• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Perguntinha meio besta, mas...

Quando eu estava lendo o SdA: A Sociedade do Anel reparei em uma fala de Aragorn para os hobbits...
mais ou menos assim: "por isso, acho bom vocês apertarem os cintos porque teremos que ser rápidos"

apertar o cinto? :O
tipo... foi a tradução, ou realmente naquela época se apertava o cinto?
 
Passolargo é um homem instruído, talvez estivesse referindo-se ao apetite dos hobbits (que comem em qualquer oportinidade). Então seria algo como: sem paradas e pé na tábua!
Foi desta que interpretei!
:think:
 
Será que entendi tua pergunta?
Bem, acho que a passagem certa é: "Por isso, apertem o cinto e pensem com esperança nas mesas da casa de Elrond". Ou seja, apertar o cinto: Apertem o cinto pra barriga não roncar; aguentem a fome; coisas nesse sentido.....
 
Será que entendi tua pergunta?
Bem, acho que a passagem certa é: "Por isso, apertem o cinto e pensem com esperança nas mesas da casa de Elrond". Ou seja, apertar o cinto: Apertem o cinto pra barriga não roncar; aguentem a fome; coisas nesse sentido.....

você está completamente certa, é que eu não estou em casa, estou postando de outro PC e não tenho o livro aqui, aí não lembrava bem...
mas se eu tivesse lembrança exata da fala, não ia me ligar, mas thanks :O
 
Eu interpretei essa frase do mesmo modo que a Nephren-Ka. Esse é o jeito polido de Aragorn dizer "ei, suas rolhas-de-poço, nada de café das 11h e pré-almoço!".
 
Não existem perguntas bestas ^^

Concordo com o que o Caranthir e a Nephren-Ka e a Tia disseram... Só somo à lista o fato de eles não terem comida o bastante nem tempo pra comer =D
Então também queria que eles maneirassem na comilança por isso...
 
Além dessa interpretação, pode ser feita a de que era para eles também andarem mais rápido, pois a expressão "apertar os cintos" é semelhante a "apertar o passo", ou pelo menos reforça a idéia.
 
Sim Karnillë, mas essa expressão é usada apenas nos dias atuais, por causa dos carros (aperte seu cinto, o carro vai correr!). Na Terra-Média não tinha como eles fazerem uma relação entre cinto e velocidade, afinal não existiam carros.
 
Eu nem pensei na semelhança dos cintos dos carros com o cinto da roupa. 8-O
Para fazer a comparação eu só pensei no "apertar" e num jogo de palavras com cinto.
 
Normal, a expressão é tão normal e cotidiana que a gente às vezes nem se contextualiza :bump:
 
Não existem perguntas bestas ^^

Concordo com o que o Caranthir e a Nephren-Ka e a Tia disseram... Só somo à lista o fato de eles não terem comida o bastante nem tempo pra comer =D
Então também queria que eles maneirassem na comilança por isso...

Além do tempo e da falta de comida podemos lembrar também que cozinhar, comer pode deixar rastros(normalmente deixa) e uma possível fogueira atrai olhares (lembrem-se do que aconteceu quando eles resolveram desobedecer Aragorn e fazer um lanchinho de noite!)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo