• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leitura de "O Silmarilion"

Sem falar que ele criou uma língua nova, não é? Com regras gramaticais e tudo, o que até permite que a usemos para compor nossas fanfics e colocarmos nomezinhos bizarros em nossos filhos.

Sim isso e verdade, e nao e qualquer um que inventa uma nova lingua...
E preciso muita pericia...
E alem do mais e uma lingua bastante interessante nao acha??:cerva:
Tolkien tinha uma imaginaçao para tudo...
*yams*
 
Nao tenho nada contra isso...
Todas as linguas tem os seus interesses nao acha??
*yams*
 
Bem, mas espanhol e uma lingua??
lol
E uma copia de brasileiro e de portugues...
Uma copia mal feita...
lol
*yams*
 
Nossa, o tópico descambou ein... pois então, voltem a falar sobre "Leitura do Silmarillion" que é o assunto do tópico, ou vou trancar aqui, ok?
 
Voltando então...

Ah, sim. =]

No Silma, até dá pra imaginar a história toda, criar um mundo na sua cabeça, etc. O problema é que devido a quantidade de detalhes, chega uma hora que a sua imaginação acaba se atrapalhando e lá se vai a concentração.

Já com SdA é tudo diferente. É uma história pronta, não inacabada como grande parte dos contos C.I. e do Silma. A facilidade de se prender na leitura é muito maior, você não vai encontrar alí uma infinidade de nomes e detalhes da forma como encontramos nos outros livros de Tolkien (exceto O Hobbit), não vai precisar fazer tantas idas e vindas pra compreender um trecho ou uma história toda, etc.

É por essa saturação de nomes e lugares que eu não aconselho somente uma leitura do Silma!!

Quem lê uma vez só, não guarda detalhe nenhum e acaba ficando confuso com tudo. Posso falar por experiência própria: quando li o Silma pela primeira vez, achei o livro terrível, não entendia nada, depois que reli, e reli, e reli, virou meu livro preferido sobre qualquer outro, com SdA vindo em 2° lugar!!

Foi por isso q no meu post anterior (#3) eu falei que é melhor ler o SIlma com o Glossário do CI e o Atlas do lado!!
 
Eu ainda não li o Silma também, e o CI também não. Minha idéia é realmente ler o Silma antes dos contos, mas lendo todo este tópico, devo confessar que vocês me assustaram!! :lol:
Mas mesmo assim, não desisti de ler.
Bom, mas eu sei que os contos, como o próprio nome já diz, são inacabados.
Mas e o Silma? Ele é como o SdA, uma obra completa e tudo mais, ou ele é como o Contos? ou ele não é nem um e nem outro e se encaixa no "meio termo", por assim dizer?
 
É por essa saturação de nomes e lugares que eu não aconselho somente uma leitura do Silma!!

Quem lê uma vez só, não guarda detalhe nenhum e acaba ficando confuso com tudo. Posso falar por experiência própria: quando li o Silma pela primeira vez, achei o livro terrível, não entendia nada, depois que reli, e reli, e reli, virou meu livro preferido sobre qualquer outro, com SdA vindo em 2° lugar!!

Foi por isso q no meu post anterior (#3) eu falei que é melhor ler o SIlma com o Glossário do CI e o Atlas do lado!!
Ler uma única vez não é suficiente mesmo, devido ao monte de nomes, você não pega muita coisa. É preciso ler no mínimo uma segunda vez. Nem precisa de CI e Atlas não, embora o Atlas talvez ajude um pouco, mas os mapas do Silma já quebram um galho. Olhar o mapa do SdA é uma boa, pra sacar onde diabos ficava Beleriand, hehehe.

Quando li pela primeira vez eu adorei o livro. Pensei "caralho, isso é melhor que SdA! Os personagens são muito mais fodões!". No ano seguinte eu reli O Hobbit, reli SdA, reli o Silma, e li o CI, que acabara de ser lançado. =]
 
Eu ainda não li o Silma também, e o CI também não. Minha idéia é realmente ler o Silma antes dos contos, mas lendo todo este tópico, devo confessar que vocês me assustaram!! :lol:
Mas mesmo assim, não desisti de ler.
Bom, mas eu sei que os contos, como o próprio nome já diz, são inacabados.
Mas e o Silma? Ele é como o SdA, uma obra completa e tudo mais, ou ele é como o Contos? ou ele não é nem um e nem outro e se encaixa no "meio termo", por assim dizer?
inacabado não é:
"Aqui termina o Silmarillion. Se ele passou das alturas e da beleza às ruínas e à escuridão, era essa outrora o destino de Arda desfigurada; e, se alguma transformação houver, e a Desfiguração for corrigida, Manwë e Varda podem saber; mas não revelaram, e não está dito nas sentenças de Mandos"
-J.R.R.Tolkien - O Silmarillion - pg 325
 
Eu ainda não li o Silma também, e o CI também não. Minha idéia é realmente ler o Silma antes dos contos, mas lendo todo este tópico, devo confessar que vocês me assustaram!! :lol:
Mas mesmo assim, não desisti de ler.
Bom, mas eu sei que os contos, como o próprio nome já diz, são inacabados.
Mas e o Silma? Ele é como o SdA, uma obra completa e tudo mais, ou ele é como o Contos? ou ele não é nem um e nem outro e se encaixa no "meio termo", por assim dizer?
O Silmarillion é uma compilação de vários contos, que num todo foram 5 histórias: Ainulindalë, Valaquenta, Quenta Silmarillion (maior parte do livro), Akallabêth, e Dos Anéis de Poder e da Terceira Era.
O filho do Tolkien, Christopher, pegou diversas vesões desses contos (algumas mais antigas, outras mais recentes) e foi organizando de forma a fazer uma narrativa contínua. Deu no O Silmarillion. A grande diferença que você vai notar é que há poucos diálogos, muitos personagens, muitos lugares, muitos nomes, mas há golssários com nomes e tal, pra auxiliar na leitura, além de um mapa de Beleriand, onde boa parte da história se passa.
Dá uma olhada aqui: O Silmarillion. =]
 
=]
obrigado!
o kytarkiton havia me falado um pouco sobre o Silma também, e eu tinha lido em alguns lugares sobre ele também, mas aí eu vi alguns dizendo que era uma obra inacabada e já outros dizendo que não, e acabei ficando em dúvidas. Mas já esclarecidas.
E provavelmente eu vá notar essa diferença de narrativa e acabar me confundindo, mas nada que ler calmamente e reler uma ou mais vezes, não resolva.
Agora também já sei uma geral sobre os outros contos(obrigado pelo link aí Pandatur =]) porque apesar de ter lido em alguns lugares sobre o livro, sempre falava sobre a parte do Feanor. Estou aguardando ansiosa por lê-lo! :joy:

Uma pergunta a mais: o atlas da Terra-média é um 'livro' com os mapas da TM, certo? mas onde eu poderia encontrá-lo?

Obrigado desde já!
 
Uma pergunta a mais: o atlas da Terra-média é um 'livro' com os mapas da TM, certo? mas onde eu poderia encontrá-lo?

Obrigado desde já!

É um livro sim, um Atlas na verdade, com mapas dos continentes, em escalas pequenas, de cidades em escalas grandes, até de organizações militares e representações de batalhas, com várias informações escritas, que auxiliam muito a interpretação da obra. Se você não entender bem inglês, sugiro que compre o traduzido pela Martins Fontes, e você pode achar ele em vários lugares, como Submarino, Americanas, etc.
Espero ter ajudado :cerva:

P.S.: Desculpe a repetitividade Panda, mas é que postei depois de você, mas quando estava escrevendo, vc ainda não tinha postado. E OMG! Na Arte & Letra tá muito barato! Acho que vou fazer uma forcinha, deixar de ser cara de pau, e comprar logo... :cerva:
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo