• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eu não tenho medo de ser old school!

Skywalker

Great Old One
A não ser que tu viva numa caixa tu ouviu falar do d20 system, o sistema mais amado e odiado do mundo, não?

E, a não ser que tu tenha a síndrome de down, tu sabe que o d20 system é baseado num sistema aberto de jogo, que qualquer um pode usar, certo?

Então. Um povo louco aí pegou a OGL e torceu, molhou, colocou na máquina de secar e transformou ela no D&D.

Não no D&D 3E, tão criticado (mas que eu amo :grinlove:), mas no D&D mesmo, o primeirão, roots, bunitaçamente tosco.

E o melhor de tudo não é o fato de ser grátis e estar disponível para download. O melhor de tudo é que o sistema apelidado de OSRIC (Old School Reference and Index Compilation) é totalmente OGL, ou seja, tu pode usar à vontade pra criar suplementos e coisas assim!

Foda, não?

Enfim, baixa a coisa aqui: http://www.knights-n-knaves.com/osric/download.html
 
Uma linda proposta mas, s/ rancor, ainda me parece ser o D20 e, fujo desta coisa como o diabo da cruz... :evil:
 
Mas é d20. O D&D sempre foi d20 e sempre vai ser. A mecânica básica é a mesma desde 1974: 1d20 + bonus - penalidades = dificuldade.
 
Ah, não. Esse tal "Knights & Knaves" é de proposta i-gual-zi-nha a um tal "Castles & Crusaders", sendo que, enquanto aquele é um "AD&D d20", este é um "Old D&D d20", com direito a Elfo, Anão e Halfling como classes, Avenger como Fighter Caothic level 9, somente três alinhamentos (Caothic, Lawful e Neutral), etc.

Ambos são muito ruins, IMO. Se é para honrar os velhos tempos, eu prefiro a brilhante adaptação de Mystara para a edição 3.5 que estão fazendo: http://pandius.com/index.html
 
Eu já ouvi falar do Castles & Cruzades, mas não sei qual é a do sistema... não sei se é d20 ou se é algo parecido. Mas eu sei que é do Gary Gygax, o que pra muita gente significa "oooooooooooh!", mas que, pra mim, significa "eeeeeeeeeeeeca!", com todo respeito pela criação original dele.

E o "honrar os velhos tempos" com o sistema novo acho que não rola, mesmo usando um cenário clássico como o Mystara. Eu te digo isso de carteirinha, pois mestro há 2 anos e meio em Greyhawk.
 
Eu já ouvi falar do Castles & Cruzades, mas não sei qual é a do sistema... não sei se é d20 ou se é algo parecido. Mas eu sei que é do Gary Gygax, o que pra muita gente significa "oooooooooooh!", mas que, pra mim, significa "eeeeeeeeeeeeca!", com todo respeito pela criação original dele.
É d20 o C&C. É a mesma coisa que o K&K, só que OD&D, e não AD&D.

E o "honrar os velhos tempos" com o sistema novo acho que não rola, mesmo usando um cenário clássico como o Mystara. Eu te digo isso de carteirinha, pois mestro há 2 anos e meio em Greyhawk.
Argumento fraco, eu sei. É que eu prefiro o sistema novo (3.5), e (quase) todas suas atualizações. Até o cenário de Mystara o pessoal daquele site está atualizando.
 
É que, pra mim, "honrar os velhos tempos" é impossível com feats, prestige classes, anões magos e meio-orcs paladinos, no cenário que for.
 
É que, pra mim, "honrar os velhos tempos" é impossível com feats, prestige classes, anões magos e meio-orcs paladinos, no cenário que for.
É só proibir essas coisas no jogo. Eu proíbo os talentos (feats) bizarros demais.

Não vejo nada demais num meio-orc paladino. Mas de qualquer maneira, detesto paladinos, então... :jornal:
 
Pior é quando o cara quer fazer um Gnomo bárbaro, e justifica que foi porque ele foi criado entre meio-orcs...
 
Eu com certeza não tenho medo de ser old-school. Tanto que estou preparando para mestrar uma aventura bem old-school, com dungeouns, monstros aleatórios e coisas do tipo, meio que para contrapor a atual campanha que jogo que é muito focada no plot e no roleplay.

Mas, até aí, não acho essas regras tão necessárias assim. Ser old-school é mais que simplesmente limitações de nível (aliás, nunca entendi porque anões não podem ser guerreiros de nível maior que 10) e não ter sistema de perícias. Na verdade, acho que isso não tem nada a ver. Old-school é mais um clima, um gênero.

E outra, se eu quisesse jogar D&D 1ª edição, eu jogaria. Não tem porque usar um sistema D20 que simula D&D 1ª edição. Isso pra mim é mais ou menos o que caras como o Cassaro e Cia fazem, que simplesmente pegam o que outros criaram, dão uma editada, põem uma cara nova e vendem como se fosse criação própria. Tá certo que esses caras não estão vendendo, mas eles estão ganhando alguma coisa, nem que seja o renome por ter feito isso (o que, legalmente, dá na mesma). Basicamente, eles se aproveitam de uma autorização da WotC que visava dar espaço para editoras criarem seus próprios cenários usando as regras de D&D para simplesmente copiar os livros que já existem.

Mas até aí, eu nunca joguei muito D&D das antigas. Comecei com storyteller e só comecei a jogar D&D na terceira edição. Mas quem eu conheço que jogava diz que as regras antigas mais atrapalhavam que qualquer coisa.
 
sera que eu sou a unica que realmente gosta do sistema d20?!
Para mim, D20 é o melhor Sistema de RPG criado até hoje. Não tenho mais vontade de aprender outros.

Mas, até aí, não acho essas regras tão necessárias assim. Ser old-school é mais que simplesmente limitações de nível (aliás, nunca entendi porque anões não podem ser guerreiros de nível maior que 10) e não ter sistema de perícias. Na verdade, acho que isso não tem nada a ver. Old-school é mais um clima, um gênero.
(...)
Mas quem eu conheço que jogava diz que as regras antigas mais atrapalhavam que qualquer coisa.
Aqui eu tenho que concordar com o Barlach. Principalmente nesta última frase.
 
Pelo que li do OSRIC, ele não é d20, o cara pegou as regras do D&D original que (segundo as leis de copyright dos EUA) poderiam ser distribuidas. Isso graças a uma clausula da lei que impede que mecânica de jogos sejam registradas, a fim de evitar, por exemplo, que os cassinos precisem pagar direitos autorais pelos jogos que oferecem.

Mas é d20. O D&D sempre foi d20 e sempre vai ser. A mecânica básica é a mesma desde 1974: 1d20 + bonus - penalidades = dificuldade.

OQ?!?!?! Skywalker, pelo que me consta a mecanica de dificuldade que voce descreveu só apareceu na terceira edição. Antes era rola 1d20 e se for menor que o valor da habilidade (For, Des, Int, Sab, Con e Car) o teste foi bem sucedido. Tinha a variante para jogadas de proteção (ou trestes de resistencia) q vc jogava 1d20 e tinha q tirar um valor maior, mas o teste de habilidade nao tinha nada a ver com dificuldades.
 
OQ?!?!?! Skywalker, pelo que me consta a mecanica de dificuldade que voce descreveu só apareceu na terceira edição. Antes era rola 1d20 e se for menor que o valor da habilidade (For, Des, Int, Sab, Con e Car) o teste foi bem sucedido. Tinha a variante para jogadas de proteção (ou trestes de resistencia) q vc jogava 1d20 e tinha q tirar um valor maior, mas o teste de habilidade nao tinha nada a ver com dificuldades.

Sim, sim... a dificuldade variava pra maior ou pra menor, mas o que interessa é que a mecânica básica é a mesma desde sempre....
 
Meu, gostem ou não, d20 sempre foi e sempre sera a maior força no mundo do RPG, qualquer outro sistema deve e muito ao bom e velho d20 system
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo