Saiffyros
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Soluções para a ‘crise’
Muitos falam em crise no RPG. Pessoalmente não sei se realmente há uma crise, por isso se alguém tem dados mais concretos dela seria interessante avaliar. Mas só falar da crise não resolve. É preciso apontar possíveis soluções e quem melhor do que o próprio consumidor para fazê-lo?
Uma solução talvez seja: o mercado de games achou alguns modos interessantes de aumentar as vendas. Investiu em mundos conhecidos ou mundos de outras áreas atraindo assim publico de outras areas. Investiu em jogos de animes e jogos baseados em filmes. O RPG precisa fazer o mesmo. A Wizard já vem fazendo isso como disseram alguns em outros tópicos. Warcraft, miniaturas, sistema estratégico... Isso é o começo eu creio. O RPG sempre foi visto como algo duradouro. Você compra um livro e joga por anos com ele, adquirindo apenas novos suplementos. Isso sem duvida é algo problemático para o mercado. Por isso uma possível solução seja investir em cenários temporários. Saiu o livro O Código da Vinci, saiu comentários e livros na área pegando carona, saiu o filme, saiu o jogo de vídeo game multiplataforma... Por que não um RPG para aproveitar a onda? Uma revista no estilo Só Aventuras com personagens prontos e um sistema simples, mas de ação explicita e épico e uma aventura pronta que pode ser a mesma do livro. Umas dicas de como jogar e informações adicionais sobre o cenário. Imagens? Imagens do filme e dos livros ilustrados. Assim teríamos um visual ótimo, como o do Senhor dos Anéis D20 da Valinor. Claro que isso exige permissão e direitos autorais. Estou pensando em algo na linha dos livretos de 3D&T Street Fighter, Mortal Combat, Megaman... Algo passageiro, mas voltado para títulos que estão na moda ou fazendo sucesso.... Creio que o erro da Editora Trama foi abandonar esses projetos assim que 3D&T subiu ao patamar de ‘RPG de verdade’. Com esses títulos conseguiríamos públicos das mais diversas áreas e esse tipo de coisa chama a atenção. Por que não aproveitar mundos conhecidos? Deixe os mundos próprios do RPG para os RPGistas mais exigentes. Em revista, com um sistema simples usando D6, mas épico, com mapas, fichas de personagens prontos... Acho que tem tudo para fazer sucesso, mas me parece tão obvio que fico em dúvidas. Ou talvez conseguir permissão para isso não seja tão fácil.
Às vezes me vem à cabeça por que não saiu um FF7 RPG? (ou saiu?) Tíbia RPG? Ragnarock RPG? GTA RPG? OO7 RPG? Mas não em livros para RPGistas, mas em revistas para públicos de áreas diferentes. Só vai ter mercado se atrair pessoal de outras areas. Mas sem cometer o 'erro' da trama.
Um dos mais antigos jogadores do meu grupo começou a jogar por que passava pela sala de aula e viu uma DB em cima da mesa dizendo “Você vai jogar Street Fighter Zero 3 sem videogame”. Ai o cara olhou pra mim perguntou: Como? E hoje é RPGista a mais de 5 anos e meu melhor amigo.
O que acham? Comentem e postem outras soluções.
Muitos falam em crise no RPG. Pessoalmente não sei se realmente há uma crise, por isso se alguém tem dados mais concretos dela seria interessante avaliar. Mas só falar da crise não resolve. É preciso apontar possíveis soluções e quem melhor do que o próprio consumidor para fazê-lo?
Uma solução talvez seja: o mercado de games achou alguns modos interessantes de aumentar as vendas. Investiu em mundos conhecidos ou mundos de outras áreas atraindo assim publico de outras areas. Investiu em jogos de animes e jogos baseados em filmes. O RPG precisa fazer o mesmo. A Wizard já vem fazendo isso como disseram alguns em outros tópicos. Warcraft, miniaturas, sistema estratégico... Isso é o começo eu creio. O RPG sempre foi visto como algo duradouro. Você compra um livro e joga por anos com ele, adquirindo apenas novos suplementos. Isso sem duvida é algo problemático para o mercado. Por isso uma possível solução seja investir em cenários temporários. Saiu o livro O Código da Vinci, saiu comentários e livros na área pegando carona, saiu o filme, saiu o jogo de vídeo game multiplataforma... Por que não um RPG para aproveitar a onda? Uma revista no estilo Só Aventuras com personagens prontos e um sistema simples, mas de ação explicita e épico e uma aventura pronta que pode ser a mesma do livro. Umas dicas de como jogar e informações adicionais sobre o cenário. Imagens? Imagens do filme e dos livros ilustrados. Assim teríamos um visual ótimo, como o do Senhor dos Anéis D20 da Valinor. Claro que isso exige permissão e direitos autorais. Estou pensando em algo na linha dos livretos de 3D&T Street Fighter, Mortal Combat, Megaman... Algo passageiro, mas voltado para títulos que estão na moda ou fazendo sucesso.... Creio que o erro da Editora Trama foi abandonar esses projetos assim que 3D&T subiu ao patamar de ‘RPG de verdade’. Com esses títulos conseguiríamos públicos das mais diversas áreas e esse tipo de coisa chama a atenção. Por que não aproveitar mundos conhecidos? Deixe os mundos próprios do RPG para os RPGistas mais exigentes. Em revista, com um sistema simples usando D6, mas épico, com mapas, fichas de personagens prontos... Acho que tem tudo para fazer sucesso, mas me parece tão obvio que fico em dúvidas. Ou talvez conseguir permissão para isso não seja tão fácil.
Às vezes me vem à cabeça por que não saiu um FF7 RPG? (ou saiu?) Tíbia RPG? Ragnarock RPG? GTA RPG? OO7 RPG? Mas não em livros para RPGistas, mas em revistas para públicos de áreas diferentes. Só vai ter mercado se atrair pessoal de outras areas. Mas sem cometer o 'erro' da trama.
Um dos mais antigos jogadores do meu grupo começou a jogar por que passava pela sala de aula e viu uma DB em cima da mesa dizendo “Você vai jogar Street Fighter Zero 3 sem videogame”. Ai o cara olhou pra mim perguntou: Como? E hoje é RPGista a mais de 5 anos e meu melhor amigo.
O que acham? Comentem e postem outras soluções.