• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autores famosos e a repercussão de suas obras..

Vivi

Parmandili of Thrones
Usuário Premium
Bom este tópico tem a finalidade de se discutir a repercussão que as obras dos autores tem sobre a humanidade..
Começando pela obra que Calimbadil o fiel lembrou..
Acabei de descobrir o nome da obra que provocou uma onda enorme de suicídios por toda a Europa e que foi proibida em vários países.
"jungen Werther" Jovem werther de Goethe, acreditem, o cara deu um tiro na prórpria cabeça de noite e ficou agonizando até o meio-dia do dia seguinte.
Eu posto o trecho assim que meu computador estiver consertado.

Tive a oportunidade de ler um trecho dessa obra.. ela foi publicada en 1990 em alemão.
Goethe nasceu no mesmo dia que eu..:joy: 28 de agosto, em Frankfurt...
Após a publicação do romance ocorreram vários casos de suicídios de jovens; a obra chegou a ser proibida em determinadas regiões. Daí surgiu o termo “Efeito Werther” utilizado na literatura técnica para designar os suicídios que seguem um modelo, isto é, são imitativos.
 
o livro fala de um jovem, o Werther, que se apaixona por uma moça mas não é correspondido (ela está noiva de outro, acho)
como ele não aguentava ve-la feliz com outro homem, ele se matou
 
FOGO...
~Isso se chama de paranoia...
Matar-se por uma rapariga??
O mundo estaria bem mais pequeno...
*yams*
 

Alemanha,1774. Johann Wolfgang Goethe pensa na repercussão do trágico fim de Werther, que havia provocado uma comoção geral, entre os jovens. Logo se multiplicaram suicídios idênticos. O gesto havia-se tornado, em pouco tempo, sedutor, e a moda, alarmante, a ponto de ficar conhecida como o mal do século. Goethe observa o que está acontecendo e sente-se profundamente amargurado, Afinal, Werther não tinha existido verdadeiramente: era apenas uma criatura da sua fantasia, uma personagem de ficção.

Subitamente, aos 25 anos, Goethe fica conhecido na Europa inteira, nos meios cultos do Novo Mundo e até no Oriente, graças ao "caso Werther". Mas, apesar da fama, restou-lhe uma lembrança amarga do livro, condenado por todos aqueles que entendiam a vida como luta e conquista e não como renúncia e fuga, e pela Igreja, que o colocou no Índice dos Livros Proibidos. "Onde eu me sentia liberto e aliviado, porque havia transformado a realidade em poesia, meus amigos se enganaram, acreditando que se devia transformar a poesia em realidade."

Dois anos antes da publicação do livro, Goethe encontrara Charlotte Buff. "Era uma dessas mulheres que, sem inspirar paixão violenta, exercia invencível encanto sobre cada um dos que a rodeavam." Goethe não escapou à atração dessa mulher, que, sendo casada, não correspondia aos seus sentimentos. Enquanto escrevia o Werther, foi Charlotte que lhe serviu de modelo para a personagem feminina do romance. Mas a obra se radica também em outro fato: a surpresa e o espanto causados pela morte de um colega da Universidade de Leipzig, que se suicidou para escapar a uma paixão sem esperança. O Werther, é, portanto, o fruto de uma experiência real e dolorosa, transfigurada através da imaginação. Essa é a razão por que o autor se refere ao romance que lhe trouxe popularidade como a uma "confissão geral". Afirmação verdadeira para toda a sua obra, tão interligadas estão, nela, vida e ficção. A experiência amorosa que lhe inspirou o Werther não foi a primeira nem a última. Dos quinze aos 74 anos, Goethe apaixonou-se por diversas mulheres.


 
Tenho quase certeza que é esse mesmo, Vi. Sei que o livro virou febre na época, há séculos atrás, e que o próprio Napoleão admitiu tê-lo lido dezenas de vezes (acho que foi 17 mesmo)... mas tô com preguiça de procurar :roll:

Eu li sobre isso no meu livro de História.
 
Tenho quase certeza que é esse mesmo, Vi. Sei que o livro virou febre na época, há séculos atrás, e que o próprio Napoleão admitiu tê-lo lido dezenas de vezes (acho que foi 17 mesmo)... mas tô com preguiça de procurar :roll:

Eu li sobre isso no meu livro de História.

Não achei nada amigo... se alguém souber de algo...:D
 
Devemos nos lembrar tambem do "mein kampf" de Hitler, que até hoje inspira jovens neonazistas com seus ideais de eugenia e os leva a cometer linchamentos e outros crimes afins.
Schpenhauer tambem causou um certo efeito werther mas ele e seu pessimismo Não ficaram famosos como o personagem de Goethe.
 
A obra é uma verdadeira expressão de sua época, pela força poética de sua linguagem e por captar a necessidade de transcendência que agitava então os espíritos juvenis, razão pela qual ela passou a servir de referência comportamental para quase toda a juventude européia. A roupa de Werther - casaca azul, colete e calções amarelos - tornou-se praticamente moda entre os jovens. O próprio Napoleão confessou a Goethe em 1808 que havia lido o livro sete vezes. Ele foi, sem dúvida, o maior acontecimento literário do século XVIII, vindo a se tornar o primeiro bestseller da literatura européia e o maior sucesso do autor.
Foram só sete vezes, e não dezessete como eu disse :mrgreen:

Fonte
 
Nossa, também fiquei curiosíssima com esse livro. Quero lê-lo sim, qual o problema?
Acho que hoje a linguagem de alguns livros está tão pesada que esse vai ser fichinha (assim espero, claro).
 
Nossa, também fiquei curiosíssima com esse livro. Quero lê-lo sim, qual o problema?
Acho que hoje a linguagem de alguns livros está tão pesada que esse vai ser fichinha (assim espero, claro).

NAo se preocupe...
Antigamente a mentalidade das pessoas era mais pequena...
Agora a nossa mente esta mais aberta e nao ha esses problemas ne??
Apesar que a um tempo atras (quando saiu o jogo Manhunt para ps2) houve um adolescente que matou uma pessoa da mesma maneira que no jogo...
*yams*
 
NAo se preocupe...
Antigamente a mentalidade das pessoas era mais pequena...
Agora a nossa mente esta mais aberta e nao ha esses problemas ne??
Apesar que a um tempo atras (quando saiu o jogo Manhunt para ps2) houve um adolescente que matou uma pessoa da mesma maneira que no jogo...
*yams*
É, se for pensar bem, hoje é mais fácil algum adolescente de mente fraca se deixar influenciar por um game do que por um livro. Nos jogos, a coisa toda é mais "real", não precisa ter imaginação. Agora no livro, como a imaginação é mais usada, acaba sendo uma coisa mais "interior".
 
Imagino que na Europa ainda seria possivel, pois ainda existe a cultura da leitura.. não com tanta intensidade quanto um game influenciaria..
 
Imagino que na Europa ainda seria possivel, pois ainda existe a cultura da leitura.. não com tanta intensidade quanto um game influenciaria..

Foi precisamente na Europa que os actos de homicidio graças a video game tem vindo a aumentar de dia para dia...
Em inglaterra e um desastre...
Enfim...
OS videos games tem a tendencia de influenciar muito mais ano apos ano...
*yams*
 
Pra quem quer ler é recomendável procurá-lo na internet ou numa biblioteca pois as primeiras traduções estão melhores e é claro, o livro já caiu em domínio público faz tempo.
A venda do mein kampf é proibida e sua locação restrita, recomenda-se procurar no site que eu indiquei no outro tópico para fazer o download.
 
Pra quem quer ler é recomendável procurá-lo na internet ou numa biblioteca pois as primeiras traduções estão melhores e é claro, o livro já caiu em domínio público faz tempo.
A venda do mein kampf é proibida e sua locação restrita, recomenda-se procurar no site que eu indiquei no outro tópico para fazer o download.

Passa aqui tb!!!
 
Já que o tópico é sobre autores e repercussão de suas obras o que me dizem de Jack Kerouack. Que através do livro On the Road influenciou toda a geração Beat e criou uma legião de mochileiros pelo mundo inteiro. Inclusive no Brasil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo