• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o motivo de muita gente não respeitar as obras de Tolkien?

Estudo em escola pública,e infelizmente concordo com você. Não há dúvidas de que o ensino é muito fraco. E para ano que vem o governo vai fornecer livros para o ensino médio, ao menos aqui no paraná vai sim. Mas isso não me anima, pois pelo visto não serão bons livros. Meu professor de física (que devo dizer é um ótimo professor), comentou conosco que o livro de física será muito fraco, e que seria melhor continuar com a parte da apostila, que ele achava melhor. E o pior é que não foi o único, a professora de inglês também disse que é meio fraca. :tsc:

incentivo a leitura no meu colégio praticamente nem existe. nas escolas particulares daqui e no cefet a leitura é ao menos valorizada, e as aulas de portugues incluem a leitura de livros, ou existe uma matéria apenas para isso.
o que é uma pena ver como é o ensino público.

Exato mas sabe qual o problema das apostilas !?
Tem muita gente que se passa por pobrezinho e acaba não comprando.
Ou seja se todo mundo comprar as apostilas e duas pessoas alegarem não terem três reais para a compra,, o prof é obrigado a bancar, e se três não pagarem outros não iram pagar, e se ninguém pagar o professor é obrigado a repassar a matéria no quadro ou seja tempo de aprendizado perdido.
E é nessa parte o prof. tem que se encorajar um pouco mais e obrigar os alunos a comprarem as apostilas, mas se algum aluno não tiver condições e se sentir descriminado pelo fato de ter menos $$ que os outros ae coitado do professor se o aluno levar na justiça.

Mas o que vale é a rigorosidade, meu prof de física conseguia fazer todo mundo comprar e quem não comprasse ou esquecesse a apostila ficava fora da classe :blah: kkk mas isso era bom pelo fato de geral ter medo dele e de fazer uma aula bem interessante, conseguia prender atenção da turma.


Orra vocês falam que O Hobbitt é infantil pelo menos pramim é o melhor livro.
 
Exato mas sabe qual o problema das apostilas !?
Tem muita gente que se passa por pobrezinho e acaba não comprando.
Ou seja se todo mundo comprar as apostilas e duas pessoas alegarem não terem três reais para a compra,, o prof é obrigado a bancar, e se três não pagarem outros não iram pagar, e se ninguém pagar o professor é obrigado a repassar a matéria no quadro ou seja tempo de aprendizado perdido.
E é nessa parte o prof. tem que se encorajar um pouco mais e obrigar os alunos a comprarem as apostilas, mas se algum aluno não tiver condições e se sentir descriminado pelo fato de ter menos $$ que os outros ae coitado do professor se o aluno levar na justiça.

Mas o que vale é a rigorosidade, meu prof de física conseguia fazer todo mundo comprar e quem não comprasse ou esquecesse a apostila ficava fora da classe :blah: kkk mas isso era bom pelo fato de geral ter medo dele e de fazer uma aula bem interessante, conseguia prender atenção da turma.


Orra vocês falam que O Hobbitt é infantil pelo menos pramim é o melhor livro.

Nossa, o pior é que é verdade essa questão de alguns se passarem por pobrezinhos. Mas para aqueles que tem menos condições (de verdade), por exemplo no meu colégio, pode tirar xerox, ou comprar uma apostila usada que sai bem em conta. Mas nesse ponto, ah! aí o que falta também é interesse do próprio aluno, ou dos pais em procurar um jeito de conseguir o material mais em conta, ou até mesmo do colégio em procurar ajudar. Eu vejo muito disso, inclusive esse ano, teve muitos alunos que nem compraram a apostila o ano todo, nem sei como estudavam (se é que estudavam né). Só que por aqui, no caso de pegar a apostila nova, tem que ser pago na hora, e elas vem de Curitiba se não me engane, aí não tem responsabilidade do professor de ter que pagar por ela, é algo assim. Esse sistema é justo pra que nenhum aluno deixe de pagar e acabe sobrando para a direção ou professor.
Questão da rigorosidade, é até bom, mas só até certo ponto. Tirar o aluno da sala por não estar com a apostila por ter esquecido é ótimo, pois ora já se viu, foi para o colégio para estudar, como esquecer a apostila? Tirar por não ter comprado-a também é bom, mas aí teria que dar um jeito de se comunicar com o responsável e descobrir o motivo: apenas por ñ ter comprado, ou se tem dificuldades e não pode comprar mesmo, falta de grana e tal. Eu acharia bom isso, por que aí, sabendo o que se passa, o colégio poderia tomar providências. Acho que assim, pelo menos diminuiría o problema da falta de apostila, o que na minha sala esse ano, foi um absurdo.
e professor rigoroso na medida é bom mesmo, por que é como você disse: prende a atenção dos alunos, aquele professor meio relaxadão, a turma se aproveita!!
 
Muitas pessoas nem conhecem Tolkien...
Ontem conheci 3 raparigas e 1 rapaz que quando falei que era fa de Tolkien a resposta foi de todos: "QUEM?"
Enfim...
Sem conhecerem o autor como podem gostar ou nao?
Acho que tambem e um factor que ajuda ao dessinteresse para as obras de Tolkien ne?
*yams*
 
Nossa, o pior é que é verdade essa questão de alguns se passarem por pobrezinhos. Mas para aqueles que tem menos condições (de verdade), por exemplo no meu colégio, pode tirar xerox, ou comprar uma apostila usada que sai bem em conta. Mas nesse ponto, ah! aí o que falta também é interesse do próprio aluno, ou dos pais em procurar um jeito de conseguir o material mais em conta, ou até mesmo do colégio em procurar ajudar. Eu vejo muito disso, inclusive esse ano, teve muitos alunos que nem compraram a apostila o ano todo, nem sei como estudavam (se é que estudavam né). Só que por aqui, no caso de pegar a apostila nova, tem que ser pago na hora, e elas vem de Curitiba se não me engane, aí não tem responsabilidade do professor de ter que pagar por ela, é algo assim. Esse sistema é justo pra que nenhum aluno deixe de pagar e acabe sobrando para a direção ou professor.
Questão da rigorosidade, é até bom, mas só até certo ponto. Tirar o aluno da sala por não estar com a apostila por ter esquecido é ótimo, pois ora já se viu, foi para o colégio para estudar, como esquecer a apostila? Tirar por não ter comprado-a também é bom, mas aí teria que dar um jeito de se comunicar com o responsável e descobrir o motivo: apenas por ñ ter comprado, ou se tem dificuldades e não pode comprar mesmo, falta de grana e tal. Eu acharia bom isso, por que aí, sabendo o que se passa, o colégio poderia tomar providências. Acho que assim, pelo menos diminuiría o problema da falta de apostila, o que na minha sala esse ano, foi um absurdo.
e professor rigoroso na medida é bom mesmo, por que é como você disse: prende a atenção dos alunos, aquele professor meio relaxadão, a turma se aproveita!!

As apostilas da minha escola não passavam dos quatro reais :blah:
Impossível alguém não ter quatro reais.
 
As apostilas da minha escola não passavam dos quatro reais :blah:
Impossível alguém não ter quatro reais.

Na verdade, é bem possível. Tem muita gente que ganha menos de 4 reais por dia, e tem que gastar tudo, como acontece com muita gente, inclusive que eu conheço, que ganha um salário mínimo por mês, e no fim do mês acaba devendo. Até tem 4 reais, mas não pode ficar gastando com apostila, mesmo sabendo que não é algo importante, que é algo de importante até, mas é só que prioridade por prioridade, comer e ter remédio é mais importante.
 
Eu estudei em escola pública e privada, e sei a diferença.. o problema é a mentalidade das pessoas. Uma mentalidade que na escola pública não tem: vestibular! Na rede privada a mentalidade de estudo é estimulada pelos professores, na rede pública se tirar nota pra passar de ano na média está a contento, e o que fazer se mais da metade da população brasileira são de analfabetos funcionais? Livros não precisam ser comprados, podem ser emprestados, o problema é a falta de interesse mesmo..Sem contar que nem todo mundo gosta de literatura Tolkien.

As apostilas da minha escola não passavam dos quatro reais :blah:
Impossível alguém não ter quatro reais.
Ficaria surpreso se soube-se...
 
Eu estudei em escola pública e privada, e sei a diferença.. o problema é a mentalidade das pessoas. Uma mentalidade que na escola pública não tem: vestibular! Na rede privada a mentalidade de estudo é estimulada pelos professores, na rede pública se tirar nota pra passar de ano na média está a contento, e o que fazer se mais da metade da população brasileira são de analfabetos funcionais? Livros não precisam ser comprados, podem ser emprestados, o problema é a falta de interesse mesmo..Sem contar que nem todo mundo gosta de literatura Tolkien.


Ficaria surpreso se soube-se...
Concordo plenamente! :mrgreen:
 
As apostilas da minha escola não passavam dos quatro reais :blah:
Impossível alguém não ter quatro reais.
Poxa! 4 reais! Aqui é 60 reais. :tsc:
Mas como disse o Shidosan, é bem possível que alguns não tenham nem se quer 4 reais.

Eu estudei em escola pública e privada, e sei a diferença.. o problema é a mentalidade das pessoas. Uma mentalidade que na escola pública não tem: vestibular! Na rede privada a mentalidade de estudo é estimulada pelos professores, na rede pública se tirar nota pra passar de ano na média está a contento, e o que fazer se mais da metade da população brasileira são de analfabetos funcionais? Livros não precisam ser comprados, podem ser emprestados, o problema é a falta de interesse mesmo..Sem contar que nem todo mundo gosta de literatura Tolkien.

Ditto!

Eu estudei em escola particular já, 4ª e 5ª série. E apesar disso já podia se notar a diferença, o estímulo que os professores davam era grande. E a leitura era desde cedo acrescentada as aulas. Hoje, (em escola pública) é como você disse.
E realmente, a falta de interesse é grande, mas aí é bom ressaltar, que a falta de interesse vem por parte da pessoa desinteressada em ler, e também nas bibliotecas, por exemplo, muitas tem um acervo pobre.
 
E apesar de tudo, quando eu olho pra trás, eu era bem mais feliz na escola pública... Mas acho que foi melhor eu ter ido pra particular mesmo, não me arrependo.
 
Calimbadil o fiel disse:
Eu li os três livros um ou dois anos antes de lançarem os filmes...
Mas comecei a ser fã de Tolkien mesmo quando terminei o Silma, percebi que tinha muita coisa no SDa que eu nunca tinha prestado atenção e desde então comecei a bisbilhotar procurando esclarecer cada dúvidad que eu tinha sobre o universo do legendarium.
Ainda não entendo como tem gente que repulsa as obras...
Bom, pra falar a verdade, depois de um tempo, eu venho mais aqui por vocês do que3 pelos livros em si, mas obviamente eles aindfa me interessam muito.
 
E realmente, a falta de interesse é grande, mas aí é bom ressaltar, que a falta de interesse vem por parte da pessoa desinteressada em ler, e também nas bibliotecas, por exemplo, muitas tem um acervo pobre.
Nhé. Eu sei o que é dispor de um acervo pobre. Sofro disso lá na universidade, e às vezes me pergunto como foi possível formar a primeira turma do meu curso lá.
E é tão triste e doloroso ouvir uma pessoa falar mal de Tolkien! Eu o admiro tanto, se um dia pudesse escrever pelo menos a metade do que ele escreveu me daria como super satisfeita. E as pessoas não se dão sequer ao trabalho de examinar a obra com o mesmo olhar que examinaria um livro de contos indígens, por exemplo, tentando ao menos perceber o grau de CRIATIVIDADE do autor, que no caso do Tolkien é excepcional.
 
Poxa! 4 reais! Aqui é 60 reais. :tsc:
Mas como disse o Shidosan, é bem possível que alguns não tenham nem se quer 4 reais.
Exato mas os professores já deixam bem claro para os alunos que não poderem comprar as apostilas pra conversar com ele.

EU não entendia minha prof. de português ela mandava a gente comprar uma apostila de quase cem páginas e mesmo assim ela passava umas três folhas de caderno no quadro, aquilo lá sim desanimava qualquer um.
E eu confesso não copiava nem metade da matéria que o professor passava no quadro.

Outra coisa também meus professores viviam falando pra gente que dependendo do tanto de reprovas o governo enchia o saco deles.
Ou seja se tal aluno fosse bem em português matemática é física e reprovasse em história e geografia os professores de hist. e geo. eram obrigados a empurrar esse aluno, isso dae é aquele tal de conselho de classe, acho 99% dos que vão repetir o conselho passa de ano rs.
 
Exato mas os professores já deixam bem claro para os alunos que não poderem comprar as apostilas pra conversar com ele.

EU não entendia minha prof. de português ela mandava a gente comprar uma apostila de quase cem páginas e mesmo assim ela passava umas três folhas de caderno no quadro, aquilo lá sim desanimava qualquer um.
E eu confesso não copiava nem metade da matéria que o professor passava no quadro.

Outra coisa também meus professores viviam falando pra gente que dependendo do tanto de reprovas o governo enchia o saco deles.
Ou seja se tal aluno fosse bem em português matemática é física e reprovasse em história e geografia os professores de hist. e geo. eram obrigados a empurrar esse aluno, isso dae é aquele tal de conselho de classe, acho 99% dos que vão repetir o conselho passa de ano rs.

Sobre as apostilas eu não tenho uma opinião muito a favor. quando a pessoa copia do quadro a materia ela tem que ficar concentrada naquilo, não pode se desconcentrar, e além do mais ela tem que ler enquanto copia e assim já melhora sua escrita. Por outro lado. As explicações nas apostilas o pessoal não presta atenção, já que não precisa compiar e nisso também entra o quadro de que nem todos podem pagar. Odeio copiar mas é nescessário.

Nhé. Eu sei o que é dispor de um acervo pobre. Sofro disso lá na universidade, e às vezes me pergunto como foi possível formar a primeira turma do meu curso lá.
E é tão triste e doloroso ouvir uma pessoa falar mal de Tolkien! Eu o admiro tanto, se um dia pudesse escrever pelo menos a metade do que ele escreveu me daria como super satisfeita. E as pessoas não se dão sequer ao trabalho de examinar a obra com o mesmo olhar que examinaria um livro de contos indígens, por exemplo, tentando ao menos perceber o grau de CRIATIVIDADE do autor, que no caso do Tolkien é excepcional.

As bibliotecas escolares estão, quase, decadentes, disse quase porque tem boas bibliotecas em algumas escolas.
Concordo com você Milharu. Se eu conseguisse escrever a metade que Tolien escrevia eu seria feliz.
 
Gosto de pensar na teoria do "medo do escuro". Tememos aquilo que não conhecemos, se tememos então passamos a odiar. Talvez um dia vejam a luz, ou talvez prefiro que continue assim...
 
E realmente, a falta de interesse é grande, mas aí é bom ressaltar, que a falta de interesse vem por parte da pessoa desinteressada em ler, e também nas bibliotecas, por exemplo, muitas tem um acervo pobre.

O interesse deve ser estimulado desde criança.. Se os pais e depois os professores não influênciam a criança a ler, quando ela for mais velha não terá esse hábito. É necessário isso ser trabalhado na infância.
Outro ponto abrangente é que com a má escolaridade os pais tb não tem esse hábito, o que se torna um círculo vicíoso...

A respeito dos preço dos livros, na escola pública os livros de 1*, 2* e 3* ano tambem devem ser adquirido pelos alunos, e em média cada um custa $50,00 reais.
Infelizmente é um absurdo que os alunos tenham que comprar os livros.
Outra coisa que causa indignação é o preço das escrições de vestibular em universidades públicas.
Se elas são publicas não deveriam cobrar pela inscrição.. é um direito da constituição e pagamos impostos para assegurar um ensino gratuíto e de qualidade..
E não é o que estamos acompanhando dos nossos governantes..

PS. acho que estamos fugindo demais do assunto do tópico..:lol: não seria melhor transferi-lo para outro?
 
olha... o próprio mestre escreveu no prefácio do sda:

"(...) algumas pessoas que leram o livro, ou que de qualquer forma fizeram uma crítica dele, acharam-no enfadonho, absurdo ou desprezível; e eu não tenho razões para reclamar, uma vez que tenho opiniões similares a respeito do trabalho dessas pessoas, ou dos tipos de obras que elas evidentemente preferem (...)

taí...

vamos nós discutir isso? hehehehe

[]s
 
olha... o próprio mestre escreveu no prefácio do sda:

"(...) algumas pessoas que leram o livro, ou que de qualquer forma fizeram uma crítica dele, acharam-no enfadonho, absurdo ou desprezível; e eu não tenho razões para reclamar, uma vez que tenho opiniões similares a respeito do trabalho dessas pessoas, ou dos tipos de obras que elas evidentemente preferem (...)


Eu tb não!!!!:mrgreen:
Santo Tolkien que escreveu tanta coisa boa...:grinlove:
 
Não gostam porque nõ foram acostumados a ter cultura de qualidade.

Sem qualquer conceito moralista de que "não existe cultura ruim, porque cultura são os hábitos de um povo e parará". Um povo que está acostumado a ouvir funk, a ler Minha Novela, e assistir Rede Globo 24 horas por dia, um povo que mal sabe ler, que não tem o costume de pegar num livro que não seja o da Bruna Surfistinha..

Um povo que não tem o costume de BUSCAR CULTURA. Porque é isto que diferencia os países desenvolvidos de nós. Eles BUSCAM, correm atrás da cultura. A "massa" brasileira não, espera que a mídia atire pseudoartistas sobre eles, e então eles captam e utilizam aquilo como se fosse seu gosto.

Não dá pra enfiar Tolkien goela abaixo desse povo. Simples.
 
Não gostam porque nõ foram acostumados a ter cultura de qualidade.

Sem qualquer conceito moralista de que "não existe cultura ruim, porque cultura são os hábitos de um povo e parará". Um povo que está acostumado a ouvir funk, a ler Minha Novela, e assistir Rede Globo 24 horas por dia, um povo que mal sabe ler, que não tem o costume de pegar num livro que não seja o da Bruna Surfistinha..

Um povo que não tem o costume de BUSCAR CULTURA. Porque é isto que diferencia os países desenvolvidos de nós. Eles BUSCAM, correm atrás da cultura. A "massa" brasileira não, espera que a mídia atire pseudoartistas sobre eles, e então eles captam e utilizam aquilo como se fosse seu gosto.

Não dá pra enfiar Tolkien goela abaixo desse povo. Simples.


Não concordo muito com vc, o povo só paga o preço, não que eles sejam as vítimas.. mas tb não são os culpados sociologicamente. É uma questão mais histórica mesmo.
O problema é o sistema.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo