• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura de "O Silmarilion"

P.S.: Desculpe a repetitividade Panda, mas é que postei depois de você, mas quando estava escrevendo, vc ainda não tinha postado. E OMG! Na Arte & Letra tá muito barato! Acho que vou fazer uma forcinha, deixar de ser cara de pau, e comprar logo... :cerva:

Fica frio, esse tipo de coisa rola direto. =]
E sim, a A&L tá com um preço muito bom, isso aí é praticamente o preço que paguei quando o livro foi lançado, há uns 2 anos. Vale a pena.
 
Bom, vou ter que recorrer pra net mesmo, já que livraria aqui é uma escassez e ainda mais livros, só tem os que estão mais na modinha, que o pessoal compra mais, fazer oque..cidade pequena neh! haha
por isso que pedi onde poderia encontrar!
Obrigada!!

E sim, Shidosan, ajudou muito!! :cerva:
ainda mais já passando a informação de que está barato na Arte & Letra! :mrgreen:
E você também Panda! (sem problemas te chamar assim né?!)
 
Voltando então...



É por essa saturação de nomes e lugares que eu não aconselho somente uma leitura do Silma!!

Quem lê uma vez só, não guarda detalhe nenhum e acaba ficando confuso com tudo. Posso falar por experiência própria: quando li o Silma pela primeira vez, achei o livro terrível, não entendia nada, depois que reli, e reli, e reli, virou meu livro preferido sobre qualquer outro, com SdA vindo em 2° lugar!!

Foi por isso q no meu post anterior (#3) eu falei que é melhor ler o SIlma com o Glossário do CI e o Atlas do lado!!
Exatamente,
Eu li várias vezes o SdA e uma vez só o Silma. E me perguntava porque as coisas as vezes faziam pouco sentido... Estou agora relendo o Silma e mesmo tendo esquecido várias coisas sobre o SdA a leitura está sendo muito, mais muito produtiva... E será ainda mais quando eu reler o SdA com o Silma e o Contos por perto...
 
Melhor que "Panda tour".
E quanto ao Atlas da terra média, acho muito melhor esperar o da Tia Neera que tá bombando, ou procurar na Valinor porque deve ter, se não tiver, tem aqui.
 
A diferença básica entre o Silma e o CI é que o Silma tem mais história do que o CI, prefiro o Silma já que o CI nunca consegui terminar de ler (o livro é amaldiçoado pra mim... :lol: )
Outra coisa o Silma foi revisado por Tolkien, mas os CI foram? Parece-me que quem editou os textos foi o filho dele, inclusive tem notas dele durante todo o livro, isso o torna um pouco cansativo, mas interessante.
 
Praticamente ninguém me chama de Pandatur. Só quem não me conhece mesmo, hehehe. Pode chamar sim. =]
=] :cerva:

Como assim? Está para sair um livro melhor que o atlas? Me avisem por favor que eu estou prestes a comprar o atlas.. aí eu espero...
vlw...

Não tenho certeza lipetavares, mas acho que o Calimbadil quis dizer sobre o mapa em alto relevo que A Tia Neera tá fazendo, com argila e tal. Se não for isso, me corrija aí Calimbadil!!

E sendo ou não isso, aproveita lipetavares e dá uma conferida lá no mapa da Tia! Tá ficando lindo!! http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=45308 :D
 
o Silmarillion é como se fosse um livro sagrado, a biblia por exemplo, ele explica a origem de todos os seres e da TM e conta histórias de personagens antigos e importantes mas se você não gosta de enrolação, acredito que não vai gostar dele.... Eu gostei muito e achei que acrescenta sobre o Senhor dos aneis ...
 
o Silmarillion é como se fosse um livro sagrado, a biblia por exemplo, ele explica a origem de todos os seres e da TM e conta histórias de personagens antigos e importantes mas se você não gosta de enrolação, acredito que não vai gostar dele.... Eu gostei muito e achei que acrescenta sobre o Senhor dos aneis ...

Na verdade Rougue, O Silmarillion, não é como se fosse um livro sagrado, ele é uma compilação de lendas e contos antigos da Terra-Média, que explicariam o surgimento do Mundo. Mas, apesar de sabermos que Arda realmente foi criada pelos Coros dos Ainur, e etc., que Ilúvatar existe e etc., ele não chega a ser algo sagrado, até porque ele não trata somente de Ilúvatar, pelo contrário, ele tem, em todo o livro somente uma meia dúzia de falas. O Silmarillion é como se fosse uma enciclopédia sobre as três primeiras eras de Arda, explicando sua origem e história, mas não com teor religioso ou dogmático.
Agora, quanto à enrolação, só existe quando você não tem um mapa de Beleriand do seu lado, porque as descrições das viagens e lugares se tornam inútei pra você, mas caso você tenha, o Atlas por exemplo, pelo menos em minha opinião, não existe enrolação.
 
Na verdade Rougue, O Silmarillion, não é como se fosse um livro sagrado, ele é uma compilação de lendas e contos antigos da Terra-Média, que explicariam o surgimento do Mundo. Mas, apesar de sabermos que Arda realmente foi criada pelos Coros dos Ainur, e etc., que Ilúvatar existe e etc., ele não chega a ser algo sagrado, até porque ele não trata somente de Ilúvatar, pelo contrário, ele tem, em todo o livro somente uma meia dúzia de falas. O Silmarillion é como se fosse uma enciclopédia sobre as três primeiras eras de Arda, explicando sua origem e história, mas não com teor religioso ou dogmático.
Agora, quanto à enrolação, só existe quando você não tem um mapa de Beleriand do seu lado, porque as descrições das viagens e lugares se tornam inútei pra você, mas caso você tenha, o Atlas por exemplo, pelo menos em minha opinião, não existe enrolação.
Ditto!

Mas em relação a ter um mapa ou o Atlas...isso é um pouco relavante. Eu li (da primeira vez) sem nem olhar direito nos mapas que tem no fim do livro e achei tudo normal (se bem que olhando nele é mais garantia de entendimento). O que acontece com o Silma é a quantidade de nomes (pessoas e lugares) oq ue pode tornar a leitura um pouco cansativa. MAs a dica (já dada por muitos aqui) é ler a primeira vez se se importar em decorar nomes ou lugares...
 
Na verdade Rougue, O Silmarillion, não é como se fosse um livro sagrado, ele é uma compilação de lendas e contos antigos da Terra-Média, que explicariam o surgimento do Mundo. Mas, apesar de sabermos que Arda realmente foi criada pelos Coros dos Ainur, e etc., que Ilúvatar existe e etc., ele não chega a ser algo sagrado, até porque ele não trata somente de Ilúvatar, pelo contrário, ele tem, em todo o livro somente uma meia dúzia de falas. O Silmarillion é como se fosse uma enciclopédia sobre as três primeiras eras de Arda, explicando sua origem e história, mas não com teor religioso ou dogmático.
Agora, quanto à enrolação, só existe quando você não tem um mapa de Beleriand do seu lado, porque as descrições das viagens e lugares se tornam inútei pra você, mas caso você tenha, o Atlas por exemplo, pelo menos em minha opinião, não existe enrolação.

Essa sua dúvida seria esclarecida com umalida rápida do prefácio do livro, escrito por Cristopher Tolkien.
 
O Silmarillion é um livro muito rico em detalhes sobre a Terra-Média, mas tem hora que fica bem travada a leitura, são muito nomes, muitos lugares e a história não flui legal, mas CALMA ainda estou na página 96. Mas fico pensando em quem pega o Silmarillion pra ler sem ter lido SDA ou o Hobbit, acredito que irá achar o livro meio chato.
 
Ainda nunca li "O Silmarilion", mas acredito que poderei fazer isso em breve. No entanto, para falar a verdade, achei que "Contos Inacabados" proporciona uma leitura demasiadamente chata. Algumas partes que parecem intermináveis, informações demais sobre personagens e lugares que não foram citados em SDA... Em fim, não gostei muito do livro.

O que quero saber é se em "O Silmarilion" a leitura é semelhante a de "Contos Inacabados". E também o quanto existe de personagens e lugares que já foram citados em SDA e/ou em Contos Inacabados. Alias, é correto ler C.I antes de O Silmarilion? A minha leitura de Contos Inacabados foi um pouco confusa, precisando, em algumas partes, de reler várias e várias vezes. Em outras, fiquei sem entender mesmo.

:lol:Ainda nunca li :lol: Boa colocação!!!:cerva::rofl:

O Silmarilion é um livro ótimo para ler, se vc leu o Senhor dos anéis e o Hobbit pode encontrar certas dificuldades de associação, mas vai gostar muito na minha opinião, pois é uma obra prima da literatura. Salientando o que muitos disseram a riqueza de detalhes é maravilhosa e certas histórias até podem fazer vc se emocionar como a de Turin Turambar.:cerva:
 
Última edição:
Contos Inacabados é como se fosse uma continuação do Silmarillion... e ao contrario de CI o Silmarillion é mais tranquilo de ler, e não tem tantos personagens que aparecem no SDA... pra mim o Silmarillion é o melhor livro do Tolkien, mas não sei qual vai ser sua opinião depois que o ler...
 
Eu não tive tempo para terminar de ler o Silmarillion por causa do vestibular, até pq eu só li até a parte do conto de Beren e Lúthien e achei que, sinceramente, para entender tudo é preciso lê-lo umas 20 vezes!!! Mas morro de vontade de terminar a leitura quando passar tudo isso!!!
 
Eu to lendo o Silma.. mas to lendo devagar, e anotando umas coisas que julgo importantes.. :roll:
Está dando trabalho, mas eu to gostando.. ACHO que to entendendo bem!! :lol:

Mas eu me perco um pouco pra localizar as coisas.. sempre tive dificuldade em geografia..
Sou um desastre com mapas!! :blah:
 
Eu to lendo o Silma.. mas to lendo devagar, e anotando umas coisas que julgo importantes.. :roll:
Está dando trabalho, mas eu to gostando.. ACHO que to entendendo bem!! :lol:

Mas eu me perco um pouco pra localizar as coisas.. sempre tive dificuldade em geografia..
Sou um desastre com mapas!! :blah:
pois é...eu também fazia isso.Só no primeiro capítulo, da canção dos Ainur eu escrevi 3 ou 4 folhas...
Como eu sempre digo, dá de viver uma vida estudando Tolkien, e muito tempo só o Silmarillion
 
Eu to lendo o Silma.. mas to lendo devagar, e anotando umas coisas que julgo importantes.. :roll:
Está dando trabalho, mas eu to gostando.. ACHO que to entendendo bem!! :lol:

Mas eu me perco um pouco pra localizar as coisas.. sempre tive dificuldade em geografia..
Sou um desastre com mapas!! :blah:

Se dispuser de uma excelente reserva financeira... investe no Atlas da Terra-Média, da K. Wynn... é uma paulada, mas eu garanto que tu não se perde mais nos mapas.

Lembrando: alguns mapas são apenas aproximações, nada absoluto.
 
bom, eu comecei a ler Contos Inacabados antes de ler Silmarillion e simplesmente parei no começo, nao so pq o vestibular tava chegando como tava dificil de acompanhar as historias, pq ate hj so li A sociedade do anel =x
enfim, to começando a ler o Silmarillion agora, to na pagina 16 ainda... lendo devagar toda vida, mas to achando fantastico
com paciencia a pessoa chega la \o/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo