• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existiam Gigantes?

Rougue

Usuário
No livro O Hobbit quando Bilbo Gandalf e os Anões estavam procurando um lugar para se esconder da tempestade Thorin disse: " ... se um raio não cair em nossas cabeças, seremos apanhados por algum gigante e chutados para o céu como uma bola de futebol."

Se você conhece algum lugar melhor, levenos para lá! disse Gandalf que estava muito irritado e nada satisfeito com os gigantes.

Depois quando Bilbo consegue escapar de Gollum e das cavernas e reencontra os anões e o mago:
- Preciso ver se encontro um gigante mais ou menos confiável para bloqueá-la(a entrada da caverna dos orcs) de novo - disse Gandalf - ou logo não haverá como atravessar as montanhas.

Então o que eu queria saber de que tipo de gigantes ele fala se existiam gigantes na TM ou se é mais alguma parte solta como os Gatos da Rainha, ou os Trolls de duas cabeças...
O que é que vocês acham?
 
Acho que já existe um tópico aqui sobre esse assunto... Bom, a conclusão que chegou-se foi que nesse trecho, os gigantes seriam uma espécie de metáfora usada por Tolkien.
 
Claro que existiam, nunca ouviu falar do Pé Grande? :dente:


Ok, ok, mas eles não poderiam serem apenas homens grandes?
 
Existiam sim.
Olhem esse trecho d'O Hobbit:
O Hobbit disse:
"Quando espiava os clarões dos relâmpagos, via os gigantes de pedra do outro lado do vale, lançando pedras um sobre os outros, como num jogo (...)"
 
Ja todos dizeram mas eu realço:
Sim havia gigantess...
E acho que falavam, mas ja nao me lembro
*yams*
 
Os gigantes existiam sim, eles aparecem em O Hobbit jogando pedras um nos outros.

Alguns dos personagens que aparecem em O Hobbit não se encaixam totalmente no Legendariun de Tolkien. Isso acontece porque Tolkien não escreveu este livro pensando em adequa-lo ao Silma. A idéia de juntar tudo numa mitologia só, surgiu apenas quando ele escrevia SdA.

Ao publicar a trilogia, Tolkien fez algumas modificações em O Hobbit, mas ainda assim certos personagens/artefatos deste livro não aparecem mais em qualquer lugar. É o caso dos gigantes e da bolsa falante dos Trolls, por exemplo.
 
Acho que já existe um tópico aqui sobre esse assunto... Bom, a conclusão que chegou-se foi que nesse trecho, os gigantes seriam uma espécie de metáfora usada por Tolkien.

Assim como alguns elementos soltos no livro por ele ainda não ter começado a desenvolver o SdA.

eu não sabia que havia ou tópico sobre o mesmo assunto, mas obrigada ....
 
Assim como alguns elementos soltos no livro por ele ainda não ter começado a desenvolver o SdA.

eu não sabia que havia ou tópico sobre o mesmo assunto, mas obrigada ....

Você fez bem de ter perguntado. Não guarde dúvidas porque pode haver um outro tópico sobre o assunto. Esta área é para isso mesmo: discutir e rediscutir qualquer dúvida que os usuários tiverem. :D

Quanto aos gigantes metafóricos, há quem diga que eles sejam apenas uma metáfora para as pedras caindo e rolando. Tipo "chovem pedras como se um gigante as aremessasse". Mas creio que a coisa não é bem por aí. Os gigantes existiam sim, eles são uma incoerência do livro O Hobbit em relação às outras obras do professor.
 
Última edição:
Você fez bem de ter perguntado. Não guarde dúvidas porque pode haver um outro tópico sobre o assunto. Esta área é para isso mesmo: discutir e rediscutir qualquer dúvida que os usuários tiverem. :D

Quanto aos gigantes metafóricos, há quem diga que eles sejam apenas uma metáfora para as pedras caindo e rolando. Tipo "chovem pedras como se um gigante as aremessasse". Mas creio que a coisa não é bem por aí. Os gigantes existiam sim, eles são uma incoerência do livro O Hobbit em relação às outras obras do professor.

Não é metáfora: na passagem em que gandalf tava contando a historia para os elfos na ultima casa amiga ele fala sobre os gigantes
 
Mas já que eles não eram uma metáfora nessa parte, então eles chegaram a vê-los? E mais adiante, é citado no primeiro post que Gandalf precisava encontrar um gigante mais ou menos confiável. Ele conhecia gigantes???
 
Mas já que eles não eram uma metáfora nessa parte, então eles chegaram a vê-los? E mais adiante, é citado no primeiro post que Gandalf precisava encontrar um gigante mais ou menos confiável. Ele conhecia gigantes???

Gandalf conhecia águias falantes, um homem que se transformava em urso e um cara vestido de marrom que falava com animais. Seguindo esta lógica, obviamente ele deveria conhecer algum gigante.
 
Creio que não viviam tão soltos assim. Talvez ficassem só nas Montanhas, escondidos, assim como os Trolls.

Foi o que eu pensei

Creio que se eles fossem apenas homens selvagens grandes não seriam descritos como gigantes de pedra.

Ouvi dizer que na biblia está escrito que os gigantes são uma mistura de homens e anjos, como Tolkien era muito catolico, pode ser que seja mais ou menos isto.
 
"O hobbit" é contado sob o ponto de vista de Bilbo, já discutimos sobre os gigantes, e Bilbo pode ter visto trolls e dito que simplesmente eram gigantes, ou mesmo Tolkien tenha colocado gigantes na história não tendo ainda escrito o SDA e olvidado alguns detalhes d'O hobbit quando o fez, assim há alguns detalhes d'o hobbit que não são compatíveis com as histórias do SDA e do silma.
 
Ouvi dizer que na biblia está escrito que os gigantes são uma mistura de homens e anjos, como Tolkien era muito catolico, pode ser que seja mais ou menos isto.
Hein?


Bem, é dito n'O Hobbit que os gigantes jogavam grandes pedras, retiradas das montanhas, uns nos outros. Trolls não poderiam fazer isso. Acho que eram gigantes mesmo, como os conhecemos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo