• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reencarnação

Edu

Draper Inc.
Não sei se "reencarnação" é o termo certo para esse tipo de coisa, mas na falta de um melhor, vai ele mesmo. Bem, a minha pergunta é se, a exemplo de Glorfindel, outros elfos (tais como Fëanor e Fingolfin) poderiam voltar com um novo hröa para a Terra-média e, caso pudessem, porquê nenhum deles voltou? E mais: os homens, anões e hobbits também poderiam fazer algo do tipo?
 
Somente os imortais (maiar, elfos) podem fazer isso.

Acredito que eles não o costumavam fazer porque já haviam cumprido seu papel na TM. Além disso, morrer é um experiência muito traumatizante e muitos perdiam a vontade de voltar por causa disso.

Venhamos e convenhamos, a morte foi um grande alíviopara vários deles....
 
Bom, também acho que para vários deles a morte representava um descanso e, mais que isso, missão cumprida.

No caso do Glorfindel, ele reencarnou justamente para ajudar em um momento de dificuldade. Era preciso, creio eu, ele voltar.

Mas a minha dúvida é.. se ele não voltasse alguém faria o que ele fez? Ou ele foi indispensável para os hobbits naquele momento e sem ele os pequenos não teriam chegado à Valfenda?
 
Mas lembro-me de ter lido em algum lugar que todos os elfos reencarnavam - ou que todos podiam reencarnar..?
 
Não sei se "reencarnação" é o termo certo para esse tipo de coisa, mas na falta de um melhor, vai ele mesmo. Bem, a minha pergunta é se, a exemplo de Glorfindel, outros elfos (tais como Fëanor e Fingolfin) poderiam voltar com um novo hröa para a Terra-média e, caso pudessem, porquê nenhum deles voltou? E mais: os homens, anões e hobbits também poderiam fazer algo do tipo?

Os elfos que reencarnaram (que são praticamente todos os que morreram, salvo exceções, como Fëanor), não voltaram à Terra-Média provavelmente por arrependimento de ter ido para lá (caso claro dos Noldor), ou simplesmente por que a Terra-média não era o verdadeiro lar dos elfos, e uma vez que em Aman seria muito difícil que eles viessem a morrer novamente após a reencarnação, fica fácil supor os motivos que levaram os elfos a não retornar para a TM. Além disso, dependendo de quando o elfo reencarnou, talvez o lar dele na TM nem mais existisse.


Mas lembro-me de ter lido em algum lugar que todos os elfos reencarnavam - ou que todos podiam reencarnar..?


Todos podiam, mas não necessariamente reencarnavam.

No texto Leis e Costumes entre os Eldar tem muitas coisas importantes sobre o renascimento élfico, como:

Os eldar dizem que o renascimento por mais de uma vez é raramente registrado. Mas as razões para isto eles não sabem completamente. Talvez, seja ordenado pela vontade de Eru; enquanto os renascidos [eles dizem] são mais fortes, possuindo maior domínio de seus corpos e sendo mais resignados quanto ao sofrimento. Mas muitos, sem dúvida, que tenham morrido duas vezes, não desejam retornar.

O renascimento não é o único destino dos fëar desabrigados. A Sombra sobre Arda não causava apenas infortúnios e danos ao corpo. Ela podia corromper a mente; e aqueles entre os eldar que foram escurecidos em espírito realizavam feitos não naturais, e eram capazes de ódio e malícia. Nem todos que morreram sofreram inocentemente. Além disso, alguns fëar pesarosos e cansados abandonavam a esperança e, afastando-se da vida, abdicavam de seus corpos, mesmo que estes pudessem ser curados ou estivessem de fato ilesos.*** Poucos destes posteriormente desejavam renascer, não até que ficassem um longo período na "espera"; alguns nunca retornavam. Dos outros, os culpados, muitos eram mantidos por muito tempo na "espera", e a alguns não era permitido retomar suas vidas novamente.
*** Apesar das tristezas poderem ser grandes e completamente não merecidas, e a morte [ou particularmente o abandono da vida] pudesse ser, então, compreensível e inocente, dizia-se que a recusa de retornar à vida, após o repouso em Mandos, era um erro, mostrando uma fraqueza ou falta de coragem do fëa.
 
No texto que o Feä postou, fala que

"(...) não até que ficassem um longo período na "espera"; alguns nunca retornavam. Dos outros, os culpados, muitos eram mantidos por muito tempo na "espera", e a alguns não era permitido retomar suas vidas novamente".

Quando li isso me veio uma nova dúvida: quem mandava e desmandava em quem podia renascer era Mandos? Ou isso só diz respeito a Eru? E outra coisa: ainda não sei porquê Fëanor e/ou Fingolfin não retornaram. No caso de Fëanor seria por causa do seu "aparecimento" na Profecia de Mandos?

Quanto à reencarnação dos elfos, o porque de não serem feitas e tals, já entendi. Obrigado =]
 
Quando li isso me veio uma nova dúvida: quem mandava e desmandava em quem podia renascer era Mandos? Ou isso só diz respeito a Eru? E outra coisa: ainda não sei porquê Fëanor e/ou Fingolfin não retornaram. No caso de Fëanor seria por causa do seu "aparecimento" na Profecia de Mandos?

Quanto à reencarnação dos elfos, o porque de não serem feitas e tals, já entendi. Obrigado =]

Mandos julgava quem poderia renascer ou não, e quanto tempo levaria:

Pois apenas aqueles que desejavam ir a Mandos podiam renascer. O renascimento é uma graça, e vem do poder que Eru entregou aos valar para governar Arda e a reparação de seu desfiguramento. Ele não situa-se no poder de qualquer fëa em si. Somente retornam aqueles que, após Mandos ter pronunciado a sentença de liberação, Manwë e Varda abençoam.

O tempo que eles ficavam na Espera dependia parte da vontade de Námo, o Juiz, senhor de Mandos, parte de sua própria vontade. A maior das felicidades, eles julgavam, era após a Espera, renascer, pois então o mal e a tristeza que sofreram no encurtamento de seu curso natural podia ser reparado.

Fëanor nem reencarnou. As atitudes dele não permitiram que ele retornasse à vida, até que chegasse o "fim dos tempos".
Fingolfin praticamente com certeza reencarnou, mas permaneceu em Aman. Depois do que ele sofreu na TM, ele não voltaria mais para lá.
 
A reencarnação de Finrod é citada no Silmarillion:

“(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”

Legal a idéia de pai e filho se encontrando e tal. =]
 
E mais: os homens, anões e hobbits também poderiam fazer algo do tipo?
A questão dos elfos já foi bem explicada.
Só pra complementar sua ultima pergunta, os homens e os hobbits (por que estes eram as mesmas coisas, só diferenciavam no tamanho) iam para Mandos e ali ficavam por algum tempo, até que seus espíritos eram levados por Eru para algum lugar. Se não me engano, só Manwe e o próprio Eru sabiam o destino dos espíritos dos homens.

Dentre todos os humanos, Beren foi o único que reencarnou. E é talvez por isso que a sua história de amor com Lúthien é tão bonita.

Só não me lembro do destino dos anões.
 
Somente os imortais (maiar, elfos) podem fazer isso.

Cavalheiros, vemos uma informação errada, aqui, vinda de Bagrong.
Aos elfos, como espécie, a reencarnação era não só uma possibilidade como uma regra geral (com exceções estabelecidas de acordo com mecanismos de merecimento e/ou conveniência e até mesmo desejo pessoal).

Com a introdução da morte, entre os elfos, por conta da corrupção de Arda, iniciada por Melkor, a solução para o plano primeiro de Eru para os primogênitos (que era a imortalidade desses, enquanto o mundo perdurasse), foi a instituição do mecanismo reencarnatório.


Isto está bem explicado n'O Silmarillion, bem como no texto que foi citado por outra pessoa, aqui nesse tópico: "Leis e Costumes entre os Eldar". Vejamos:

Todos podiam, mas não necessariamente reencarnavam.

No texto Leis e Costumes entre os Eldar tem muitas coisas importantes sobre o renascimento élfico, como:

Ademais, há até uma carta de Tolkien onde ele responde a uma crítica onde foi acusado de "haver passado dos limites" que um autor (ou sub-criador) deveria respeitar, em suas obras.

Tolkien responde: "Não vejo por que Deus não poderia ter adotado a reencarnação como uma opção para algumas de suas criaturas"...

Abraços a todos.
 
Cavalheiros, vemos uma informação errada, aqui, vinda de Bagrong.

Onde tá errada?

Com a introdução da morte, entre os elfos, por conta da corrupção de Arda, iniciada por Melkor, a solução para o plano primeiro de Eru para os primogênitos (que era a imortalidade desses, enquanto o mundo perdurasse), foi a instituição do mecanismo reencarnatório.

Melkor introduziu a morte em Arda? Acho que a morte do corpo, mesmo entre os imortais, já era algo previsto por Eru quando concebeu seus filhos, já que os elfos, mesmo que não fosse assassinados poderiam se cansar e querer livrar seu fëa do esforço de viver(vide Míriel).
 
Melkor introduziu a morte em Arda? Acho que a morte do corpo, mesmo entre os imortais, já era algo previsto por Eru quando concebeu seus filhos, já que os elfos, mesmo que não fosse assassinados poderiam se cansar e querer livrar seu fëa do esforço de viver(vide Míriel).

No diálogo de Manwë e Eru, do HoMe, Manwë diz:

Manwë falou a Eru: Veja! Existe um mal em Arda que não vimos antes. Os quendi, que tu fizeste imortais, estão sofrendo com a separação de seus espíritos e corpos. Muitos dos fëar dos elfos na Terra-média estão sós, e até mesmo em Aman há um também desabrigado. Os fëar desabrigados nós chamamos a Aman para protegê-los da escuridão, e aqui eles esperam. O que será deles mais adiante? Não há nenhum meio pelo qual suas vidas possam ser renovadas para seguir os cursos que tu planejastes?
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Tolkien/Textos/Dialogo_01.htm

E então Eru o orienta e etc. Esse texto é uma versão um pouco antiga (os elfos poderiam nascer de novo, como crianças), mas mostra que a morte dos quendi não era prevista. Manwë inclusive cita a morte de Míriel ("e até mesmo em Aman há um também desabrigado").

N'liärien, acho que o Bagrong se referia a elfos, maiar e valar quando disse "imortais", afinal imortais são aqueles que não morrem (não naturalmente, ao menos).
 
O erro é que ele tinha dito que "somente os imortais" podiam reencarnar, referindo-se ao istari.
Abraços.

Na verdade, eu havia dito: "Somente os imortais (maiar, elfos) podem fazer isso." :eh:

Eu não me recordava de que a maioria dos elfos reencarnavam... Preciso reler aquele texto sobre os costumes dos Eldar :think:
 
To aqui no trabalho e correndo com as coisas estava lendo esse tópico... ai me veio uma coisa na cabeça que não consigo lembrar a resposta...

Do mesmo jeito que eles podiam reencarnar os elfos também podiam morrer sem sofrer mal algum... simplesmente fazer uma passagem...ou to errado?
 
Podiam sim. Se eles quisessem.

A mãe de Fëanor fez isso, depois de uma crise de depressão pós-parto... =P
 
Mas a mãe de Fëanor morreu por complicações de parto, não? Algo como que Fëanor tinha lhe roubado muita energia.
 
Repare na =P

Então era permitido aos elfos tal façanha, mas não era obrigatória?
 
Pessoal, as respostas dessas perguntas se encontram lá no texto, basta que vocês leiam ele todo

Algumas passagens que ajudam a esclarecer:


Se então o hröa é destruído, ou tão ferido que sua saúde cesse, cedo ou tarde ele "morre". Isto é: torna-se doloroso para o fëa habitá-lo, não sendo nem um auxílio à vida e à vontade, nem uma satisfação usá-lo, de forma que o fëa abandona-o e, sua função chegando a um fim, a coesão é desfeita, e ele retorna novamente à orma [matéria física] geral de Arda.

e na morte pela vontade, tal como ocasionalmente acontecera por causa de cansaço absoluto ou grande pesar, o fëa não desejaria retornar, até que o corpo, deixado pelo espírito, estivesse dissolvido. Isto acontecia rapidamente na Terra-média. Somente em Aman não havia deterioração. Assim, Míriel lá foi realojada em seu próprio corpo, como é contado mais adiante.

Ou seja: a morte pela própria vontade podia sim ocorrer, mas essa vontade só surgiria caso o fëa do indivíduo se sentisse "cansado", ou insatisfeito em continuar habitando o hröa. Caso contrário, não haveria motivo algum para que o fëa desabrigasse o hröa.


Já a questão da morte dos homens, etc., pode-se encontrar informações aqui: O Destino dos Eruhíni
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo