• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a voz de Saruman

Chuck Norris

Usuário
Me veio uma pequena dúvida sobre o dom que Saruman tinha de impor sua vontade através da voz: ele conseguia convencer/enganar/influenciar as pessoas através de sua voz devido a seus poderes?
Porque mesmo após perder sua magia, ter o cajado quebrado e ser expulso por Gandalf; Saruman ainda continua com seu dom na voz. Pelo que me lembro, pouco antes de Saruman ser morto por Gríma, Frodo ainda comenta que embora ele não tenha magia, sua voz é poderosa.
Enfim, a voz de Saruman só exercia tanta influência nas pessoas porque ele sabia escolher as palavras? Ou tem algo a ver com magia?
 
Eu acho que era mais como um dom de persuasão dele mesmo. Qualquer pessoa pode ter esse dom, não precisando ser um mago para isso... daria um bom advogado! =]
 
Eu também acho que seria um dom persuasão. Saruman era muito inteligente e digamos que bem vivido para aquela época. Conhecia bem as fraquezas de cada um, sem dúvida alguma, isso o ajudava.
 
Pode até ser que Saruman tivesse uma "facilidade" maior com as palavras, mas não se esqueçam de que, mesmo destituído da ordem dos istari, ele era um maia, e como tal ainda tinha poder. Daí, se ele ainda tinha esta "facilidade" em lidar com as palavras, era perigoso para mentes desavisadas sim, mas não tinha mais a força irresistível que tinha a voz quando ele ainda tinha todos os seus poderes intocados.
 
Saruman era eloqüente. Simplesmente isso. Não tem nada a ver com sua condição de maia ou mago.
 
Pensando em todas as caracteristicas de Saruman acredito ser ele um privilegiado no dom da palavra. Era um maia, foi o Branco, era culto e inteligente. Só esse currículo já lhe daria condições de ser um ótimo orador. Se a isso tudo, ainda somarmos um dom natural temos algo em que resulta: Saruman.
Ele perdeu seus poderes de mago, mas não essa habilidade inata de usar bem as palavras. Afinal ele já estava acostumado a "falar bem" para atingir seus objetivos. Treinou durante muitos e muitos anos, com outros magos (nos Conselhos), com reis de elfos, homens e anões e também com aqueles que não mereciam tanta confiança, como orcs e traidores (Língua de Cobra é um deles).
 
Pra mim Saruman possuía não só uma grande eloqüência como podia, com seus poderes, seduzir pela voz outros seres. Além da eloqüencia ele era tido como um poderoso mago, o que por si só já injeta temor no coração das pessoas. Aliando a isso seus poderes como Istar, Saruman podia facilmente intimidar criaturas para que fizessem o que ele desejasse.
 
Acho que Saruman ainda tinha sim muita magia em si, ainda mais sendo um maia. Porém, não tinha "instrumentos" mais práticos para utilizar essa magia e por isso utilizou mais seu dom de persuação para atingir seus objetivos.
 
Mas eu me pergunto...independente de Saruman ter lábia ou poderes, que diferença faz o porte do cajado, que nao passava de um instrumento de madeira, pergunto isso sob todos os aspectos magicos, e nao só a voz.
 
Mas eu me pergunto...independente de Saruman ter lábia ou poderes, que diferença faz o porte do cajado, que nao passava de um instrumento de madeira, pergunto isso sob todos os aspectos magicos, e nao só a voz.

Pelo que eu entendi (e acho até que já li em outros tópicos) o cajado servia para facilitar o uso das magias, como uma espécie de gatilho. Logo, quando Saruman tem seu cajado quebrado por Gandalf, talvez ele não possa recorrer a determinados tipos de magias. E pode ser também que ele não venha a ter a mesma facilidade para realizar outras...
 
Pra mim Saruman possuía não só uma grande eloqüência como podia, com seus poderes, seduzir pela voz outros seres. Além da eloqüencia ele era tido como um poderoso mago, o que por si só já injeta temor no coração das pessoas. Aliando a isso seus poderes como Istar, Saruman podia facilmente intimidar criaturas para que fizessem o que ele desejasse.

Tambem acho isso sem o cajado Saruman perdeu seus poderes tidos como de destruição como a bola de fogo usada no gandalf na versão estendida a telecinese(acho que é isso) que ele usou na luta com gandalf quando esse ainda era cinza, esse podres sim acho que para funcionarem precisavam do cajado, mas o dom da palavra não tem nada a ver com magia, ele era um orador impar muito culto astuto e inteligente sabia das fraquezas e dos desejos dos que tentava ludibriar e atingia essas fraquezas com sua voz, até os passaros o obedeciam os wargs tambem, so que essa parte dos animais era tambem um pouco de magia e acho ainda que o cajado ajudava a almentar a potencia de sua voz atraves de algum feitiço e aibda a propria presença dele que por ser considerado um mago muito poderoso intimidava os outros e impunha respeito.
 
Tambem acho isso sem o cajado Saruman perdeu seus poderes tidos como de destruição como a bola de fogo usada no gandalf na versão estendida a telecinese(acho que é isso) que ele usou na luta com gandalf quando esse ainda era cinza
Peraí. Não se confunda. Essa bola de fogo é invenção do PJ. Só existe no filme.
Não existe essa de Saruman sair por aí soltando bolas de fogo com seu cajado.
 
Peraí. Não se confunda. Essa bola de fogo é invenção do PJ. Só existe no filme.
Não existe essa de Saruman sair por aí soltando bolas de fogo com seu cajado.

Uhahahahah:lol:
eu sei mas da mas emoção ao pos e a historia gostei dedssa inovação no fime:D
 
Saruman soltando bola de fogo? Onde tem isso? Isso porque o Pj disse que os magias dos magos não eram explícitas, agora bola de fogo. :disgusti:

Voltando ao assunto do tópico, o Saruman é claro tinha um grande poder de influência, mas não acredito que ele perdendo os poderes ele viesse a perder seu dom de fala, ou lábia como falaram.

O fato dele ser um Maia, um Istar, ser sábio e ser um ótimo orador conquista qualquer um, até os Nazgûl de certa forma cairam na lábia dele, só que ele vive deste antes da Terra ser formada, ele teve um certo tempo aprendendo isso. O fato dele ser um Maia e ter poderes como tal deve colaborar, mas não é um de seus principais motivos.

Quem já está na Terra-Média tem pelo menos uns 5 mil anos tem que saber algo de poder de persuasão.
 
Saruman soltando bola de fogo? Onde tem isso? Isso porque o Pj disse que os magias dos magos não eram explícitas, agora bola de fogo.

Naversão extendida ele ataca gandalf com bola de fogo, vai no you tube e poe The lord of rings the extend edition que tu acha todas as cenas que nao passaram aqui no brasil

www.youtube.com

isso se ja tiver liberado....por causa da historia de cicarele commo namorado dela e coisa e tal, mas a justiça parce que derrubou e permitiu que o you tube pegasse aqui, bom video te mas...
 
Com certeza Saruman tinha uma boa oratória, mas acho que o que é dito sobre "a voz de Saruman" tem a ver com magia sim.

Na parte onde ele está em cima da torre de Orthanc, ele tenta usar o poder da sua voz em cada um de uma vez, mas enquanto ele se dirige a um, a voz perde o efeito nos outros, que enxergam como ele só está tentando enganar. Lembro de um trecho onde é dito que a voz de Saruman só funciona quando ele fala com uma pessoa, e que não é tão poderosa se usada em uma plateia, ou algo do tipo.
Se fosse só uma questão de ter um bom discurso, escolher bem as palavras, etc, isso nao seria verdade.

E como foi dito, mesmo depois de ter o cajado destruido e ter sido expulso da Ordem, ele ainda era um maia...
 
Se fosse só uma questão de ter um bom discurso, escolher bem as palavras, etc, isso nao seria verdade.

E como foi dito, mesmo depois de ter o cajado destruido e ter sido expulso da Ordem, ele ainda era um maia...

Não necessariamente, ele pode apenas ser bom com apenas uma pessoa por vez, até porque enganar muitas pessoas ao mesmo tempo pode tornar-se difícil, mas concordo com você; como eu disse acima, o fato dele ser uma Maia facilita, mas não é o principal. Veja, outros Maiar podem não ter tanta lábia quanto ele, então só o fato dele ser um Maia não é o fundamental.

Sim, Maia ele ainda era, mas seus direitos de Maia foram retirados, poderia influenciar em alguma coisa. Claro, não há nada que confirme, mas também nada que negue, eu acho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo