• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vale compra Inco e se torna 2ª maior mineradora do Mundo

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Embora já soubessemos que estava tudo certo há mais de um mês o anúncio oficial de aceitação da oferta hostil que a Vale fez pela Inco é um marco na indústria brasileira.

Quando ouvimos dizer que uma empresa brasileira pagou 18 bilhões de dólares para comprar uma empresa em país de 1o mundo?

A canadense Inco, é lider mundial em reserva de níquel, um dos minério com maior crescimento no preço nos ultimos anos e com isso a Vale, que já era líder mundial em Minério de Ferro e Manganês se torna também líder em Níquel.

A idéia da Vale é se tornar uma mineradora diversificada(hoje 80% da receita vem do minéiro de ferro) e globalizada(94% da receita é concentrada no Brasil).

Com isso a Vale aumenta seu portfolio de produto e sua rede de negócios pelo mundo, se tornando a 2a maior mineradora diversificada do mundo, atrás apenas da BHP Billiton.

Com valor de mercado de U$ 55 bi, a Vale adquire uma empresa que corresponde a 1/3 do seu valor.

Um dos motivos para isso é também evitar que uma outra oferta hostil seja feita para comprar a Vale. Como 5a maior mineradora ela era alvo constante das suas concorrentes.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Foi a maior aquisição já feita por uma empresa da América Latina. O engraçado é usarem isso com viés político, dizendo que se ela não tivesse sido privatizada, não estaria fazendo isso hoje. Alguém tem uma máquina do tempo e universo paralelo e não estamos sabendo.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

De fato Tisf mas acho que é verdade.

A Vale tinha valor de mercado de U$ 7,5 bi em 97 e a partir de 2001 (gestão Roger Agnelli) aumentou em 8x o valor e chegou a U$ 55 bilhões que é hoje.

É dificil imaginar a Vale comprando uma empresa do tamanho da Inco nessas condições.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Anexo, etc.
 

Anexos

  • dados.jpg
    dados.jpg
    75,3 KB · Visualizações: 83
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Mesmo que estejamos em alguma estranha caverna no multiverso dos universos, é bom ver o Brasil se destacando em algum aspecto da economia mundial.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Mais um ownage para os defensores da privatização. Imagine se tivesse nas mãos do governo:

- Superfaturamento
- Lavagem de dinheiro
- Desvio de verba
- DESVALORIZAÇÃO

E os air combo crushers: CORRUPÇÃO, ESCÂNDALOS, CHURRASCO NA CASA DO LULA etc
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo


Mas Tisf, o preço do Minério de ferro não é uma commodity... ele é setado pela própria Vale e seguida pelas demais mineradoras.

Ou seja, não dá pra dizer que o lucro da Vale veio de uma condição de alta do mercado já que foi mérito de negociação da própria Vale essa alta no preço.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

E você acha que essa alta não teria acontecido se ela fosse estatal? Lembrando que não é apenas ela que negocia o preço intenracionalmente, levando-se em conta ainda a alta da demanda chinesa e etc?

Eu acho engraçado essa especulação, totalmente sem sentido.

Fingolino disse:
não dá pra dizer que o lucro da Vale veio de uma condição de alta do mercado
Ah não??? :lol:
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Mesmo que estejamos em alguma estranha caverna no multiverso dos universos, é bom ver o Brasil se destacando em algum aspecto da economia mundial.

Correção, o Brasil se destacando não, a Vale se destacando.

Não se esqueça que, a partir do momento que o capital de uma empresa é aberto, ela deixa de ter uma nacionalidade, afinal, como o próprio texto do Fingol deixou claro, a qualquer momento ela pode ser comprada por uma empresa maior ou ter a maior parte de suas ações na mão de um único indivíduo (que seria o sócio majoritário da empresa). Fora que as ações podem estar divididas entre diversos donos. Se a vale for 80% de brasileiros (digamos 80 brasileiros que possuem cada um 1% das ações da empresa), e 20% inglesa (1 inglês que possui 20% das ações da Vale), ela é uma empresa brasileira ou inglesa? Acho que não cabe tentar definir a nacionalidade de uma empresa de mercado aberto (a não ser que ela siga as regras das PPP's).

Se a vale fosse chinesa, e estivesse faturando a mesma coisa que hoje em dia e nós estivessemos cobrando o mesmo valor de imposto que é cobrado hoje, simplesmente estariamos ganhando a mesma fatia de capital, independente da "nacionalidade" da empresa. O único meio de se ter um lucro maior, seria se a Vale fosse estatal, porque aí, em teoria, toda divisa gerada pela Vale seria do tesouro interno.

Se a Vale estaria bem ou mal, caso fosse estatal, não sei e nem vou divagar sobre. Só que ela é tão nacional quanto a Volkswagen, hoje em dia.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Tisf, (eu acho que) o que o Fingol quis dizer é que:
não dá pra dizer que o lucro da Vale veio de uma condição de alta do mercado
Mas sim de um conjunto de fatores, incluindo o estilo da gestão da empresa e a entrada de "dinheiro vivo", o que facilitou o crescimento e a futura compra de uma outra empresa. Lembrando que o diferencial da compra é que ela foi feita com "dinheiro vivo" e não através de títulos.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Correção, o Brasil se destacando não, a Vale se destacando.

Acho que ele quis dizer no sentido de que a Vale foi uma empresa fundada no Brasil, então ela meio que carrega a "estigma" de ser brasileira de origem.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Acho que ele quis dizer no sentido de que a Vale foi uma empresa fundada no Brasil, então ela meio que carrega a "estigma" de ser brasileira de origem.
Não sei, muita gente ainda confunde, principalmente com a propaganda da mídia. Afinal quando você vê algum jornal falando dos feitos grandiosos da Petrobrás e se desmanchando em elogios, é porque é nacional.

Não que isso vá acontecer antes de umas 30 gerações, mas o dia que acabar o minério de ferro, é bença e tchau Brasil, e vamos explorar outro lugar! A empresa não tem nenhum comprometimento com o bem estar nacional. (fora os filantrópicos, claro, que rendem excelentes abatimentos no imposto de renda)
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Foi a maior aquisição já feita por uma empresa da América Latina. O engraçado é usarem isso com viés político, dizendo que se ela não tivesse sido privatizada, não estaria fazendo isso hoje. Alguém tem uma máquina do tempo e universo paralelo e não estamos sabendo.

Pelo que me parece a privatização foi um bem imenso
para a Vale, que se encontrava sucateada antes desta.
O crescimento obtido ao longo do tempo foi mérito único e
exclusivo dela. Afinal, como já foi dito, o preço do minério de
ferro e dos metais que a vale trabalha são ditados não totalmente,
mas em grande parte pela própria Vale do Rio Doce.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Afinal, como já foi dito, o preço do minério de
ferro e dos metais que a vale trabalha são ditados não totalmente,
mas em grande parte pela própria Vale do Rio Doce.
Se não houvesse demanda forte, não teria como aumentar o preço, porque é tudo feito com acordos.

E eu concordo com o Isildur disse. O dinheiro hoje não tem pátria. Se houver uma crise aqui, ou se outro lugar der mais dinheiro, a Vale o tiraria sim daqui sem pensar duas vezes.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

O que não impede que o Brasil esteja se destacando HOJE e se beneficiando HOJE.
Embora tudo indique que a Vale não estaria mesmo tendo este desempenho se continuasse estatal, sou obrigado a concordar que é especulação. Agora, isso indica um excelente desempenho da Vale privatizada em relação à Vale estatal, e isso não é especulação.

E ainda assim acho que é forçação de barra acusar esse argumento de "mera especulação". Você acha que a Vale nessa estaria em expansão internacional ou continuaria explorando com ineficiência (e portanto desperdiçando) o minério brasileiro?
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

E ainda assim acho que é forçação de barra acusar esse argumento de "mera especulação".
Ué, como eu vou afirmar que se ela fosse estatal ela não teria essa expansão, se o produto dela teve seu preço aumentado vertiginosamente nos últimos anos?
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Pq o preço do produto não é o único fator dessa operação.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

Ué, como eu vou afirmar que se ela fosse estatal ela não teria essa expansão, se o produto dela teve seu preço aumentado vertiginosamente nos últimos anos?
Pq além do que o Ecthelion falou, ineficiência e desperdício não tem nada a ver com aumento da receita. De uma forma geral, quando as empresas faturam mais tendem a se preocupar menos com critérios de eficiência e gastos. E a estratégia apesar de ter a ver com capital disponível, depende de inúmeros outros fatores, principalmente competência da direção, o que nunca se teve na Vale estatal. Em estatais vc tem politicagem e apadrinhamento em detrimento das boas práticas de gestão e governança.
 
Re: Vale compra Inco e se torna 2a maior mineradora do Mundo

So pra informacao, hoje os socios majoritarios da Vale sao o Bradesco e a PREVI(Previdencia dos Funcionarios do Banco do Brasil)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo