• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Perguntas sobre o Leste

Tecumseh

Andarilho
Olá!

Venho mais uma vez perguntar sobre as terras à leste e sul de onde a história de SdA ocorre, como Rhun, Harad e qualquer outro lugar que exista.

Perguntas:
Quais os nomes destes locais?
Quais povos moravam nestas terras? Existe algum registro de suas línguas?
Como eles se organizavam?
Existia algum reino ou nação poderosa? Ou eram todos nômades?
Existia alguma forma de contato com os povos do Oeste (Gondor por exemplo), como comércio, diplomacia...?
Havia alguma comunidade élfica nestes locais?
Havia alguma comunidade numenoriana?
Há algum registro de suas culturas?
Qual era o grau de influência de Sauron sobre estes povos e locais?
É possível que os Valar tenham mandado mais Istari para esta região?

Bem, estas são minhas perguntas. Imagino que muitas serão respondidas apenas com um simples "Tolkien nunca falou sobre isso" ou "não se sabe", mas quero ter todas as informações disponíveis (por mais escassa que seja).
Obrigado
 
Olá!

Venho mais uma vez perguntar sobre as terras à leste e sul de onde a história de SdA ocorre, como Rhun, Harad e qualquer outro lugar que exista.

Perguntas:
Quais os nomes destes locais?

Harad, Forod, e Rhûn.

Quais povos moravam nestas terras? Existe algum registro de suas línguas?

Em Harad eram aqueles caras meio árabes que usavam cimitarras, que foram usados por Sauron. Também há alusões a Meio-Trolls em Harad. A maior parte de seu povo era negro ou moreno. Em Rhûn moravam os orientais, que eram um povo à lá chinesa, com olhos puxados, ignorantes e que serviam de "mercenários", servindo a Sauron durante um certo tempo. Depois da Guerra do Anel, o Rei Elessar de Gondor cedeu as terras de Rhûn à eles,para que eles lá morassem e não mais atacassem os povos do oeste. Em Rhûn também moravam os carroceiros, que foram aqueles carinhas que atacaram Gondor na guerra dos carroceiros, por volta de 2500 da terceira era se não me engano. Em Forod morava um povo nômade, parecidos com esquimós, já que lá era inverno o tempo todo, e sempre nevava, como se fosse na groenlândia. Harad eram as terras ao sul de Endor, e além do planalto de Khan, existia também o Haradwaith (Extremo Harad), uma terra cheia de desertos, muito mais ao sul, quase tocando as Darklands. Rhûn era no leste, perto de Rhovannion, e era onde ficava o mar de Rhûn. Forod era no norte, e além do Forod Próximo, que não era tããão frio como Forodwaith, existia o Extremo Forod (Fordwaith).

Como eles se organizavam?
Existia algum reino ou nação poderosa? Ou eram todos nômades?

Os povos de Forod eram esquimós nômades (leia a história do Rei Arvedui de Arnor na escapada para a baía de Forochel que você terá algum contato com esse povo). Eu não tenho certeza quanto aos Orientais, mais acho que eles também eram nômades. Os carroceiros positivamente o eram. Harad era mais organizado, e o reino Haradrrim mais próximo das terras a oeste era Umbar, um grande porto e fortaleza, e era de lá a maior parte do exército Haradrrim que serviu a Sauron. Fora isso, acho que não se sabe mais nada.

Existia alguma forma de contato com os povos do Oeste (Gondor por exemplo), como comércio, diplomacia...?

Não na época da Guerra do Anel, mais na 2ª era, os Numenorianos aportaram em Umbar com grande frota bélica, e conquistaram o reino. A partir daí, Umbar reconheceu o poder de Númenor. Nos dia de glória dos primeiros reinados de Gondor também foi assim. Acredito que depois disso, entre Harad e Rhûn e oeste de Endor, não existiam relações. Embora os Forodrrim fossem um povo pacífico, eles não tinham nada a oferecer aos Oeste-Endorianos, e vice-versa, portanto, acredito que não tenha havido relações entre esses povos.

Havia alguma comunidade élfica nestes locais?
Havia alguma comunidade numenoriana?

Não. Definitivamente não. Pelo menos não desde que os Haradrrim reconquistaram Umbar.

Qual era o grau de influência de Sauron sobre estes povos e locais?

Sauron pouco se importava com os Forodrrim, e não teve influência sobre eles, porém com orientais e sulistas foi diferente, tanto que eles serviram em seus exércitos. Sauron prometeu a eles terras, riquezas e poder, e eles caíram direitinho...

É possível que os Valar tenham mandado mais Istari para esta região?

Na verdade isso é fato. Allatar e Pallando foram originalmente, junto com Saruman, assim que chegaram à Endor, para o leste (Mordor e Rhûn), porém, somente Saruman voltou. A missão deles (Magos Azuis) era reconhecer e ajudar o leste, tanto que seus nomes significam Ajudador do Leste e outra coisa que não me recordo. Especula-se que Saruman os assassinou, ou que eles sobreviverame fundaram cultos de Artes Negras, porém, o mais provável é que eles tenham sido capturados por Sauron e corrompidos, ou mortos por Saruman, embora improvável, visto que ele ainda não havia se corrompido.

Espero ter ajudado, abraços e até mais.
 
Qual a diferença do Harad Próximo do Harad Distante?
Por acaso só existem desertos para sul e leste ou também há florestas?
 
Qual a diferença do Harad Próximo do Harad Distante?
Por acaso só existem desertos para sul e leste ou também há florestas?

O Harad Próximo é onde fica o planalto de Khand e é a região mais desértica do Harad. Em Haradwaith (Far Harad) existem florestars sim, mas são florestas tropicais, bastante quentes.

O mapa a seguir é da segunda era, mas é mais ou menos parecido com o da terceira era, exceto pelo fato do mundo ter ficado redondo.
 

Anexos

  • Mapas_Arda_2Era_gif.jpg
    Mapas_Arda_2Era_gif.jpg
    2,7 KB · Visualizações: 148
Seria correto... ou melhor, não seria tão longe do que Tolkien imaginou, se considerarmos que o Haradwaith é o equivalente das florestas tropicais da África, o Harad Próximo o Oriente Médio, Rhun a Rússia e além (até a China), Endor a Europa Ocidental, Forod a Islândia ou a Groelândia (um pouco forçado, eu sei)?

E não seria possível que bem ao sul, beeeeem ao sul, existisse uma comunidade élfica?
 
Seria correto... ou melhor, não seria tão longe do que Tolkien imaginou, se considerarmos que o Haradwaith é o equivalente das florestas tropicais da África, o Harad Próximo o Oriente Médio, Rhun a Rússia e além (até a China), Endor a Europa Ocidental, Forod a Islândia ou a Groelândia (um pouco forçado, eu sei)?

E não seria possível que bem ao sul, beeeeem ao sul, existisse uma comunidade élfica?

Cara, quanto as comparações com terras existentes, não se esqueça que Tolkien em toda sua história quis meio que explicar o que aconteceu no nosso planeta, e da onde vieram os mitos dos povos da antigüidade, e portanto, suas terras são equivalentes às reais, tanto que ele diz que o Condado seria a Inglaterra, Hobbiton seria Oxford, e assim por diante, logo esse paralelo que você apontou é totalmente plausível, e eu compartilho das suas opiniões, principalmente quando você diz que o Harad próximo é o Oriente Médio, sendo eles os árabes, e Haradwaith sim é a África. Concordo plenamente! Porém, acho que você se equivoca um pouco quanto à Rhûn. Rhûn não tinha nada de Rússia, e sim com China, Coréia, Japão, Vietnam, e esses países onde o povo é "japa", visto que as descrições tanto dos orientais e dos carroceiros é feita como um povo de olhos puxados, pele amarelada e cabelos lisos.
E cara, mesmo beem no sul seria impossível haver uma comunidade élfica. Na verdade, o único Quendi que eu acredito ter ido possivelmente ao extremo sul de Harad, é Maglor, já depois de enlouquecer, e começar a errar em Endor. Talvez, mesmo contra as possibilidades, algum Quendi possa ter se interessado pelas terras, e ido visitar lá, mas mesmo morar lá seria algo difícil, já que a terra lá era praticamente inóspita e o homens de lá hostis. E veja que eu estou generalizando e falando dos Quendi, botando na conta os Avari também. Se você for falar dos Eldar, que eu acredito que tenha sido o que você preguntou de verdade, aí é impossível existir comunidades, não só pelo fato da terra ser inabitável por nativos do oeste e norte de Endor mas também pelo fato de que os Eldar aportaram em Endor em Beleriand, e nunca desejaram sair de lá, mas com a Guerra da Ira e a submersão de Belerianda, eles migraram para o interior-oeste de Endor, e lá fundaram reinos, tentando relembrar a glória e beleza de seus dias em Beleriand, e nunca desejaram sair deles, tanto que eles só saiam de seus reinos em emergências como guerras, ou quando eles iam visitar outro reino de seus parentes, ou em missões diplomáticas, as vezes até a reinos dos homens, como faziam os elfos do reino de Tharanduill indo à Esgaroth (se bem que as missões eram mais comerciais do que diplomáticas, mas mesmo assim...).
Portanto, é impossível existir uma comunidade élfica (pelo menos de Eldar, mas mesmo para os Avari é impossível) em Harad, Rhûn ou mesmo nas pacíficas e geladas terras de Forod.
 
Olha eu não vejo porque não ghaveriam elfos (avari) ao leste. Oras é dito no Silma que eles rumaram pro Oeste em GRANDE número, não que TODOS foram.

Oras os elfos verdes fcaram a Leste (quando a TM mudou passou a ser Oeste!), em nenhum momento é dito que TODOS os elfos ficaram confinados na região Noroeste da TM; muito pelo contrário.

Eu não sóa cho possível, comoa cho perfeitamente plausivel existirem comunidades élficas a leste e ao Sul da TM.
 
Olha eu não vejo porque não ghaveriam elfos (avari) ao leste. Oras é dito no Silma que eles rumaram pro Oeste em GRANDE número, não que TODOS foram.

Oras os elfos verdes fcaram a Leste (quando a TM mudou passou a ser Oeste!), em nenhum momento é dito que TODOS os elfos ficaram confinados na região Noroeste da TM; muito pelo contrário.

Eu não sóa cho possível, comoa cho perfeitamente plausivel existirem comunidades élficas a leste e ao Sul da TM.

Mesmo considerando os Avari, é difícil existir, difícil, não impossível, comunidades de Quendi existirem ao leste, mas o que eu digo ser quase impossível é em Harad, já que lá, além do clima ser muito hostil, as terras são menos belas e tem menos elementos que despertam o amor dos Quendi, e os homens também são hostis (Embora os orientais também o sejam, os Haradrrim o são mais.). Em Rhûn, acontece a mesma coisa, os Quendi provavelmente não se interessariam por essas terras, e lá os homens são (ou pelo menos eram antes da Guerra do Anel). De um jeito ou de outro, pelo que eu entendi, o Tecumseh tá falando de comunidades de Eldar, e essas, pelo menos para mim, são impossíveis de existirem fora do Oeste de Endor, no máximo em Forod, onde o povo é bonzinho, mas isso acredito que fica pros Avari.
 
Bom eu ainda acho que os elfos podem ter viajadoe apssado por desertos se fosse o caso.... o mar levava pro sul também.... Não é dificl imaginar grupos de elfos fugindo das guerras e indo pro sul via mar.
 
Bom eu ainda acho que os elfos podem ter viajadoe apssado por desertos se fosse o caso.... o mar levava pro sul também.... Não é dificl imaginar grupos de elfos fugindo das guerras e indo pro sul via mar.

Sim, mas é difícil imaginar eles fundando reinos e sendo deixados em paz pelos Haradrrim, a menos que fossem reinos ocultos, ou com muita gente para defender. Mesmo assim, essas outras terras, pelo menos na minha opinião, não apresentariam atrativos aos elfos, já que eles estavam em Beleriand, e para fugir da guerra era somente cruzar as montanhas e ir para o que mais tarde seria o Oeste da Terra-Média, não vejo porque viajar tanto para ir pra um buraco se dá pra andar menos e ficar numa terra melhor.
 
Ué e como eles iriam saber o que era melhor? Comos aber se depois do daquele deserto não tem uma terra linda?

Além disso o Oeste da TM já tinha a "infecção" do mal. O Sul podia ser uma Terra Nova... o Leste longinquo idem.

Como eu disse: não li anda até agora que me comprovasse a impossibilidade da existencia de comunidades elficas a leste e ao Sul. Não ter noticias delas é irrelevanete pq é deixado bem claro que as histpiorias contadas no Silma e no SdA RESUMEM-SE aos ocorridos a Noroeste da TM. E só.
 
É dito no Atlas da Terra-média algo sobre as "Terras Escuras" (Oceania), "Terras de Cá" que seria a África e talvez as terras a leste da Europa (ou das terras onde se passa O Senhor dos Anéis), e as Muralhas do Sol ficariam na América.
 
Ué e como eles iriam saber o que era melhor? Comos aber se depois do daquele deserto não tem uma terra linda?

Além disso o Oeste da TM já tinha a "infecção" do mal. O Sul podia ser uma Terra Nova... o Leste longinquo idem.

Como eu disse: não li nada até agora que me comprovasse a impossibilidade da existencia de comunidades elficas a leste e ao Sul. Não ter noticias delas é irrelevanete pq é deixado bem claro que as histpiorias contadas no Silma e no SdA RESUMEM-SE aos ocorridos a Noroeste da TM. E só.

Cara, eu não to dizendo que é impossível que existissem comunidades élficas, eu digo que eu acho, com base na minha interpretação, e não em nenhum texto concreto, que isso é extremamente improvável, e eu diria que é praticamente impossível se perguntassem minha opinião, mas não excluo totalmente essa possibilidade, exatamente por causa dos argumentos que você expôs...
Acho que tivemos um grave problema de comunicação...
 
Que eu saiba não há nada contra. Tal como não há nada que confirme... Esse é um tópico exclusivamente para especulação. Na minha opinião, é bem possível que existissem anões a leste; no entanto, tenho as minhas dúvidas quanto a Sul, uma vez que podemos observar que, no mapa conhecido, os restantes se situavam principalmente na zona nordeste, nas Montanhas Cinzentas e nos Montes de Ferro. Aliás, a zona Sul parece ser constituída basicamente por planíceis, o que invalida um pouco a existência de anões nesses locais, tendo em conta o seu gosto por montanhas e grutas.
 
Há algum mapa um pouco mais detalhado das terras do sul e do leste? Com certeza não há nenhum com o detalhe que Tolkien pôs em Beleriand ou Endor, mas há algo melhor que "mapas mundi" de Arda?
 
O melhor mapa que eu ja vi sobre o sul e leste é um que tem no "Atlas da Terra Média" sobre as viagens dos numenorianos , eles foram até bem longe, mas só mostra grandes florestas e montanhas, nada mais detalhado, existe uma terra, bem ao sul, quase no fim do mundo mesmo, e beem ao leste,mais ao leste dessa terra, depois dela, só o grande mar. Essa terra se chama terra das sombras, se eu não me engano
 
Parece provável que havia mais reinos anões desconhecidos. Sauron deu os anéis a sete reis dos anões, e não tínhamos sete reinos na região noroeste da Terra-Média.

No Atlas da Terra-Média tem bastante informação a respeito dessas regiões distantes. Há um mapa de colônias numenorianas, e diz que eles chegaram no oesta da América e dali "não ousaram passar". Talvez na Terceira Era eles continuariam lá.
 
Se não me engano, uma das razões de os elfos evitarem as terras ao Sul de Arda foi a presença da aranha Ungoliant por aquelas bandas, pelo menos na Primeira Era. Para lá foi Melkor também, pois a Luz dos Valar não atingia as regiões extremas. Mas agora fiquei curioso... como os homens chegaram até aquelas regiões, se seus corações sempre apontavam para o Oeste? De Hildórien até o Extremo Harad é uma longa pernada.
 
É dito que Melkor pode ter encontrado os humanos desde bem cedo.
De certa forma isso é mantdio em tradições como as que Andreth diz a Finrod, no Athrabeth. Nestas lendas arcaicas dos atani, existe a corrente de pensamento dos sábios humanos, de que, seriam eles ab initio imortais, mas algo ocorreu, e isso a memória humana obscureceu, e então devido a um agente externo (Melkor) eles teriam sido maculados, como fora Arda. Isso remete ao possível contato de Melkor com os humanos, e provávelmente ele tentaria dissuadí-los com relação aos Valar e ao Oeste, e desta forma teria corrompido os Segundos desde muito antes deles encontrarem os eldar.
Existe também a possibilidade de, através de um caminho traçado pelos contrafortes de Utmno, Melkor teria dado a volta pelo Leste e chegaria a manter contato com os Segundos. Obviamente estou especulando, mas a problematização da questão é válida.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo