• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Privatizações

Eriadan

Well-Known Member
Não só para abrir discussão em torno da questão das privatizações (que parecem ser um segundo nome para o PSDB), quero aqui tirar algumas dúvidas, que acredito serem simples, mas muitos falam do tema ignorando as respostas:

1. Quais as vantagens das privatizações?
2. Quais as desvantagens das privatizações?
3. Uma vez privatizada uma empresa, ela pode ser, depois, novamente estatizada?
4. Que autoridades podem privatizar? Somente o presidente?
5. Quantas e quais foram as mais importantes empresas privatizadas pelo governo FHC?

Agradeço desde já!!
 
Não só para abrir discussão em torno da questão das privatizações (que parecem ser um segundo nome para o PSDB), quero aqui tirar algumas dúvidas, que acredito serem simples, mas muitos falam do tema ignorando as respostas:

1. Quais as vantagens das privatizações?
Desonera o estado de uma responsabilidade que não lhe cabe. Liberando-o para atuar na sua área fim.

2. Quais as desvantagens das privatizações?
Só desvantagem se ela for realizada de forma desonesta ou se for de uma área estratégica. A privatização em si nã é má. O problema é como o processo é executado e depois regulamentado.

3. Uma vez privatizada uma empresa, ela pode ser, depois, novamente estatizada?
Pelo que eu sei é possível. Na verdade a maior parte das empresas que eram estatais no Brasil não surgiram como estatais. Eram empresas privadas com empréstimo no BNDES. Elas faliram e entregaram a massa falida pro governo que pegou e estatizou as firmas.

4. Que autoridades podem privatizar? Somente o presidente?
Ai prte?
Ai prional, mas acho que o buraco é mais embaixo tipo congresso nacional.

5. Quantas e quais foram as mais importantes empresas privatizadas pelo governo FHC?
Vale do rio doce, Rede ferroviária federal. E tem outras das telecomunicações e vários bancos.
 
Jango disse:
Desonera o estado de uma responsabilidade que não lhe cabe
Aí depende do que você considera responsabilidade do Estado, ainda mais num país sub sub como o nosso nosso.

Eriadan disse:
4. Que autoridades podem privatizar? Somente o presidente?
Tipo se a empresa for Estadual, o governo do Estado que privatiza. Mas o Jango me deixou em dúvida agora, se tem que ter aval do Congresso ou Assembléia, ou maioria absoluta, ou 2/3, etc. Isso passa pra votação??
 
Eu pessoalmente não sou contras as privatizações, a maioria das empresas privatizadas por FHC ninguem conhecia por exemplo, como várias fabricas de fertilizantes, e tem areas em que não faz sentido a atuação do Estado, caso da Embraer.

Agora não vejo sentido em privatizar uma empresa da area de energia elétrica, já que o consumidor não tem poder de escolhe mesmo, que deixe o Estado tomar conta porque pelo menos a tarifa fica mais barata, também acho que em casos de empresas que lidam com recursos estratégicos deve-se pensar um pouco antes de privatizar, ou alguem acha que a Arabia Saudita vai privatizar a Saudi Aramco, ou o Chile a Copelco?

Caso da Vale do Rio Doce, que dava ao Brasil o poder de influenciar o preço do minério de ferro no mundo, se era pra vender, que não vendesse em um bloco só, vendesse separadamente as ferrovias, os portos e as minas, venderam tudo de uma vez só, e como não existia capital no Brasil que pudesse pagar o preço justo, praticamente doaram a empresa.

Dificil achar nesse caso a linha que separa a burrice e o crime.
 
Bem, vcs mais responderam quanto à vantagem das privatizações, mas não foi dada uma resposta clara quanto às desvantagens, para que elas sejam tão criticadas como são. O que é exatamente? O lucro que adviria das empresas passa a ir diretamente aos empresários que a compram? Ou tem algo mais?

E se, como se diz, a Vale do Rio Doce crescia bastante e dava um lucro danado, pra que FHC se apressou tanto em vendê-la, abaixando várias vezes o preço até se tornar uma vendinha de nada comparado ao que ela poderia render?
 
Bem, vcs mais responderam quanto à vantagem das privatizações, mas não foi dada uma resposta clara quanto às desvantagens, para que elas sejam tão criticadas como são. O que é exatamente? O lucro que adviria das empresas passa a ir diretamente aos empresários que a compram? Ou tem algo mais?

Vc é muito novo pra lembrar como era a telefonia antes da privatização, mas é um bom exemplo de como a privatização pode aumentar a concorrência e melhorar o nível de serviço.
 
Bem, vcs mais responderam quanto à vantagem das privatizações, mas não foi dada uma resposta clara quanto às desvantagens, para que elas sejam tão criticadas como são. O que é exatamente? O lucro que adviria das empresas passa a ir diretamente aos empresários que a compram? Ou tem algo mais?
Depende muito da área de atuação da empresa, como já foi dito antes. Uma grande vantagem na privatização de uma empresa é que deixa de ser monopólio estatal determinada área, abrindo a concorrência, e quem sabe, até melhoram a qualidade do produto e dos serviços a serem prestados.

A desvantagem está em casos onde a concorrência é muito difícil de se concretizar, tal como o fornecimento de energia elétrica.

A privatização das telecomunicações pode ser questionada, mas até agora tenho visto com bons olhos ao que se refere a serviço e produto.

Um outro grande problema é extamente a forma da venda, bem como nos valores arrecadados.

E se, como se diz, a Vale do Rio Doce crescia bastante e dava um lucro danado, pra que FHC se apressou tanto em vendê-la, abaixando várias vezes o preço até se tornar uma vendinha de nada comparado ao que ela poderia render?
Aí tem que se verificar quem saiu ganhando com a coisa. Na privatização é sempre bom ver o que sai ganhando quem está privatizando (e aqui falo do órgão público, e não do governante).

Qual foi a vantagem para o Brasil na privatização da Vale? Acho que aqui o Fingol talvez tenha algo a dizer, mas a princípio não vejo vantagem, afinal o Brasil tinha como influenciar no valor de um bem necessário ao mundo, o que traz mais benefícios do que malefícios ao governo.
 
Bem, vcs mais responderam quanto à vantagem das privatizações, mas não foi dada uma resposta clara quanto às desvantagens, para que elas sejam tão criticadas como são. O que é exatamente? O lucro que adviria das empresas passa a ir diretamente aos empresários que a compram? Ou tem algo mais?

Cara, a maior desvantagem é mesmo o preço q foi vendido. Vender por si só não é exatamente ruim. Tem seus lados bons mas deve ser encontrado um preço justo.

O investimento médio nos anos 97-2001 na CVRD foram abaixo do investimento médio nos anos q ela era estatal. Oq significa que não houve entrada de dinheiro na Vale por causa da privatização. Oq houve foi corte de custo e com isso aumento no lucro. E só depois que houve aumento do lucro é q houve um reinvestimento do mesmo. A partir de 2001, na gestão Roger Agnelli a Vale está investindo cada vez mais.

Mas há algumas desvantagens sim. A primeira é a perda de controle de um elemento que é vital para o desenvolvimento do país como no caso o minério de ferro.

Imaginemos no caso da Petrobras. Se ela for privatizada o novo dono pode decidir que o preço da exportação do barril de petroleo é maior q o preço da venda interna e com isso decidir exportar ao invés de abastecer o mercado obrigando assim o país a sofrer pela falta de combustivel ou pagar mais caro pelo mesmo.

É ainda importante mostrar que o preço da gasolina é muita das vezes controlada indiretamente pelo governo através da BR Distribuidora.

A petrobras é ainda fonte de recurso para o país, explorando petróleo a U$ 5 e vendendo a U$ 58 a petrobras cumpre um pouco do papel do governo em investimento no país, muitas vezes não vizando o lucro.

A principal diferença é o objetivo. Uma empresa privada tem como objetivo lucrar e nada de errado nisso, eu defendo o lucro. Mas uma empresa estatal embora TENHA de lucrar, tem também um objetivo maior que se entrelaça com o objetivo do governo.

Acho importante a privatização das Teles pq era um mercado monopolizado por estatais. Mas no caso da Petrobras, ela convive com concorrencia da iniciativa privada.

Agora, vamos frizar aqui... PETROBRAS = EXPLORAÇÃO... venda de gasolina é BR DISTRIBUIDORA q compra a gasolina da Petrobras pelo mesmo preço q a ESSO, SHELL, TEXACO, IPIRANGA ou outra.

To falando nisso pq eu trabalhei por 1 ano e meio na ESSO.

E se, como se diz, a Vale do Rio Doce crescia bastante e dava um lucro danado, pra que FHC se apressou tanto em vendê-la, abaixando várias vezes o preço até se tornar uma vendinha de nada comparado ao que ela poderia render?

Cara, a Vale não dava lucro danado mas eu expliquei bem a venda da vale com valores alguns posts acima
 
O que ela paga de imposto agora é mais que o lucro que ela dava antes de ser privatizada. O numero de funcionários mais que dobrou. E ainda diminiu o cabide de empregos do governo, o desvio de dinheiro e todas essas coisas que tem em qualquer empresa estatal.
É bom uma empresa ser privatizada. O problema é quem acha que o estado temque ter controle sobre tudo. Tivemos uma crise dos minerios porque vendemos a vale? Tem gente que reclama das telefonicas até hoje. E é obvio que a privatização das teles era necessario...
A Petrobras cresceria muito mais se fosse privatizada (Pela propria natureza da empresa privada como o Fingolfin falou). Mas quem tem coragem de fazer isso?
 
Não tem como entender. É como se o Lula dissesse:

- Cuidado, companheiros, o Alckmin quer melhorar o país. Fiquem de olho. Ele quer melhorar, melhorar, melhorar.

E o Alckmin, desesperado:

- Mentira! Não quero melhorar coisa nenhuma! É mentira, mentira, mentira!
 
Gente, a Vale do Rio Doce foi vendida por um preço mais baixo do que o seu faturamento do primeiro ano após vendido. Vocês sabem o que é isso? Isso é MUITO sério! Essa era para ser uma empresa estatal... Mas não, está privatizada. É um absurdo!
 
O que ela paga de imposto agora é mais que o lucro que ela dava antes de ser privatizada. O numero de funcionários mais que dobrou. E ainda diminiu o cabide de empregos do governo, o desvio de dinheiro e todas essas coisas que tem em qualquer empresa estatal.
É bom uma empresa ser privatizada. O problema é quem acha que o estado temque ter controle sobre tudo. Tivemos uma crise dos minerios porque vendemos a vale? Tem gente que reclama das telefonicas até hoje. E é obvio que a privatização das teles era necessario...
A Petrobras cresceria muito mais se fosse privatizada (Pela propria natureza da empresa privada como o Fingolfin falou). Mas quem tem coragem de fazer isso?

Tudo isso q vc afirmou eu disse no meu post... o número de funcionários não mais q dobrou não mas quase.

Ainda assim o preço pela qual foi vendida foi baixíssimo.

Gente, a Vale do Rio Doce foi vendida por um preço mais baixo do que o seu faturamento do primeiro ano após vendido. Vocês sabem o que é isso? Isso é MUITO sério! Essa era para ser uma empresa estatal... Mas não, está privatizada. É um absurdo!

Olha, o preço foi absurdo mas não por isso aí q vc disse não. Faturamento não tem nada a ver... lucro tem. E mesmo assim tem q ver qual lucro... normalmente se olha o EBITDA.

Por exemplo... por faturamento a Ipiranga é maior q a Vale... mas o lucro da Vale é mais de 10x maior q o da Ipiranga.
 
Tudo isso q vc afirmou eu disse no meu post... o número de funcionários não mais q dobrou não mas quase.

Ainda assim o preço pela qual foi vendida foi baixíssimo.
Eu sei. Soh concordei com vc. Mas pelo que eu sabia o numero tinha dobrado. Posso estar errado.
O unico problema da privatizacao é esse mesmo. O modo como ela foi feita. O resto é soh beneficios.
 
O "resto é só benefícios" em parte, né? Vocês esquecem dos indexadores que são usados pra reajustar os preços administrados. Quando se vende um serviço para um empresa que visa o lucro, isso é muito complicado, porque a universalização barra na baixíssima renda que tem o país. Ou vocês se esquecem que os pedágios, a energia elétrica, o telefone, gás e etc sofrem em grande parte reajustes bem acima da inflação e a alimenta mais pra frente? Simplesmente estão ignorando isso. É inegável que o serviço de telefonia melhorou, mas tudo tem dois lados. Uma empresa como a Telefônica não vai querer ganhar menos aqui do que ganha na Espanha, porém a renda de lá é muito maior, percebem?
 
Eu sei. Soh concordei com vc. Mas pelo que eu sabia o numero tinha dobrado. Posso estar errado.
O unico problema da privatizacao é esse mesmo. O modo como ela foi feita. O resto é soh beneficios.

Eram 18 mil... caiu pra 11 mil pós privatização e com o crescimento são 28 mil hoje

dizem q mais q dobrou pq tem mais 12 mil de empresas q foram compradas pela Vale oq dá 40 mil no total de empregados próprios(uns 120 mil se contar terceiros) ... mas qdo vc compra uma empresa não vale né pq o emprego já existe... é crescimento marginal
 
Tem uma análise de um economista que eu não me lembro o nome que diz que o Brasil privatizou cerca de 10% a 15% do seu próprio PIB em 8 anos de FHC, agora quanto o PIB cresceu devido a isso? Quais as vantagens imediatas nas privatizações dos serviços de (transmição) energia?

Claro que existem "n" maneiras de privatizar algo e tudo o mais, hoje estamos todos com telefones e etceteras do tipo. Entretanto cada uma das cerca de 60 empresas privatizadas eram um caso específico. Eu acho interessante a questão da Vale porque ela é essencial ao Brasil em termos de desenvolvimento sustentável e apresenta lucros absurdos hoje devido ao nosso imenso potencial geológico. E nisso vale a pena comparar com a Petrobras, afinal porque uma estatal pode gerar lucros e a outra não? Porque de alguma maneira o próprio governo não investiu na Vale? Poderia demorar mais tempo para ela alcançar lucros de 14 bi? Sim, mas o retorno seria imensamente mais positivo.

E isso não é só pelo fato do que o Tisf falou ali em cima, mas também pelo fato de que hoje, uma estatal do nível da Petrobras, por exemplo, é uma das maiores patrocinadoras de esportes e cultura do país, ou seja, uma estatal bem administrada tem como trazer retorno não só a uma gama de usuários capazes de pagar pelos seus produtos a nível de mercado internacional, mas sim de trazer retorno a camadas excluídas da população.

Pode parecer até emgraçado vindo de alguém que vota PT falar isso, mas FHC não teve (IMO) capacidade de planejamento suficiente para pensar num Brasil futuro, me parece excessivamente imediatista.
 
0,,6293290,00.jpg
 
E nisso vale a pena comparar com a Petrobras, afinal porque uma estatal pode gerar lucros e a outra não? Porque de alguma maneira o próprio governo não investiu na Vale?

Pq o lucro operacional da Petrobras é totalmente absurdo. (5 dólares de custo e 58 de preço de venda do barril).

Quero por aqui um ítem MUITO importante sobre a Vale.

Pq a Vale passou a dar lucro após a privatização e pq ela dá lucro récorde hoje?

A primeira pergunta tem resposta simples: corte de custos e aumento da produtividade. Nego deixa de ser estatal e passa a ter melhor custo/benefício

A segunda pergunta tem outra resposta simples: Roger Agnelli. O atual presidente da Vale fez negociações recordes no preço do minério aumento-o em até 170% nos ultimos 2 anos.

***************

Agora vale a pena dizer que o custo administrativo da Petrobras e ainda da Vale são altíssimos. Mais que o dobro se comparado a grandes empresas do mundo. Significa que tem muito, muito mas muito dinheiro desperdiçado aí.

Oq faz ter um lucro recorde é mesmo o lucro operacional altíssimo, q mesmo torrando muito mal na administração ainda sobra muito.
 
Mas então,

Nego deixa de ser estatal e passa a ter melhor custo/benefício

é essa lógica que tem que acabar.

Afinal, hoje, como tu mesmo disse o lucro operacional é altíssimo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo