• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Biólogos encontram ave quase extinta na Bahia

Pandatur

Usuário
O mais legal de tudo, é ver o Édson "Véio", veterano meu de faculdade, grande colega e um sujeito super humilde e gente fina, mostrar ao Brasil inteiro o trabalho fantástico que vem fazendo na Bahia com o gravatazeiro. Aliás, o bichinho virou símbolo da região. Já tem até time de futebol local com o nome do passarinho. =]

Na Bahia, em uma área em que a Mata Atlântica se mistura à caatinga, pesquisadores encontraram uma espécie de pássaro quase extinta: o Gravatazeiro. A ave tem esse nome porque se protege no gravatá, a bromélia mais abundante da caatinga.
Atraída pelo som do gravador, uma fêmea se aproxima e acaba na rede do biólogo Edson Ribeiro Luiz. O pássaro só pode ser encontrado entre o Norte de Minas Gerais e o Sudoeste da Bahia, no local conhecido como Mata do Cipó, e passou quase 200 anos esquecido, sem ser visto. Só agora começa a ser estudado.
As aves que são capturadas recebem um anel de identificação. ''O anel vai permitir, no futuro, uma estimativa populacional da espécie'', conta Luiz. A estimativa é que mil gravetazeiros vivem na região. ''Se essa região, que é praticamente a única morada dele não for preservada, esse bichinho corre o risco de sumir do mapa'', complementa o biólogo.

Refúgio de animais silvestres

A Mata do Cipó deve ser transformada em refúgio da vida silvestre pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "São vários ecossistemas únicos que não se encontram em nenhuma outra parte do país", diz o gerente do Ibama, José Augusto Tosato.
Para transformar a área em refúgio, técnicos do Ministério do Meio Ambiente já estão trabalhando na identificação das fazendas. A idéia é desapropriar 26 mil hectares no município de Boa Nova, Sudoeste do estado.
Veja o vídeo da reportagem: http://gmc.globo.com/GMC/1,,2465-p-M560916,00.html
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1316560-5598,00.html
 
É uma pena que muitos animais já desapareceram e nem temos registros deles, parte dessa culpa é nossa...:tsc:

Palmas pra Édison "Véio"..:clap:
 
Muitos animais e plantas ja foram extintas depois de td o q o homem ja fez na natureza...=/
 
O Véio sempre me conta do tanto de coisa maneira tem lá em Boa Nova, onde ele tá morando. Preciso tomar vergonha na cara e passar por lá, pra ver com meus próprios olhos. Com certeza ainda tem muitas espécies a serem descobertas por lá, principalmente de répteis e anfíbios.
 
o triste é que muitas espécies são extintas sem serem conhecidas muito menos estudadas...
essas notícias são sempre muito boas...
 
O Véio sempre me conta do tanto de coisa maneira tem lá em Boa Nova, onde ele tá morando. Preciso tomar vergonha na cara e passar por lá, pra ver com meus próprios olhos. Com certeza ainda tem muitas espécies a serem descobertas por lá, principalmente de répteis e anfíbios.



E tá esperando O QUE? Corre antes que suma tudo..
 
Gostava de ver esa ave...
Sou viciado em animais...
Desde os lindos aos feios...
DEsde os manss aos perigosos...
Adro os animais...
*yams*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo