• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aquecimento Global, voce se preocupa?

Aquecimento Global: vc se preocupa?

  • Sim

    Votos: 83 90,2%
  • Não

    Votos: 9 9,8%

  • Total de votantes
    92
Isso mesmo, para quem acompanhou as ultimas edicoes da Veja, pelo menos duas vezes as badaladas paginas amarelas trataram desse assunto, "Aquecimento Global", eu pergunto para os meus amigos, os mais ignorantes e festeiros, e os mais cultos, etc. E sabe a resposta? "Ainda nao cara, quando eu ver que devo me preocupar, farei".
Bom, eu nao penso assim, mas acho que como muita gente, eu nao sei por onde comecar a fazer para ajudar, peco para as pessoas, e a resposta mais legal que obtive foi do meu professor de Fisica, o cara nao eh um exemplo de simpatia e nao da muita bola para o assunto tambem, mas ele falou assim, "quer ajudar? entao faca algo MUITO simples, que eu mesmo sem me preocupar tambem faco, jogue plastico, e sua sujeira no lixo, nao precisa nem pedir para os outros fazerem, faca isso", achei muito legal esse comentario dele, e desde la estou fazendo essa minha parte, talvez seja besteira, mas entao, o que voces fariam para ajudar? O que me aconselhariam?
E o principal, VOCES ESTAO PREOCUPADOS COM O AQUECIMENTO GLOBAL?
Caso voce nao saiba muito bem doque se trata, leia vaaaaarios artigos e opinioes de especialistas sobre o fato, bom eu li, alguns dizem que o mundo vai acabar em 40 anos, outros em 70, mas a maioria deles, acha que o mundo nao acabara nem a raca humana, e sim, havera uma mudanca de comportamento, no clima, e nas pessoas inclusive e eh claro, teremos algumas mudancas que irao gerar conflitos, por exemplo, voce mora perto da linha do Equador, e em uma bela tarde de Sol, poderemos obter 55 Graus em sua cabeca (o que ja ocorre)? Chato nao? Entao, seriam problemas que algumas pessoas nao resistiriam...
Falar que agora nao tem mais volta, tambem nao concordo, e tambem nao daria a culpa somente nos EUA, mas entao, o que fazer se voce acredita que tem volta, quer ajudar, mas nao consegue mobilizar muitas pessoas, fazer somente sua parte, postem ai suas ideias sobre o assunto que eu gostaria muito de ler, e acrescentar a minha e talvez poder fazer algo melhor.

Ambientalista? Nao. Green Peace? Nao. VIVA O VERDE? Nao. A poluicao e a tecnologia estao matando as plantas? Nao
Mais um homem querendo ajudar a tornar o que prejudica harmoniozo com o que esta sendo prejudicado para que ambos se relacionem bem? Sim.
:D
 
Última edição:
Preocupar eu me preocupo, mas o que eu posso fazer pra ajudar? Andar menos de carro? :tsc:

Na verdade, eu acho que a salvação da Terra vai ser quando o petróleo acabar....se ela durar até lá.
 
Preocupar eu me preocupo, mas o que eu posso fazer pra ajudar? Andar menos de carro? :tsc:

Na verdade, eu acho que a salvação da Terra vai ser quando o petróleo acabar....se ela durar até lá.

Pode começar a deitar menos ou nenhum lixo para o chao...
Nao destrua as arvores...
E poupe agua...
Para poupar agua voçe pode por garrafa cheia de areia dentro do autoclismo(visto que a maioria da agua vai pela sanita abaixo).

E sim eu preocupo-me...
*yams*
 
Poupar água e jogar o lixo no lixo são coisas que eu já fazia desde antes de começarem a falar em aquecimento global. :g:

Destruir árvores só se eu fosse dono de alguma madereira. :-P
 
Preocupar eu me preocupo, mas o que eu posso fazer pra ajudar? Andar menos de carro? :tsc:

Na verdade, eu acho que a salvação da Terra vai ser quando o petróleo acabar....se ela durar até lá.

Como falei, acredito que a Terra dure sim, mas a historia do carro seria legal, e uma das mais auxiliadoras que eu vejo, porque varias pessoas nao usam um carro comum, tipo, voce mais amigos vao para o trabalho juntos, porem isso envolve muita coisa, destino, cada um quer ter seu carro.
Eu acho que nao faria isso, eh... realmente nao faria isso, so estou falando que isso seria legal, porem, esse eh o grande problema a maioria nao quer prejudicar, mas nao quer medir esforcos grandes...
 
Eu uso carro direto. Com gás lógico, mas não por poluir menos, mas pq é bem mais barato.

Sempre joguei lixo no lixo, mas pq é uma prática que aprendi na Alemanha, onde vc é realmente multado se jogar lixo fora do lugar.

E nunca me preocupei a respeito do aquecimento Global pq realmente não tenho muito o que fazer mesmo e me renego a andar de buzão pq odeio essa bagaça...
 
Como diria o falecido Brizola "são muitos interésses em jogo". De que adianta os alertas dos cientistas, da ONU, do Greenpeace, do Papa ou dos ET's? Nenhum deles têm poder ou influência para mudar o quadro global do aquecimento. Lá, no finalzinho dos anos 80 até a Eco92 havia aquela preocupação com a natureza. Tava na moda, era legal ser uno com a natureza e tinha aquela percepção enganosa da virada do milênio. Enfim, que tem grana não tá nem aí pra desmatamento ou poluição. E não citem os países do Primeiro mundo como corretos com a natureza. Os maiores compradores da madeira nobre e de plantas medicinais estão todos lá, bem camuflados. O próprio silêncio dos últimos governos em relação à Amazônia já mostra o tamanho da conivência com o lobby da madeira.
 
Algumas das principais preocupações, pelo Wikipedia

1. O Ártico está derretendo

A cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas. Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha e do Reino Unido. No entanto, no Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento apenas aconteceu em cerca de 2% da Antártida; nos restantes 98%, houve um esfriamento e a IPPC estima que a massa da neve deverá aumentar durante este século. É de notar igualmente que no período quente da Idade Média também não havia gelo no Ártico e havia quintas dos Viking na Groenlândia.

2. Os furacões estão cada vez mais fortes

Devido ao aquecimento das águas, a ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), dobrou nos últimos 35 anos.

3. O Brasil na rota dos ciclones

O litoral sul do Brasil foi varrido por um forte ciclone em 2004.

4. O nível do mar subiu

A elevação desde o início do século passado está entre 10 e 25 centímetros. Em certas áreas litorâneas, como algumas ilhas do Pacífico, isso significou um avanço de 100 metros na maré alta. Actualmente (Setembro de 2006), o painel intergovernamental de mudança climática estima que o nível das águas poderá subir entre 14 e 43 cm até o fim deste século. Estudos recentes parecem indicar que, contrariamente ao que antes se pensava, o aumento das taxas de CO2 na atmosfera não está a provocar nenhuma aceleração na taxa de subida do nível do mar.

5. Os desertos avançam

O total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos. Um quarto da superfície do planeta é agora de deserto. Só na China, as áreas desérticas avançam 10.000 quilômetros quadrados por ano, o equivalente ao território do Líbano.

6. Já se contam os mortos

A Organização das Nações Unidas estima que 150.000 pessoas morrem anualmente por causa de secas, inundações e outros fatores relacionados diretamente ao aquecimento global. Estima-se que em 2030, o número dobrará.


É bom lembrar que AINDA são estudadas as reais causas do aquecimento global. Considero e aceito com mais confiança a vertente dos que culpam principalmente as emissões voluntárias de gás carbônico na atmosfera. Afinal, o Tratado de Kyoto não foi criado por acaso.

Na verdade, eu acho que a salvação da Terra vai ser quando o petróleo acabar....se ela durar até lá.

Falou bem, da Terra. Porque da Humanidade é difícil dizer o mesmo. Dependendo e muito do petróleo até para afabricar medicamentos. Apesar disso ficará interessado em saber que já há dificuldade, por parte de muitos países um dia ricos em petróleo, em conseguir a matéria-prima em locais de fácil acesso.

Mais sobre: http://www.comciencia.br/reportagens/petroleo/pet20.shtml

Além disso, a pressões da balança comercial (oferta-demanda elevando cada vez mais os preços do petróleo) e a crescente aceitação de energia alternativa por países de primeiro mundo têm ajudado a **teoricamente reduzir , indiretamente, as emissões de gás carbônico sem afetar os padrões de vida estabelecidos já há tempos pela sociedade, dependente da matéria-prima.

** Teoricamente porque apesar de mais governos, empresas e pessoas contribuindo para redução há um crescimento ainda maior da população e de pessoas, governos e empreas que NÃO contribuem transformarem essa quantidade ascendente de contribuintes em uma igualmente ascendente quantidade de gás jogado na atmosfera.

Mais sobre a questão da balança, em uma notícia "antiga": http://www.estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2006/ago/19/53.htm

Penso que, sem fugir à nossa responsabilidade nos resta principalmente esperar que os "bambambans" preocupem-se com investimentos cada vez mais acentuados em energia alternativa, como Gás natural, energia hídrica, nuclear, eólica e solar. Se preocupar, no nosso caso, é fácil, difícil é poder fazer algo realmente eficaz com tão pouco poder de decisão.

Muito pouco podemos fazer, mas é uma situação semelhante à daquele que "vota". Não se pode pensar individualmente, mas como "mais um contribuinte", senão realmente é difícil pensar que nós, sozinhos mudaremos algo.

Formas de contribuir para reduzir as emissões existem, mas são MUITO POUCO disseminadas. É um problema que vem sendo adiado por questões econômicas. O lastro da economia que um dia foi o ouro provavelmente hoje é o petróleo. Quem seria o substituto? O que definiria o país mais poderoso? Dinheiro nunca foi lastro. Essa teoria não deve ser minha, mas não li dessa forma em lugar algum. Abro para discussão.
 
Por parte seria legal, fica a curiosadade de quem poderia substituir o petroleo, li algo sobre isso.
Porem outro apontamento que um especialista ingles de 87 anos, super conceituado no assunto, seria o seguinte: a Terra esta lotada de pessoas, isso mesmo lotada... Precisamos dar comida para essas pessoas, e por isso temos que destruir florestas e matas, para cultivo de animais, pastos, etc. Isso nos fez perder muito das florestas que eram consumidores ativos de Gas Carbonico, e como a populacao vem somente crescendo a situacao tem de se agravar. (essa opiniao NAO foi criada por mim)

Bom, legal ver sobre isso, porem, o que mais encomoda eh que VARIAS coisas estao indo a favor do aquecimento e somente poucas mas obvias vao contra, entao, da vontade de dar um chacoalhao nos paises tops para ver se agem, claro que nao eh facil, isso iria implicar mudancas em todos os setores, pararmos de usar tanto o petroleo e partirmos para a energia que eu acho que seria a principal salvacao, a nuclear, nao polui tanto, e com pequena quantia, gera muita energia, todo mundo ja passou pela 8a serie e ja viu isso.
Bom, isso me encomoda, ver a solucao na nossa frente, porem as armadilhas para chegar nelas estao postas, conflitos por causa da economia, um pais rico perder muito dinheiro pelo bem da Terra, pessoas passando de ricas para podbres, e vice-versa.
Sera que precisamos REALMENTE passar por um momento de grande dificuldade para superar isso?
Sobre a questao da reproducao, bom, o que fazer? Pedir para que nao nascesse mais ninguem, acho que nao, a populacao vem aumentando, POREM agora o aumento eh realmente pequeno e nao acarretaria mudancas, como nos ultimos anos, nesse caso de territorios para produzir comida, ja estabilizamos, agora pensamos, e olha que ainda tem gente passando fome, e a cultivacao de alimento seria causa para isso (perda de floresta e aquecimento global), se for alimentar todos, nao haveria mais florestas? Errado, basta destinar a comida certa, e tornar solos improdutiveis, adapta-los para producao, que poderiamos deixar muita gente feliz, afinal, comida NAO falta, falta sim dinheiro para compra-la...

Porem, o que fazer?
Ler essas teses e bolar outras, me faz sentir chateado, mas nao me faz mudar minha rotina...
Mas eu creio que nada de tao grave vai acontecer, porque nao entra na minha jovem cabeca que os paises nao estao fazendo nada (nao nada, eles fazem, mas nada radical), eu acho que eles podem contornar tudo... pelo menos, rezo por isso!
 
Na boa? A gente merece ser extinto.

Exato, etc.

Enfim, eu me preocupo com a bagaça toda, e dou minha contribuição sim. Mas a humanidade não vai tomar jeito não. E o aquecimento global é só um, de todo um conjunto de fatores que estão ocorrendo e que fazemos questão de ignorar (ou assim parece).
 
Se mais de 300 mil pessoas mortas pelo tsunami não foi um aviso sério, então só resta uma alternativa drástica, torcer pra algum tornado levar a Disney ou algum caminhão cheio de cães engraçadinhos. Só isso causaria uma comoção nacional nos EUA.
 
Eu estou acompanhando bem o assunto... tenho até uma comunidade no orkut chamada "Sou a favor do Efeito Estufa"
 
Se mais de 300 mil pessoas mortas pelo tsunami não foi um aviso sério, então só resta uma alternativa drástica, torcer pra algum tornado levar a Disney ou algum caminhão cheio de cães engraçadinhos. Só isso causaria uma comoção nacional nos EUA.

Nao entendi o porque dos caes, e nao fale da Disney, voce deveria ir para la tambem, muito bom! :D
 
Caso voce nao saiba muito bem doque se trata, leia vaaaaarios artigos e opinioes de especialistas sobre o fato, bom eu li, alguns dizem que o mundo vai acabar em 40 anos, outros em 70,

Nenhum especialista diz que o mundo vai acabar. A não ser que ele seja um teólogo.

mas a maioria deles, acha que o mundo nao acabara nem a raca humana, e sim, havera uma mudanca de comportamento, no clima, e nas pessoas inclusive e eh claro, teremos algumas mudancas que irao gerar conflitos, por exemplo, voce mora perto da linha do Equador, e em uma bela tarde de Sol, poderemos obter 55 Graus em sua cabeca (o que ja ocorre)? Chato nao? Entao, seriam problemas que algumas pessoas nao resistiriam...

O principal problema do aquecimento global não é a temperatura e o efeito que ela vai ter diretamente sobre você. Se fosse apenas o caso da temperatura ficar mais alta e todo o resto ficar igual não teriamos muita preocupação. A temperatura nos ultimos anos subuiu em 1 grau, as estimativas são entre 3 e 5 graus (C) para os próximos 100 anos.

[/quote]Falar que agora nao tem mais volta, tambem nao concordo[/quote]

Realmente não tem mais volta. A questão é se as consequencias realmente vão ser tão catastróficas quanto se fala. Eu acho que não.

e tambem nao daria a culpa somente nos EUA, mas entao, o que fazer se voce acredita que tem volta, quer ajudar, mas nao consegue mobilizar muitas pessoas, fazer somente sua parte, postem ai suas ideias sobre o assunto que eu gostaria muito de ler, e acrescentar a minha e talvez poder fazer algo melhor.

Acho que aqui vale a mesma coisa que disse no outro tópico. Hà um exagero tremendo em relação ao aquecimento global e suas consequencias. Tentei ver uns documentários para ver o que eles falam, mas a maioria não dá para assistir mais do que 5 minutos. Eles falam como se o mundo fosse acabar realmente.

Ambientalista? Nao. Green Peace? Nao. VIVA O VERDE? Nao. A poluicao e a tecnologia estao matando as plantas? Nao
Mais um homem querendo ajudar a tornar o que prejudica harmoniozo com o que esta sendo prejudicado para que ambos se relacionem bem? Sim.
:D

Ambientalista sim, mas com um pouco de ceticismo. Green peace, não mesmo. Viva o verde também não, só mostra como tentam deixar o movimento algo "na moda". A única consequencia do aquecimento global que você pos aqui (55 graus na sua cabeça) é a última das preocupações. A poluição e as plantas estão matando as plantas, sim e não. A tendencia, em geral, é primeiro ser bem agressivo ao meio ambiente, e conforme for se tornando mais desenvolvido, agredir cada vez menos. Londres por exemplo tem o ar muito mais limpo do que em 1980. Os Estados Unidos têm o mesmo tanto de florestas que 100 anos atrás.
 
Por parte seria legal, fica a curiosadade de quem poderia substituir o petroleo, li algo sobre isso.
Porem outro apontamento que um especialista ingles de 87 anos, super conceituado no assunto, seria o seguinte: a Terra esta lotada de pessoas, isso mesmo lotada... Precisamos dar comida para essas pessoas, e por isso temos que destruir florestas e matas, para cultivo de animais, pastos, etc. Isso nos fez perder muito das florestas que eram consumidores ativos de Gas Carbonico, e como a populacao vem somente crescendo a situacao tem de se agravar. (essa opiniao NAO foi criada por mim)

Me diz o nome desse ingles especialista, porque depois que você disse que cientistas dizem que o mundo vai acabar em 50 anos prefiro checar suas informações.
Vendo pelo dado dos EUA, e acredito que seja a mesma coisa na europa ocidental, não vejo porque tanta preocupação para isso. É aquela história de quando os países de primeiro mundo tem que destruir florestas, pode. Quando os de terceiro mundo vão fazer isso, não.


Bom, legal ver sobre isso, porem, o que mais encomoda eh que VARIAS coisas estao indo a favor do aquecimento e somente poucas mas obvias vao contra, entao, da vontade de dar um chacoalhao nos paises tops para ver se agem, claro que nao eh facil, isso iria implicar mudancas em todos os setores, pararmos de usar tanto o petroleo e partirmos para a energia que eu acho que seria a principal salvacao, a nuclear, nao polui tanto, e com pequena quantia, gera muita energia, todo mundo ja passou pela 8a serie e ja viu isso.
Bom, isso me encomoda, ver a solucao na nossa frente, porem as armadilhas para chegar nelas estao postas, conflitos por causa da economia, um pais rico perder muito dinheiro pelo bem da Terra, pessoas passando de ricas para podbres, e vice-versa.

Com a política instável do oriente médio, e cada vez mais procura por coisas verdes, está sendo investido bastante dinheiro nisso. É até possível que o fim do petróleo não vá ser tão catastrófico quando haviam previsto.
Coisas contra o aquecimendo global? A principal é que a maioria das previsões são aumentadas e os dados contra ele simplesmente não são mostrados. Enfim, ele existe mas quanto dano vai fazer ninguém sabe. Aì aproveitam para exagerar.

Sobre a questao da reproducao, bom, o que fazer? Pedir para que nao nascesse mais ninguem, acho que nao, a populacao vem aumentando, POREM agora o aumento eh realmente pequeno e nao acarretaria mudancas, como nos ultimos anos, nesse caso de territorios para produzir comida, ja estabilizamos, agora pensamos, e olha que ainda tem gente passando fome, e a cultivacao de alimento seria causa para isso (perda de floresta e aquecimento global), se for alimentar todos, nao haveria mais florestas? Errado, basta destinar a comida certa, e tornar solos improdutiveis, adapta-los para producao, que poderiamos deixar muita gente feliz, afinal, comida NAO falta, falta sim dinheiro para compra-la...

O aumento da produtividade também é importante. Os trangenicos estão aí, e não fosse a greenpeace quem sabe hoje menos gente estaria morrendo de fome.

Se mais de 300 mil pessoas mortas pelo tsunami não foi um aviso sério, então só resta uma alternativa drástica, torcer pra algum tornado levar a Disney ou algum caminhão cheio de cães engraçadinhos. Só isso causaria uma comoção nacional nos EUA.

Desastres ambientais acontecem o tempo todo, e pelo que sei ela aconteceu por causa de um terremoto, e esses ainda não são muito influenciados por nossas atividades.
É verdade que o número de furacões, tornados, etc está aumentando e isso é provavelmente por causa do aquecimento global. Mas no último século também tivemos o maior aumento na nossa qualidade de vida de toda a história, e uma das consequencias foi o aquecimento global.
 
Última edição:
Vejam so, ele nao concordou com NADA doque alguem disse, but, isso eh um forum, sua opiniao deve ser respeitada, contestada e recontestada, nao vou rebater, afinal, amanha estou saindo e so volto daqui um mes...
Mas, fica ai, se alguem quiser postar algo para o Mr. Sou do Contra rebater, tente :)
 
Vejam so, ele nao concordou com NADA doque alguem disse, but, isso eh um forum, sua opiniao deve ser respeitada, contestada e recontestada, nao vou rebater, afinal, amanha estou saindo e so volto daqui um mes...
Mas, fica ai, se alguem quiser postar algo para o Mr. Sou do Contra rebater, tente :)
Se você não pretende continuar a argumentação é melhor não postar nada ao invés de bater e correr com um ad-hominem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo