exemplo, e toda a humanidade for extinta, mas se as obras de Tolkien restarem por um acaso, quem sabe se um dia~, extra-terrestres viessem à Terra e encontrasse os exemplares... não teria jeito de saberem se era verdade ou apenas uma mitologia criada por Tolkien.
 
Acho que o mais interessante sobre a mitologia de Tolkien é o fato de ele explicar muitos eventos naturais de forma extremamente plausível dentro dos limites e das regras da sua mitologia (como por exemplo pq a lua aparece as vezes de dia) e também que ele re-conta muitas lendas já existentes, como que dando novas origens pra elas.
 
Segundo a Wikipédia: Mitologia é o estudo dos mitos: lendas e/ou histórias de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.

Ainda segundo essa definição, Tolkien criou lendas e histórias, criou até mesmo uma cultura, mas nós sabemos que NÃO são verdadeiras e não constituem um sistema religioso. Pelo menos nunca ouvi ninguém rezar para Eru, nem agradecer à Ele.
 
Tem razão,
Porém esse conceito de mitologia que é empregado para Tolkien é usado em relação a criação de "mitos", histórias criadas para explicar e assim melhor compreender as coisas que acontessem ao seu redor à partir de suas percepções, e ninguém pode negar que foi isso que le fez: criou explicações e histórias que contassem o que acontesseu em um mundo que ele mesmo criou.
 
esa de tolkien criar uma nova mitologia eu concordo plenamente, se vcs pretarem atenção em todas as mitologias os deusses por exeplo da egipcia e grega, são deuses iguais em sua maioria so mudando o nome tipo deus supremo:
Grega=Zeus, Egipcia=Rá, Tolkeniana=Eru
Grega=Ares, egipcia=Seth, tolkeniana=Melkor.

entenderam o que tolkien fez foi nada mais nada menos do que todas as mitologias fazem uma imita a outra so muda a cultura e o nome e a aparemcia dos deuses, o que tolkien criou que eu acho que foi impar, foram os Balrogs que ao meu modo de ver não vejo criaturas sequer semelhantes a eles em mitologia alguma, e alem da criação de uma nova raça diferente das comuns que se ve em todos os jogos medievais epicos e historias, por exemplo os Uruk-hais, como ja foi dito os valar eram como se fossem deuses da terra médiae cad aum tinha uma caracteristica, que se assemelha em muito com os deuses de todos os tipos de mitologia, ele fez o que a historia de cada civilização tabém fez, não estou desmerecendo ele mas analisem bem.
 
Obrigado pelos posts. Queria saber mesmo se Tolkien começou do zero, ou se elfos e etc já existiam. Essa era minha maior dúvida (agora não é mais):cool:
 
Já, já existiam, a muito, muito tempo.
Mas isso o pessoal já explicou direitinho, e eu, cheguei atrazada como sempre.
 
Desculpe se me fiz entender mal.

Opa! Sem treta mano! Desculpa eu se pareci arrogante ou pretensioso (lendo meus posts, pareci :oops: )

Segundo a Wikipédia: Mitologia é o estudo dos mitos: lendas e/ou histórias de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.

Ainda segundo essa definição, Tolkien criou lendas e histórias, criou até mesmo uma cultura, mas nós sabemos que NÃO são verdadeiras e não constituem um sistema religioso. Pelo menos nunca ouvi ninguém rezar para Eru, nem agradecer à Ele.

Excelente levantamento semântico Pe!:clap:
Mas levemos a palavra mitologia num sentido mais amplo. Não precisamos discutir o significado restrito das palavras, o importante é nos comunicar;-)

Grega=Zeus, Egipcia=Rá, Tolkeniana=Eru
Grega=Ares, egipcia=Seth, tolkeniana=Melkor.

Isso não desceu. Viajou um pouco aí hein?! :lol:
 
Foi um exemplo. E teve sentido dentro do contexto. Por exemplo, nas mitologias grego e romana (que são as mais conhecidas), em ambas há o pai dos deuses, o deus do tempo, o deus do amor, etc, a diferença é a nomenclatura.
Ele estudou as mitologias e criou sua própria, dando nome aos seus 'deuses'.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo