• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

existem diferenças entre Istrari e Maia

kytarkiton-eru

Usuário
então estou com uma dúvida aqui:
Existe diferença entre Istari e Maia?
Os Istari são a classe mais baixa entre os Ainur (se houver diferenças)?
Istari vem de que lingua?
além dos cinco Istari que estão na Terra-Média existem outros em Valinor ou nos paloácios de Eru? e se existem qual o motivo de terem sido enviados apenas cinco para a Terra-Media (como estava em guerra não seria mais vantajoso enviar um exercito)?

obrigado pela atenção
 
Maiar seria a linhagem inferior dos Ainur. Os Istari eram Maiar, mas Istar é apenas um nome dado àqueles que foram enviados á Terra-Média para auxiliar contra Sauron. Istari significa "sábios" em quenya. Em sindarin, o nome é "Ithryn". Não se sabe quantos na verdade foram enviados à Terra-Média, mas têm-se conhecimento de cinco: Gandalf, Radagast, Saruman, Alatar e Pallando.
 
Os Istari são os maiar "aprisionados" em um corpo mortal. Quando Gandalf se tornou o Branco, ele deixou de ser um Istar para se tornar um maia.
 
Os Istari são os maiar "aprisionados" em um corpo mortal. Quando Gandalf se tornou o Branco, ele deixou de ser um Istar para se tornar um maia.

Hummm onde vc pegou essa informação? Pq eu lembro de ter lido nos CI e pleo prórpio Silma que os Istari eram uma "organização" criada para auxiliar a TM.
 
Sim, mas os poderes dos Istari eram bem mais limitados em relação aos dos Maiar, já que enquanto estes possuiam um Fána, aqueles possuíam um Hröa.
 
Sim, mas os poderes dos Istari eram bem mais limitados em relação aos dos Maiar, já que enquanto estes possuiam um Fána, aqueles possuíam um Hröa.

De fato, mas acredito que o retorno de Gandalf com um fána não implique que ele tenha deixado de ser um Istari.

Afinal, ele manteve seu objetivo, além de assumir uma nova cor, que indicava que ele era o chefe da Ordem então. Ou seja: ele permaneceu um Istari, mas com as características alteradas em relação ao conceito original.

Talvez por que fosse necessário, já que a Heren Istarion estava quase que totalmente desviada de seu propósito: Alatar e Pallando sumiram desde o início, Radagast resolveu permanecer com a natureza, e Saruman revelou-se um traidor. Então, só Gandalf ainda estava dentro do objetivo inicial, e evidentemente ele precisaria de mais poderes para realizar sua missão sozinho. Acho que por isso ocorreu essa exceção.
 
Só um lembrete da gramática quenya:
Istar - singular
Istari - plural
Maia - singular
Maiar - plural
Ainu - singular
Ainur - plural
 
Fána é o corpo possuído pelos Valar e Maiar. Ele não possui necessidades biológicas, logo, ele não envelhece. É como uma veste para o fëa (espírito), para que esse fosse visível.

Já o Hröa é o corpo possuído pelos demais filhos de Eru, e ao contrário do Fána, está sujeito às necessidades biológicas e fatores do tempo. No caso, o hröa também limita o poder do indivíduo. Assim, os Istari vieram para a TM com seus poderes de Maiar limitados.
 
8-O cada vez que eu entro no Fórum Valinor eu me surpreendo com o nivel de intelectuais e nerds que tem por aqui (mas eu um dia também vou me tornar um expert em Tolkien:hanhan: ) ...

valeu por essas respostas extremamentes esclarecedoras.
 
8-O cada vez que eu entro no Fórum Valinor eu me surpreendo com o nivel de intelectuais e nerds que tem por aqui

Logo você se acostuma.
Só o fato de alguém se interessar por isso aqui, já faz desse alguém um nerd.
E se esse alguém usa um avatar do Arcanis, aí é nerdão completo mesmo. :mrgreen:

(mas eu um dia também vou me tornar um expert em Tolkien:hanhan: ) ...

Só depende de você. :joinha:

valeu por essas respostas extremamentes esclarecedoras.

Estamos sempre aí. :cerva:
 
Maiar seria a linhagem inferior dos Ainur. Os Istari eram Maiar, mas Istar é apenas um nome dado àqueles que foram enviados á Terra-Média para auxiliar contra Sauron.

Só uma coisa aqui pra ficar claro pro povo Maia e Vala são a mesma raça, Ainu. O nome Maia e Vala é meramente um título. Vala significa denomina os mais poderosos, mas não é uma raça de ainu mais poderosa não é meramente um título mesmo.
 
Sim, mas os poderes dos Istari eram bem mais limitados em relação aos dos Maiar, já que enquanto estes possuiam um Fána, aqueles possuíam um Hröa.

Quanto a isso ok, eu só falei pq pelo modo que vc tinah escrito dava a impressão que seriam "raças" diferentes. Não é o caso, istari eram os Maiar enviados para a TM.
 
Bom, como não li o Silmarillion e nem Contos Inacabados :/
ainda né, mas vou ler e logo, espero!
Eu tenho dúvidas sobre essas coisas. Muitas já foram esclarecidas só lendo esse tópico, mas gostaria de acrescentar: então Istari, Maiar e Valar são todos os mesmos?? quero dizer, uma raça só?? mas são dividos em Istari, Maiar e Valar pelos poderes de cada, ou por alguma característica?
Pois, não me recordo agora onde, eu li algo sobre alguns Valar serem mais poderosos que outros, ou algo assim, (me perdoem se não forem os Valar e sim algum outro). Como se o Gandalf, por exemplo, fosse um Istari de uma ordem menos poderosa do que alguns outros.
Alguém poderia esclarecer para mim??
=]
 
Bom, como não li o Silmarillion e nem Contos Inacabados :/
ainda né, mas vou ler e logo, espero!
Eu tenho dúvidas sobre essas coisas. Muitas já foram esclarecidas só lendo esse tópico, mas gostaria de acrescentar: então Istari, Maiar e Valar são todos os mesmos?? quero dizer, uma raça só?? mas são dividos em Istari, Maiar e Valar pelos poderes de cada, ou por alguma característica?
Pois, não me recordo agora onde, eu li algo sobre alguns Valar serem mais poderosos que outros, ou algo assim, (me perdoem se não forem os Valar e sim algum outro). Como se o Gandalf, por exemplo, fosse um Istari de uma ordem menos poderosa do que alguns outros.
Alguém poderia esclarecer para mim??
=]
Eu pensava assim também, mas pelo o que eu entendi é o seguinte: Ainur é uma raça (como os Elfos) já Maia e Vala é a ordem (noldo, teleri, etc) porém Istari é um maia em um corpo humano denominado Fána, ou seja são MAIAR em corpos HUMANOS.
e como você nunca leu o Silmarillion aqui tem um pequeno glossário:
Noldor: elfos que foram para Aman.
Teleri: são divididos em três partes: Os que foram para Aman; os que ficaram em Beleriand e os que abandonaram a marcha dos teleri.
LEIA O SILMARILLION
 
Bom, como não li o Silmarillion e nem Contos Inacabados :/
ainda né, mas vou ler e logo, espero!
Eu tenho dúvidas sobre essas coisas. Muitas já foram esclarecidas só lendo esse tópico, mas gostaria de acrescentar: então Istari, Maiar e Valar são todos os mesmos?? quero dizer, uma raça só?? mas são dividos em Istari, Maiar e Valar pelos poderes de cada, ou por alguma característica?
Pois, não me recordo agora onde, eu li algo sobre alguns Valar serem mais poderosos que outros, ou algo assim, (me perdoem se não forem os Valar e sim algum outro). Como se o Gandalf, por exemplo, fosse um Istari de uma ordem menos poderosa do que alguns outros.
Alguém poderia esclarecer para mim??
=]

Cara, Istar, Maiar, e Valar, são todos da mesma raça, Ainur, só muda o título. Na verdade, Istar são Maiar, só que enviados a Terra-Média em um hröa. Eles não são os menos poderosos, ou mais inferiores dos Maiar, na verdade, Curumo (Saruman) era um dos maiores servos de Aulë, Olorin (Gandalf), é o mais sábio de todos os Maiar, e etc. Eles simplesmente eram mais fracos, porque estavam em um hröa, mas se estivessem em um fána, seriam muito mais poderosos, como mostrou Gandalf ao voltar em um. Quanto aos Valar, isso é verdade sim, na verdade, isso é assim com todos os Ainur, e com todos os demais filhos de Ilúvatar, uns são mais poderosos, e outros menos, mas isso é natural. O maior de todos os Valar é Manwë, e o menor é Tulkas, mas digo maior ou menor, tomando em consideração o poder subcriativo, que é a capacidade de modificar e impor sua vontade, e isso é a magia Tolkeniana em si. O mais poderoso de todos os Ainur, e de todos os seres mesmo, com exceção de Ilúvatar, era Melkor, mas esse diminuiu muito seu poder durante a 1ª era.

Edit:
Eu pensava assim também, mas pelo o que eu entendi é o seguinte: Ainur é uma raça (como os Elfos) já Maia e Vala é a ordem (noldo, teleri, etc) porém Istari é um maia em um corpo humano denominado Fána, ou seja são MAIAR em corpos HUMANOS.
e como você nunca leu o Silmarillion aqui tem um pequeno glossário:
Noldor: elfos que foram para Aman.
Teleri: são divididos em três partes: Os que foram para Aman; os que ficaram em Beleriand e os que abandonaram a marcha dos teleri.
LEIA O SILMARILLION

Cara, sua informação tá bastante errada :lol:
1°: Os Istari estavam em hröa, e não fána. Hröa é o corpo mais fraco, que está sujeito aos males dos filhos de Ilúvatar, e fána não, além de ser muito mais difícil o acesso ao poder subcriativo num hröa do que num fána.
2°: Noldor não foram OS que foram a Aman, foram junto com eles os Vanyar, e os Teleri da Casa de Olwë, irmão de Elwë Singollo. Os Teleri não eram divididos em 3 partes, existiam 3 casas de Teleri, a casa de Elwë Singollo (Que mais tarde virou Elu Thingol, rei de Doriath, marido de Melian e pai de Lúthien, que reinava em Menegroth, as mil cavernas), que foi denominada de Sindar, elfos cinzentos, a casa de Círdan, que residiam na Ilha de Balar, e mais tarde em Lindon, nos Portos Cinzentos. Ambos eram Sindar. Os da casa de Olwë, foram para Aman, mas quando ouviram o chamado de Elwë, resolveram interromper a viagem, e a ilha em que estavam viajando parou, e se tornou Tol Eressëa, Casa Delfos. Mais tarde, eles quiseram ir para Aman, e os Valar ordenaram a Ossë que lhes ensinassem a fabricar barcos, e eles foram para Aman e fundaram Alquallondë. Foram os únicos Teleri que foram a Aman pela convocação dos Valar, ainda na Era das Árvores. Todos os outrosficaram em Beleriand, e ninguém desistiu da marcha, eles simplesmente resolveram esperar Elwë, pois o amavam muito, e não o deixariam para trás.
Assim cara, não quero dizer nada sabe, mas do jeito que você falou, você parecia esnobar o Niphredil, nõ tenho nada contra isso, mas me pareceu muito arrogante da sua parte o que você disse. Acho porém, que não foi sua intensão ofender ninguém, porém, pode ter ofendido, então, tente maneirar no vocabulário, e no modo de falar, pra evitar problemas de mal entendimento depois...
 
Última edição:
LEIA O SILMARILLION
É por falta de grana que ainda não li :lol:
Não por falta de vontade, com certeza! Mas o caso, é que realmente vou comprá-lo mês que vem, por aí.:joy:

Cara, Istar, Maiar, e Valar, são todos da mesma raça, Ainur, [...]O mais poderoso de todos os Ainur, e de todos os seres mesmo, com exceção de Ilúvatar, era Melkor, mas esse diminuiu muito seu poder durante a 1ª era.

E sobre Melkor e a diminuição de seu poder, eu procurei na enciclopédia VAlinor e descobri muito sobre isso! Bom, pra começar eu se quer sabia que Melkor era o Morgoth e que Sauron fora um de seus servidores. :oops:
Então Sauron era poderoso e muito maligno, mas enfim, não chegava aos pés de Melkor, pois esse era muito superior não é? O caso é que tenho que ler Simarillion e CI o quanto antes!

Ah!! e obrigado a ambos! :cerva:
Também espero um dia ser uma super expert em Tolkien como vocês!

Obs: eu percebi que o Kytarkiton havia errado em relação á hröa e fána, pois tinha lido os posts anteriores dizendo o contrario, mas se ele foi arrogante ou algo do tipo, aí eu não sei neh, depende dele.
Só uma coisinha Shidosan! é A Niphredil e não O. :lol:
 
Última edição:
É por falta de grana que ainda não li :lol:
Não por falta de vontade, com certeza! Mas o caso, é que realmente vou comprá-lo mês que vem, por aí.:joy:



E sobre Melkor e a diminuição de seu poder, eu procurei na enciclopédia VAlinor e descobri muito sobre isso! Bom, pra começar eu se quer sabia que Melkor era o Morgoth e que Sauron fora um de seus servidores. :oops:
Então Sauron era poderoso e muito maligno, mas enfim, não chegava aos pés de Melkor, pois esse era muito superior não é? O caso é que tenho que ler Simarillion e CI o quanto antes!

Ah!! e obrigado a ambos! :cerva:
Também espero um dia ser uma super expert em Tolkien como vocês!

Obs: eu percebi que o Kytarkiton havia errado em relação á hröa e fána, pois tinha lido os posts anteriores dizendo o contrario, mas se ele foi arrogante ou algo do tipo, aí eu não sei neh, depende dele.
Só uma coisinha Shidosan! é A Niphredil e não O. :lol:

Cara, realmente, leia o Silmarillion e os C.I., que você nã vai se arrepender. E tipo, NÃO leia os C.I. antes do Silmarillion, porque senão você vai se confundir toda. Quanto a questão de você não saber sobre Melkor/Morgoth, etc. e tal, isso nem eu sabia até ler o Silmarillion haha (na verdade, até ler a revista "O Fantástico Mundo de Tolkien" n° 6), e sim, Melkor era muiiito superior a Sauron, embora os demais Valar não o fossem tanto assim. Sauron era o Maiar mais poderoso de todos, e era chamado Gothaur, o Cruel, porém, Morgoth era o mais poderoso de todos os Ainur, sendo muuito superior a Sauron sim. Os outros Valar porém, não eram tão superiores. No Valaquenta, é dito que algum dos Maiar são quase tão poderosos quanto alguns Valar, o que nos diz que Sauron era muito poderoso, tendo seu poder talvez, muito próximo ao de Irmo, ou Tulkas. Sauron era o maior servo de Aulë, e aprendeu muito com ele, e foi aí que ele conheceu Saruman, que era muito inferior a ele. Ele porém, mesmo no Auge de seu poder, foi só uma sombra de seu antigo mestre...
E pode deixar Niphredil, que não vou mais te confundir, é só que esse nome e esse avatar me deixaram em dúvida... (:oops: )
 
Cara, realmente, leia o Silmarillion e os C.I., que você nã vai se arrepender. E tipo, NÃO leia os C.I. antes do Silmarillion, porque senão você vai se confundir toda. Quanto a questão de você não saber sobre Melkor/Morgoth, etc. e tal, isso nem eu sabia até ler o Silmarillion haha (na verdade, até ler a revista "O Fantástico Mundo de Tolkien" n° 6), e sim, Melkor era muiiito superior a Sauron, embora os demais Valar não o fossem tanto assim. Sauron era o Maiar mais poderoso de todos, e era chamado Gothaur, o Cruel, porém, Morgoth era o mais poderoso de todos os Ainur, sendo muuito superior a Sauron sim. Os outros Valar porém, não eram tão superiores. No Valaquenta, é dito que algum dos Maiar são quase tão poderosos quanto alguns Valar, o que nos diz que Sauron era muito poderoso, tendo seu poder talvez, muito próximo ao de Irmo, ou Tulkas. Sauron era o maior servo de Aulë, e aprendeu muito com ele, e foi aí que ele conheceu Saruman, que era muito inferior a ele. Ele porém, mesmo no Auge de seu poder, foi só uma sombra de seu antigo mestre...
E pode deixar Niphredil, que não vou mais te confundir, é só que esse nome e esse avatar me deixaram em dúvida... (:oops: )

Pois é, já vi muitos conselhos dizendo pra ler o Silma antes, e é exatamente o que pretendo fazer!
E obrigado novamente pelas suas explicações!! sempre bem esclarecedoras!
E tenho certeza que será melhor ainda depois que eu ler as outras obras de Tolkien, pra poder me aprofundar melhor, e entender mais e etc.

:ahn?: há algo ''de masculino'' no meu nome e/ou avatar?? :lol:
Mas tudo bem, o caso é que eu te perdôo dessa vez! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo