• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gollum se tivesse "curado"?...

Caríssimos(as), uma das coisas que me soam mais tocantes, em todo o SdA, é a possibilidade - nunca realizada... - da cura da alma de Gollum.
Dessa possibilidade, Tolkien fala na Carta 246 (onde também há a excepcional análise do "fracasso" de Frodo); desta carta, eu destaco o trecho seguinte:

"Sam era convencido, e no fundo um pouco orgulhoso; mas seu orgulho tinha sido transformado por sua devoção à Frodo. Ele não pensou em si mesmo como heróico ou até mesmo bravo, ou de qualquer forma admirável - exceto em seu serviço e lealdade ao mestre. Isso teve um ingrediente (provavelmente inevitável) de orgulho e possessão: é difícil de excluí-lo da devoção daqueles que executam tal serviço. Em todo caso, lhe impediu de entender completamente o mestre que ele amou, e de segui-lo em seu aprendizado gradual para a nobreza do serviço ao próximo e da percepção do bem corrompido ao mau. Ele obviamente não entendeu completamente os motivos de Frodo ou a angústia dele no incidente do Lago Proibido. Se ele tivesse entendido melhor o que estava acontecendo entre Frodo e Gollum, as coisas poderiam ter tomado um rumo diferente no fim. Talvez para mim o momento mais trágico no Conto está na pág. 753 em diante quando Sam não nota a mudança completa no tom e aspecto de Gollum. 'Nada, nada' - disse Gollum baixinho - 'Mestre bonzinho!'. Seu arrependimento é destruído e toda a piedade de Frodo é (de certo modo) perdida. O toca de Laracna tornou-se inevitável."

Daí, eu pergunto: e se Gollum se tivesse curado? Que "rumo diferente" as coisas poderiam ter tomado?...
 
Última edição:
Se gollum tivesse se curado, muito provavelmente o anel jamais seria destruido, por alguns motivos:

1 - provavelmente ele seguiria frodo por onde fosse e sendo assim, tentariam entrar em mordor pelo portão negro
2 - o caminha da Cirith Ungol jamais seria tomado, pois gollum nunca iria colocar a vida de todos em perigo
3 - talvez os 3 não se separassem dentro das cavernas e seriam todos pegos de surpresa pela laracna, ou pelos orcs.
4 - mesmo se passasem por tudo isso e conseguissem chegar a montanha da perdição, frodo não jogaria o anel e ficaria por isso mesmo, pois não teria Gollum nenhum para arrancar o anel de frodo e cair dentro da montanha...

São todas suposiçoes, por isso não gosto muito de pensar em SE...mas faz parte.

Fëa... :assobio:
 
1 - provavelmente ele seguiria frodo por onde fosse e sendo assim, tentariam entrar em mordor pelo portão negro
Porque eles fariam isso???

2 - o caminha da Cirith Ungol jamais seria tomado, pois gollum nunca iria colocar a vida de todos em perigo
3 - talvez os 3 não se separassem dentro das cavernas e seriam todos pegos de surpresa pela laracna, ou pelos orcs.
O fato de Gollum ser tornar do "bem", não o faz deixar de saber o caminho por Cirith Ungol. Ainda aposto que iriam por lá, mas sabendo exatemente o que lhes esperavam

4 - mesmo se passasem por tudo isso e conseguissem chegar a montanha da perdição, frodo não jogaria o anel e ficaria por isso mesmo, pois não teria Gollum nenhum para arrancar o anel de frodo e cair dentro da montanha....
Com Gollum bonzinho, eu não tenho a menor noção do que poderia acontecer, apesar de que o fator dele ter ficado do lado do bem não significa que ele tenha perdido o desejo pelo anel.
 
Bem, se ele tivesse sido "curado" antes de encontrar Frodo e Sam, ele provavelmente não os levaria à Mordor. Quem em sã consciência e sem Elrond lhe atazanando em um Conselho faria isso?

Agora... se for depois de encontrá-los (que é o que acho que o N'liärien quer saber), se ele tivesse ficado bom pela sua convivência com os hobbits, ele seria uma espécie de reserva do Sam. Os levaria provavelmente até Cirith Ungol mas não mais do que isso. A vida dele talvez importava mais do que a destruição do ex-Precioso.
 
Eu acho mesmo que o gollum se curasse no momento em que frodo tentaria jogar o anel no fogo o desejo pelo anel voltaria e ele e ia tentar impedir que o anel fosse destruido do mesmo jeito, afinal das contas so o Frodo no ultimo instante fracassou então não seria diferente com Gollum e ele ia querer salvar o anel. então acredito que teriamos o mesmo final mas talvez o caminho até a montanha da perdição seria differente.
 
Agora... se for depois de encontrá-los (que é o que acho que o N'liärien quer saber), se ele tivesse ficado bom pela sua convivência com os hobbits


Também acho que é isso que ele quer saber, ele teria evitado a Laracna, e teriam seguido "tranquilamente" até a Montanha da Perdição, e lá Frodo talvez conseguisse jogar o Anel pela sua piedade com o Gollum e a amizade que teria surgido ao trio, mas eu acho que o Gollum nutriria um amor tão grande aos dois hobbits, mais ao Frodo que mesmo com a tentação ele não impediria Frodo de realizar a sua demanda, e se Frodo fracasse, acho que ele ainda seria capaz de pegar o Anel e jogá-lo no Fogo...

Se ele tivesse se curado ele lembraria dos tempos felizes, e como os hobbits ainda incitavam isso neles, acho que Gollum se tornaria o maior aliado deles, porque nele surgiria um verdadeiro amor sobre o Frodo, um amor que quebrou a tentação do Anel e de seu isolamento por quase 500 anos, uma luz de sol depois de um longo inverno....talvez eu esteja enganado, talvez não, mas acho que Gollum conseguiria resistir o Anel até em Mordor, porque agora ele sentiria o Amor de Eru, um amor que superou até mesmo a maior das tentações, é nisso que acredito...
 
Acho que provavelmente eles não teriam entrado na caverna da Laracna e chegariam mais tranquilos, porém acho que o Gollum mesmo tendo criado algum laço com os hobits ainda cairia em tentação, veja só o laço dele com o anel seria maior, visto a diferença de tempo entre a relação dele com o anel e com os hobits.

Acho que o final seria mais ou menos o mesmo.
 
Bom, minha teoria não é nada diferente dessas expostas...

Mas eu quero aproveitar e fazer uma pergunta.
Gollum teria alguma oportunidade de voltar pelo menos ao seu modo de vida natural? (como hobbit)
 
Acho que não seria possível para ele voltar a ser um hobbit normal: se nem para Frodo foi, que dirá Smeagol.
 
Acho que não seria possível para ele voltar a ser um hobbit normal: se nem para Frodo foi, que dirá Smeagol.

Realmente. Ele não poderia viver normalmente como hobbit por vários motivos. O primeiro deles é que ele nem era mais um hobbit. Ele era um ser não identificado (sem piadas de OVNI por favor. :gotinha: Sério) então, se o Frodo, que nem passou tanto tempo assim com o anel, (apesar do incidente do topo do vento) pode se regenerar totalmente, imagina o pobre do golum que passou 500 anos (foram 500?) com o anel vivendo sub humanamente em cavernas, se transformando em um ser esquisito. Se ele está assim por fora, quem dirá por dentro (psicologicamente).
Mas caso ele tivesse ficado bonzinho, acho que o final não seria o mesmo pois, mesmo que eles fizessem tudo, que os 3 chegassem lá na fenda da perdição e tal, o Frodo não jogaria o anel, gollum como "bomzinho e regenerado" não o forçaria, e Sam também não. Então se o Tolkien quizesse que o anel fosse destruído, acho que o frodo tinha de morrer. Ia ser muito trágico.
 
Gollum levaria Frodo até Mordor, era esse o trato dos dois, talvez tentasse algo alternativo ou tentaria ludibriar a Laracna, apesar dos "hobbiteses bonzinhosss", Gollum era muito esperto. Mas o dificil mesmo seria na hora da detruição do anel. O amor pelo mestre bonzinho seria maior que o seu amor cego pelo anel?
post de Ascagalad:Gollum teria alguma oportunidade de voltar pelo menos ao seu modo de vida natural? (como hobbit)
Gollum não sobreviveria a destruição do anel, tanto pelo apego que tinha ao objeto tanto pelo tempo de vida que ele tinha, o anel deu a ele mais de 500 anos de existência. Agora se fosse possível, se Gollum sobrevivesse (é o que eu gostaria) ele não seria aceito em lugar algum. Os hobbits do Condado o aceitariam? Ele como portador do anel poderia ir para Valinor? Acho que não :think:
 
Acho que ele nunca iria se curar,porque ele havia sido vampirizado por mais de 500 anos e seria impossivel que ficasse bom de novo...
 
Mas o dificil mesmo seria na hora da detruição do anel. O amor pelo mestre bonzinho seria maior que o seu amor cego pelo anel?

Acho que não. Mesmo Frodo sendo bondoso e piedoso com Gollum, justamente o sentimento que este nutria pelo seu "precioso" transformou-o. Talvez na hora da destruição na Montanha, ele esqueceria toda a bondade de Frodo e o atacaria do mesmo jeito.

Agora se fosse possível, se Gollum sobrevivesse (é o que eu gostaria) ele não seria aceito em lugar algum. Os hobbits do Condado o aceitariam?

Também creio que não, mesmo porque ele era um assassino. Claro q já tinha se passado muitos anos, mas mesmo assim tinha matado uma pessoa. O seu próprio primo! Não sei se os Hobbits seria tão piedosos com ele mesmo sabendo q o assassinato tinha sido há 500 anos atrás.

Ele como portador do anel poderia ir para Valinor? Acho que não :think:

Mais uma vez, creio que não. Gollum, como eu disse, fora um assassino, e os elfos não o aceitariam.
 
Acho que não. Mesmo Frodo sendo bondoso e piedoso com Gollum, justamente o sentimento que este nutria pelo seu "precioso" transformou-o. Talvez na hora da destruição na Montanha, ele esqueceria toda a bondade de Frodo e o atacaria do mesmo jeito.

Também creio que não, mesmo porque ele era um assassino. Claro q já tinha se passado muitos anos, mas mesmo assim tinha matado uma pessoa. O seu próprio primo! Não sei se os Hobbits seria tão piedosos com ele mesmo sabendo q o assassinato tinha sido há 500 anos atrás.

Mais uma vez, creio que não. Gollum, como eu disse, fora um assassino, e os elfos não o aceitariam.

Não acredito que ele ficaria bonzinho, mas de qualquer jeito, o anel ja teria o influenciado o bastante, então acho que na hora de destruir ele tentaria salvar o anel.

Quanto ele ir para valinor, acho improvavel pois ele ja estava mto envenenado, mas quanto ao fato dele ter matado alguem, pesaria bastante, apesar dos elfos tbm terem matado orcs, anoes etc...
 
Acho que Smeagol é a maior vítima do Um Anel, que o forçou a matar seu próprio primo. Os Valar perdoaram os Noldor pelo seu fratricídio, e perdoariam Gollum por seus erros. Talvez não fosse permitido a ele viver em Valinor como os outros, mas acho que dariam uma boa vida para ele. Afinal, se ele tivesse se curado e abandonado o Anel, ele teria ajudado a destruí-lo. Talvez ele ficasse em Valfenda.
 
Acho improvável que Gollum pudesse ficar "bonzinho". Ele já era meio esquisito antes de ser corrompido pelo anel... :roll:
 
Afinal, se ele tivesse se curado e abandonado o Anel, ele teria ajudado a destruí-lo.
Por que q a idéia dele ajudando a destruir o anél não me entra na cabeça?? :think: :think:

Pra mim ele estava tão dominado pelo poder do Um que parece uma idéia mto remota ele se "redimindo" ou se curando....

Acho improvável que Gollum pudesse ficar "bonzinho". Ele já era meio esquisito antes de ser corrompido pelo anel... :roll:
Concordo tbm. Ele já tinha um "instinto" meio agressivo, que foi potencializado pelo Um Anel.
 
Sim gente, mas estamos discutindo como ele agiria se ele fosse curado (o que seria impossível). Eu também fugi do tema.
 
Sim gente, mas estamos discutindo como ele agiria se ele fosse curado (o que seria impossível). Eu também fugi do tema.

Sim...deveriamos estar discutindo isso, mas como é tão vaga essa ideia torna-se praticamente impossível chegarmos a qualquer acordo, e por esta maneira acamos desviando do tema original.
mas vamos lá gente, sem perder o foco...acho que o anel não seria destruido. Gandalf mesmo diz que Gollum teria um papel importante no final. ninguem seria forte o bastante para renegar o anel e destrui-lo, então alguem teria que morrer com ele.
 
Se o Gollum tivesse se curado ele se mataria em pouco tempo. Nâo conseguiria sobreviver com as lembranças e com a deformação fisica que o anel causou-lhe nos 500 de convivio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo