• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beorn, o "homem-urso"

Alanië

Usuário
Estava relendo O Hobbit e me surgiu uma dúvida: Beorn era considerado um homem, mas possuía a habilidade de mudar de forma, transformando-se em urso.
Já ouvi dizer que ele teria recebido um pouco do poder de Radagast, mas não sei se isso é verdade.
Ele poderia ser comparado até mesmo com Tom Bombadil, só que com uma personalidade bem mais desconfiada, grosseira e não muito educada.

Afinal, Beorn teria realmente recebido poderes do Mago ou ele seria mais um enigma, assim como Tom, criado por Tolkien só para ter mais conteúdo na estória?
 
Acho que poderia ser uma mistura de ambos...
1º da o tal elustre a historia (e Tom e que e inspirado nele porque o hobbit foi criado primeiro)
2º pode ter recebido o poder de mago sim senhora...
Mas tudo o que e dito e nao vem referido no livro e tudo "prestaçoes" pois nao podemos ter a certeza... E como estar a tentar prever no mundo tudo o que acontece amanha...
E a minha opiniao
*yams*
 
Há uma teoria que Beorn ou alguém da linhagem dele seja filho de Radagast com uma ursa. :lol:
 
Nunca ouvi falar sobre essa teoria de que Radagast tenha passado podereres para Beorn... Mas eu acredito que ele seja um personagem no mesmo estilo de Bombadil, pois sua aparição se restringe a O Hobbit. Menos que Tom Bombadil, que também está presente em outros.

Além de tudo, ele parece-me um personagem bastante enigmático. O que me dá ainda mais motivos para crer que ele apareça para acrescentar algo mais à estória.
 
Ó céus, mais uma para o raking de perguntas frequêntes. Bem, pelo menos nós sabemos que o Beorn não é Eru, e que ele não tem asas.
 
Beorn foi criado ao estilo de Tom Bombadil, ou seja, não está ligado directamente com o legendarium tolkieniano, sendo apenas um acrescendo à estória, numa altura em que o autor não tinha a sua mitologia muito bem definida. Duvido que ele tenha recebido algum tipo de poder de Radagast, até porque lembrem-se, não havia apenas um homem-urso, mas vários. Duvido que algum feiticeiro tivesse poder para isso - aliás, porque o faria? Beorn é apenas um elemento da estória, meio infatil, que é O Hobbit, e que Tolkien nunca se deu ao trabalho de justificar devidamente (que eu saiba), porque não existe mesmo uma justificação, nem é realmente necessária.
 
Ó céus, mais uma para o raking de perguntas frequêntes. Bem, pelo menos nós sabemos que o Beorn não é Eru, e que ele não tem asas.

Tem certeza q é pergunta freqüente?? Num me lembro de ter visto muitas perguntas sobre Beorn no Fórum desde q entrei aqui!! :think:

Mas é fato: temos certeza q ele não é Eru e não tem asas!! :rofl:

Beorn foi criado ao estilo de Tom Bombadil, ou seja, não está ligado directamente com o legendarium tolkieniano, sendo apenas um acrescendo à estória, numa altura em que o autor não tinha a sua mitologia muito bem definida. Duvido que ele tenha recebido algum tipo de poder de Radagast, até porque lembrem-se, não havia apenas um homem-urso, mas vários. Duvido que algum feiticeiro tivesse poder para isso - aliás, porque o faria? Beorn é apenas um elemento da estória, meio infatil, que é O Hobbit, e que Tolkien nunca se deu ao trabalho de justificar devidamente (que eu saiba), porque não existe mesmo uma justificação, nem é realmente necessária.

Não sei se Beorn foi criado ao estilo de Bombadil!! Tom é um personagem muito mais misterioso que Beorn.

Beorn não era somente um homem, como Tom. Ele era líder dos beornings, e juntamente com seu povo, teve participação essencial tanto na Batalha dos 5 Exércitos como na Batalha de Valle (ele já havia morrido na época da Guerra do Anel, mas seu povo não!!).

Também não creio que Radagast tenha passado algum poder pra ele. No próprio O Hobbit, Gandalf fala de duas prováveis hipóteses para o surgimento de Beorn: ou que ele seria descendente de um urso, ou que ele seria um descendente dos 1os homens que se instalaram naquela região. Gandalf diz que acredita q a 2a hipótese seja verdadeira!! Dessa forma, sua linhagem seria mais antiga que a chegada de Radagast à T-M!!

É dito também que Gandalf viu Beorn em sua forma de urso sob o topo do Carrock olhando em direção as Montanhas Sombrias e dizendo: "Dia virá em que desaparecerão e eu voltarei". Devido a essa frase, acredito que o que aconteceu com Beorn e seu povo seja mais um exemplo da "Força da Natureza" presente nas obras de Tolkien.

Levanto mais uma suposição: quando Yavanna conferencia com Manwë sobre a chegada dos anões, ele diz a ela:

"Quando os Filhos despertarem, o pensamento de Yavanna também despertará, e ele convocará espíritos de muito longe, que irão se misturar aos kelvar e aos olvar, e alguns ali residirão, e serão reverenciados, e sua justa ira será temida."

Talvez (e somente talvez, já que não temos resposta para tal pergunta), Beorn e seu povo sejam descendetes de um espírito que tenha se misturado aos Kelvar, assumindo a forma de um urso!! Lembram-se de que ele podia conversar com os animais e protegia a Floresta e seus bichos?? :think:
 
Será mesmo que Beorn não é Eru? :hanhan:

Sei lá, depois dos gigantes, da invenção do golfe e tudo mais já deixei há muito tempo de tentar entender as coisas que são apresentados por O Hobbit... Bilbo deve ter fumado umas ervas quando relatou sua viagem.
 
Tolkien comenta sobre Beorn numa das Cartas. Deixa eu ver se acho aqui...
e não, ele não recebeu poderes de Radagast.

EDIT:

Carta 144.

"(...)Entretanto, apesar de sua mudança de pele que sem nenhuma dúvida tinha um pouco de mágica, Beorn era um Homem."

Ou seja, ao meu ver, Beorn pertencia a uma raça de homens que, por algum motivo (talvez desde sempre foram assim, vai saber), tinham capacidade de mudarem a forma do corpo (neste caso, em ursos).
 
Última edição:
Ó céus, mais uma para o raking de perguntas frequêntes. Bem, pelo menos nós sabemos que o Beorn não é Eru, e que ele não tem asas.

:eh: Ahn....não entendi o "frequentes", mas tudo bem.
Então todos o beornings podiam se transformar em ursos?
Então, mais essa dúvida que me ocorreu.

Se ele não recebeu poderes de Radagast e seria de uma raça "modificada" de Homens, seus descendentes também poderiam possuir esse "dom"?

Mesmo assim, como muitos já vcs já disseram, Beorn é mais um dos seres enigmáticos de Tolkien, que poderia ser uma Força da Natureza ou também um espírito que teria se misturado com os kelvar.

Valeu, pessoal, já estão ajudando bastante! :D
 
:eh: Ahn....não entendi o "frequentes", mas tudo bem.
Então, mais essa dúvida que me ocorreu.
Se ele não recebeu poderes de Radagast e seria de uma raça "modificada" de Homens, seus descendentes também poderiam possuir esse "dom"?
:D

Também fiquei em dúvida quanto a isso.
Não sei se os descendentes de Beorn também possuíam esse dom, ou se apenas ele tinha essa característica.
 
Na minha interpretação, se não era a sua raça que tinha esse dom, mas sim ele que possuia alguma mágica; seus descendentes não conseguiriam fazer o mesmo. Pelo menos foi o que eu entendi por isso, ha alguns posts acima:

Pandatur/Carta 144 disse:
"(...)Entretanto, apesar de sua mudança de pele que sem nenhuma dúvida tinha um pouco de mágica, Beorn era um Homem."
 
Bom minha teoria é que Tolkien mais uma vez usou o legendarium pra explcar algumas lendas nossas; logo homens que mudavam de formas tinham que entrar na história (lobsomens, homens-serpentes da India, homens-pássaros - advogaaaaaado juridico!!! - e outro were alguma coisa).

Só isso.
 
Se ele não recebeu poderes de Radagast e seria de uma raça "modificada" de Homens, seus descendentes também poderiam possuir esse "dom"?

Mesmo assim, como muitos já vcs já disseram, Beorn é mais um dos seres enigmáticos de Tolkien, que poderia ser uma Força da Natureza ou também um espírito que teria se misturado com os kelvar.
Creio que seus descendentes tinham este dom também, os beornings. Grimbeorn, filho de Beorn, é citado em SdA, no capítulo Muitos Encontros, mas acho que não comentam sobre poderes nem nada. Alguém confere depois, estou em viagem e sem livros.

E se Tolkien disse que Beorn era um Homem, então era um homem. Não acredito que fosse um espírito encarnado, etc e tal... =]
 
Creio que seus descendentes tinham este dom também, os beornings.

Mas para isso acontecer, Beorn teria que ter nascido com essa mágica que Tolkien afirmou que ele possuia, certo? Por que se fosse algo que ele obteve depois, não faria muito sentido passar para seus descendentes... No caso, Beorn pertencia a uma raça de homens que possuia esse dom, e ele já nasceu podendo fazer isso (trasformar-se em urso). Logo, pôde passar para os seus descendentes a habilidade. Seria algo assim?
 
Mas para isso acontecer, Beorn teria que ter nascido com essa mágica que Tolkien afirmou que ele possuia, certo? Por que se fosse algo que ele obteve depois, não faria muito sentido passar para seus descendentes... No caso, Beorn pertencia a uma raça de homens que possuia esse dom, e ele já nasceu podendo fazer isso (trasformar-se em urso). Logo, pôde passar para os seus descendentes a habilidade. Seria algo assim?
Uhum, acho que sim. =]
 
Gosto de pensar que Beorn tem alguma relação com Bombadil, vai ver é um filho perdido e tal. Filho dele e daquela mulher que ele acha o amuleto. =]
 
E vai saber se o Beorn não era um cara tipo berseker que colocava uma pele de urso nas costas e saía na porrada que nem um urso, tipo metáfora, mas se ele tivesse esse poder creio que seus filhos também teriam, afinal existe uma família beorning, não uma raça beorning, certo¿
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo