• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)

Peregrin

Technologic
Alguém aqui já viu esse filme?

B00003CXCW.01.LZZZZZZZ.jpg


Resolvi ver hoje, meio que por acaso e..wow... que filmaço! Me interessei mais por ser dirigido pelo Billy Wilder e por já ter ouvido falar do filme algumas vezes, mas não fazia idéia da história.

O filme, de 1950, é narrado por um roteirista fracassado (William Holden, de Rede de Intrigas) de Hollywood que, por acaso, vai parar na mansão de uma atriz do cinema mudo (Gloria Swanson) que abandonou as telas e está em decadência, abandonada por todos e que tem como companhia apenas um mordomo mal-encarado.
O roteirista acaba indo viver com a atriz e iniciam um relacionamento conturbado, em meio aos delírios dela, que planeja fazer um retorno triunfal aos estúdios.
É muito interessante a maneira como Billy Wilder trata da decadência das estrelas do cinema mudo em Hollywood, bem como a ascensão de novos profissionais. Há participações especiais de Cecil B. DeMille e Buster Keaton, como eles mesmos.

"Crepúsculo dos Deuses" concorreu a 11 Oscar, entre eles de Melhor Ator e Atriz, Filme e Diretor, sendo premiado pela trilha sonora (merecidamente), roteiro (idem) e direção de arte (idem idem).

Pra quem gosta de filmes clássicos, é um prato cheio :)
 
Taí um filme que merece ser visto. Ia gravá-lo mas a fita tava cheia, e infelizmente pelo menos nesse mês, não tem como eu assistí-lo.

Outros filmes que estão me matando de vontade de assistir são os de Cecil B. DeMille, sorte que eles são constantes na grade de programação dos canais Telecine.
 
Folco Gamgee disse:
Cecil B. DeMille

Not good.

Exatamente. Cecil B DeMille is not good. Is Great! Um diretor de primeiríssimo nivel...

Black Orion.. recomendo.. vale a pena...

quanto a Crepusculo dos Deuses, tb vi a pouquissimo tempo.. no Telecine.. adorei.. o mais curiopso, é que eu nunca tinha ouvido falar dele e só depois de ver que eu soube que é um clássico consagrado..

Nota 9
 
é que eu nunca tinha ouvido falar dele e só depois de ver que eu soube que é um clássico consagrado..

Hehehe, eu já tinha ouvido falar, mas também não fazia idéia do sucesso do filme. Quando eu resolvi pesquisar é que soube que é um dos grandes clássicos de Hollywood :)

De qualquer maneira, Gloria Swanson tá fabulosa no filme. Merecia ter ganho o Oscar, embora eu não lembre quem faturou em 1950 (não foi ela, com certeza... ela só levou o Globo de Ouro).
 
Folco Gamgee disse:
Cecil B. DeMille

Not good.

Quantos filmes dele você já assistiu? Eu estou com verdadeira vontade de assistí-los. Posso me frustrar, mas pelo menos sei quem várias páginas da estória do cinema foram passadas por ele.]

Knolex disse:
Exatamente. Cecil B DeMille is not good. Is Great!

Black.. recomendo..

Valeu. Em breve verei alguns filmes dele.
 
Olha, esse filme foi uma verdadeira surpresa.

Assisti sem saber do que se tratava, atores, diretor, nada!

Eu acho o estilo do Wilder um pouco alegre, mas funcionou perfeitamente com esse filme. O roteiro é ótimo, e a trilha sonora e fotografia deixam um clima meio noir.

Altamente recomendável. ;)

De qualquer maneira, Gloria Swanson tá fabulosa no filme. Merecia ter ganho o Oscar, embora eu não lembre quem faturou em 1950 (não foi ela, com certeza... ela só levou o Globo de Ouro

Perdeu para Judy Holliday de Born Yesterday.
 
Não sei, mas acho que ele merece um tópico a parte. O Peregrin deve estar se mordendo.

:o?: :o?:

Eu não conheço o DeMille o suficiente pra dizer se ele é bom ou não :)

Vi Cleópatra, achei fraco, mas não cometeria a injustiça de julgá-lo por apenas um filme...

Acho que todos os diretores clássicos mereciam um tópico só deles aqui :mrgreen:
 
A pena foi ele ser do mesmo ano da Malvada.

Eu simplesmente adorei esse filme e espero comprar o DVD assim que tiver oportunidade.
A maneira como a Gloria Swanson trata o cara que ela quer pra ela, a degradação com que faz isso, sua própria decadência, enfim, o filme é ela. Fora as homenagens aos atores da época dos filmes mudos, na cena do jogo de baralho.

É um daqueles filmes que nunca envelhecem.
 
O filme é muito bom. Fiquei sabendo uns tempos atrás que a cena de abertura era para ser diferente - começaria em um necrotério, com várias histórias das pessoas que estavam lá (incluindo um garotinho), mas como em testes com a audiência o pessoal não respondeu muito bem a esse começo, o Wilder resolveu deixá-lo fora.
 
O filme é muito bom. Fiquei sabendo uns tempos atrás que a cena de abertura era para ser diferente - começaria em um necrotério, com várias histórias das pessoas que estavam lá (incluindo um garotinho), mas como em testes com a audiência o pessoal não respondeu muito bem a esse começo, o Wilder resolveu deixá-lo fora.


Melhor pro filme. A abertura inicial - a cena da piscina - é genial assim como está.
 
Pois é, ele apareceria na cama, deitado no necrotério, e a cena tinha ficado cômica, ouseja, completamente o oposto do clima do filme :lol:
 

Correção; é ótimo.

Assisti esse filme há pouco tempo também, peguei emprestado do Quisito por acaso. Já tinha ouvido falar do diretor mas não fazia idéia de como era o filme. Achei o roteiro muito bom, fotografia, etc... Isso sem falar na cara de fracassado do Holden e no 'ar' de melancolia do filme.

Não tenho certeza se vou devolvê-lo =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo