• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tchaikovsky

Vela- o Rousoku

Sirius Black
Chega de metal e boyzband. Um tópico sobre música clássica: Piotr Ilych Tchaikovsky

Eu adoro quase todas as músicas dele. Diferentemente de pessoas como Mozart, Bach, e outros gênios, Tchaikovsky não se dedicou à música desde cedo, também porque os pais achavam que isso não seria saudável a uma pessoa delicada, sensível e neurótica como ele era. Chorava pra tudo. Além do mais, os professores de música que teve - apesar de admitirem uma boa habilidade de ouvdos e dedos - não viam algo especial nele, era somente mais um aluno, com desempenho comum.
Já era um adolecente crescido quando ouviu uma apresentação de Mozart, e ficou impressionado. E só aí começou a se interessar por música, e a ter Mozart como ídolo (isso entre 1850 e 1860).
Era criticado pelos seus conterrâneos russos, acusado de fazer música "muito ocidental", talvez influência de sua mãe francesa - mesmo ele garantindo que tinha coração 100% russo.
Morreu às 3 da manhã de 3 de novembro de 1893, de Cólera.

Algumas músicas muito conhecidas:

Valsa das flores d'O Quebra-Nozes
Cisne ao luar, d'O Lago dos Cisnes (mais conhecida como "música de porta-jóias", particularmente toco essa no violão, alguns do fórum já ouviram =P)
Dança Russa d'O Quebra-Nozes
Dança do Açucar (ou "Dança da Fada Açucarada" ou "Dança da Fada Amêndoa") d'O Quebra-Nozes (eu tbm toco essa no violão =P)
O velho jogo Lemmings tinha a música Dança das Flautas, também d'O Quebra-Nozes.

tchaikovsky1.jpg


(antes que venham com piadinhas, sim, ele era viado, e daí? :? )
 
Pô Vela, faltou falar da Abertura 1812!!!!

Além dessa, tem a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky, que depois da 1812 deve ser a mais executada dele. Inclusive a Globo fez o sacrilégio de usar o tema dessa sinfonia numa minisérie... :disgusti:
 
Engraçado um topico desses no dia seguinte de ter assistido uma apresentaçao da Osesp (alias exelente orquestra, a melhor do brasil de longe) tocando tchaikovsky.... naum me lembro exatamente o q foi tocado, pq antes tocaram muito bem o guarany do carlos gomes, e o passaro de fogo do stravinsky... mas obvio gostei muito do tchaikovsky naum e o meu compositorclassico favorito mas achei muto bom e merece uma melhor analise...
 
Eu qeria muito ter ido ver o Pássaro de Fogo. Mas não deu, infelizmente.

Eu gosto pra caramba de Tchaikovsky, principalmente (como vocês puderam esquecer, seus hereges?) do Concerto Nº1 (em Si bmol maior) pra Piano e Orquestra. Acho que é a melodia mais conhecida dele, de loooooooooooooooooooooonge. :)

A Quinta é bonita também, a 1812 é fantástica, tenho uma gravação dela com canhões e o cacete a quatro. Como é uma gravação não comercial, quem quiser eu passo.
 
Overture 1812, já que estão comentando, acabou sendo usada em V de Vingança, mais recentemente. Quem assistiu lembra claramente.

Tchaikovisky não me desagrada, mas no "Overall" considero as músicas dele "up" demais pro meu gosto, o que me deixa mais inclinado a Bach e Albinoni, por exemplo, com temáticas mais melancólicas que me tocam mais. Afinal de contas, sabemos que com exceção de Réquiems e outras inseções para óperas a música clássica não é cantada e pode quase ser sentida, aplicada a sua própria vida, o que pra mim a torna um dos gêneros musicais mais interessantes, ainda hoje.

Mas pra quem não é crítico nem exigente demais, como eu, Tchaikovisky é uma ótima pedida... está quase sempre no me mp3 ;)
 
A música dele é a única coisa capaz de fazer com que eu permaneça numa sala onde se apresente o Lago dos cisnes.
 
A música dele é a única coisa capaz de fazer com que eu permaneça numa sala onde se apresente o Lago dos cisnes.
Yep. Ele me passa muito mais emoção do que muito pianista clássica mais conhecido. Tem um quê tão diferente nas melodias dele...
 
É o meu compositor favorito, você ja ouviu capricho italiano? vale a pena conferir. Também gosto de E. Grieg, J.Haydn, Paganini e outros.
 

Anexos

  • c2414_2.jpg
    c2414_2.jpg
    100,6 KB · Visualizações: 30
Ressuscitando este tópico, tendo em vista que irá estrear aqui no Brasil, no dia 30 de março, o filme
"A Esposa de Tchaikovsky"
A Esposa de Tchaikovsky - filme (2).jpg
O filme traz um elenco de peso. Os nomes mais famosos são os de Alyona Mikhailova, Odin Lund Biron e Miron Fedorov, bem como do diretor, Kirill Serebrennikov.

Aliás, o próprio comandante do projeto ressaltou que há muito se interessa por Tchaikovsky. “Há um livro de dois volumes que me impressionou muito: é o do professor Alexander Poznansky da Universidade de Yale“, conta. Mas também ressalta que é extremamente agradecido a ele. Tudo por conta de seu trabalho na restauração de toda a vida de Tchaikovsky dia após dia. “Este livro tornou as coisas mais claras, mais compreensíveis. Então, eu voltei para o livro ‘Antonina Tchaikovsky: História de uma vida esquecida’. Tudo isso aconteceu como parte de minha pesquisa sobre a vida desse gênio russo“.

Fonte: https://www.cinemaepipoca.com.br/a-esposa-de-tchaikovsky/

 
Última edição:
A minha composição clássica preferida é de Tchaikovsky: a Dança Espanhola, do Lago dos Cisnes. Eu conheci como a trilha sonora do resumão da semana, às sextas-feiras, no Bom dia Brasil (quem lembra?), e sempre amei: a intensidade, o exotismo das castanholas, o crescendo no final... dificilmente eu passo um mês sem botar esse trecho para tocar. Saio estranhanente energizado.

 
A minha composição clássica preferida é de Tchaikovsky: a Dança Espanhola, do Lago dos Cisnes. Eu conheci como a trilha sonora do resumão da semana, às sextas-feiras, no Bom dia Brasil (quem lembra?), e sempre amei: a intensidade, o exotismo das castanholas, o crescendo no final... dificilmente eu passo um mês sem botar esse trecho para tocar. Saio estranhanente energizado.
@Eriadan, vale a pena conhecer outras obras de Tchaikovsky, principalmente seus concertos e sinfonias.
 
Piotr Ilitch Tchaikovsky (5).jpg
Um pouco mais sobre um dos maiores gênios da música erudita, Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893).

A música de Tchaikovsky, embora este não tenha feito parte do chamado Grupo dos Cinco, formado por compositores nacionalistas, tornou-se conhecida e admirada por seu caráter distintamente russo, bem como por suas ricas harmonias e belas melodias.

Tchaikovsky permanece um dos compositores do repertório clássico mais frequentemente executados. Suas obras mais conhecidas incluem os balés O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e A Bela Adormecida; a Abertura 1812 e a abertura-fantasia Romeu e Julieta; seus concertos para piano e orquestra e para violino e orquestra; suas sinfonias, principalmente a quarta, quinta e sexta sinfonias; e suas óperas Ievgueni Oneguin e A Dama de Espadas.
 
Última edição:
Tchaikovsky é um monstro sagrado da música.
Eu adoro esta versão obscura que alguém inventou de realizar para a Overture 1812, com o acréscimo de corais:

A verdade é que nunca ouvi nada ruim do Tchaizinho. :hihihi:
 
Tchaikovsky é um monstro sagrado da música.
Eu adoro esta versão obscura que alguém inventou de realizar para a Overture 1812, com o acréscimo de corais:
@Béla van Tesma, na verdade, em sua forma completa, a peça é executada por coro, orquestra sinfônica e banda militar com o auxílio de peças de artilharia e carrilhão. Em execuções em salas fechadas, costuma-se substituir os canhões por tímpanos e tambores, a fim de se obter um efeito semelhante ao do disparo das peças.

Vale salientar que a Abertura Solene Para o Ano de 1812 foi composta para a abertura da Exposição Universal das Artes, realizada em Moscou em 1882. Foi encomendada a Tchaikovsky pelo diretor dos Concertos da Sociedade Imperial Russa, Nicolay Rubinstein.

Embora não gostasse desse tipo de encomenda, o compositor a aceitou e começou a trabalhar em uma obra que celebrasse simultaneamente os 70 anos da vitória russa sobre Napoleão e o primeiro aniversário da coroação do czar Alexandre III.

A obra estreou em 20 de agosto de 1882.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo