• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mutações da TM

Snaga

Usuário não-confiável!!!
Antes da queda de Númenor, existia Beleriand. Esta era separada da Térra-média da Terceira Era pelas Ered Luin (Montanhas Azuis).

Quando Eru se irritou e meteu o dedo em Arda, ele afundou Beleriand.

Bom, então no mapa presente em O Senhor dos Anéis, as Ered Luin presentes próximas ao litoral são realmente resquícios das Ered Luin presente no extremo oeste do mapa de Beleriand presente n'O Silmarillion?!

E minha principal dúvida sobre isso:
O que quer dizer "Gorgoroth"?!
Por que essa mesma palavra surge nomeando lugares nos dois mapas?!
 
1) Sim, são as mesmas montanhas.

2) Gorgoroth é "terror, horror" em Sindarin. Ered Gorgoroth = "Montanhas do Terror". Está no Apêndice do Silmarillion, em gor. Na verdade, Gorgoroth tem o elemento gor duplicado, provavelmente para efeitos de ênfase no sentido, de maneira que a tradução talvez seja melhor como "horror extremo".

A mesma palavra é usada porque os dois lugares são lugares de/que causam horror, terror. Simples assim.
 
Última edição:
Esqueci dos apêndices do Silma. :gotinha:

Valeu, Gabriel!
É que tava tentando entender a transformação e fiquei pensado se os dois Gorgoroth eram o mesmo lugar (por mais que me parecesse improvável) e acabei ficando todo confuso!
 
Dúvida: como ocorreu a destruição de Beleriand? Como os povos conseguiram sair de lá a tempo? Ou foi destruindo aos poucos? Quanto tempo durou esse processo?
 
Dúvida: como ocorreu a destruição de Beleriand? Como os povos conseguiram sair de lá a tempo? Ou foi destruindo aos poucos? Quanto tempo durou esse processo?

Foi durante a Guerra da Ira. Exércitos gigantescos se enfrentando, não só de elfos mas de ainur e outras criaturas tbm... dragões lutando contra navios voadores (Ancalagon destruiu montanhas com sua queda)... isso tudo foi desfugurando Beleriand... a parte que não afundou ficou bastante modificada... e não aconteceu de uma hora pra outra, não me lembro quanto tempo agora, mas foi um processo bem lento, a guerra foi bastante demorada.
Durante esse tempo deu pra muita gente fugir para o leste.
 
A Guerra da Ira durou 42 anos. Logo, a destruição de Beleriand não foi de uma hora para a outra mesmo.
 
Tia Neera, tudo que afundou está em azul neste seu mapa, certo? Ele está em escala correta ou está maior do que deveria?
 
Alias. Beleriand ficaria aonde atualmente, se tivesse sobrevivido? Ali no lado oeste de Portugal, Espanha, ou perto da Inglaterra...?
 
Então Beleriand era um subcontinente enorme!
Não entendi bem o que você quis dizer com subcontinente. Mas Beleriand e a TM da Terceira Era eram um continente só. Um única placa de terra gigantesca.
E sim, Beleriand era muito maior que Eriador e o leste das Montanhas Cinzentas juntos (pelo menos é o que parece olhando o mapa).

Alias. Beleriand ficaria aonde atualmente, se tivesse sobrevivido? Ali no lado oeste de Portugal, Espanha, ou perto da Inglaterra...?
Acho que Beleriand se estenderia do Pólo Norte até boa parte da África.
 
Subcontinente seria uma parte significativa de um continente, mas que de certa forma está separada do resto. Por exemplo, a o subcontinente indiano, que é separado do resto da Ásia pela Cordilheira do Himalaia.
 
Mas as Montanhas azuis não era tão grande. Na primeira era ela tinha 928 milhas , não chegava a separar o continente. Tinha passagem pelo norte e pelo sul. Na terceira era ela ficou somente com 559 milhas.
 
Na verdade eu tenho quase certeza de que esse mapa não está em escala correta. Eu gosto de usar o Atlas da Terra Média como base (já que no Atlas houve toda uma pesquisa e medida para saber o tamanho das coisas, enquanto esse mapa ninguém sabe de onde veio), e no Atlas Beleriand é bem menor proporcionalmente a Eriador e o resto da TM do que nesse mapa.
 
Só não se esqueça, Ima, que no lado de Beleriand há o mar também. Está tudo em azul. Ou, já que também tem o Atlas, olhe na pag 4 dele, que voce verá o mapa-mundi. Lá também Beleriand é um pouco maior. Isso se vc contar só a parte conhecida. Se vc contar com o Leste da Floresta das Trevas, aí realmente a Terra-Média será muito maior.
E esse mapa foi retirado de um site confiavel. Como não sei se pode aqui, te passo por MP se quiser.
 
Não, Tia. Usando um sistema de medida bem tosco (uma chave philips) deu pra ver que a proporção do tamanho no Atlas é bem diferente do que esse mapa que você postou. A distância no mapa entre Nevrast e as Ered Luin (Beleriand) equivale mais ou menos à distância entre às Ered Luin e a Floresta Verde ou das Trevas (Eriador). Já nesse mapa que você postou, a "largura" de Beleriand sobreposta sobre Eriador iria para além do Mar de Rhûn, o que eu acho que é um exagero.

Resumindo, Beleriand é bem maior nesse mapa do que no Atlas, se comparado a Eriador.

E sobre postar o site, acho que se não for pirataria não tem problema de postar não. Qualquer coisa, me manda por mp.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo