• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Religião & Tolkien

Lessandri

A última rainha de Luni
Olá caros companheiros de fórum!

Venho propor esta nova discussão:
Até onde a religião pode ter influenciado o Professor em suas obras, se o influenciou?
 
Bem, existem inúmeras teorias a respeito disso. Como todos sabem, o teacher era bem católico...
Ah quem diga que ele tirou a ideia de Galadriel (ou se inspirou nela sei lá oq eu foi) da Virgi Maria!, mas se pararmos para pensar, quantas milhares de mulheres/musas/seres femininos de inúmeras culturas são similares?
 
Como o próprio Tolkien diz no Prefácio de O Senhor dos Anéis, "um autor não consegue deixar de ser afetado por sua própria experiência". Levando em conta a forte relação Tolkien x Religião, é impossível que a obra do autor não contenha alguns traços da ideologia cristã - sem que, contudo, elas representem alegorias. Talvez as influências sejam mais difíceis de ser detectadas do que simplesmente dizermos que "Galadriel é Nossa Senhora", "Frodo é Jesus Cristo" e outras besteiras do gênero. :roll:
 
É fato que o Cristianismo influenciou absurdamente Tolkien. O próprio professor diz que sua obra "não quer falar sobre o Cristianismo, mas sim demonstrá-los". Estão incutidos nos livros de Tolkien todos os valores básicos de um cristão, como esperança, caridade, e as demais virtudes que a religião prega. É inegável que o Cristianismo influenciou o professor.
 
Olá caros companheiros de fórum!

Venho propor esta nova discussão:
Até onde a religião pode ter influenciado o Professor em suas obras, se o influenciou?
Recomendo ler As Cartas de J.R.R. Tolkien. Em algumas delas ele trata do assunto, confirmando a influência, mas não a origem de tudo.

Ah quem diga que ele tirou a ideia de Galadriel (ou se inspirou nela sei lá oq eu foi) da Virgi Maria!
Trata-se de um mito negado pelo próprio Tolkien.

Como o próprio Tolkien diz no Prefácio de O Senhor dos Anéis, "um autor não consegue deixar de ser afetado por sua própria experiência". Levando em conta a forte relação Tolkien x Religião, é impossível que a obra do autor não contenha alguns traços da ideologia cristã - sem que, contudo, elas representem alegorias.
Ou seja, para conhecer bem a obra, é bom conhecer a vida do autor também.

Talvez as influências sejam mais difíceis de ser detectadas do que simplesmente dizermos que "Galadriel é Nossa Senhora", "Frodo é Jesus Cristo" e outras besteiras do gênero. :roll:
Besterias negadas pelo próprio Tolkien. Novamente recomendo a leitura das Cartas.
 
Post Original de Eriadan
Como o próprio Tolkien diz no Prefácio de O Senhor dos Anéis, "um autor não consegue deixar de ser afetado por sua própria experiência". Levando em conta a forte relação Tolkien x Religião, é impossível que a obra do autor não contenha alguns traços da ideologia cristã - sem que, contudo, elas representem alegorias.

Besterias negadas pelo próprio Tolkien. Novamente recomendo a leitura das Cartas.
Essas coisas são ditas quase como "verdades inegáveis" num livro que tenho aqui, "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". O autor acaba fazendo essas referências e dizendo que elas são verdadeiras, passando por cima do que o próprio Tolkien disse.
 
Essas coisas são ditas quase como "verdades inegáveis" num livro que tenho aqui, "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". O autor acaba fazendo essas referências e dizendo que elas são verdadeiras, passando por cima do que o próprio Tolkien disse.

Pois é. Esqueça esse livro. Confie no bom velhinho.
 
Essas coisas são ditas quase como "verdades inegáveis" num livro que tenho aqui, "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". O autor acaba fazendo essas referências e dizendo que elas são verdadeiras, passando por cima do que o próprio Tolkien disse.

Esses livros são uma bosta... Esse "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis", e "O Mundo Mágico de Harry Potter" também... Muuuita forçação de barra... Não recomendaria a ninguém...
 
Tolkien disse que não gosta de alegorias. Acho que a ligação mais profunda com o Cristianismo são suas virtudes mesmo. Mas virtudes estão aí pra serem utilizadas, é só escolher a des suas preferência...

Essas coisas são ditas quase como "verdades inegáveis" num livro que tenho aqui, "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis". O autor acaba fazendo essas referências e dizendo que elas são verdadeiras, passando por cima do que o próprio Tolkien disse.

Joga esse livro fora! Ou usa como combustível no churrasco de fim de semana:mrgreen:
 
Influênciou..
Já que na minha opnião a história da religião cristã é muito bonita, acredito que é uma boa história para se basear..
 
O senhor tem razão Varatar!
Procurei com meu pc mas ele não achou! Você pderia pedir para alguém excluir este tópico?
 
O senhor tem razão Varatar!
Procurei com meu pc mas ele não achou! Você pderia pedir para alguém excluir este tópico?
Excluir não, mas se for o caso, depois os moderadores trancam.
Vê se vc consegue manter a discussão lá nos outros tópicos, Lessandri. Vários pontos de vista já foram abordados.





ps: ei, Senhor naum, viu? Senhor é nosso Deus e ele está no céu (aproveitando a deixa do tema deste tópico). Pode se referir a mim de forma bem mais informal sem problema .. rsrrs
 
É fato que o Cristianismo influenciou absurdamente Tolkien. O próprio professor diz que sua obra "não quer falar sobre o Cristianismo, mas sim demonstrá-los". Estão incutidos nos livros de Tolkien todos os valores básicos de um cristão, como esperança, caridade, e as demais virtudes que a religião prega. É inegável que o Cristianismo influenciou o professor.


Concordo, pois na obra de Tolkien existem grande quantidade de simbolismo e filosofia. Na obra, todos (quase todos) as pessoas são influenciadas pelo Anel. O que, na realidade, acontece também, pois, o poder influencia quase todo mundo. Só que existem pessoas que tem a capacidade de vencer essa "ânsia" de poder (Frodo). Então na obra de Tolkien, existe uma idealização da conduta cristã.
 
Li um pouco desses tópicos citados (que ele colocou os links) pelo Varatar, e discordo de muita coisa que falam, cada um tem sua crença esua ideologiae creio que todos devem respeitar um ao outro, mas como sou católico fervoroso (sou acólito), queria defender meu ponto de vista, na minha opinião, toda a obra de Tolkien pode ser encarada como uma ficção ou mitologia e que apesar de conter traços do cristianismo não pode ser comparada com a Bíblia ou com a Igreja Católica, e também não vejo porque da Igreja repreender a obra de Tolkien, afinal, como todos sabem, Tolkien também era católico.
 
Concordo, pois na obra de Tolkien existem grande quantidade de simbolismo e filosofia. Na obra, todos (quase todos) as pessoas são influenciadas pelo Anel. O que, na realidade, acontece também, pois, o poder influencia quase todo mundo. Só que existem pessoas que tem a capacidade de vencer essa "ânsia" de poder (Frodo). Então na obra de Tolkien, existe uma idealização da conduta cristã.

Realmente eu concordo... Onde mais a religião influenciou Tolkien foi justamente nas atitudes de seus heróis principais, e sendo assim, foi uma boa influência (sem puxar a sardinha para nenhum lado, apenas focando heroísmo na saga tolkeniana, portanto positivamente e imparcial, à meu ver...):cool:
 
Última edição:
Excluir não, mas se for o caso, depois os moderadores trancam.
Vê se vc consegue manter a discussão lá nos outros tópicos, Lessandri. Vários pontos de vista já foram abordados.[/SIZE]

Mas qual sería o proveito de bloquear este tópico, se estamos discutindo aqui, e não nos outros tópicos semelhantes... Se ela criou este tópico para discutir este assunto, não importa existirem outros (mesmo que fossem incrivelmente semelhantes), pois se este fosse bloqueado, e tivessemos que continuar nossos debates daqui, em um outro tópico, perdería-se o fio da meada, e quem viesse a lê-lo (visitantes ou membros), podería ficar confuso... Eu sou da opinião que podemos tranquilamente continuar debatendo bem neste tópico. É a minha opinião. :think:

Obs: Varatar, por quê tanta irritação por algo mínimo e corriqueiro que acontece em qualquer fórum,como isto de "tópicos repetidos"? É algo quase de praxe, principalmente se é um fórum de ótima qualidade como este, em que a circulação de integrantes e visitantes é imensa... :roll: Não entendi sua rispidez... :think:
 
Última edição:
Quem falou que eu tava sendo ríspido?

Sou cuidadoso somente com esse assunto, que é de valor polêmico extravagante. E o que eu falei foi só uma sugestão, já que a discussão nos outros tópicos ressoou maneiro.
E procurar tópicos antes de abrir um novo foi sempre uma recomendação que recebi do pessoal mais velho aqui da Valinor. Só o que fiz foi passar a observação adiante.
 
Eu não só acho que teve influência religiosa, como tenho quaser certeza de que Tolkien se inspirou em vários elementos da bíblia. Não me refiro apena à valores, mas a fatos, como por exemplo a criação e o fim dos tempos. No livro Silmarillion, Tolkien até usa o termo "Juízo Final", muito usado na bíblia.
 
Eu acredito que houve varias religiões que influênciaram tolkien mas ainda bem que influenciaram ele nao?
O facto é que mesmo influênciado(pelo pouco que fosse) tolkien tentou ligar as pessoas que lessem os seus livros mais á religião...
Isto na minha misera opinião...

O livro ficou lindo assim, e nao mudaria nada, sendo ou nao influênciado pela religião A ou a religião B
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo