• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Falmari

Eriadan

Well-Known Member
Para quem não identificou de primeira, era a classe élfica governada por Olwë.

Pois bem, estava escrevendo sobre eles e de repente me esqueci de detalhes cruciais: eles viveram em Tol Eressëa pelo resto da vida ou foram eles aquele grupo ao qual Ossë ensinou a arte da fabricação de barcos, e que assim chegou a Eldamar? E, se eles foram, quem ficou em Tol Eressëa? Todos os meus livros de Tolkien estão emprestados e eu tenho que quebrar meu galho com vcs. :)


-> para não gastar dois tópicos, aproveito para um pedido: lembro de um texto que li, não sei se aqui, que conta em detalhes o despertar dos elfos, com números etc. Agradeço a quem puder me indicar o link.
 
Última edição:
E ai beleza? Os Falmari são todos os teleri que habitavam as costas da T-m durante o período em que se apaixonaram pelo Grande Mar e foram instruídos por Ossë e Uinen. Estes estão em Tol Eressëa; já os Falathrim são aqueles teleri que se tornaram exímios cantores e Círdan era o senhor dos Falathrim. Evidente, todos são teleri.
 
Finalmente! Achei que o tópico fosse passar despercebido. :)

Os Falmari são todos os teleri que habitavam as costas da T-m durante o período em que se apaixonaram pelo Grande Mar e foram instruídos por Ossë e Uinen. Estes estão em Tol Eressëa
Nem todos. Aí é que está: quando Ossë instruiu-os na arte da fabricação de barcos, Olwë foi a Aman e construiu Alqualondë, e lá passou a morar. Questiono exatamente que parte de seu povo ele levou. :wink:
 
O maior problema era o tamanho do cla telerim, tanto que tinham 3 senhores. Elwë e seu irmão Olwë e Lenwë, o senhor dos Nandor. E destes já haviam saídos os Avari, que se recusaram a atender o chamado. O povo de Olwë ficou conhecido em Alqualondë como Falmari, já aqueles que ficaram e atenderam a súplica de Ossë ficaram conhecidos como Falathrim. E a outra parte que ficou procurando seu senhor tornaram-se sindar. Que povo doido não?
 
Dúvendor disse:
Os Falmari são um ramo da família Teleri, mas únicos desta família a concluir a Grande Viajem até as Terras Imortais. Os Falmari representam cerca de 1/3 de todos os Teleri que habitavam na Terra-média, e mesmo assim eram o ramo mais numeroso de seu povo.

Os primeiros Teleri que chegaram a Aman habitaram a ilha de Tol Eressëa por muitos anos, incapazes de cruzar o mar que os separava do continente. Devido a isso, Ossë foi enviado pelos Valar, ele ensinou aos Teleri a arte de construir navios, e eles velejaram para Eldamar e se estabeleceram em suas costas. Os elfos Noldor receberam com amizade os recém chegados Teleri, e os ajudaram a construir Alqualondë, o Porto dos Cisnes. Deste dia em diante os Teleri de Aman passaram a ser chamados de Falmari, Cavaleiros da Espuma.

Olwë, irmão de Elwë, era o Rei dos Falmari. Da família de Olwë só conhecemos o fato de ele ter tido mais de um filho, e pelo menos uma filha, Ëarwen que se casou com Finarfin, o filho mais jovem de Finwë. Os Falmari pouco tiveram a ver com Valinor ou com os Vanyar. Eles normalmente não compareciam aos banquetes oferecidos na cidade de Valimar ou nos declives de Taniquetil, preferindo passar seu tempo no mar ou pelas costas de Aman.

Os Navios Cisne dos Falmari foram roubados pelos Noldor, foi um ato impensado e de resultados sangrentos, pelo qual os Noldor muito iriam se lamentar. Esses navios eram a alma dos Falmari, suas madeiras foram cortadas e polidas num branco puro, as velas haviam sido tecidas por suas mulheres e brilhavam num cinza suave sobre o mar... eram insubstituíveis. Novos navios foram construídos logo depois de os Noldor deixarem Aman, mas a natureza destes navios não é descrita. Uma única referência para eles é citada no Akallabêth, ela sugere o aperfeiçoamento da arte da navegação... mas não se sabe se isso foi obra dos Falmari de Aman, os Teleri da Terra-média, ou dos Falathrim de Beleriand.

Durante a Guerra da Ira, os Falmari não lutaram contra as forças de Morgoth. Isso foi devido as mortes e ao roubo de seus navios pelos Noldor, mas eles consentiram em levar os Vanyar para a Terra-média, dando assim sua ajuda de forma indireta. Porém nem um deles pós os pés em terra, todos ficaram a bordo de seus navios.

Depois disto, pouco mais sobre os Falmari chegou ao conhecimento dos homens. Durante os dias de glória de Númenor alguns elfos usavam seus portos, mas acredita-se que esses elfos eram Teleri da Terra-média, e não Falmari. Quando Númenor foi destruída ao fim da Segunda Era do Sol eles já haviam sido quase esquecidos pelos homens. Todavia, Alqualondë com certeza sobreviveu a mudança do mundo, e os Falmari ainda devem habitar as costas de Aman, próximos ao mar que tanto amam.

Esperio que ajude, Eriadorion. ;)

Link do artigo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo