• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf morre?

Háma- o capitão da guarda

Cavaleiro de Rohan
Lendo o senhor dos aneis surgiu uma duvida:
apos a luta com o balrog Gandalf morre ou não?
ele diz diversas coisas enigmaticas e eu queria saber se ele morre e ressucita mais forte ou se ele fica mais forte como se tivesse subido de level num RPG
 
Ele morre, mas volta com um novo hröar, que é o corpo, para completar sua missão. E ele volta mais forte e mais consciente de sua missão.
 
Não!! Ele morre e volta com um "FÁNA", que é um tipo de corpo que permite ao espirito utilizar a maior parte de seus poderes.

Hröar é o corpo "comum" de carne e osso.
 
Gandalf era um maia, não podia morrer. Mas naquela queda seu "corpo cinzento" morreu e ele construiu um novo corpo, um Fána como bem explicou o Ramalokion, que ficou conhecido como "O Branco".
 
É, porque se ele "morresse" e "renascesse", ele voltaria como um bebê. Mas ele não é humano, nem morre, so..
 
Não!! Ele morre e volta com um "FÁNA", que é um tipo de corpo que permite ao espirito utilizar a maior parte de seus poderes.

Hröar é o corpo "comum" de carne e osso.

Putz, Rama, tô lembrando da lista agora com esse tópico, hein??

E eu q nem sabia o q era hröa e fána....:mrgreen:
Graças a vc e o povo listeiro agora eu sei....:joy:

Cuio vae!!
 
Gandalf, passa pela morte de Hroar, e apos isso ele retorna com com um Fána, que é o corpo dos valar na T-M. entendido tbm como as vestes dos valar e permite uma utilização mais de seu poder sub-criativo.
 
Todo mundo te explicou.

Então finalizando, deixamos claro que o "espírito" e o poder de Gandalf não poderia morrer, mas seu corpo comum sim.

Ele adquiriu um novo e mais "forte" corpo. =]
 
Tipo, Saruman tava num Hröa, isso eu sei, mas Sauron tava na Terra-Média com um Fána ou um Hröa?
 
Tipo, Saruman tava num Hröa, isso eu sei, mas Sauron tava na Terra-Média com um Fána ou um Hröa?

acredito que ele se utilize de um Fána.
pois ele tinha a possibilidade de usufruir de seus poderes sem tanta limitação, tinha um corpo maior que o normal. e quando perderu o anel, seu corpo não ficou la sangrando..rs
 
Sauron fez um hröa após a queda de Númenor, perdeu na luta contra Gil-galad e Elendil, e em algum momento depois disso refez o hröa. Antes de Númenor ele possuía um fána.

Sobre Gandalf, acredito que após a morte ele saiu de Arda, e foi aos salões externos, junto a Eru (é dito que ele saiu do tempo e etc). De lá volta com o fána, e pelo que entendi, no mesmo local onde morreu. A partir daí ele deixa de ser um emissário dos valar, e sim do próprio Eru.
 
Gandalf era um maia, não podia morrer. Mas naquela queda seu "corpo cinzento" morreu e ele construiu um novo corpo, um Fána como bem explicou o Ramalokion, que ficou conhecido como "O Branco".

Sauron fez um hröa após a queda de Númenor, perdeu na luta contra Gil-galad e Elendil, e em algum momento depois disso refez o hröa. Antes de Númenor ele possuía um fána.

Sobre Gandalf, acredito que após a morte ele saiu de Arda, e foi aos salões externos, junto a Eru (é dito que ele saiu do tempo e etc). De lá volta com o fána, e pelo que entendi, no mesmo local onde morreu. A partir daí ele deixa de ser um emissário dos valar, e sim do próprio Eru.

Pera ai gente que vc vão acabar me confundindo. :lol:

Gandalf não podia fazer um Fána (quem fez não foi algum valar pra ele?)? Ou podia (fazer um fána) mas não tinha permissão?
E da onde veio essa história que ele virou emissário de Eru?
 
Podia sim. Todos ainur podem fazer um fána, desde que tenham "energia" para isso. É dito que Sauron perdeu essa energia com sua morte em Númenor, e assim não pode construir mais um fána. Porém, não sei do que realmente se trata essa "energia".

A fonte sobre o que eu falei vou ficar devendo, já que o sistema de busca do fórum não está funcionando. Foi uma discussão que tivemos há algum tempo e tal. Que eu me lembre haviam dito que Tolkien fala a respeito disso em uma das cartas.

Lembro que uma das conclusões a respeito foi que Arda toda estava dentro do Tempo, e que fora de Arda não havia tempo. Quando Gandalf diz que saiu do tempo, quis dizer que saiu do espaço-tempo e foi aos salões externos.

Mas pra ter certeza é só tendo a fonte mesmo. Talvez Pandatur ou outra pessoa possa falar mais a respeito.
 
Sobre Gandalf, acredito que após a morte ele saiu de Arda, e foi aos salões externos, junto a Eru (é dito que ele saiu do tempo e etc). De lá volta com o fána, e pelo que entendi, no mesmo local onde morreu.
Afinal de contas, onde ele morreu?! No alto da montanha, ou no fundo?!
Por ele não mata o Balrog na queda, mata depois que eles caem na agua, o fogo apaga e ele segue o Balrog, assim como Bilbo seguiu Gollum. Ele morreu na queda, ou morreu na batalha no alto da montanha?!
 
Afinal de contas, onde ele morreu?! No alto da montanha, ou no fundo?!
Por ele não mata o Balrog na queda, mata depois que eles caem na agua, o fogo apaga e ele segue o Balrog, assim como Bilbo seguiu Gollum. Ele morreu na queda, ou morreu na batalha no alto da montanha?!

Como disse o Olorin Roux, no topo da montanha, mas mais especificamente no topo da Escada Interminável, na Torre de Dúrin!!
 
Última edição:
Por ele não mata o Balrog na queda, mata depois que eles caem na agua, o fogo apaga e ele segue o Balrog, assim como Bilbo seguiu Gollum. Ele morreu na queda, ou morreu na batalha no alto da montanha?!

No filme, ele morre no topo da montanha, já que a batalha ocorre durante a subida das escadarias.
 
Acho que no filme até mostra eles lutando lá no topo, onde nevava muito por sinal. Acho que o Balrog caí lá de cima também.
 
Sim. Cai um raio em Glamdring, Gandalf a enfia no peito do balrog, balrog cai da torrezinha, Gandalf cai no chão, Gandalf morre. Gandalf brinca de odisséia espacial, Gandalf revive.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo