Mas Shazan, apesar de concordar com você que Oblivion é um dos melhores dessa safra que está aí, ainda assim ele é bem "aguado" em termos de role-playing.
Aqueles diálogos secos, rasos e repetitivos, fazem os NPCs parecerem mais
placas informativas ambulantes, do que personagens reais. Isso já tira metade da graça por que impossibilita quests baseadas em diálogos interativos. A quest principal é linear e sacal (lá pelo 4º portão de Oblivion a coisa enche o saco), e os mini-games são fracos e descartáveis, destruindo a utilidade das skills correlatas a eles (lockpick, persuasion, etc.). Além disso o jogo não te permite avançar expressando-se de outras formas que não o combate.
Enfim, Oblivion é um bom jogo no geral, que foi projetado para levar o RPG à nova geração imediatista que aí está, e isso ele conseguiu, mas se analisado somente pela ótica do gênero RPG, ele é bem raso, bem light.
Por isso eu falo que não se fazem mais RPGs como antigamente. Ultima 4, 5, 6 e 7, Wasteland, Betrayal at Krondor, Darklands, Arkania, Might & Magic 4, 5, 6 e 7, Fallout 1 e 2, Planescape Torment, Arcanum, Baldurs Gate 1 e 2, Gothic 1 e 2, etc. eram RPGs que levavam o role-playing mais a sério, e pressionavam o gênero aos seus limites nas suas respectivas épocas.
MAs hoje em dia o cenário de RPG tá muito aguado. Só temos, Fable, Oblivions, Diablo-clones, etc. Torço pra que a Bethesda lance Fallout 3 fiel às suas raízes.
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PS: E parece que a coisa tá ruim até no lado dos consoles. Em outros tempos tivemos Dragon quest, Drakken, Phantasy Star 1 e 2, Final Fantasy 6 e 7, Chrono-Trigger, Shadowrun, Xenogears, etc. jogos que também inovaram o gênero em suas épocas, mas hoje em dia a coisa tá feia - o ultimo RPG que joguei foi Final Fantasy X (basciamente um livro-áudio-visual, não tem absolutamente nada de role-playing) - a decepção foi tanta que até vendí meu PS2 (que tinha comprado pra jogar RPGs).