• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PC NOVO]Dicas para compra

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Creio que como eu, muitos aqui tem problema ao tentar comprar uma máquina. Eu entendo alguma coisa mas não sigo as informações de hardware a ponto de saber modelos de cada um deles.

Por isso, acho válido consultar vocês na compra de um PC

Eu tenho de 3000 a 4000 pra gastar nele, contando monitor. Eu quero comprar a melhor coisa que dê pra comprar sem ser sem noção. Por exemplo, não vou pagar 500 reais a mais pra uma placa de video 5% melhor q a outra, mas pago 500 reais a mais em uma q tiver uma diferença muito relevante.

Já consultei um amigo americano, o Frank q é citado aí embaixo mas os padrões dele são diferentes. Em 2004 ele já tinha um P4 3.3 com oveclock e resfriamento por água, 2 gb de ram e a Radeon 9800Pro, então ele as vezes exagera.

Vamos por partes...

Processador:

Minha dúvida está entre o Pentium DuoCore e o Athlon 64. O Frank me sugeriu o San Diego Athlon 64 4000+. O Namus tinha me dito q o DuoCore tava muito caro mas eu não achei não, tava quase o mesmo preço q o P4 no bondfaro. Só q eu não tenho idéia de qual modelo do DuoCore usar, já q eles tem um clock mais baixo oq é meio bizarro.

Outra dúvida é qual o socket e qual o tipo de processador. Existe OEM, BOX, com CLAWHAMMER, oq significa isso? Por exemplo, o 64 4000+ com Box é 1200 mas com Clawhammer é 799.

Placa Mãe

O Frank mandou eu ir de ASUS ou ABIT mas não me indicou nenhum modelo.

Placa de Video

Não faço idéia se devo ir de Geforce ou de Radeon... o Frank sempre gostou mais da ATI Radeon e por isso me disse q com certeza eles tem uma melhor mas não sabe o modelo, disse pra pegar uma Nvidia SLI se eu tiver afim de gastar.

HD

Eu quero no mínimo 160 ... não lembro das marcas direito, se for pouca diferença eu pego logo um de 320 gb. Só não sei se vale a pena pegar um de 10.k RPM ou ficar num de 7.2k RPM mesmo

Memória

Essas porras mudam todo dia... vou por 2 Gb... mas em q marca e velocidade estamos hoje?

Placa de Som

Quero algo q presta, mas se tiver q economizar em alguma coisa será aqui


Do computador atual eu só vou aproveitar meu gravador de DVD, teclado e mouse. Logo todo o resto deve estar orçado dentro desse limite de 3k a 4k
 
VGA

Não faço idéia se devo ir de Geforce ou de Radeon... o Frank sempre gostou mais da ATI Radeon e por isso me disse q com certeza eles tem uma melhor mas não sabe o modelo, disse pra pegar uma Nvidia SLI se eu tiver afim de gastar.

Eu sempre gostei das Ati. To meio por fora das vgas atuais então não vou falar nada, mas corra de Sli e Crossfire. Isso é jogar grana no lixo.

HD

Eu quero no mínimo 160 ... não lembro das marcas direito, se for pouca diferença eu pego logo um de 320 gb. Só não sei se vale a pena pegar um de 10.k RPM ou ficar num de 7.2k RPM mesmo
Eu acho melhor comprar 2 de 160 do que 1 de 320.
Placa de Som

Quero algo q presta, mas se tiver q economizar em alguma coisa será aqui
Vc vai gastar num Home Theather também? Se não for, qualquer uma serve, até onboard.
 
Processador

Eu recomendo o Dual Core. É algo da próxima geração, que não precisará assim ser trocado rapidamente. Mas é salgado.

Placa mãe

ASUS é boa. É a que uso com meu Sempron. As que eu vi o pessoal falar melhor pro DuoCore é a Asus P5B. Tem também a Asus P5WD2 e a Abit IL8, mas só posso fornecer os modelos, não saberia descrevê-las. Dizem que a P5B tem menor custo benefício. Mas acho que a P5B não tem por aqui, então você teria que importar, e talz.

Placa de Vídeo

Não gosto da NVidia. Tenho uma GeForce FX 5200 de 256mb que não faz tudo o que promete. As da ATI são fodonas. Tem a Radeon X1950, que está descrita aqui. E tem a X850. Sem falar que o design deles é foda!

HD

Aí varia. Compre um Seagate ou Raptor, que estão em contas. Mas não sei mto sobre HDs.

Placas de som

Eu uso uma SoundMAX 3D, que é boa. Mas isso não importa muito. Só capriche nas caixas de som (subwoofer, home theater e tal).
 
Caranthir disse:
Placa de Vídeo

Não gosto da NVidia. Tenho uma GeForce FX 5200 de 256mb que não faz tudo o que promete. As da ATI são fodonas.
Essa placa aí é quase uma Geforce 4 Mx. Conheço um monte de gente que comprou e se arrependeu feio na época.
 
Essa placa aí é quase uma Geforce 4 Mx. Conheço um monte de gente que comprou e se arrependeu feio na época.
Não presta mesmo. Meu PC eu comprei no fim do ano passado, porque o outro (um K-6 movido a lenha) já tinha dado tudo o que tinha pra dar. Como tava sem internet, e talz, nem deu pra pesquisar as placas e o que o povo da loja disse que era bom acreditei. Me empurraram um Sempron 3000+ que roda a 1.8, pra você ter noção... :disgusti:
 
Eu tenho de 3000 a 4000 pra gastar nele, contando monitor.

Com esse dinheiro, dá para comprar algo MUITO bom. E ainda sobra.

Processador:

Minha dúvida está entre o Pentium DuoCore e o Athlon 64. O Frank me sugeriu o San Diego Athlon 64 4000+. O Namus tinha me dito q o DuoCore tava muito caro mas eu não achei não, tava quase o mesmo preço q o P4 no bondfaro. Só q eu não tenho idéia de qual modelo do DuoCore usar, já q eles tem um clock mais baixo oq é meio bizarro.

Pentium DuoCore não existe. Existem modelos de Pentium 4 com dois núcleos, série Pentium D, se não me engano.

Mas a Intel já tem uma nova linha de processadores, baseados numa arquitetura diferente da do Pentium 4, a linha Core 2 Duo. (Que tem dois núcleos, também.)

E quanto a Athlons 64, tem os de núcleo simples e núcleo duplo.

Em geral os Athlon 64 são mais baratos e mais eficientes que os Pentium 4 (consomem menos, esquentam menos, etc.) Mas um Athlon 64 X2 (com dois núcleos) é caro. Talvez um Pentium D saia mais em conta. Já com a linha de processadores Core 2 a Intel passou de novo a AMD, mas por serem muito novos, deve ser difícil encontrar.

Outra dúvida é qual o socket e qual o tipo de processador. Existe OEM, BOX, com CLAWHAMMER, oq significa isso? Por exemplo, o 64 4000+ com Box é 1200 mas com Clawhammer é 799.

Para os Athlons, há um mesmo processador com diferentes soquetes. A diferença entre um 939 e AM2 é que o AM2 suporta DDR2. Eu recomendaria o AM2, por ser o mais novo. Se bem que quando você for fazer um upgrade, já vai ter mudado tudo, então nem faz muita diferença. :mrgreen:

Placa Mãe

O Frank mandou eu ir de ASUS ou ABIT mas não me indicou nenhum modelo.

Existem outras marcas boas (Gigabyte, por exemplo). Mas Asus é sempre algo confiável.

Placa de Video

Não faço idéia se devo ir de Geforce ou de Radeon... o Frank sempre gostou mais da ATI Radeon e por isso me disse q com certeza eles tem uma melhor mas não sabe o modelo, disse pra pegar uma Nvidia SLI se eu tiver afim de gastar.

Disso eu não entendo muito, mas eu simpatizo mais com a nVidia. SLI é bobagem.

HD

Eu quero no mínimo 160 ... não lembro das marcas direito, se for pouca diferença eu pego logo um de 320 gb. Só não sei se vale a pena pegar um de 10.k RPM ou ficar num de 7.2k RPM mesmo

Sinceramente? Marca de HD para mim não faz diferença, o que importa é a capacidade.

Memória

Essas porras mudam todo dia... vou por 2 Gb... mas em q marca e velocidade estamos hoje?

Já tem a DDR2, mas tem que ver se a sua placa mãe suporta. E compre dois pentes de 1GB para usar em Dual-Channel.

Placa de Som

Quero algo q presta, mas se tiver q economizar em alguma coisa será aqui

Em geral, placas mãe razoáveis vêm com placas de som razoáveis a boas. E existem algumas placas mãe que estão vindo inclusivem com som on-board muito bom. Mas se é aqui que você não quer o máximo de performance, fique com o som on-board.
 
Com esse dinheiro, dá para comprar algo MUITO bom. E ainda sobra.

Não vai sobrar, pq se sobrar eu compro algo melhor :lol:



Pentium DuoCore não existe. Existem modelos de Pentium 4 com dois núcleos, série Pentium D, se não me engano.

E oq seria o Pentium D? É dois nucleos? não é duo core? duo é dois, core é nucleo.. então qual a diferança do D com 2 nucleos e um Duo Core?


Em geral os Athlon 64 são mais baratos e mais eficientes que os Pentium 4 (consomem menos, esquentam menos, etc.) Mas um Athlon 64 X2 (com dois núcleos) é caro. Talvez um Pentium D saia mais em conta. Já com a linha de processadores Core 2 a Intel passou de novo a AMD, mas por serem muito novos, deve ser difícil encontrar.

Caro qto? Em geral qual é o preço médio de um Core 2 e um X2? Indo pro núcleo duplo, qual seria a ordem de preferencia entre o D, Core 2 e o X2? Athlon 64 com nucleo único fora?

E o clock? pq esse troço de pentium D, Athlon X2 eles mudam o clock todo e eu não sei oq é um clock bom pra comprar pra rodar jogos. De novo, não pense em economia, pense em orçamento... oq seria o ideal dentro do orçamento q eu propus


Já tem a DDR2, mas tem que ver se a sua placa mãe suporta. E compre dois pentes de 1GB para usar em Dual-Channel.


tenho q setar isso ou é automático ao colocar 2 pentes?
 
Eu particularmente gosto mais da AMD e sua linha de 64bits. Se você for um game-maníaco, a linha Intel por mais que tente ainda tem uma unidade de ponto-flutuante muito ruim e cálculos com ponto-flutuante é a base de qualquer game.

Comprei para um servidor um AMD64 X2 4400+ por algo em torno de 1400,00 há algum tempo. Memória, HD, vídeo, etc., vão depender da sua placa-mãe. Alguns processadores AMD estão vindo por aí em um novo soquete que não me lembro o nome (sucessor do 939) e as placas-mãe são fodonas, mas usam PCI-X em lugar de AGP para vídeo, etc. (o que aumenta um pouco o custo).

Invista em HD SATA2 se sua placa suportar. São mais rápidos que os IDE. Use memória de marca reconhecida (Kingstone, Corsair, por exemplo) em lugar de memórias fajutas e se sua placa-mãe exigir dual-channel, compre os pentes aos pares.

In-a-box e OEM são formas de empacotamento do processador. Um processador In-a-box é mais caro pois vem com garantia muito maior, cooler original do fabricante, etc. Processador OEM é para empresas de montagem, vêm com garantia de 3 meses e, geralmente, sem cooler. Mas não me lembro de ver a linha AMD64 em versão OEM. O outro nome citado, se não me engano, é o nome da arquitetura ou linha de processadores.
 
Cildraemoth disse:
Pentium DuoCore não existe. Existem modelos de Pentium 4 com dois núcleos, série Pentium D, se não me engano.

Mas a Intel já tem uma nova linha de processadores, baseados numa arquitetura diferente da do Pentium 4, a linha Core 2 Duo. (Que tem dois núcleos, também.)

Mas o Pentium 4 não tem dois núcleos físicos.... a não ser que a Intel tnha lançado um com dois núcleos e eu não esteja sabendo (o que não duvido nada). Sei que no caso do Pentium 4 com HT, essa tecnologia da Intel duplica algumas áreas do processador mas ele continua com um único núcleo, tendo partes duplicadas e outras permanecendo compartilhadas - em suma, dá pra chamar essa parte dupicada de algo como " dois processadores virtuais". Já o Pentium D têm sim dois núcleos físicos e é considerado Dual Core, pelo que sei. :think:.

E ambos vão ser substituídos por essa nova arquitetura Core 2 Duo, pelo que li por aí.

Me corrija se falei alguma besteira! :wink:
 
Última edição:
Eu também estou montando um PC NOVO (novamente):

PROCESSADOR S775 COREDUO E6300
COOLER S939 ZALMAN CNPS 7000B ALCU
Placa-Mãe Asus P5B DELUXE
VIDEO PCI-E 256MB GEFORCE 7600GT
MEMORIA 1GB DDR2 667MHz KINGSTON
MEMORIA 1GB DDR2 667MHz KINGSTON
HD SATAII 160 GB SEAGATE
Placa de Som Creative Audigy 4 7.1 24Bits
FONTE ATX2.0 SEVENTEAM ST-420BKV


Alguém sabe me informar melhor sobre esta placa-mãe, se ela realmente é boa e suporta esta placa de vídeo e som?



Abraços,
Raphael.
 
Poxa, infelizmente o EDITAR sumiu, eu estou postando aqui a máquina que montei com a ajuda de alguns amigos do "Clube do Hardware" e mesmo orçamento previsto pelo Luís, R$3000,00 ~ R$4000,00. Porém sem os periféricos, as lojas comentadas ao final de cada produto são de internet as quais esta galera se baseia para fazer os orçamentos pro pessoal.


Processador Intel Core 2 Duo E6400 2.13Ghz 775 Box R$ 895.92* .................KABUM
placa-mãe Asus P5B DELUXE R$ 650,00......................PAMA
eVGA 7600GT KO 256MB PCI-E R$ 680,00....................PAMA
FONTE ATX2.0 SEVENTEAM ST-420BKV R$ 175.00..................WAZ
MEMORIA 2x1GB DDR2 667MHz KINGSTON R$ 618.00...................HARDPLUS
HD 160GB SATA II Seagate - ST3160812AS - 8MB NCQ 299,00................WAZ
Placa de Som Creative Audigy 4 7.1 24Bits - SB0610..379,00.................WAZ
Drive LG Gravador DVD-RW GSA-H20N Preto R$ 135.92*.................KABUM

R$3832,84


Abraços,
Raphael.
 
Boa configuração mesmo. Pra melhor só trocando o E6400 pelo E6600 (pelo cache), a placa de vídeo pela X850 e mais um HDD pra ligar em RAID. Pelo menos os dois últimos eu faria. O último com certeza.
 
Última edição:
Eu não usaria RAID 0, usaria RAID 1 (apenas com dois HDs se um bichar perde-se tudo em RAID 0). RAID é legal com 3 ou mais discos, para haver redundância e verificar qual dos discos se corrompeu.
 
Última edição por um moderador:
Praticamente ao mesmo tempo... :naonaona:

Mas fica meu post como registro que você queria fazer RAID 0 com apenas 2 HDs :lol:
 
Não vai sobrar, pq se sobrar eu compro algo melhor :lol:

Vai chegar um ponto em que você vai gastar muito para ter um aumento de performance insignificante.




E oq seria o Pentium D? É dois nucleos? não é duo core? duo é dois, core é nucleo.. então qual a diferança do D com 2 nucleos e um Duo Core?

Como a Idril falou, o Pentium D é uma versão com dois núcleos (em inglês "dual core" do Pentium 4. Já a linha de processadores Intel Core 2 Duo é uma nova arquitetura de processadores, que é a sucessora dos Pentium.
 
A propósito, separe um dinheirinho para uma fonte decente. Processadores e placas de vídeo atualmente estão consumindo muita energia, uma fonte vagabunda pode não ser suficiente.

Se for um Pentium o processador, separe um pouquinho mais para uma fonte um pouquinho mais potente ainda.
 
dica, nao compre placa de video agora.
espera o inicio do ano que vem, quando sairem as placas com suporte ao dx10.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo