• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Star Wars e Tolkien!!!

Breno C

Quack
Eu tô na casa de um amigo (agora enquanto posto isso) e gostaria de fazer uma pergunta: "George Lucas, foi, de alguma forma, influenciado por Tolkien?" ele já admitiu que lia os livros. Pasta saber se ele usou seus conhecimento. :think:
 
Última edição por um moderador:
Sim, ele foi influenciado por Tolkien (como não ser justamente nessa área?), algumas vezes diretamente, outra indiretamente. Uma das coisas que o próprio Lucas admitiu foi uma relação Sauron/Darth Vader.

Além do Tolkien, Lucas foi muitíssimo influenciado pelo mitólogo Joseph Campbell, principalmente por sua teoria da "Jornada do Herói", em que todo herói passa por etapas definidas em suas aventuras, presente no livro O Herói de Mil Faces. Aplicando a teoria de Campbell ao Luke Skywalker (e ao próprio Vader), além de vários dos personagens nas obras de Tolkien, é possível ver como cada um atravessa essas etapas claramente e, portanto, são caracterizados como heróis no sentido pleno da palavra.

Campbell virou amigo pessoal do Lucas mais ou menos por volta do lançamento dos filmes originais de Star Wars, acredito, e Lucas acabou sendo o diretor daquela série de entrevistas com Campbell chamada O Poder do Mito, uma verdadeira aula de mitologia geral, que é recomendadíssima (saiu em dvd não faz muito tempo).
 
Há muito tempo, num forum não muito longe desse daqui, eu fiz uma comparação entre Tolkien e Star Wars. Se procurarem, talvez ainda encontrem. E fiz no meu blog também aquilo que o Gabriel comentou, um paralelo entre Star Wars e o Herói de Mil Faces:

O Skywalker de mil faces
 
Até onde eu sei nem sextologia ele é. São nove livros (não me lembro aonde eu li isso), mas o Jorge Lucas não pretende gravar mais filmes. Eu queria um lugar para ler esses três livros...

Essa informação é falsa e foi desmentida há muito tempo. Os outros livros nunca estiveram nos planos do Lucas. O Star Wars sempre foi a história de um cavaleiro jedi que foi seduzido pelo lado negro da força e foi trazido de volta.
 
E nem O Senhor dos Anéis é uma trilogia :g:

Ei, o Senhor dos Anéis ( A Sociedade do Anel, As Duas Torres, e o Retorno do Rei), é sim uma trilogia, a trilogia do Um Anel, as outras obras de Tolkien, Silmarillion, O Hobbit, e Contos Inacabados, etc), são outros contos, sempre sobre o mundo de Arda, mas não sobre A Guerra do Um Anel... Não é isto?:loser: :joy:
 
Ei, o Senhor dos Anéis ( A Sociedade do Anel, As Duas Torres, e o Retorno do Rei), é sim uma trilogia, a trilogia do Um Anel, as outras obras de Tolkien, Silmarillion, O Hobbit, e Contos Inacabados, etc), são outros contos, sempre sobre o mundo de Arda, mas não sobre A Guerra do Um Anel... Não é isto?:loser: :joy:

Não. O Tolkien sempre deixou claro que O Senhor dos Anéis era um livro só, dividido em três volumes.
 
Não. O Tolkien sempre deixou claro que O Senhor dos Anéis era um livro só, dividido em três volumes.

Acredito que era para facilitar as vendas, especialmente entre a população hippie/nerd dos anos 60.
 
se star wars parece tantou com senhor dos aneis por que vocês tiram o forum de star wars eu sei que não tem nada a ver com assunto mais era um forum bom.

voltando ao assuntou eu achou que luke skywaker tem alguma coisa aver com frodo o que vcs acham?
 
Acho que não. A busca dos dois é totalmente diferente. A busca do Frodo é a busca do mártir, enquanto a busca do Luke é a busca do herói. Na minha opinião, claro.
 
se star wars parece tantou com senhor dos aneis por que vocês tiram o forum de star wars eu sei que não tem nada a ver com assunto mais era um forum bom.

voltando ao assuntou eu achou que luke skywaker tem alguma coisa aver com frodo o que vcs acham?


:rofl: Uhahaha, esssa foi boa, eu não acho acho que é completamente diferente diria 100% em tudo desde personalidade até no objetivo de ambos, skywalker foi pro lado negro da força, frodo poderia ir também, mas ele tem muito mais força de vontade que skywalker apesard de se bem mais frágil, mas como vc postou achando semelhante os dois vc poderia argumentar o por que e não por que alguém discorda de vc vc vai lá e aceita aquela opnião, rebata tudo como puder "brigue" usando argumentos, valorizxe suas idéias justificando-as, não se convença tão facilemente das coisas.:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo