• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os filhos de Tolkien podem continuar?

Chuck Norris

Usuário
Os filhos de Tolkien podem continuar a escrever estórias sobre a TM e falar sobre personagens já citado em outros livros, etc? Eles tem o direito de fazer isso legalmente? Ou Tolkien proibiu que qualquer espécie de continuação de sua estória fosse feita? Digo proibiu no sentido de alguma proteção de direitos autoriais (ou algo assim, não entendo bem disso). E não como um desejo, que pediu aos filhos para realizarem. Em fim: os filhos de Tolkien podem dar continuidade ao que seu pai criou?
 
Eu espero que não.
A obra de Tolkien é única. Acho que se qualquer pessoa, mesmo da família, acrescentar ou tirar algo da história, tudo vai mudar. Será um crime, na minha opinião.

Não sei se os filhos podem fazer isso legalmente, mas acho que, se pudessem, já teriam feito. Com todo o dinheiro entrando na conta da família, uma continuação poderia ser escrita, pra dar continuadidade às libras.
 
Acredito que se eles detiverem os direitos autorais, e se o pai não pediu que não continuasse, pode ser que pudessem. Mas será se eles tem a mesma capacidade de nos encantar, como Tolkien fez? Acredito que não, pois nem sempre "quem é filho de peixe, peixinho é", podem ser outros tipos de ovíparos...répteis e afins....
 
Eles poderiam continuar; os diretos de autor não são problema uma vez que lhes pertencem. No entanto, duvido que eles façam isso, não só porque não seria muito bem aceite, mas porque eles já expressaram várias vezes que não queriam. Pois nunca seria a mesma coisa, a história seria diferente, textualmente, em estilo de escrita e narração, e colidiria com os trabalhos anteriores, de uma maneira que os aficionados da obra provavelmente não aprovariam, pois toda a aura mitológica que rodeia as histórias de Arda seria contadada de forma que nos era estranha.

Tudo o que podem fazer é compilar o trabalho do pai e publicá-lo em livros, como aconteceu com o Silmarillion e os HoME. E isso a gente agradece.
 
O Christopher Tolkien, filho mais velho e detentor dos direitos autorais da obra de Tolkien, acho que poderia, se quisesse, continuar a história. Mas acredito que ele não quer. Ele não seria louco. Os fãs linchariam ele na rua se fizesse algo do tipo.

Se qualquer um continuasse, sendo da família ou não, seria errado. Aquilo não seria parte da obra original, afinal ninguém sabe o que Tolkien pretendia, o que ele imaginava, o que achava que faltava completar e como completar.

Eu seria um dos que linchariam o C. Tolkien se ele continuasse! :mrgreen:
 
Cara, isso quase que já foi feito... Tolkien só publicou O Hobbit e SdA o resto já foi o Christopher que inclusive no Silmarillion deu seus pitacos, não criando, mas escolhendo versões que não necessariamente era a versão final de tolkien
 
Mas daí ele não tinha muita escolha: ou escolhia uma versão preferida, ou não publicava, ou publicava um livro muito bagunçado. Ele foi inteligente, e publicou o Silma, e DEPOIS ele publicou os Contos Inacabados, o que fez com que a história ficasse mais compreensível.
 
Enfim, não propriamente ele continuou a obra, mas permitiu uma visão maior do que já havia sido escrito, digamos, dando continuidade ao universo do SDA.
E essas obras estando incompletas deixam bastante espaço para os autores de fanfics se divertirem.
 
Poder continuar, usando o nome do pai, ele* não pode, a não ser que sua participação seja secundária; editar, dar uns toques pessoais, isso ele pode e já foi feito, com o Contos Inacabados, O Silmarillion e o HoME. Mesmo legalmente, não acredito que C. Tolkien se arriscaria a realizar algo de sua inteira autoria e inseri-lo na mitologia. Só pegar trechos avulsos e transformá-los em história já é uma grande responsabilidade, e duvido que ele decida ir além disso.

* Me refiro a Cristopher, que detém os direitos da obra do pai.
 
Seria uma boa se ele pegasse mais um bom apanhado de notas de seu pai e publicasse.

Eu já vários trechos dizendo que Tolkien ainda tem muitos trechos de histórias inacabas sobre seu mundo literário. Isso é verdade?
 
Eu já vários trechos dizendo que Tolkien ainda tem muitos trechos de histórias inacabas sobre seu mundo literário. Isso é verdade?

Com toda certeza que sim Asca, pois ele sempre revisava sua obra, mudava uma coisa, acrescentava outra, e assim vai. Nesse compasso, acho que ainda tem-se muito, mas muito mesmo material de Tolkien para examinar, e isso só sobre os contos de Ëa, se formos contabilizar os outros contos, revisões, trabalhos acadêmicos, vixe... Dava pra encher livros e livros e livros...
 
O problema de alguns desses textos é que muitos deles ainda eram rascunhos primitivos, e neles você muitas vezes encontra informações que Tolkien pai já exclui do texto principal e que em vez de dar uma forma mais consistente ao texto, só dificulta a compreensão, por isso Cristopher fez uma seleção dos mais coerentes e publicou.
 
Tipo, tudo que foi escrito sobre a Terra-média, sejam contos inacabados ou não, já foi publicado. A série HoME se encarregou de abranger isso.

O que ainda existe de "inédito" a respeito seriam alguns manuscritos lingüísticos, mas mesmo os que continham alguma informação mais pertinente ao legendário em si, como o ósanwë-centa, barbas dos Elfos, etc, também já foram publicados no Vinyar Tengwar.

A única coisa que realmente ainda restaria seriam os rascunhos d'O Hobbit, e esses também serão lançados em livro, mas não tem nada de "inédito" aí - diferente de certos materiais dos Contos Inacabados e da HoME.
 
Hum...

Mas poderia ocorrer dos filhos do Prof. escoderem algo de misterioso?
Explicações sobre tom, asas de balrog..... :roll:

Será que ele nunca pensou nessas explicações? :|
 
Mas poderia ocorrer dos filhos do Prof. escoderem algo de misterioso?
Explicações sobre tom, asas de balrog..... :roll:

Mas os Balrogs têm asas certo? :think:

Ok, estava a brincar. :g: Não quero iniciar mais uma discussão sangrenta inconclusiva sobre este tema. Acho que esconder algo seria sem sentido e infantil. Se bem que um livro intitulado "Balrogs: Com ou Sem Asas? - A Revelação Final", por J.R.R. Tolkien venderia bastante.
 
Mesmo que pudessem eu não acredito que eles fariam isso. Por mais que tenham "acesso a Terra Média" mais do que qualquer um, eles não seriam capazes de fazer nada parecido com a obra de Tolkien.
 
Da mesma forma que um vida pode mudar o destino.
Veja pobre orc.

Nesse mundo coisas mínusculas podem mudar a direção de tudo... uma bomba de aproximadamente 1m pode destruir uma cidade de kms....

Pense meu jovi, pense...

Gabriel disse:
Acho que tu assistiu Arquivo X demais. =]

:lol:

Poderia virar livro... Os Filhos de Tolkien. O segredo obsoleto. (tá, o obsoleto não tem nada a ver mas dá um tchã no título :g: )
 
Porque não obscuro?:beam:
Então teremos mais um livro feito a partir dos rabiscos iniciais de Tolkien, depois dele só nos resta conspirar pra descobrir textos secretos que não foram publicados.(e que na verdade não existem mesmo, mas serve pra conspirar de qualquer forma).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo