• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Santos Dumont x Irmãos Wright

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Esse mês estão sendo feitas várias comemorações do centenário da proeza do verdadeiro e legítimo pai da aviação.

Mas infelizmente ainda temos que aturar os EUA que somente reconhecem os irmãos Wright como os legítimos inventores.

Só que o "aviãozinho" deles embora este o vôo tenha sido alguns anos antes do brasileiro, este dependeu de meios externos para decolar. Tecnicamente era praticamente um planador.

Já o 14 Bis era de fato um aeroplano que decolou do chão e contou com uma enorme platéia como testemunha em Paris.

Alguém sabe quem de fato detém o maior reconhecimento em nível internacional? É duro quando se tem que competir com uma mega potência que tem uma midia muito mais forte a favor.

Ao menos nas comemorações do centenário do 14 Bis, a réplica voou perfeitamente, enquanto o dos irmãos Wright no seu centenário foi um papelão se estatelando no chão com a presença do Bush e tudo :lol:
 
Na maioria dos países consideram o Santos Dumont. Principalmente na França, que foi onde ele "fez carreira".
 
Só lembrando, nós brasileiros também inflamos por demais o santos dummont.

ele é o patronomo da aviação como conhecemos. Pai da aviação você pode falar até do leonardo da vinci pelos seus estudos.

basicamente o primeiro breve foi entregue ao santos dummont, o primeiro avião, como conhecemos, efetuando um vôo homologado pela entidade que determinou os parametros para considerar um vôo, foi o do 14 bis em 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, efetuado pelo 14 Bis.

Alguns americanos menos alienados sabem disso e aceitam Santos Dummont como o primeiro homem a decolar um avião.
 
Os americanos que mostrem os fatos.
Fotos, filmagens, jornais, patentes.
Eles só requiriram patentes de planadores no periodo que compreende o seu suposto vôo e o vôo de Santos Dumont.
São os fatos que eles podem provar contra os fatos que o resto do planeta pode provar.
 
Acho que, tirando o Brasil, e talvez a França, o resto do mundo considera os irmãos Wright como os primeiros a voar. E provavelmente nem sequer ouviram falar de Santos Dummont.

Enfim, o vôo do Santos Dummont foi sem dúvida muito mais próximo do que hoje entendemos como aviação, mas no fundo tudo depende do que podemos considerar como "voar".

E também não podemos defender cegamente o Santos Dummont só porque ele é brasileiro num ato de nacionalismo exagerado. O ideal seria que ambas as versões, e cada um que tirasse suas conclusões. Mesmo porque, quando eu estudei história no colégio, só falaram do Santos Dummont, nunca ouvi falar de irmãos Wright. É basicamente o mesmo erro feito em outros países, só muda o personagem.
 
Ao que conste os irmãos Wright não tinham um histórico de experimentos tão grande quanto o do Santos Dumont que se dedicou muito desde o estudo dos balões, dirigiveis e nisso resolver um grande problema da época que era dirigibilidade.

Aí nesse caso não se trata de supervalorizar o brasileiro e sim apurar o que cada um fez em pró do que chamamos de aviação moderna.
 
Praticamente cada país tem seu inventor da aviação. Richard Pearse na Nova Zelândia, Traian Vuia na Romênia, Alexander Feodorovich Mozhaiski na Rússia e muitos, muitos outros.
 
Pelo que eu sei, a grande discussão entre Santos Dumont e os irmãos Wright é o seguinte: O Santos Dumont acreditou que a invenção dele não pertencia à ninguém em especial, mas à humanidade e não a patenteou. Os irmãos Wright, por sua vez, não foram tão... "humanistas" e patentearam o avião.
 
Pelo que eu sei, a grande discussão entre Santos Dumont e os irmãos Wright é o seguinte: O Santos Dumont acreditou que a invenção dele não pertencia à ninguém em especial, mas à humanidade e não a patenteou. Os irmãos Wright, por sua vez, não foram tão... "humanistas" e patentearam o avião.
tentaram, e tentaram além de patentear, vender a cegas para as forças armadas americanas.... mas ngm pagou, até 1908, quando wilbur wright decolocou com o motor mais possante da época, snme, com 75hp.
 
O início da aviação foi gradual.

Santos foi o primeiro a decolar com propulsão própria, e os Wright, com uma catapulta, o que eu ouvi dizer que já havia sido feito (com menos sucesso) antes.

O que marcou foi que, quando os Wright chegaram em Paris, os aviões de Santos e cia eram verdadeiros tijolos voadores, enquanto o deles já era altamente manobrável. Entretanto, foram logo superados por Fokker e cia.

O conceito já existia há algum tempo. Foi apenas uma corrida pra quem conseguia um modelo praticável, e os passos foram graduais demais pra sefalar num "Pai da Aviação".

Só que o Dummont popularizou o relógio de Pulso moderno. Isso sim merece crédito. :)
 
O conceito já existia há algum tempo. Foi apenas uma corrida pra quem conseguia um modelo praticável, e os passos foram graduais demais pra sefalar num "Pai da Aviação".
eu acho um tremendo erro falar que qualquer um dos inventores de engenhocas aladas como pai da aviação.
patronomos, todos foram... mas aquele desafio proposto pelo aeroclube de paris, o primeiro a conseguir reproduzir os requisitos minimos foi o santos dummont...
 
E também o fato que o Santos Dumont se dedicou bastante no estudo dos balões e dirigiveis dando uma grande contribuição pra resolver o grande problema da época: a dirigibilidade.
 
E também o fato que o Santos Dumont se dedicou bastante no estudo dos balões e dirigiveis dando uma grande contribuição pra resolver o grande problema da época: a dirigibilidade.
dos balões né?
o principio de rolagem, guinada e arfagem já era entendida e aplicada aos primeiros "planadores"...

o grande invento mesmo do santos dummont foi o hangar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo