• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como era o comércio na Terra-Média?

Oropher

Hmm... oi?
Bom, havia muitos reinos, povos, cidades, impérios, etc, na Terra-Média. E se sabe que eles comercializavam. Saruman comprava erva-de-fumo do condado, e Valle fabricou os foguetes da festa do Bilbo (mas não diz se eles foram comprados ou dados).
Gondor e Rohan, por exemplo, pareciam ser bem...evoluídos,e já deviam ter desenvolvido algum tipo de comércio mais avançado.

Mas, enfim...existiam moedas? ou o comércio era feito apenas pela base de trocas?
 
Tinha dinheiro sim, os hobbits PAGAM as cervejas e estadia em Bri. Apesar que não foi dito o nome da moeda usada (devia ser ouro que era padrão na Antiquidade - bom, até hoje é!).

Além disso não era só Gondor e Rohan que eram "evoluídos", se vc pensar em sentido burocrátuico os hobbits tinham um sistema bem desenvolvido de heranças por exemplo...
 
Eu poderia dizer que variava.

Acredito que, entre homens, elfos e anões poderia existir o uso de moeda (ou algo parecido com uma), mas acho que entre raças o que ocorreria era o Escambo, porque imagino eu que cada raça tinha sua unidade monetária.

Lembrando que só sei que nada sei.
 
Então no caso.

As denominações de moedas essas coisas eram igual antigamente?

Moeda de prata vaila menos que a de ouro, mas valia mais que a de bronze?
 
Olha, eu nunca li nada a esse respeito... só sei que pagavam. Não sei do que eram feitas as moedas, nem o que valia mais que o que....
 
.{Ascagalad}. disse:
Moeda de prata vaila menos que a de ouro, mas valia mais que a de bronze?

Não podemos concluir nada não, pois não sabemos se existiam moedas de ouro ou de bronze em circulação.
 
Última edição:
É, vocês têm razão...eu é q não me lembrava dessas situações...e não tinha visto esses outros tópicos (e sim, usei o Procurar...:roll: )
mas agora resta saber se todos os povos davam o mesmo valor ao dinheiro, quem fazia as moedas (os anões? ou cada povo a sua?)...

Ahh, e quando eu falei que Gondor e Rohan seriam mais "evoluídos" eu não tava dizendo que em outros lugares não havia organização, como há entre os hobbits, por exemplo Mas é que Gondor tem toda uma tradição numenoriana, e Númenor certamente devia fazer algum tipo de comércio mais avançado, provavelmente por meio de moedas, o que talvez não existisse em outras regiões da Terra-Média. Rohan seria tão "avançada" quanto Gondor, pois tinham um contato bem próximo, uma aliança eterna... Eles devem ter sido os maiores parceiros comerciais um do outro: o que faltava em um, o outro tinha e vendia, a um preço mais camarada do que o faria a outras regiões.
 
naum acredito q Rohan e Gondor tenham sido os maiores parceiros comerciais...como descrito, os elfos de Eregion e os anões d Mória tiveram uma ótima relação comercial durante a segunda Era...acredito q os anões eram realmente os maiores comerciantes (ja q eram os mais ricos em algumas situações, e produziam coisas mto uteis em tempos de guerra).
 
eu li os topicos dos links mas eu fiquei encucado com uma coisa
os elfos so plantavam flores é?
de onde vem comida pra sustentar toda akela cambada em lorien
afinal valfenda tem produtores por perto mas lorien é isolada do mundo
os homens mostram camponeses principalmente em rohan mas os elfos parece que nao se dobram nem pra pegar algo que caiu imagine um lavrando a terra
nao da!

e o conceito da moeda parece bem explicado no outro link
 
Penso que os elfos deviam ter sim algum tipo de produçao, mesmo que nao seja passado isso no SdA...como ,por exemplo, os elfos de lorien fgaziam o lembas e realizavam banquetes, ou ofereceram comida aos viajantes da comitiva, assim como em Valfenda...Acho que m,esmo com o comercio, cada regiao era responsavel pelo seu sustento, dando, talvez, pra viver sem o comercio(oqeu poderia acontecer em tempos de guerra, por isso cada regiao teria que ser meio que auto-suficiente)
 
É bastante curioso esses termos, mas acho que Tolkien não preoucupou-se em descrever certas coisas em seus livros para não criar certo tédio.

Esses detalhes em histórias são inúteis, mas sempre instigam a curiosidade....
 
os banquetes eles sempre mostram mas os caras ralando para faze-lo possivel....
vai ver os animais dos quais os elfos cuidam são meio encantados como eles
nao no sentido de magicos mas andam livres e não fogem tornando o trabalho facil
quanto as plantações acho que não deve ser aqueeeela lavoura
imagino um elfo jogando as sementes e rogando à yavanna e varda que ele de bons frutos etc.
 
Se eu não me engano Bilbo levou para casa da montanha solitária uma arca com moedas de ouro.

:think:......mas Smaug não vivia em cima dos tesouros dos Anões na Montanha Solitária?? Deveriam ter sim moedas de ouro, prata ou bronze no meio do tesouro. Mas acho que não seriam as mesmas moedas que os homens utilizavam. Poderiam ser trocadas por eles, mas acho que teria uma diferença de valores, assim como existe hoje o real, o dólar, o euro, etc.

Agora, sobre os elfos, eu acho que a teoria do Calimbadil de que os elfos rogavam a Yavanna que lhes desse frutos seria possível. Mas, tem alguma passagem da trilogia onde Tolkien descreve alguma coisa sobre o trabalho dos elfos na lavoura ou na caça a algum animal? (tô sem os livros pra ver...:tsc: )
 
alanië!

Humildemente me intrometendo no assunto, vamos fazer uma analogia com a era pré-capitalismo que perdurou até a idade média e que, acredito, foi a base para Tolkien criar a TM:
Ouro vale mais que Prata e esta vale mais que Bronze ou Cobre...porquê?
Bom, ouro é mais raro, mais maleável (podendo-se fazer com ele de jóias a pinturas, passando por utensílios de uso pessoal, etc) brilhante, não enferruja ou escurece (minha aliança tá mais nova que eu, depois de sete anos de casamento!) e é assim com aprata em relação ao bronze ou cobre.
elfos cultivavam sim, mas eram também grandes ferreiros (não foram os Noldor quem ensinaram aos anões a arte da forja de ligas metálicas?) e também criavam gemas de rara beleza e tantos outros trabalhos que trocavam por tudo o que precisavam ou pelas moedas necessárias para conseguí-lo. não vamos esquecer que quem tem ouro ou minerou ou comerciou e, já em Gondolim, uma das artes claramente identificadas por Tolkien fopi a mineração. O maior capital dos elfos era a sua habilidade no que quer que fosse, e eles o empregavam e com isto ganhavam recompensas que sustentavam seus suntuosos banquetes. Além disto, eles caçavam e pescavam como os homens ou os anões (excessão feita aos elfos da floresta, que só caçavam as criaturas malignas que lá habitavam).
Por favor, me corrijam se estiver enganado!

Abraços;
 
Não tenho muito mais o que comentar, pois tudo o que tinha para ser dito o já foi. Tenho algumas coisas extras para dizer:

Desde muito tempo, o ouro é considerado mais valioso que a prata e o cobre, por ser mais raro e mais brilhante. Mas existe um metal mais valioso ainda que esses três, justamente por ser uma liga metálica deles: o Latão de Corito. Diz a lenda que a primeira aparição deste metal foi quando um templo famoso (acho que o de Salomão) pegou fogo, e as estátuas se fundiram. Acho que esse é um metal precioso por ser difícil de criar (acho que os pontos de fusão do ouro, da prata e do cobre são muito altas e diferentes uma da outra);

Uma coisa que me ocorreu agora: mithril. Acho que o mithril que Tolkien criou é baseado na platina. Que eu saiba, a platina vale muito mais do que o ouro, por ser ainda mais rara. Tão rara que não dá nem para fazer moeda de chega para o comércio. Além disso, tem um ponto de fusão muito elevado, e tem cara de ser resistente e não alérgico, tanto que é usado em ligas importantes (acho que platina e paládio são bastante usados por dentistas, por um preço módico).
 
Creio que a mneira de comércio mais bem organizada era o comércio de Númenor com o Continente, afinal, Númenor tinha rotas marítimas, o que nos leva a crer que essas mesmas rotas eram usadas para o comércio. Levando em conta que Númenor foi inspirada em Atlântida, como já foi dito em tópicos anteriores, é dio que Atlântida era muito avançada tecnologicamente e tinha um fortíssimo comércio marítimo. Então, Númenor deveria ter um comércio igualmente forte :D
 
:think:......mas Smaug não vivia em cima dos tesouros dos Anões na Montanha Solitária?? Deveriam ter sim moedas de ouro, prata ou bronze no meio do tesouro. Mas acho que não seriam as mesmas moedas que os homens utilizavam. Poderiam ser trocadas por eles, mas acho que teria uma diferença de valores, assim como existe hoje o real, o dólar, o euro, etc.

No livro do hobbit, podemos ver na ilustração do Smaug que ele se deita sobre as riquezas e podemos perceber que entre as riquezes temos muitas moedas de ouro.
quanto a diferença de valor, deve ser dada pelo peso, afinal, ouro é ouro, ou seja pode ser derretido e novamente modelado.


alanië!

Humildemente me intrometendo no assunto, vamos fazer uma analogia com a era pré-capitalismo que perdurou até a idade média e que, acredito, foi a base para Tolkien criar a TM:
Ouro vale mais que Prata e esta vale mais que Bronze ou Cobre...porquê?
Bom, ouro é mais raro, mais maleável (podendo-se fazer com ele de jóias a pinturas, passando por utensílios de uso pessoal, etc) brilhante, não enferruja ou escurece (minha aliança tá mais nova que eu, depois de sete anos de casamento!) e é assim com aprata em relação ao bronze ou cobre.
elfos cultivavam sim, mas eram também grandes ferreiros (não foram os Noldor quem ensinaram aos anões a arte da forja de ligas metálicas?) e também criavam gemas de rara beleza e tantos outros trabalhos que trocavam por tudo o que precisavam ou pelas moedas necessárias para conseguí-lo. não vamos esquecer que quem tem ouro ou minerou ou comerciou e, já em Gondolim, uma das artes claramente identificadas por Tolkien fopi a mineração. O maior capital dos elfos era a sua habilidade no que quer que fosse, e eles o empregavam e com isto ganhavam recompensas que sustentavam seus suntuosos banquetes. Além disto, eles caçavam e pescavam como os homens ou os anões (excessão feita aos elfos da floresta, que só caçavam as criaturas malignas que lá habitavam).
Por favor, me corrijam se estiver enganado!
Abraços;

Não acho que esteja enganado não, concordo com muito do que diz. a respeito da mineração, forja, plantio, caça...
a maior qualidade dos elfos era sua habilidade com tudo, então eles poderiam ter atividades de subsistencia e para venda tbm (o que eu não acredito que aconteça muito)
alias, só uma coisa, quem ensinou muito aos anoes fora Aulë, e as duas raças torcaram conhecimentos...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo