• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lúthien Tinúviel e Arwen Undómiel: Qual delas deu maior demontração de Amor?

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Essa pergunta veio por acaso enquanto relia as passagens do Silmarillion e SdA: O Retorno do Rei - Anais dos reis governantes. Sem entrar no mérito dos grandes feitos, darei destaque para a escolha que cada uma vez nos derradeiros momentos de suas vidas.
Lúthien Tinúviel desafiou até o maior dos Ainur para salvar seu amado Beren e quando finalmente estavam juntos, o lobo Carcharoch retirou-o de seus braços. Tal como orfeu, Lúthien entrou no salão dos Mortos e com sua canção de Amor por Beren comoveu o juiz dos Valar. Por tamanho feito foi-lhe ofertada viver entre os Ainur para sempre e sem qualquer tristeza ou voltar com Beren para o mundos dos vivos como uma mortal, viver sem perspectiva sobre o futuro e por um breve período.
Arwen Undómiel pode não ter realizado feitos magníficos como os de sua ancestral, mas quando seus olhos contemplaram os de Aragorn sobre o Cerin Amroth, ela escolheu a vida dos Homens, mesmo depois de ter sido advertida de que eles não durariam muito sobre a Terra-média e de que ela perderia tudo o que ganhara antes de deixar este mundo. Experimentando o gosto amargo da despedida final de seu amado Rei.

Pois bem, qual delas deu maior demostração de amor? Como diz uma frase da música Além do Horizonte, de Tim Maia e Erasmo Carlos (regravado pelo Jota Quest) "De que vale o paraíso sem amor?"
 
Lúthien, com certeza. A Arwen é um personagem secundarizado. Lúthien é quem representa o amor-puro, em sua totalidade, em Arda.
 
Acho que cada uma provou seu amor de acordo com a situação que viveram. Lúthien se arriscou com Beren, indo com ele buscar a Silmaril, enquanto Arwen teve que abrir mão de viver com sua família (sei que Luthien também acabou fazendo isso quando decidiu viver como mortal), no entanto, temos que lembrar que Arwen amava muito Aragorn tomar a decisão de permanecer na terra média, e pelo que pude perceber na minha leitura do sda ela também teria arriscado a vida por Aragorn se fosse necessário sem pestanejar.
Resumindo: Lúthien, a princípio pareceu mais apaixonada por ter enfrentado Morgoth, no entanto ela só o fez por ter sido necessário. Arwen não teve que se arriscar dessa forma por não haver a possibilidade( a não ser que ela decidisse se unir a sociedade, o que acho que seria péssimo, pois ela não é uma guerreira), mas permanecendo na terra média ela sabia que corria riscos também pois se Aragorn e a sociedade falhassem a terra média seria dominada novamente e ela estaria sozinha sem ter a quem recorrer. Isso faz com que eu não tenha uma preferência.
 
A Arwen fez uma difícil e corajosa escolha, claro, mas porra... comparar a tudo o que Lúthien fez é sacanagem! A coitada chegou a ir pra dois "infernos" (sob concepções distintas): Angband e Mandos, tudo por Beren. O que Arwen fez foi só uma das coisas feitas por Lúthien: abrir mão da imortalidade.
 
A Arwen fez uma difícil e corajosa escolha, claro, mas porra... comparar a tudo o que Lúthien fez é sacanagem! A coitada chegou a ir pra dois "infernos" (sob concepções distintas): Angband e Mandos, tudo por Beren. O que Arwen fez foi só uma das coisas feitas por Lúthien: abrir mão da imortalidade.

Ei! Fala assim da Arwen não. Ela até bordou uma bandeira para o Aragorn.
 
A Arwen fez uma difícil e corajosa escolha, claro, mas porra... comparar a tudo o que Lúthien fez é sacanagem! A coitada chegou a ir pra dois "infernos" (sob concepções distintas): Angband e Mandos, tudo por Beren. O que Arwen fez foi só uma das coisas feitas por Lúthien: abrir mão da imortalidade.

Ah, mas Lúthien conseguiu algo que Arwen não obteu. Morrer ao lado da pessoa amada. Imagine viver só, sem a companhia do pai e dos irmãos ou do filho. Não questiono os feitos e sim a escolha que cada uma teve de fazer e arcar com as consequëncias. O fim de Lúthien deve ter sido doloroso para os elfos, mas com certeza não foi pra ela.
 
São comentários como o do Menegroth que realmente incitam discussões....

Lúthien demonstrou maior amor por Beren. Não só por ter FEITO coisas mais arriscadas, como esta deve ter sido a intenção de Tolkien ao escrever a Balada de Beren e Lúthien em dedicação ao amor que havia entre ele e sua esposa... não seria lá tão romântico se ele fizesse uma linda história de amor que fosse superável por outra....
 
Acho que a Lúthien representa todas as possíveis provas de amor. Mas não posso negar que Arwen abriu mão da sua imortalidade para ficar com Aragorn, mesmo sabendo que ele partiria antes dela.
São histórias diferentes, em eras diferentes. Mas as duas belíssimas.
 
Mesmo dizendo que Arwen abriu mão da imortalidade, Lúthien parece que abriu mão de muito mais, ficou contra o pai, lutou contra Sauron e enfrentou Morgoth. Para ficar nem que fosse um curto tempo com Beren.
 
Com certeza Lúthien...enquanto Arwen deu a impressão de ser complacente com a imposição de seu pai de que ela poderia se casar com Aragorn apenas quando ele fosse rei, Lúthien desafiou a todos e fugiu em busca de seu amado, enfrentando inclusive Sauron por ele...
Mas estou apenas falando de demonstrações, isso ñ significa necessariamente que o amor de Lúthien fosse maior, apenas que ela teve mais coragem de lutar por seu amado...
 
Beren e Luthién representam o " apogeu" da força dos elfos e dos homens na TM, enquanto que Arwen e Aragorn, de certa forma, espelham a decadência do poder destas duas raças... portanto, é óbvio que Luthién era sem dúvida mais poderosa, e seu sacrifício foi maior que o de Arwen (se é que se pode medir assim este abdicar da imortalidade).
 
Pra mim foi a Lúthien, não tem nem comparação, ela fez e aconteceu para salvar a vida do Beren, sem falar que se submeteu ao mesmo destino que ele após a morte....:grinlove:
 
Que pergunta! Todo mundo deu a mesma resposta: Luthien. E eu concordo, claro!
Ir bater na porta do Morgoth só com dois bichinhos de estimação pra resgatar o Beren é a maior prova de amor de todos os livros. Fora que abandonou tudo e todos pelo Maneta.
Aiai:roll:
 
Arwen pois desistiu de algo que era dela.. mudou o seu proprio destino pelo amado..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo