• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um eclipse de tirar o fôlego!

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
attachment.php


Ninguém nunca tinha imaginado isso antes. Mesmo se tivesse, não teria sido tão espetacular.

A espaçonave Cassini, em órbita de Saturno e de vez em quando dando umas rasantes pelas inúmeras luas dele, desta vez foi direcionada a passar por trás do planeta durante 12 horas e fotografar a vista do Sol. E o que se viu foi um eclipse dos mais fantásticos.

As fotos da Cassini mostram a noite em Saturno, parcialmente iluminada pela luz refletida dos majestosos anéis. Os anéis mesmo aparecem escuros quando vistos na frente de Saturno, mas brilhantes quando vistos mais longe dele, espalhando a luz solar.

Ainda nessa foto, o anel E (o mais exterior) pode ser visto em detalhes. Esse anel é composto por cristais de gelo expelidos por fontes ativas da lua Encélado.

Perdido na distância, acima e à esquerda dos anéis mais brilhantes, um pequeno e pálido ponto azulado nos contempla. Adivinha o que é? A Terra.

Só digo uma coisa:

Se pra nós meros terraqueos que moramos num planeta com apenas 1 Lua já é lindo esperar anos pra contemplar um bom eclipse, imagine em Jupiter e Saturno que tem várias "luas" e a frequência e possiblidade de eclipses são absurdamente bem maiores e das mais variadas?

Simplesmente algo fantástico e indescritível!!
 

Anexos

  • eclipseemsaturno.jpg
    eclipseemsaturno.jpg
    21,9 KB · Visualizações: 341
Última edição por um moderador:
Aliás, nem é um eclipse. É só Saturno vista contra o Sol.

E isso é um eclipse TT. Eclipse é qualquer desaparecimento, total ou parcial, de um astro pela interposição de outro.


A imagem parece feita em PC, de fato, mas mesmo assim é belíssima.
 
As imagens sempre são trabalhadas em PC. Por um motivo simples: eu por exemplo se fosse uma megacorporação ia ficar muito interessada em explorar os hidrocarbonetos de Titã.

Também as cores podem revelar informações interessantes como composição química de substancias preciosas ou estratégicas.

O efeito estético é para todo mundo achar bonito mesmo :mrgreen:
 
Ah sim, sim. Mas não não é nada de especial, ne? É só dar a volta e tals.

Exato. Esse caso não é um "evento especial", simpesmente por que o observador pode se colocar na posição para "formar" o eclipse com certa facilidade (facilidade relativa: mandar uma espaçonave contornar Saturno está longe de ser algo simples). Aqui na Terra temos essa noção mais "especial" de eclipses pois dependemos unicamente do posicionamento dos astros como observadores praticamente estáticos, o que torna o evento mais raro.

Mas o alarido em cima dessa imagem é justamente a beleza dela, e o fato de ser a primeira vez que uma foto no estilo é captada.
 
Exato. Esse caso não é um "evento especial", simpesmente por que o observador pode se colocar na posição para "formar" o eclipse com certa facilidade.

Podemos dizer que é um eclipse por encomenda. :lol:

Mas muitas dessas mudanças nas cores também são feitas para deixar as imagens visíveis, por que no espaço a luminosidade é bem diferente daqui da Terra.
 
para isso existe controle na velocidade do obturador lukaz.
no máximo eles realçam o brilho para ver alguns detalhes escondidos.
 
Convenhamos, é uma imagem impressionante e muito, muito bonita. E, por mais falsa que pareça, essa imagem é bem real; Feita como um mosaico a partir de 165 imagens brutas diferentes.

Lembrem também que as câmeras da sonda são monocromáticas, projetadas para capturar imagens de real significância científica em determinados comprimentos de onda. Como as imagens brutas não tem muita graça para divulgação na mídia, monta-se essas imagens coloridas, compostas na Terra a partir da união de imagens distintas, pegas com filtros cromáticos diferentes.
 
O que eu achei mais estranho na imagem foi o 'desenho" que se forna dentro da "esfera" parece um reflexo.
 
Nem todas. Eu lembro de ter visto uma foto do sol que tiveram que tirar quase todo o brilho para ser visível.
claro, você queria oq?

O que eu achei mais estranho na imagem foi o 'desenho" que se forna dentro da "esfera" parece um reflexo.
mas tem reflexo dos anéis...
vale lembrar que as imagens tem um tempo de obturador na casa de segundos, não décimos/centésimos de segundos, como normalmente é de se esperar.
 
Humm... acho q se o planeta propriamente estivesse mais escuro, ficava mais bonito... mal dá pra perceber q é um eclipse. E... os anéis não deveriam estar sombreados pelo planeta, tb?


Bom, é bonito d qq forma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo