• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cabeça dos Trolls

Alanië

Usuário
Gente, tava lendo hoje O Hobbit e surgiu uma dúvida quando li essa passagem:

Cap. II Carneiro Assado - pág 34

"[...]
[Willian] Arrancou um enorme pedaço da perna de carneiro que estava assando, e limpou os beiços na manga.
Sim, receio que os trolls realmente se comportem assim, mesmo os que só tem uma cabeça.
[...]"


Então existiam trolls com mais de uma cabeça???:think:
Porque não me lembro de ter lido nada a respeito nas obras.
Agora, se alguém souber alguma coisa sobre o assunto, informe por favor que agora fiquei realmente curiosa.
 
Faz lembrar os gatos da Rainha Berúthiel. Também não se sabe nada sobre eles a não ser que viam muito bem. Parece que o próprio Tolkien não sabia bem quem eram...
 
Só queria saber se tem alguma coisa nas outras obras de Tolkien, como os Contos Inacabados ou as Cartas que diz algo a respeito.
 
Gente, tava lendo hoje O Hobbit e surgiu uma dúvida quando li essa passagem:

Cap. II Carneiro Assado - pág 34

"[...]
[Willian] Arrancou um enorme pedaço da perna de carneiro que estava assando, e limpou os beiços na manga.
Sim, receio que os trolls realmente se comportem assim, mesmo os que só tem uma cabeça.
[...]"


Então existiam trolls com mais de uma cabeça???:think:
Porque não me lembro de ter lido nada a respeito nas obras.
Agora, se alguém souber alguma coisa sobre o assunto, informe por favor que agora fiquei realmente curiosa.

Aqui entramos também no lance da falta de compromisso dO Hobbit com a mitologia do SdA. Existe um vai-e-vem muito grande nO Hobbit entre a mitologia própria e o nosso mundo (vide relógios, espingardas, golfe) e nesse caso aí acho que é mais uma dessas referências, àqueles Trolls de duas cabeças que existe em algumas mitologias e atualmente em vários jogos, como no Warcraft
 
Olhando um pouco sob a perspectiva do Legendário, quantos hobbits viram trolls na sua vida? A imagem que eles tinham dessas criaturas de fora das bordas do Condado se baseava em contos de terceiros, então não é de se espantar que eles criassem uma imagem meio distorcida.
 
Na mitologia nórdica existe Trolls de duas cabeças, certo? :think:
Tenho quase certesa que vi algo assim.

Mas se formos analisarmos, O Hobbit nos prega várias dessas peças.
 
Olhando um pouco sob a perspectiva do Legendário, quantos hobbits viram trolls na sua vida? A imagem que eles tinham dessas criaturas de fora das bordas do Condado se baseava em contos de terceiros, então não é de se espantar que eles criassem uma imagem meio distorcida.
Mas a descrição remete à idéia de que existiam trolls diferentes de Tom, Bert e Willian.
Olhe a frase: "Sim, receio que os trolls realmente se comportem assim, mesmo os que só tem uma cabeça."
Não dá a impressão de que ele já sabia que existiam trolls diferentes e estava fazendo uma comparação com os três?
Pelo menos eu tenho essa impressão. :think:
 
Interessante como não encontrei referência a Trolls com múltiplas cabeças via Google. HarmarrTrolls é um termo só utilizado no jogo mesmo, não na mitologia. Encontrei referência a um troll de seis cabeças nascido do suor de Ymir, mas só.

O que eu encontrei foi no Peer Gynt, de Henrik Ibsen, citações a Trolls de múltiplas cabeças. Portanto acho que não é nenhuma citação mitológica nórdica, mas sim uma brincadeira literária. Tolkien está citando Ibsen =]

Peer Gynt disse:
It’s true, he has only a single head;
but my daughter, too, has no more than one.
Three–headed trolls are going clean out of fashion;
one hardly sees even a two–header now,
and even those heads are but so–so ones.
 
Última edição:
Não só no AoM como no Warcraft II existem trolls de duas cabeças, no caso do AoM eles decidiram inventar o nome hamarrtroll, mas eu me lembro de já ter visto trolls de duas cabeças em outros lugares.
 
Não só no AoM como no Warcraft II existem trolls de duas cabeças, no caso do AoM eles decidiram inventar o nome hamarrtroll, mas eu me lembro de já ter visto trolls de duas cabeças em outros lugares.
Verdade, no Warcraft II tem sim trolls com duas cabeças. Mas o estranho é que em nenhuma das obras de Tolkien ele cita algo sobre isso? Nem nas Cartas?
Bom, talvez ele não quizesse abordar tanto o assunto por não ter necessidade, deixando mais um "ponto sem nó" na estória.
Mesmo assim, obrigada pessoal pela pesquisa. Ajudou bastante! :D
 
Sei que serei crucificado aqui por falar isso, mas vou falar: Sempre enxerguei O Hobbit como uma historinha para crianças, a qual Tolkien visava mais os leitores de 8~12 anos, portanto, não havia muito compromisso com a mitologia de SdA, portanto, várias coisas ditas em O Hobbit podem ser consideradas irrelevantes. O Hobbit é mais uma historinha de bolso para divertir, não para encantar, como a obra de SdA.
 
Sei que serei crucificado aqui por falar isso, mas vou falar: Sempre enxerguei O Hobbit como uma historinha para crianças, a qual Tolkien visava mais os leitores de 8~12 anos, portanto, não havia muito compromisso com a mitologia de SdA, portanto, várias coisas ditas em O Hobbit podem ser consideradas irrelevantes. O Hobbit é mais uma historinha de bolso para divertir, não para encantar, como a obra de SdA.

eu tambem encaro O Hobbit dessa maneira!
Se não fosse assim, acho que Tolkien teria mudado muita coisa nele antes de publicar o SdA...
 
Não é tão extremado assim. E Tolkien mudou O Hobbit depois do SdA, não esqueçam, mas mudou pouca coisa, o que quer dizer que ele estava satisfeito =]
 
Praticamente só mudou o capítulo do Gollum (Adivinhas no Escuro), para que se adequace ao novo Sméagol. Se não mexeu nos trolls, é porque não julgou necessário. Ou porque gostava de Peer Gynt.
 
Tolkien pode citado mesmo sem ter comentando antes, ou pode ter feito confusão mesmo... Se for assim, isso mostra que em qualquer livro que possua continuações ou qualquer ligação de prosseguimento com outro, ha incoerências. Não é só com a Rownling...
 
Tem uma diferença enorme aí, Ravelion. E não digo da "qualidade" dos autores, porquê não tô aqui pra julgar Tolkien nem Rowling.
A diferença é que O Hobbit é narrado do ponto de vista de Bilbo. Em algum lugar talvez ele ouviu falar de trolls de duas cabeças e pôs lá. Se é uma lenda da Terra-Média ou se ele inventou talvez nunca saibamos, mas isso é passável pelo Hobbit ter sido "escrito" por Bilbo.
Já o SdA é de Frodo. Frodo tem visão das coisas diferentes de Bilbo.
 
Bom, eu nem ligo muito pra essas incoerências...
O Hobbit é ótimo do jeito que está!
 
Tolkien pode citado mesmo sem ter comentando antes, ou pode ter feito confusão mesmo... Se for assim, isso mostra que em qualquer livro que possua continuações ou qualquer ligação de prosseguimento com outro, ha incoerências. Não é só com a Rownling...
Além do que o Caranthir falou, existe mais coisa.
Quando Tolkien escreveu O Hobbit, não imaginava uma sequencia pra ele. No caso da Rowling, desde o início, ela sempre disse que seria uma série com 7 (7 mesmo?) livros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo