Skywalker
Great Old One
Saiu na RedeRPG:
Vamos debater sobre isso.
Até onde a culpa é nossa?
O mercado atende às nossas necessidades ou às dele?
O que vocês gostariam de ver lançado?
O que estimularia vocês a comprar mais livros de RPG?
RPG - Artigos & Dicas : Profissionalismo no RPG - Crise no RPG: A Parcela de culpa dos Jogadores
Quem trabalha com grandes empresas já ouviu diversas vezes: o produto foi um fracasso, porque o público não captou sua essência; o filme falhou, porque o público não entendeu seu significado; o produto não vendeu, porque o marketing foi ruim. Algumas vezes isso é verdade, mas 90% das vezes não passa de uma desculpa do executivo para esconder sua falha, aprovando a produção de uma linha ruim. Culpar o consumidor é o mais fácil, ele não tem voz. Mas, no mercado de RPG o jogadores têm grande parcela de culpa, no grande revés que o mercado vem sofrendo. Talvez a maior parcela.
O que é o mercado de RPG? O mercado engloba todos os componentes que façam parte do universo chamado RPG: empresas, profissionais, distribuidores, jogadores... Todos que têm uma ligação direta ou indireta, fazem parte do mercado de RPG. Agora quem faz parte do mercado consumidor de RPG? Empresas, profissionais, distribuidores e jogadores que compram. 90% desse mercado é feito pelos consumidores que compram. A essência é simples, o tamanho de um mercado consumidor é proporcional ao valor investido nesse mercado. Parece simples, mas não é.
Os videogames não evoluiriam só pelo crescimento das empresas de games, ou pelo aumento na qualidade dos jogos. Esse crescimento e evolução só foram possíveis, porque o volume que circula no mercado aumentou, isso é, os jogadores passaram a gastar mais com games e as empresas puderam investir mais dinheiro. Isso serve para qualquer tipo de mercado consumidor.
A paixão pelo jogo não serve apenas para encher os fóruns de tópicos D20 vs GURPS, a paixão deveria servir para movimentar o mercado, mas não é isso o que acontece. O que vemos no mercado nacional é que os jogadores falam demais, mas participam de menos. Criticam a baixa qualidade do RPG nacional, mas quando sai um bom livro não compram. O mercado não precisa de espectadores, precisa de consumidores.
O jogador de RPG precisa mudar sua mentalidade urgentemente, antes que seja tarde. Todos as semanas surgem criticas aos preços altos dos livros de RPG nacionais. Mas, o jogador esquece de comparar esses preços. R$50,00 por um livro é realmente caro? Por esse valor você pode levar sua namorada ao cinema 3 vezes. Serão 6 horas de diversão. Por esse mesmo valor, você pode ter um livro que concede as mesmas 6 horas de diversão por semana... É caro? Não...
O RPG Quest é vendido nas bancas por R$15,00. Um almoço no Mc Donalds custa quase isso. É tão difícil deixar de almoçar um dia no MC para comprar o livro? O Players Handbook custa cerca de R$80,00, muito dinheiro, correto? Não... Com o Players você tem a oportunidade de jogar dezenas de outros RPGs, durante anos. Anos! Ninguém reclama ao pagar R$100 a mais em uma placa de vídeo um pouco melhor que vai durar no máximo 6 meses. Porque R$80,00 em um livro de RPG que dura para sempre é caro? Não é, tudo é uma questão de cultura. Porque, para o próprio jogador de RPG investir em RPG é secundário, é o resto da mesada. O jogador se gaba nos oruns e lista, mas não participa do mercado.
É claro que não estou dizendo, que os jogadores devem parar de sair, ou parar de pagar o cinema das namoradas (não custa nada que elas pagem de vez em quando), mas é tão absurdo deixar de ir em uma boate para comprar um livro que será usado por anos? Só é absurdo porque em nossa sociedade, e até mesmo entre os jogadores, o RPG não é um lazer tão importante como os outros, é o que sobra.
Também é comum que apenas um membro do grupo tenha os livros de RPG utilizados. Isso é uma boa maneira de poupar dinheiro, mas e se a idéia fosse outra? No lugar de diminuir, expandir? Porque no lugar de apenas um jogador comprar os livros, cada membro do grupo comprasse livros diferentes, fazendo de cada partida algo novo e divertido. É tão dificil para jovens, da classe média, gastar ou economizar R$15,00 por mês? Não.
Muito se fale em como incentivar o RPG, como trazer novos jogadores. Existem as idéias mirabolantes, como colocar anúncio na Globo, mas existem as soluções mais simples. Quantas vezes você deu para um amigo, sobrinho, filho de um amigo, um RPG de presente? Porque no lugar da camisa, que ele recebera 10 iguais, não é aceitável dar um Players Handbook? Você vai gastar o dinheiro, então que tal ajudar o Hobbie que você adora e abrir os olhos de mais um jovem para o RPG?
Se cada jogador de RPG gastasse R$20 por mês no mercado, não estaríamos passando pela crise atual e hoje poderíamos ter dezenas de novas editoras, revistas... Ou você, como jogador, prefere ter menos opções? Porque no final, a escolha é sua. O mercado só não cresce porque os jogadores não investem nele. O mercado será do tamanho que os jogadores quiserem, vocês são responsáveis por essa escolha. Está na hora de tomar uma atitude. As empresas podem chegar até um limite, onde já estão, é a vez dos jogadores. Que vai decidir o futuro do RPG são eles, são vocês.
O RPG vive um momento difícil, conturbado, é somente a sua ajuda pode salva-lo. Mas não comprando qualquer RPG, sim investindo nos bons produtos. O RPG precisa de você. Não reclame do mercado, porque é você quem faz o mercado. Se você não investe, ele não vai crescer. Pense se não vale a pena deixar de sair uma noite para ter aquele livro que você espera há tanto tempo, e finalmente poder jogar com um Warmage. Pense se não vale a pena deixar de comprar duas coca-cola para levar a Dragão Brasil a sua próxima sessão de jogo, e usar as ótimas classes de prestígio da revista.
O RPG não pede muito de você, apenas que você seja fiel. Mas ele dá um retorno inesquecível.
Vamos debater sobre isso.
Até onde a culpa é nossa?
O mercado atende às nossas necessidades ou às dele?
O que vocês gostariam de ver lançado?
O que estimularia vocês a comprar mais livros de RPG?