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Por que filmes brasileiros são ruins?

Sister Jack

Usuário
Pq.

1) É especificificamente um problema de falta de experiência e tradição nessa midia ou 2) é apenas um dos sintomas de um Mal Cultural maior que afeta esse país (Brasil)*.

Será que é por falta de espaço para uma ascensão de cineastas independentes. Mas isso não explica pq até os filmes medíocres de estúdio/indústria dos EUA costumam ser melhores (e mais cinematográficos) que os nossos. Né.

Os brasileiros (moradores do Brasil) estarão fadados a serem assombrados eternamente por uma camada de cineastas predominantemente estúpida. Sim ou não. Ou será que há chances de uma virada.

E pq as faculdades de cinema no nosso país (o Brasil) são tão concorridas. Será que as pessoas dividem o meu pensamento de que "até eu consigo fazer melhor que essas merdas, tipo, quem eles contrataram pra filmar isso? brasileiros?".

Pra falar a verdade, eu não vejo filmes brasileiros a um certo tempo, mas quem poderia me culpar. Eu vejo os trailers. Mas eu pretendo ver pelo menos o tal de ZUZU ANGEL essa semana que vem e volto pra reportar o estado atual do cinema brasileiro com mais precisão.

Ah, sim. Por favor, alguém poderia dar um tiro na cabeça do Renato Aragão (vulgo Didi Mocó). Pq ele está fazendo filmes ainda. DIDI - O CAÇADOR DE TESOUROS (
Didi (Renato Aragão) é o mordomo de Dr. Samuel Walker (Cecil Thiré), pai de Pedro (João Paulo Bienemann), menino de dez anos que é o grande companheiro de aventuras de Didi. Ao achar um mapa entre duas folhas coladas de um velho álbum de fotos, Didi e Pedro vão a um misterioso hotel abandonado, no interior de São Paulo. Lá, procuram pelo paradeiro do tesouro e também por pistas sobre a história do avô de Pedro, um tenente da força aérea britânica que morreu no fim da Segunda Guerra Mundial.) entrou de cartaz aqui e, por isso, Miami Vice perdeu seu lugar antes que eu tivesse a chance de vê-lo. Alguém realmente acha que seus filhos deviam assistir esse tipo de coisa?

O que há de errado com esse país.



*O fato da música brasileira também ser uma merda sugere isso.


PS: Melhor filme brasileiro que eu já vi: ÔNIBUS 174.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Você tem que dar um certo crédito ao Renato Aragão. O cara tá com 130 anos e ainda fazendo filmes.

Anyway, o problema da situação do Cinema brasileiro é que o povo está simplesmente muito acostumado (i.e. acomodado) com essa linguagem televisiva (i.e. anti-cinematográfica) que faz 99% (fato) dos filmes brasileiros parecerem novelas de duas horas. De repente a gente saiu do governo Collor, pessoas voltaram a fazer filmes no Brasil, e o público simplesmente começou a assistir, como se o fato dos filmes existirem implicasse no fato deles prestarem.

(Não que eles prestassem antes. A maioria dos filmes brasileiros antigos que eu vi também fedem esp. considerando que 99% (fato) deles são pornochanchadas.)

A questão é que filmes da Xuxa, filmes do Didi, comédias com tramas do tipo troca-de-corpos cujo trailer eu vi 30 vezes no cinema (btw obrigado por mostrar a licantropia do Tony Ramos em detalhe, eu nunca vou me recuperar disso), essas coisas utilizam uma linguagem (medíocre) que se comunica perfeitamente com a (falta de) cultura do povo brasileiro. Brasileiros gostam dessas coisas. A novela das 8 é a maior audiência do país. Etc.

Isso faz com que 99% (fato) dos cineastas simplesmente não precise tentar. É só cuspir aquela mesma merda enlatada que o povo vai engolir. Não que isso seja uma regra inexorável. Dá pra ver que alguns tentam, mas mesmo esses dificilmente conseguem fazer algo decente. Por que isso acontece? A minha teoria é que os cineastas brasileiros em geral perderam muito tempo vendo filmes brasileiros, e isso cria um círculo vicioso onde as pessoas realmente talentosas nem chegam a descobrir o talento que tem.

E quando eles conseguem fazer alguma coisa que presta, o que acontece? Hollywood aparece com um caminhão de dinheiro, eles se vendem com Águas Escuras e Jardineiros Constantes, e a gente é obrigado a agüentar metade das salas de cinema ocupadas por veículos da Xuxa, veículos do Renato Aragão, adaptações de peças de teatro de 30 anos atrás, ficções pseudo-sociológicas que tentam criar empatia através da exploração da miséria (pobres miseráveis) e comédias românticas "despretensiosas" que consistem basicamente na mesma coisa que você pode ver todo dia na TV de graça (inclusive com os mesmos atores).

PS: O melhor filme brasileiro que eu vi também foi ÔNIBUS 174

PPS: Eu ia dizer que o melhor filme brasileiro que eu vi nos últimos tempos foi o vídeo da Cicarelli trepando na praia, mas eu lembrei que aquilo foi filmado na Espanha, então nem conta.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.


Sim.

PPS: Eu ia dizer que o melhor filme brasileiro que eu vi nos últimos tempos foi o vídeo da Cicarelli trepando na praia, mas eu lembrei que aquilo foi filmado na Espanha, então nem conta.

Algumas dos planos com zoom no mar deixaram a textura bem granulada, e juntando à montagem fragmentada da segunda metade, eu diria que é algo que claramente pertence à escola avant-garde do Stan Brakhage.

PS: Isso não é sarcasmo.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Algumas dos planos com zoom no mar deixaram a textura bem granulada, e juntando à montagem fragmentada da segunda metade, eu diria que é algo que claramente pertence à escola avant-garde do Stan Brakhage.

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Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu tava me referindo ao trabalho mais antigo e menos abstrato dele (como WWBM), mas sim, EYE MYTH é foda. O Aragão devia tentar um remake.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu tava me referindo ao trabalho mais antigo e menos abstrato dele (como WWBM),

Eu ia colocar um screencap de TAOSWOOE aqui, mas pode ter alguém almoçando.

Folco disse:
mas sim, EYE MYTH é foda. O Aragão devia tentar um remake.

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Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Acho que o problema passa basicamente pela questão de financiamento dos projetos. Não temos um mercado de capital aqui desenvolvido basicamente para a produção de filmes. Como os recursos são muito limitados, acabam escolhendo aqueles que teoricamente seriam retorno certo. Fora que uma Globo, que comece a entrar com a grana, obviamente vai dar uma cara de novela pros filmes que faz.

Portanto, não concordo com esse lance do mal cultural ou de cineastas estúpidos. Simplesmente eles não tem como realizarem seus filmes.

Fora o lado da demanda, a.k.a. a renda do brasileiro. A média de ganho do assalariado é de R$ 1000 chutando um arredondamento. Um cinema que esteja custando R$ 8,00 (em São Paulo, chega a R$ 20,00), nem tem como o cara levar a família inteira pra uma sessão no fim de semana. Será que mesmo se tivéssemos filmes bons de qualidade boa, eles seriam vistos? Claro que não, a gente tem um gargalo aí. Como eles seriam pagos? (infelizmente vendo pelo lado financeiro).

Acho que tudo isso contribue pro fraco desenvolvimento de um mercado de cinema aqui no país.

Ah sim:
*O fato da música brasileira também ser uma merda sugere isso.
Pra mim é uma das melhores do mundo. Mas aí depende de qual música você se refere. O Brasil é um dos únicos países no mundo que consome mais música nacional que estrangeira, e não acho isso ruim. Além disso, mesmo que fosse totalmente lixo, como você diz, se for pra consumir lixo, que consuma o interno. :lol:
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Portanto, não concordo com esse lance do mal cultural ou de cineastas estúpidos. Simplesmente eles não tem como realizarem seus filmes.
Na verdade eles são estúpidos sim.

Tipo, dá para ver alguns esforços muito bons de alguns cineastas. Filmes como "Nina" e "Abril Despedaçado" ainda me dão esperanças de um bom cinema nacional. Na parte de documentários eu fico ainda mais satisfeito, com "Ônibus 174", "Janela da Alma", "Doutores da Alegria", "Vinícius", etc.... que mostram que pelo menos os documentários estão sendo muito bem produzidos, até pelo fato que eles não são direcionados ao grande público.

Agora, "Se eu fosse você..", Xuxas, Didis, etc.... eles são destinados ao público televisivo, e por isso usam essa linguagem, e quem prefere a linguagem do cinema (nós) fica descontente com o resultado. E são filmes estúpidos. E o grande problema é que a maioria está vindo com essa linguagem.


P.S. O melhor filme nacional que eu vi nos últimos tempos também foi o Ônibus 174
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Na verdade eles são estúpidos sim.

(...) eles são destinados ao público televisivo, e por isso usam essa linguagem, e quem prefere a linguagem do cinema (nós) fica descontente com o resultado. E são filmes estúpidos. E o grande problema é que a maioria está vindo com essa linguagem.
Você entendeu quando disse que os recursos são escassos, e por isso, eles escolhem projetos mais certos? A Globo Estúdio iria investir num "E Se Fosse Você" ou em algum outro de um cineasta que esteja começando ou mais inventivo, ou whatever?
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu também penso que maior "culpado" por essa baixa qualidade da maioria dos filmes brasileiros seja a falta de recursos. Isso acarretou até numa total falta de conhecimento e know how em se fazer filmes de ação.
Um filme brasileiro que gosto muito é aquele "A Ostra E O Vento", com o Lima Duarte e a Leandra Leal, não sei se já viram.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu ainda não vi Ônibus 174, mas Glauber Rocha chutou bundas em Deus e o Diabo na Terra do Sol, e Cronicamente Inviável é bem bom. Acho que temos muita coisa boa sim, mas é preciso garimpar.

Eu quero muito ver os Westerns Feijoada. Não imagino que sejam excelentes, mas devem ser no mínimo interessantes.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Acho que o problema passa basicamente pela questão de financiamento dos projetos. Não temos um mercado de capital aqui desenvolvido basicamente para a produção de filmes. Como os recursos são muito limitados, acabam escolhendo aqueles que teoricamente seriam retorno certo. Fora que uma Globo, que comece a entrar com a grana, obviamente vai dar uma cara de novela pros filmes que faz.

Mas Tifs, por que retorno certo tem que ser necessariamente = cinema ruim? Eu não estou querendo entender por que o Brasil não tem mais filmes de arte ou coisa do tipo. Eu quero entender por que a maioria do cinema no Brasil tem uma sensibilidade estúpida, banal, óbvia. É só a isso que o povo brasileiro consegue responder? Daí minha sugestão de que pode ser um Mal Cultural, ou cineastas estúpidos.

Mas se fosse um "mal cultural", filmes americanos relativamente mais sofisticados (mas não necessariamente bons) que brasileiros não fariam sucesso aqui, e eu tenho certeza que alguém de olho em bilheteria brasileira pode apontar alguns exemplos onde isso acontece (e de quebra arrecadando mais que essas produções brasileiras).

Pega Sinais, por exemplo (pra citar algo que não tem muita cara de blockbuster). Se eu não me engano, ele fez sucesso aqui. Isso significa que o público brasileiro respondeu positivamente ao filme. E ele, sem dúvida (gostando ou não), é mil vezes mais sofisticado e cinematográfico que o que é feito por aqui. E ele provavelmente arrecadou mais do que 90% dos filmes brasileiros.

Onde estão os Sinais brasileiros? Qual é a desculpa pra eles não acontecerem?

[som de grilos]

Pra mim é uma das melhores do mundo.

Eu não consigo aturar muita coisa além de Los Hermanos, Marisa Monte e algumas outras coisinhas hoje em dia. Onde você está encontrando esses artistas maravilhosos. Não vai me dizer que você escuta Tihuana ou Titãs ou alguma merda assim. :hanhan:

O Brasil é um dos únicos países no mundo que consome mais música nacional que estrangeira

Algo que pode reforçar o minha teoria de Mal Cultural, dependendo do seu ponto de vista.
 
Última edição:
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Vejo dois culpados nessa história: as produtoras e os patrocinadores de nossas longa-metragens e a pobreza cultural daqui (não propriamente dos cineastas, mas do povo). Quando damos uma olhada em que tá fazendo um filme nacional, em seus patrocinadores e tal, sempre nos deparamos com "Petrobrás", "Lojas Marabraz", "Bradesco" e outras coisas do tipo pipocando na tela do cinema, antes do filme começar. As empresas governamentais que patrocinam os filmes só o estão fazendo para impulsionar o cinema brasileiro (o que não dá certo, porquê os filmes são desgraçados de ruins), e as privadas, pra fazer publicidade (não sei se quem apóia cinema nacional ganha umas coisas daquelas de redução de impostos/tarifas; se ganhar, esse é o motivo principal). Então nós temos dois tipos de grandes instituições patrocinando os filmes do Brasil por duas razões: ou para que o cinema cresça ou simplesmente para faturar umas verdinhas em cima da obra; a primeira razão não funciona, por que as coisas ainda estão ruins. Só a segunda funciona, fazendo empresas, fundos culturais e tal ganharem rios de dinheiro às custas do cinema retrógrado que fazemos. Isso é um ciclo vicioso e burro. Mais burro que vicioso. Vicioso porquê é burro. Burro porquê visa o crescimento de um cinema limitado por filmes ridículos, e porque, na maioria das vezes, só quer saber de lucro.

Agora, quanto à pobreza cultural: o povo do Brasil vê novela das 8h, gente. O povo do Brasil (mesmo a elite) vai ver filmes no cinema nos fins de semana por lazer e diversão, e estranham quando o cinema é chamado de "A Sétima Arte". "Diabos", eles pensam, "o que tem demais nesses filmecos?!". Ok, eles não entendem (e muitas vezes eu mesmo não entendo, porquê eu sou brasileiro e não faço nada pra mudar minha natureza) os bons filmes, a essência da obra, porquê suas cabeças são moldadas pelas novelas globais e/ou mexicanas.

É mais um problema de que a maioria acha que quantidade de espectadores = qualidade na certa. Mas não, não é.

Ps. Eu não vi Ônibus 174.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Concordo com o Tisf. O mercado brasileiro para filme nacional ainda é pequeno e mal estruturado. E cineastas-artesãos, que produzem pensando apenas no mercado, existem em todas as partes do mundo, sendo isso perfeitamente compreensível. O risco que já corremos é ter progressivamente menos filmes que ambicionem mérito artístico sendo realizados e divulgados.

Mesmo assim, há películas interessantes feitas no Brasil nos últimos anos. "O Maior Amor do Mundo" é o melhor do Cacá Diegues desde "Bye Bye Brasil" e merece ser visto.

"Lavoura Arcaica" (2001), "Amarelo Manga" (2002), "O Homem Que Copiava" (2003), "Casa de Areia" (2005), "Cidade Baixa" (2005) e "Anjos do Sol" (2006) são outros que também recomendaria.

Quanto aos documentários, realmente mostram que existe gente talentosa neste país, sendo "Ônibus 174" um dos melhores (dos poucos) que já assisti, mas não sei se o chamaria de o melhor nacional recente.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Concordo com o Tisf. O mercado brasileiro para filme nacional ainda é pequeno e mal estruturado. E cineastas-artesãos, que produzem pensando apenas no mercado

E como o Tisf, você está supondo que fazer um filme apenas pro mercado significa algo necessariamente horrível. Isso não precisa ser o caso. Onze Homens e Um Segredo (pra citar algo ainda mais claramente comercial que Sinais) arrecadou uns 200 milhões, e é tão mais sofisticado que 99% do que se produz no Brasil que chega a dar medo.

Mesmo assim, há películas interessantes feitas no Brasil nos últimos anos. "O Maior Amor do Mundo" é o melhor do Cacá Diegues desde "Bye Bye Brasil" e merece ser visto.

O Ristow disse que esse filme é uma merda.

"Lavoura Arcaica" (2001), "Amarelo Manga" (2002)

Ouvi falar mal de ambos.

"O Homem Que Copiava" (2003)

Eu vi. Competente, mas moralmente nojento.

"Cidade Baixa" (2005)

Ouvi falar mal.

Não que eu não possa gostar de alguns desses, mas meu ponto é que nós não estamos tendo filmes onde a qualidade é um consenso.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Então nós temos dois tipos de grandes instituições patrocinando os filmes do Brasil por duas razões: ou para que o cinema cresça ou simplesmente para faturar umas verdinhas em cima da obra; a primeira razão não funciona, por que as coisas ainda estão ruins. Só a segunda funciona, fazendo empresas, fundos culturais e tal ganharem rios de dinheiro às custas do cinema retrógrado que fazemos. Isso é um ciclo vicioso e burro. Mais burro que vicioso. Vicioso porquê é burro. Burro porquê visa o crescimento de um cinema limitado por filmes ridículos, e porque, na maioria das vezes, só quer saber de lucro.

Não estou entendendo. Você diz que:

1) a responsabilidade dos filmes serem ruins é dos patrocinadores? A proposta é que eles parem de dar dinheiro para que os filmes sejam produzidos, então as pessoas que fazem os filmes ruins vão passar a fazer filmes bons?

2) O cinema não pode ser feito pensando no lucro? Bem, 99% dos filmes são feitos para ganhar dinheiro. Se não houvesse lucro ninguém faria filmes, porque eles são bem caros.

3) Pobreza cultural dos brasileiros? Se esse fosse o problema, então também seria verdade que as pessoas dos EUA são muito cultas.

Na minha opinião o problema é a falta de técnica cinematrográfica, tradição, etc.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Não estou entendendo. Você diz que:

1) a responsabilidade dos filmes serem ruins é dos patrocinadores? A proposta é que eles parem de dar dinheiro para que os filmes sejam produzidos, então as pessoas que fazem os filmes ruins vão passar a fazer filmes bons?
Não. É que eles só investem em filmes do tipo novela, que atraem público mas são ruins, ou do tipo apelativo (2 Filhos de Francisco e tals), e não em projetos menores, mas de bom roteiro e tal, que não seria um sucesso estrondoso.

2) O cinema não pode ser feito pensando no lucro? Bem, 99% dos filmes são feitos para ganhar dinheiro. Se não houvesse lucro ninguém faria filmes, porque eles são bem caros.
Tem basicamente três tipos de filme, IMO: os ruins de Hollywood visando lucro (que sempre dão lucro), os bons de Hollywood visando lucro e os bons filmes que até o diretor sabe que não vai ser um grande sucesso.

Eu particularmente não gosto dos filmes feitos só pra ganhar dinheiro. É mau uso de uma forma de arte.

3) Pobreza cultural dos brasileiros? Se esse fosse o problema, então também seria verdade que as pessoas dos EUA são muito cultas.
Ok, dê um aparelho de DVD + 1 filme de Chaplin + energia elétrica + 1 tomada para um brasileiro pobre do sertão, p.e., e peça a ele para dizer o que vê. "É um filme pra fazer graça", é só o que ele dirá, pois é tudo o que enxerga ali.
Faça depois uma segunda pergunta: "Quem era o cara de bigodinho chutando a bola?". "Era um cara de bigodinho, ué! :eek:", você provavelmente terá como resposta. Ou talvez a pessoa diga: "É artista da Globo?".

Os habitantes dos EUA, apesar de poderem ser bem mais cultos, geralmente não são, embora o nível de cultura de lá seja maior que o daqui, eles lêm mais, escolas melhores etc.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Eu acho que a produção de cinema no Brasil ainda engatinha pois muita gente ainda associa a mídia do cinema com a mídia da TV. É difícil ver um ator que tenha se consagrado apenas no cinema, e também é raro ver produções que não tenham um pé na forma do folhetim. Acho que pra se sobressair, e "elevar-se" como uma mídia própria, o cinema brasileiro precisa basicamente de investimento para se estruturar. Não acho que a cultura do povo influencie tanto nesse aspecto, a ponto de impedir que o cinema se desenvolva.
 
Re: Pq filmes brasileiros são ruins.

Não. É que eles só investem em filmes do tipo novela, que atraem público mas são ruins, ou do tipo apelativo (2 Filhos de Francisco e tals), e não em projetos menores, mas de bom roteiro e tal, que não seria um sucesso estrondoso.

O problema não são os patrocinadores. Eles investem em filmes-novela porque é o que pode dar dinheiro, não porque eles têm algo contra o cinema. O ponto é que o que Brasil não tem de técnica cinematográfica tem de técnica novelística, e além disso a novela é bem mais enraizada na nossa cultura do que o cinema. É natural que o cinema fique parecendo novela.

Ok, dê um aparelho de DVD + 1 filme de Chaplin + energia elétrica + 1 tomada para um brasileiro pobre do sertão, p.e., e peça a ele para dizer o que vê. "É um filme pra fazer graça", é só o que ele dirá, pois é tudo o que enxerga ali.
Faça depois uma segunda pergunta: "Quem era o cara de bigodinho chutando a bola?". "Era um cara de bigodinho, ué! :eek:", você provavelmente terá como resposta. Ou talvez a pessoa diga: "É artista da Globo?".

Novamente é uma questão de culturas diferentes. Porque um cara desses precisa saber quem é Chaplin? Mostre o retrato deste sujeito pra um americano. Mesmo que ele seja culto não é muito provável que saiba quem é, enquanto em outros lugares qualquer pessoa sabe.

Os habitantes dos EUA, apesar de poderem ser bem mais cultos, geralmente não são, embora o nível de cultura de lá seja maior que o daqui, eles lêm mais, escolas melhores etc.

Isso é contestável.
 

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