• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aplicativos Online

Úvatar

Meow? Miau!
Usuário Premium
Há algum tempo tenho visto e experimentado uma enxurrada de aplicativos online. A grosso modo, são páginas web que fazem as mais variadas funções que antigamente cabiam apenas a softwares em máquinas locais.


Listo aqui alguns poucos aplicativos que conheço e já testei.


Escritório
Google Docs & Spreadsheets; Writeboard; NumSum; Zoho e por aí vai...
Os maiores expoentes dos aplicativos online, para o bem ou para o mal, creio que são os serviços de edição de texto, planilhas e apresetações (powerpoint). Eles podem alavancar essa tendência, ou mesmo gerar uma desconfiança generalizada. Sem contar o fato de um serviço destes entrar em colapso e você perder tudo que colocou lá.


E-mail
Gmail; Yahoo!Mail...
Os serviços de webmail ficaram tão eficientes e espaçosos que praticamente aposentaram os clientes de e-mail. E com as funcionalidades de agenda/calendário, substituem totalmente um MS Outlook da vida.


Conversor de arquivos
Media Convert...
Descobri esse ontem serviço ontem, muito fascinante. Converte praticamente tudo: documentos, imagens, multimídia, audio...


Instant Messengers
Meebo...
Bom, IMs online tem aos montes na internet, mas o Meebo é o que me passa uma maior esperiencia de software.


Sistema operacional (!!!)
YouOS...
Essa iniciativa é legal. Montar um SO totalmente online, com tudo que você tem direito. Instalar softwares, manipular os arquivos que estariam previamente no seu disco virtual, navegar na internet (anh?), etc, etc.
Goowy...
Este aqui não é bem um SO, mas simula um desktop voltado para lazer (música, jogos, IMs, e-mails, RSS) numa interface muito legalzinha.

A Microsoft está trabalhando nos seus serviços online, o Windows Live. Mas acho que esse mercado eles não dominarão.




Alguém já usa algum aplicativo assim?

Aos que já usaram, qual seu nível de preocupação com o fato deles terem uma cópia dos seus dados (e as vezes nem são cópias, e sim, os originais)?

O nosso futuro é mesmo ter tudo online? :paranoia:
 
Eu enxergo com bons olhos essa evolução. Pra ficar tudo completo, só falta criarem um serviço de disco virtual integrado a esses demais serviços (como abrir uma planilha ou documento no Google Docs ou outro à escolha).

Garantia por garantia, nem a MS garante que seus documentos no HD estão protegidos e a salvo. A solução mágica que se aplica a desktop deve se aplicar também ao mundo online: backups. :D

E se for falar em paranóia... a MS mereceria muito mais o meu medo, na boa.
 
Eu enxergo com bons olhos essa evolução. Pra ficar tudo completo, só falta criarem um serviço de disco virtual integrado a esses demais serviços (como abrir uma planilha ou documento no Google Docs ou outro à escolha).

Eu tenho um certo receio disso. Prefiro que os arquivos fiquem em meu próprio disco, com meus backups semanais, e a possibilidade de guardar os documentos mais confidenciais em uma partição criptografada *paranóia*
 
Se você tem muitos arquivos restritos, nem tem o que pensar, tem que proteger assim mesmo. No meu caso, o fator que considero mais crítico é a estabilidade no acesso aos meus arquivos. Parece um pesadelo colocar tudo em um lugar que eu não consiga acessar depois - conforme experiência mal-sucedida com o Box.net. Aguardo ansiosamente o GDrive 8-)
 
Andei usando o Google Docs & Spreadsheets.
O Docs eu gosto e uso bastante, mas o Spreadsheets...
Alguém aí usa?
Achei limitado. Por ex: Não consigo mesclar células na mesma coluna, não dá pra formatar alguma palavra dentro da célula, tem que ser a célula inteira.
Mas quebra o galho sim.
 
Poxa, eu acho muito bom!! Não conhecia os serviços e vou tratar de olhar todos eles, e passar a usufruir dos recursos que eu gostar. Acho uma evolução ótima, útil, funcionalidade muito moderna que pode virar uma grande tendência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo