Armitage
Usuário
Olá pessoal.
Aguardando meu exemplar importado do Box de Campanha AD&D Planescape ( ), preciso de algumas dicas de vocês.
1º) Nosso grupo não gosta de D&D. Até tentamos (o maior contato que tivemos com este foi em Forgotten Realms 3º ed, ano passado) , jogamos algumas aventuras muito legais, mas no final chegamos a conclusão que adoramos o cenário, mas o sistema não "casa" com nosso estilo de jogo e gostos particulares. Ou seja, a menos que eu utilize de técnicas de hipnose profunda com o apoio de drogas pesadas, ninguém está mais disposto a jogar no sistema D&D novamente.
Então, basicamente, o ponto 1 é: Alguem aqui já tentou ou sugere algum sistema "rules-light" pra jogar nesse cenário? algo como FATE, Castle Falkenstein, Everway, etc. (não vale 3D&T) - sistemas que pode-se aprender em 5 minutos, criar um persona em 20, e já partir pra aventura?
2º) Como inserir os players no cenário? O cenário é tão infinitamente cheio de possibilidades, mas seria interessante algo que inserisse os players devagarzinho, gradativamente ao multiverso, pra não enche-los com informações demais que eles não teriam tempo pra processar.
Nesse ponto, ainda temos o problema do ponto 1 que me parece dificultar ainda mais. Ou seja, pelos players não gostarem do sistema D&D, acabaram jogando pouco D&D, e consequentemente conheceram muito pouco da cosmologia básica de D&D (funcionamento dos alignments/tendencias, divindades e panteões, funcionamento da magia, raças planares, etc.).
Então creio que parte do apelo do cenário, que seria o "siginificado" de tudo isso, o "amarrar de todos os pontos aparentemente soltos" de todo o universo de D&D, foi pro brejo. Ou não?
- - -
Então é isso. Os players conhecem o cenário pelo game de PC Torment ( que a maioria nem chegou nem perto de finalizar, mas já foi o suficiente pra ficarem fascinados. ), e também terem passado o olho na minha versão "virtual" do Box.
Como inserí-los no cenário dessa forma , que ganchos poderiam ser utilizados nesse sentido? como fazer isso mantendo o "impacto" do cenario, ou seja, como impressionar players que não jogam D&D e por isso tiveram pouco contato com alignments, powers, divinities, etc. - os planos podem ser atraentes e excitantes por si só ? Eu imagino que um jogador experiente de D&D, ao primeiro contato com Planescape fique maravilhado, no sentido : "Wow! então é pra li que eu vou quando morrer, por ter uma natureza/alignment X?", ou então "é daquele lugar/plano(s) ali que vêm os Aasimar?", ou ainda "que legal! temos habitantes de Krynn e Faerun lado a lado com Baatezus, Githzerai, e Tieflings em Sigil!!!!"..... enquanto um jogador inexperiente (do meu grupo) fique completamente alienado com cara de "yea, whatever... ".
Me ajudem. Eu to doido pra jogar Planescape. E não quero ter que usar hipnose e drogas pesadas no meu grupo.
Obrigado.
Aguardando meu exemplar importado do Box de Campanha AD&D Planescape ( ), preciso de algumas dicas de vocês.
1º) Nosso grupo não gosta de D&D. Até tentamos (o maior contato que tivemos com este foi em Forgotten Realms 3º ed, ano passado) , jogamos algumas aventuras muito legais, mas no final chegamos a conclusão que adoramos o cenário, mas o sistema não "casa" com nosso estilo de jogo e gostos particulares. Ou seja, a menos que eu utilize de técnicas de hipnose profunda com o apoio de drogas pesadas, ninguém está mais disposto a jogar no sistema D&D novamente.
Então, basicamente, o ponto 1 é: Alguem aqui já tentou ou sugere algum sistema "rules-light" pra jogar nesse cenário? algo como FATE, Castle Falkenstein, Everway, etc. (não vale 3D&T) - sistemas que pode-se aprender em 5 minutos, criar um persona em 20, e já partir pra aventura?
2º) Como inserir os players no cenário? O cenário é tão infinitamente cheio de possibilidades, mas seria interessante algo que inserisse os players devagarzinho, gradativamente ao multiverso, pra não enche-los com informações demais que eles não teriam tempo pra processar.
Nesse ponto, ainda temos o problema do ponto 1 que me parece dificultar ainda mais. Ou seja, pelos players não gostarem do sistema D&D, acabaram jogando pouco D&D, e consequentemente conheceram muito pouco da cosmologia básica de D&D (funcionamento dos alignments/tendencias, divindades e panteões, funcionamento da magia, raças planares, etc.).
Então creio que parte do apelo do cenário, que seria o "siginificado" de tudo isso, o "amarrar de todos os pontos aparentemente soltos" de todo o universo de D&D, foi pro brejo. Ou não?
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Então é isso. Os players conhecem o cenário pelo game de PC Torment ( que a maioria nem chegou nem perto de finalizar, mas já foi o suficiente pra ficarem fascinados. ), e também terem passado o olho na minha versão "virtual" do Box.
Como inserí-los no cenário dessa forma , que ganchos poderiam ser utilizados nesse sentido? como fazer isso mantendo o "impacto" do cenario, ou seja, como impressionar players que não jogam D&D e por isso tiveram pouco contato com alignments, powers, divinities, etc. - os planos podem ser atraentes e excitantes por si só ? Eu imagino que um jogador experiente de D&D, ao primeiro contato com Planescape fique maravilhado, no sentido : "Wow! então é pra li que eu vou quando morrer, por ter uma natureza/alignment X?", ou então "é daquele lugar/plano(s) ali que vêm os Aasimar?", ou ainda "que legal! temos habitantes de Krynn e Faerun lado a lado com Baatezus, Githzerai, e Tieflings em Sigil!!!!"..... enquanto um jogador inexperiente (do meu grupo) fique completamente alienado com cara de "yea, whatever... ".
Me ajudem. Eu to doido pra jogar Planescape. E não quero ter que usar hipnose e drogas pesadas no meu grupo.
Obrigado.
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