• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas 4d&t

Ocberon

Usuário
Fala galera!! :D
Alguem já comprou o 4D&T, ou sabe quais são as mudanças mais drásticas do sistema?
Vlw, abraços à todos e desculpem-me se este tópico já foi criado.
E FELIZ 2007!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:cerva:
 
Última edição por um moderador:
Oq mudou?

Bem, em minha opinião mudou o seguinte:

Lembra o bom e velho 3D&T? Joga no lixo. Agora pegue o OGL D20, tipo Primeira e adicione BESM e tente deixar o sistema um lixo. Adicione tem mta pitada de falta de noção para regras e no fim, adicione uma pitada de Anime!

Pronto, vc terá o 4D&T, um caça-níquel horrivel sem nada a ver com o antigo 3D&T.



Claro, isso é opinião minha.
 
É a velha história de sempre: três caras sem talento pegam o trabalho dos outros (no caso a OGL), mudam uma coisa aqui e ali (tipo, escolher alguns capítulos e apagar completamente) e lançam como se fosse o trabalho deles num título que usa uma quantidade desnecessária de pontos de exclamação.

Depois que as vendas desse livro param, eles decidem pegar novamente o trabalho dos outros (mais uma vez a OGL), fazem uma capa colorida bonitinha e vendem nas bancas com o apelo de ser o primeiro livro do gênero que as pessoas deveriam ler.

Quando as vendas deste último livro diminuem, eles decidem mais uma vez pegar o trabalho dos outros (de novo, a OGL), fazem uma ou outra mudança para que você só use um tipo de dado. E aí eles aproveitam o nome de uma coisa que eles escreveram há muito tempo que teve um sucesso considerável porque a idéia inicial era boa, mas que eles espremeram até a última gota, tornando um jogo divertido num sistema bizarro.

E podem ter certeza que daqui há algum tempo, eles vão lançar mais uma versão própria do que outras pessoas escreveram...
 
O D&D é simples o suficiente pra ser jogado por novatos... o meu grupo que o diga. Dos 6 participantes, 3 nunca tinham jogado D&D e sempre foi tranquilo.
 
O D&D é simples o suficiente pra ser jogado por novatos... o meu grupo que o diga. Dos 6 participantes, 3 nunca tinham jogado D&D e sempre foi tranquilo.

É complicado para o Mestre iniciante. Eu demorei a entender certas regras, até que decidi que elas não deveriam ser incorporadas ao meu jogo...
 
Eu achei bem ruim... diferente do Player's Handbook II que tá ótimo, especialmente pra quem curte jogar com guerreiros...
 
Eu achei bem ruim... diferente do Player's Handbook II que tá ótimo, especialmente pra quem curte jogar com guerreiros...

O Player's II realmente tá bem interessante. Eu imaginava um livro cheio de classes e classes de prestígio novas, feats e só.

Até tem essas coisas, mas tem várias coisas interessantes, como guias para definir a personalidade do personagem e coisas do tipo

Só a regra de reaprender as coisas que ficou bizarra. Uma coisa é o mestre permitir uma mudança quando o personagem começa a ficar definido e várias coisas que o jogador tinha pensado no começo acabaram não sendo tão interessantes. Agora, permitir você mudar as coisas cada vez que os personagens sobem de nível fica chato até.
 
É complicado para o Mestre iniciante. Eu demorei a entender certas regras, até que decidi que elas não deveriam ser incorporadas ao meu jogo...

Eu não achei. O que o mestre iniciante tem que saber, IMO, é que ele vai usar e não usar na aventura. Na minha primeira aventura de D&D, eu memorizei o que ia acontecer, fiz um mapa da masmorra, pedi umas dicas pro Sky ( :g: ) e foi simples e indolor. =]
 
:lol:

3D&T é legal gente...

Assim que eu achar um manual 4D&T por aí dou minha opinião.
 
As únicas relação entre os dois são o nome e os autores na capa (porque os verdadeiros autores do 4D&T são Skip Willians e Monte Cook, o Trio Tormenta só roubou a idéia deles).
 
OGL permite isso, então não podemos dizer "roubo".

Pode não ser um roubo, mas que eles pegaram o trabalho dos outros e publicaram como se fosse deles, isso é um fato. Mesmo que os autores disponibilizem o trabalho deles para domínio público, continua sendo o trabalho deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo