• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvida nos ditongos em i- (MTP)

O Contador de Histórias

I Nyarir Quentaron
Olá!,
Bom, não me vou demorar muito com conversa desnecessária, por isso cá vai: No curso MTP diz que se usa a tengwa "i-" (aquela que parece um "u" e se digita "h" segundo o teclado de Dan Smith) para ditongos. Contudo, não achei uma única palavra portuguesa que use um ditongo em i-.
Por exemplo, -i é usado em "Ai!", u- é usado em "Mau", -u é usado em "quase" e "i-" é usado em...?

Esperando resposta,
O Contador de Histórias
 
Muito obrigado! Agora que penso bem, todos os verbos em -ir formam o seu pretérito perfeito da terceira pessoa singular em -iw (Sentir - Sentiu; Fugir - Fugiu...)

Duvida repondida, obrigado de novo! :joy:
 
Mas... Estive novamente a pensar, e note bem: O som "iu", como o proprio Deriel disse, é escrito /iw/ em IPA. Ora, "w" é a semivogal correspondente a "u".

No MTP, usa-se a tengwa correspondente à semivogal para fazer o ditongo, com a tehta da vogal correspondente por cima. Por exemplo, "Ai" /Aj/ em que se usa o /-j/ com a tengwa /a/ por cima.

Sendo o som /iw/ então deve-se usar a semivogal /-w/ e não /j-/, pois se assim fosse o som era /ju/. :think:
 
Tá, tá, eu misturei tudo.

Os ditongos crescentes dessa forma são um pouco nebulosos. Alguns dizem que são hiatos, outros que são ditongos. Estou pegando os exemplos da nova versão do MTP (coisa jque eu deveria ter feito desde o começo):

-IA = corria
-IE = espécie
-IO = curiosa
 
Hm...:think:
Quer dizer que "-ia" final é ditongo? Bom, vou falar com a minha professora de português, mas quanto a mim (tudo bem que eu não sou uma gramática :D) continuo a não concordar muito bem com a utilização do tengwa "i-" exceto em interjeições, como no "iá" (deriavado do Alemão "ja: Sim")

Penso que, no MTP, deveria considerar isso opcional, não? (Only a minha opinião, claro :cool:)

OBS: Aí no primeiro post tem um erro, eu troquei o "u-" com o "-u"... Deriel, vc poderia por favor corrigir isto? Por favoooooooooooooooooooooooooooooooooooor? *Olhos de gato das botas*
 
Tu podes corrigir os teus post sem ajuda...
Basta carregar rm editar...
Ajudei??
*yams*
 
Hm...:think:
Quer dizer que "-ia" final é ditongo? Bom, vou falar com a minha professora de português, mas quanto a mim (tudo bem que eu não sou uma gramática :D) continuo a não concordar muito bem com a utilização do tengwa "i-" exceto em interjeições, como no "iá" (deriavado do Alemão "ja: Sim")

Penso que, no MTP, deveria considerar isso opcional, não? (Only a minha opinião, claro :cool:)

Não, não é opcional, veja o último link do meu post a explicação formal do porque é um ditongo. =] Estou aproveitando e colocando uma explicação mais detalhada no novo MTP sobre o assunto, tim-tim por tim-tim

Pergunta mauito pertinente :D
 
Tu podes corrigir os teus post sem ajuda...
Basta carregar rm editar...
Ajudei??
*yams*

Bem, eu sei o sistema de editar posts... Mas pelo que eu vi até agora, este fórum só me exibe o botão de Edição no último post que eu fiz, entendes?

Não, não é opcional, veja o último link do meu post a explicação formal do porque é um ditongo.

Hm..., fiz uma pesquisa rápida, e no site http://www.sualingua.com.br/11/11_ditongos ou hiatos.htm o Dr. Moreno, professor de lingüística, afirma que:

Esses ditongos são considerados instáveis, isto é, podem, na fala, ser desmanchados, transformando-se em duas sílabas: gló-ria (ou gló-ri-a); sé-rie (ou sé-ri-e); e assim por diante.

Mais à frente, afirma ainda que:

No entanto, no que ser refere à separação silábica, esses encontros continuam sendo considerados inseparáveis, já que são ditongos, e não hiatos. Abraço. Prof. Moreno

A minha duvida colocou-se no fato da explicação dele me ter parecido, à primeira vista, contraditória. Mas olhando mais atentamente, noto que a separação silábica ocorre apenas na fala. Pergunto-me se, no português europeu, isto será diferente! Pois eu sempre dividi silábicamente o "i-[vogal]". Hm... :think:

De qualquer forma, parece que a minha duvida foi respondida! Agradeço e peço desculpa por ser tão burro XD.

***

Outra dúvida: Como representar TRITONGOS? Por exemplo, na onomatopeia "miau" há o tritongo "iau", /jaw/...
 
Última edição:
Desculpa...

Informaçao errada...
E da conversa dos ditongos....
Tenhu a cabeça a roda...
lol
*yams*
 
Enquanto a dúvida do meu último post não é respondida, fica uma questão que me ocorreu agora:
-> Fará sentido a utilização de tengwar específicos para Qü e Gü? Quero dizer: O Tengwar é um alfabeto fonético, então devemos transcrever aquilo que ouvimos por sons. Assim sendo, Qü seria mais corretamente escrito /kw/
e "gü" como /gw/. :D
 
lol
Voçe me esta baralhando... lol
Nunca fui bom aluno a portugues...
Se tiver duvidas em ingles e so perguntar..
*yams*
 
Enquanto a dúvida do meu último post não é respondida, fica uma questão que me ocorreu agora:
-> Fará sentido a utilização de tengwar específicos para Qü e Gü? Quero dizer: O Tengwar é um alfabeto fonético, então devemos transcrever aquilo que ouvimos por sons. Assim sendo, Qü seria mais corretamente escrito /kw/
e "gü" como /gw/. :D

Os dois tengwar utilizados para estes sons representam exatamente /kw/ e /gw/. Pra que aumentar letras quando podemos diminuir, além de ser uma bela referência ao Quenya, que também usa estes dois tengwar para estes mesmos dois sons, /gw/ e /kw/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo